30 DE JUNHO DE 2017

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OPINIÃO

FRASES

“Nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe.“ – José Saramago- Escritor Português.

“Ninguém é sério aos 17 anos. “- Arthur Rimbaud, Poeta Francês.

“HOJE, OS JOVENS ACHAM QUE O DINHEIRO É TUDO – ALGO QUE COMPROVAM QUANDO SE TORNAM MAIS VELHOS” – OSCAR WILDE, ESCRITOR IRLANDÊS.

“A MOCIDADE É, TAL COMO A PRIMAVERA, UMA ESTAÇÃO SUPERESTIMADA”- SAMUEL BUTLER, POETA INGLÊS.

“A ADOLESCÊNCIA FOI A ÚNICA ÉPOCA EM QUE APRENDI ALGUMA COISA”-MARCEL PROUST-ROMANCISTA FRANCÊS.

“QUANDO SOMOS JOVENS NÃO JULGAMOS BEM; QUANDO SOMOS VELHOS, TAMBÉM NÃO”-BLAISE PASCAL- FILÓSOFO FRANCÊS.

“ OS JOVENS ADORAM DESOBEDECER. MAS, ATUALMENTE, NÃO HÁ MAIS NINGUÉM PARA LHES DAR ORDENS”- OSCAR WILDE- ESCRITOR IRLANDÊS.

“SESSENTA ANOS ATRÁS, EU SABIA TUDO, HOJE SEI QUE NADA SEI. A EDUCAÇÃO É A DESCOBERTA PROGRESSIVA DE NOSSA IGNORÂNCIA”- WILL DURANT- FILÓSOFO AMERICANO.

“FELIZES DOS QUE, RELEMBRANDO A JUVENTUDE, NÃO SE RECORDAM DE FATOS VERGONHOSOS”- AUGUSTO COMTE- FILÓSOFO FRANCÊS.

“QUARENTA ANOS É A VELHICE DOS JOVENS; CINQUENTA ANOS É A JUVENTUDE DOS VELHOS”-VICTOR HUGO- ROMANCISTA FRANCÊS.

“A JUVENTUDE MOSTRA O HOMEM TAL COMO A MANHÃ MOSTRA O DIA”—JOHN MILTON- POETA INGLÊS.

SE ALGUÉM QUISER ACRESCENTAR MAIS FRASES ESSA COLUNA GOSTARIA MUITO.

EXCLUSIVO

Mais mudanças importantes na BAND RS.

Paulo Ceccon que estava como diretor do sistema de rádios do grupo e também dirigia as vendas para mais de 100 rádio do sistema Band em todo o Brasil,não será mais a parir de primeiro de Julho.Mais uma noticia bomba no mercado.

SECOM

Sensacional a sacada do Secretario Cleber Benvegnú ao gravar pelo seu celular um desabafo transparente do Governador Sartori e depois mostrar ao mesmo e pedir licença para colocar nas redes. Foi realmente um desabafo consistente e verdadeiro. Se nos dia de hoje, conteúdo é tudo e verdade uma necessidade de todos, essa ação é o que todos almejamos e queremos.

TRADICIONAL
Um dos mais tradicionais pontos de Porto Alegre, na João Pessoa com fundos para a Lima e Silva, bairro azenha, onde fica a Loja Panambra, uma das mais antigas revendas Volkswagen do Brasil, vai virar um novo prédio da construtora Maiojama. A nova loja Panambra vai ser inaugurada em Agosto, na Padre Cacique em frente ao Estádio Beira Rio.

COLABORAÇÃO

A crise que se arrasta e está trazendo, nojo, constrangimento e cada vez mais indiferença com essa política suja e corrupta, criou um espírito colaborativista entre pessoas e empresas e mais ainda, afastou a competição desenfreada e predatória. A competição é saudável e a colaboração é produtiva. Estamos vivendo um momento onde a maioria quer fazer o melhor e crescer a despeito das mazelas.

SURPRESA
O mercado está surpreendido com a saída de Luis Borges da direção comercial do Jornal do Comercio, onde por 20 anos fez um grande trabalho de executivo e muito profissionalismo. O mercado sentiu muito essa atitude tomada pelos sócios proprietários do jornal e, entendem que a demissão de Borges foi por ter um bom e merecido salário, ou a entrada de membros da família forçaram essa barra. No lugar do ex-diretor está a atual gerente comercial, Rosi Zomer.

TOP

O Top de Midia que esse ano, por decisão da nova diretoria, não foi realizado no dia 21 de junho, para facilitar as várias homenagens dos veículos no dia do mídia, será realizado esse ano no Cinemark do Barra shopping e depois estendido para a noite num dos restaurantes ou bares do shopping.

ATIVA

Clarissa Dornelles que estava até bem pouco tempo na Competence, como mídia, está agora do outro lado do balcão como havíamos anunciado….Resta saber como ficará a presidência do Grupo de Midia que ela assumiu há menos de dois meses!!! Assume a Renata que foi presidente e hoje é vice? Ou faz-se uma nova eleição?

MULTA BILIONÁRIA

A Comissão Europeia, órgão executivo que representa a União Europeia, deu um prazo de noventa dias para que o Google interrompa as práticas que acusam a empresa de favorecer seu sistema de comparação de preços, o Google Shopping, lançado na Europa em 2004. O processo foi iniciado após queixas de concorrentes como Yelp, FairSearch e TripAdvisor. Essa é considerada a maior multa já aplicada na Europa, a mais alta até então, foi imposta à Intel, em 2009 e, na ocasião, foi de € 1 bilhão de euros. Caso a decisão não seja cumprida, será penalizado em multa diária de até 5% do volume de negócios mundiais de sua holding, a Alphabet.

LICITAÇÃO

JCDecaux SA, líder mundial em comunicação exterior, anuncia hoje ter sido declarada vencedora da licitação da concessão de espaços publicitários das três principais linhas do Metrô de São Paulo, em regime de exclusividade, por uma duração de 10 anos.

As linhas azul (linha 1), verde (linha 2) e vermelha (linha 3) somam 52 estações das 61 existentes do Metrô de São Paulo, que transporta cerca de 4.4 milhões de passageiros diariamente em suas 6 linhas.

Após 15 anos de uma gestão com múltiplos concessionários, o Metrô de São Paulo decidiu confiar a exploração de seus espaços de publicidade estática e digital a um único operador, que será o responsável pela implantação, operação, manutenção e administração de uma oferta de mídia alinhada com os mais altos padrões internacionais em estações, túneis e trens.

A assinatura do contrato está sujeita aos procedimentos habituais de uma licitação pública no Brasil e deverá ser concluída no terceiro trimestre de 2017.

JOÃO FIRME

Na última quinta feira, 29 de junho, foi inaugurada no SINAPRO-RS uma sala em homenagem a João Firme de Oliveira. Justo reconhecimento a esse incansável batalhador em prol da indústria da comunicação.

BARRA SHOPPING

Segundo Ciro Vives ex executivo da Rádio Gaúcha o seu businnes junto com o seu irmão Giberto Vives, Champanharia Natalalicio no Barra Shopping, está cada vez crescendo mais, com suas parcerias de clientes que o admiram e fazem questão de participar.

O número de eventos é praticamente diário, com festas de aniversários, formaturas, e casamentos.

Os clientes podem utilizar o mezanino com exclusividade. Comporta bem 50 pessoas.

Também utilizam a Cave, onde neste espaço, podem ser feitas festas mais privadas, incluindo DJ. Comporta também em torno de 50 pessoas.

Já foram realizados eventos de Saint Patrick’s Day temático, de namorados e dia das mães. Além de uma parceria com a Escola de Dança Arthur Murray, com demonstrações de dança a cada 15 dias nos domingos.

Ali também foi lançado o novo livro do Élio Carraveta, com mais de 250 pessoas presentes, entre jogadores, dirigentes e técnicos de futebol do Inter.

O negócio é um wine bar, que mescla o melhor dá gastronomia com o consumo de espumantes e vinhos.

São servidos almoços: entrecot, salmão, massas, escondidinho. E jantar também.

Tábuas de frios, sanduíches de jamon, salames e queijos.

Vale a pena visitar e curtir esse belo e atraente local.

VALE A PENA AINDA ESTUDAR PUBLICIDADE?

Miguel de Luca – Diretor da Agência Escala

Claro que vale Nenê!

A teoria da comunicação não mudou.

Mas acho que numa agência tem espaço para psicólogos, sociólogos, arquitetos, administradores, cineastas, programadores, etc…

Fernando Silveira – Sócio direto da Agência Integrada

Acho que sim. Ainda vale.

Mas vale muito mais as faculdades ajustarem seus Currículos.

Precisamos de publicitários com mais conhecimento estratégico.

Precisamos de pessoas que pensem COMUNICAÇÃO de forma mais ampla.

Técnicos podem fazer cursos técnicos.

Luciano Vignoli – Diretor Presidente da E21

Sim.

Há fundamentos clássicos que devem ser pilares de formação de um publicitário. As noções básicas de marketing, de branding, de teoria da comunicação, de psicologia do consumidor, de storytelling, de conexões de marca, enfim, são elementos basilares de construção de um bom profissional de publicidade. Um profissional ampliado, com capacidade para atuar em multiplos elos da cadeia de comunicação que se formam e reformam a cada instante. Um profissional curioso, rápido e ágil, pronto para entender que o conteúdo que recebeu na faculdade serve basicamente para uma orientação técnica que o caoacita a encarar a realidade volátil que nos cerca hoje.

Fabio Bernardi – Sócio-diretor de criação da Morya

Vale a pena estudar química? Geometria Descritiva? O que se leva do estudo depende mais do aluno do que da escola, dos livros ou do professor.

Sobre publicidade, se o currículo for monolítico e engessado, construído segundo a lógica interna e não das mudanças do mercado e do mundo, a resposta é NÃO.

Se o currículo for aberto, flexível, arejado, e a universidade estiver em troca constante com o mercado e o mundo, a resposta é SEMPRE.

Mas a pergunta é ampla e genérica, e nem fala em si de universidade, então podemos levá-la para o ambiente profissional, onde a permanente reciclagem é imprescindível.

Portanto, se pensarmos no profissional que deseja ser contemporâneo e pronto pros novos desafios, pergunto: Vale a pena não estudar publicidade?

SOBRE CANNES 2017

Alberto Meneguetti:

Todo ano, no Cannes Lions, é a mesma sensação: chego desnorteado ao Palais, com minha lista de palestras preferidas e me dá um branco. Estamos falando em 600 possibilidades diferentes de assistir a pessoas geniais e alguns ídolos meus, de longa data, entre palestras, seminários e workshops.

Assistir ao incrível Joe Pitka, o “King of Cannes”, como é por aqui conhecido, o cara que mais ganhou Leões em Cannes de toda a história, entrevistando outros 2 ícones, o George Lois e o Ed McCabe, sobre suas influências criativas e seus trabalhos, ou conhecer Olly, o mais perfeito robô jamais criado, numa palestra sobre Inteligência Artificial? E depois decidir entre um papo sobre “machine learning”, com a Tencent, a start-up chinesa mais tech do momento , criadora do app WeChat, e uma conversa da NASA e a Tongal sobre o tema “O que a NASA e a exploração espacial podem nos ensinar sobre criatividade”? Na dúvida, fui em todos esses e mais num monte de outros.

Mais do que nunca, o Festival de Cannes deixou de ser aquele evento só de premiação, onde o mais importante era conhecer os brilhantes trabalhos que mereceram os tão desejados Leões, que fazem com que um criativo entre, imediatamente, para o mainstream da publicidade mundial e faz com que as agências se qualifiquem, mais ainda, para conquistar novos negócios, com um portfolio premiado no mais reconhecido festival de criatividade do mundo.

Prefiro pensar Cannes como um encontro anual das mentes mais criativas do mundo, num caldeirão de temas e assuntos inovadores que dão água na boca de qualquer publicitário antenado.

E foi exatamente assim este ano. Tendências novas? Não vi nenhuma exatamente nova, mas a consolidação das ensaiadas nos últimos anos: a tecnologia entrando com tudo na publicidade – haja visto o furacão das gigantes digitais (com Google, Facebook, Oracle e Snapchat, na ponta) assumindo os melhores espaços, lounges e beach-clubs na Croisette e roubando a atenção dos participantes; a diversidade, como tema, assumindo um lugar protagonista, definitivamente, na construção da comunicação das marcas globais, o que refletiu muito nos Leões entregues este ano; o empoderamento feminino, mais do que nunca, como tema relevante e essencial, representada, icônicamente, pela campanha mais inteligente e comentada em Cannes – a “Fearless Girl” de Wall Street; além de outros secundários, como a realidade virtual despontando com storytellings imersivos, como a viagem ao fundo do mar que fiz usando um equipamento de VR da Oculus, startup comprada pelo Facebook, no espaço deles ao lado do Palais. Realmente impressionante.

Vi também países emergentes como a Filipinas, a África do Sul e a Nova Zelândia ganhando vários Leões, o que é muito legal. Troquei ideias com vietnamitas, japoneses e peruanos. Nem sei como nos comunicamos. Uma Torre de Babel perfeita. O cardápio é variado, estimulante e muito muito inspirador.

E, com o sol brilhando lá fora, o clima – em todos os sentidos – não poderia ter sido melhor. Todos querem receber os fluidos criativos que emanam dos corredores do Palais e dos espaços na Croisette.

Juliano Brenner Hennemann:

CannesLions impressiona pois reúne absolutamente toda a Indústria da Criatividade. Estão presentes todos os principais grupos de agências globais, assim como as agências independentes. Estão os grandes grupos de mídia tradicional assim como Facebook, YouTube, SnapChat e Instagram. As grandes empresas de tecnologia e as consultorias. Hollywood e a cena independente. Ou seja temos concentrada em 8 dias de Festival a mais completa representatividade da liderança da criatividade do nosso planeta.

Em pauta em 2017 alguns temas principais como a diversidade, o não aos esteriótipos, a mulher como protagonista e a causa como algo verdadeiro. Engajar a comunicação e a criatividade na melhoria da sociedade acaba sendo definido como uma contribuição obrigatória nossa como criativos.

E por fim, e não menos importante tivemos a comprovação por vários estudos de que emocionar e optar pela coragem e criatividade traz mais resultado para as marcas.

SPR

Nesta quinta-feira, 29 de junho, o diretor da SPR Brand, Felipe Schmitt-Fleischer, palestrou em dois eventos, um em Caxias do Sul e outro em Porto Alegre. Pela manhã, das 7h45min às 9h15min, o especialista em branding esteve no Café com Informação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), dentro das atividades do Conselho da Mulher Empresária da CIC.

À noite, das 19h às 20h30min, o palestrou no AsBEA Gestão, promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – regional do Rio Grande do Sul (AsBEA-RS).

Nos dois eventos, Schmitt-Fleischer abordou o tema “Os Diferentes Herdarão a Terra – e como sua marca pode ajudá-lo”, mostrando que empresas fortes superam crises com muito mais segurança saindo delas com muito mais vigor, e empresas fortes são as que têm marcas fortes. O tema busca provocar uma reavaliação das atitudes usuais em momentos de crise, situações em que as empresas se retraem e cortam investimentos em marca. “Na dificuldade do presente, acaba sendo sacrificado o futuro. Na crise, as oportunidades de saltar à frente são abertas e isso pode fazer toda diferença no final”, pontuou o palestrante.

AEROPORTO SALGADO FILHO

O vídeo abaixo mostra o projeto desenvolvido pela Armazém de Mídia em parceria com a Kdoze e Sinergy para a Schin, uma obra de arte feita na caixa d’água do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre, confira

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