07 DE JULHO DE 2017

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OPINIÃO

“Por trás de todo tuíte, compartilhamento e compra, existe uma pessoa. Se importe mais com a pessoa do que com o compartilhamento.” – Shafqat Islam, CEO e Co-fundador da NewsCred

“Marketing costumava ser sobre criar um mito e falar sobre ele. Agora, é sobre contar a verdade e compartilhar ela com o mundo.” – Marc Mathieu, Senior VP de Marketing da Unilever

“A sua marca não é o que você vende.” – Jon Iwata, Senior VP de marketing e comunicação da IBM

“No final das contas tudo se resume a acesso. Dar para o consumidor o que ele não consegue em nenhum outro lugar.” – Jeffrey Moran, VP de RP, Pernoo Richard USA

“O Facebook é muito parecido com aquele cachorro enorme que vem correndo em sua direção em um parque. Geralmente, é difícil dizer se ele quer brincar ou te morder.” – Autor desconhecido.
“Você está competindo com qualquer conteúdo já feito para atrair a atenção das pessoas. Você precisa ser atrativo. Não tente ser esperto. Tente entreter.” – Dolf van den Brink, presidente e CEO da Heineken

“Quanto você tem 10 mil pessoas tentando fazer a mesma coisa, por que você vai querer ser a 10.001?” – Mark Cuban, Dalas Mavericks

“Sempre existe espaço para histórias que transportam as pessoas para outros lugares.” – J.K Rowling, autora da série Harry Potter

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” – Philip Kotler

Sem estratégia, o conteúdo é apenas uma coisa, e o mundo já está cheio de coisas.” – Arjun Basu, escritor

“O grande conteúdo nos inspira a comprar algo que não sabíamos que precisávamos” – Andrew Davies fundador do Monumental Shift, escritor

“Pare de vender. Comece a ajudar.” Zig Ziglar, autor e palestrante

“Um bom marketing faz a empresa parecer o máximo. Um excelente marketing faz os clientes se sentirem o máximo” Joe Chernov, Vice Presidente de Marketing da InsightSquared

“Está se tornando claro que quando se trata do jogo de conteúdo, cada vez menos marcas podem se dar o luxo de ficar assistindo do lado de fora” Kim Larson, Head da Google BrandLab

“E lembre-se: se não for relevante, é só barulho” Jason Miller, Global Content Marketing Leader do LinkedIn.

“Vivo muito das ideias dos outros. Algumas das minhas melhores ideias, talvez a maioria, não eram minhas. Foi o garçom que me disse, minha mãe, meu irmão. Ouço e faço.” Nizan Guanaes, CEO do Grupo ABC

“Brainstorm é igual a motel, se você não resolve em duas horas pode ir embora” Walter Longo, CEO da Grupo Abril

“A chave para o sucesso nos negócios é reservar oito horas por dia para o trabalho e oito para dormir e ter certeza de que não são as mesmas.” Roberto Duailibi

“Não sou piloto de avião. O máximo que vai acontecer é perder a conta do cliente.” Marcello Serpa

“Neste momento, a publicidade está muito parecida com o futebol: tem muito famoso, poucos que fazem gol e muitos que correm para abraçar.” Washington Olivetto

TRISTEZA
O mercado e o SBT perderam um profissional jovem Rubens Langortt, o “Rubão”, e que a espera de um remédio de um valor de 30 mil, conseguiu com a ajuda dos amigos que fizeram uma vaquinha que foi entregue a sua esposa Flavinha Wolff que comandou e viveu esse drama e ela estava agradecida e com esperanças pela façanha, eis que, ele não aguentou e no dia de ontem (06-07) deu adeus aos amigos e familiares.

LICITAÇÃO
A prefeitura através do Secretario de Parcerias Estratégicas de Porto Alegre, Bruno Vanuzzi, em entrevistas à jornais, disse que a licitação de relógios de rua será feita no segundo semestre, com quantidade definida de 150 e também os pontos que serão colocados, incluindo nos mesmos câmaras de segurança.
Duas anotações do Secretário se fazem importantes:
A primeira que a ideia da prefeitura é dividir as licitações de exploração do mobiliário urbano em vários players.
A segunda é que não tem na comissão que discute o assunto nenhum membro das entidades de propaganda, o que no nosso entender, não pode ser desprezado.

PROTESTO
Pela primeira vez em todos esses anos que esse colunista está na propaganda, escuto em rádio campanha de cartório de protestos. “A maneira eficiente de cobrar sua divida”. Confesso que me surpreendi. Ou a inadimplência é muito grande, ou os cartórios estão com pouco movimento, ou perderam a confiança por aceitarem qualquer um mandar para cartório, muitas vezes, dívidas sem procedência! Que é muito estranho ouvir o comercial… é sim!!!

CANDIDATA
Um grupo de dirigentes envolvidos com entidades do segmento de propaganda e também alguns diretores sócios de agências estão pensando em lançar uma candidata forte a presidente da ARP, um nome de muito conceito e muito conhecimento e liderança.

COLETIVA DEBATES
Será realizado em 10 de julho, às 19h30, no auditório do Tencopuc, a nova edição do “Coletiva Debates – Precisamos conversar”, iniciativa do portal Coletiva.net, com o apoio do Grupo RBS e da PUCRS, abordará o tema “Expectativa x Realidade – Como a academia prepara e como o mercado recebe os estudantes”.

PERGUNTA DA COLUNA:
O cliente atual confia plenamente na mídia e seus estudos técnicos, ou influencia com feelling e achologia?

Priscila Abreu – Gerente de Estratégia da e21
O que posso compartilhar contigo sobre esse tema, é de que atualmente, pelo menos nos projetos que estamos evoluindo na e21, os clientes constroem em conjunto as diretrizes. Suas contribuições são essenciais para que exista de fato uma estratégia consistente, minimizando consideravelmente qualquer nível de incertezas, independentemente de qual lado seja.

Denise Marusiak – Gestor de mídia na Morya Porto Alegre
Nenê, no caso de existirem estudos técnicos, dados, pesquisas, em determinada defesa aí sim o cliente acredita.
Pode sim acontecer de tomar alguma decisão diferente por motivos estratégicos ou políticos, mas pelo menos toma alguma decisão sabendo o porquê e do que está abrindo mão ao tomar essa decisão.

Irenita Boff – Diretora de Mídia – Moove
Os clientes, em sua maioria, confiam nos estudos técnicos que a mídia apresenta.
Mais do que nunca, é necessário que as agências invistam em ferramentas que apresentem resultados técnicos assertivos na hora da decisão de estratégias de mídia.
A rotina do consumidor e seus acessos aos meios está mudando muito.
É tarefa do profissional de mídia e suas agências estarem atentos a isso.

Douglas Farland Neto – ‎Gestor de Mídia na Agência Global
“A régua da discussão subiu muito, salvo raras exceções, acredito que não tenha mais espaço para clientes e mídias graduados em Achologia. Não cabe mais essa disputa de egos para ver quem está no pedestal mais alto. As informações estão disponíveis, todos os relacionados devem ter um conhecimento mínimo sobre o todo do processo de comunicação.

Eu acredito – de verdade – que técnica e visão puramente métrica não são mais os pilares principais da nossa formação. Temos obrigação de entender sobre planejamento, comportamento, estética criativa e, fundamentalmente, sobre bussiness. Do contrário, o mercado nos engolirá. Número a gente torce daqui, interpreta dali, e no final ele conta o que nós quisermos. Agora, entender o negócio do seu cliente, saber suas premissas, sazonalidades e estar focado no objetivo desse cara é o que vai ajudar a eliminar qualquer influência “negativa” sobre nosso trabalho.

Falar em on-line, off-line, all-line, é bullshit. Nosso papel é interpretar todas essas variáveis e fazer a roda girar. A técnica está dentro de todo o contexto. O profissional de mídia que fizer isso vai ter o crédito do seu cliente. Sempre tive a sorte de trabalhar com grandes clientes – em tamanho e conhecimento, e, também, a humildade de querer entender a fundo qual era o meu papel no negócio deles.”

SUNBRAND/DONNA
A Sunbrand, a empresa de estratégia de marcas e negócios do G5, apresenta a sua mais recente realização: o reposicionamento do caderno Donna, do jornal Zero Hora, num trabalho integrado com a Competence, a agência de publicidade do G5. O vídeo mostra em depoimentos como as mudanças foram realizadas em parceria com a equipe do cliente.
O vídeo pode ser conferido nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=ZgjJDNHAVCI

ARP
O publicitário Luiz Augusto Cama, um dos profissionais homenageados pelo Prêmio Origens ARP 60 anos, está de volta a Porto Alegre para ministrar um workshop exclusivo para a entidade. Trazendo na bagagem sua larga experiência como ex-vice-presidente de Planejamento e Treinamento da Ogilvy, empresa em que atuou por mais de 30 anos, Cama vai abordar de forma prática e interativa todas as técnicas da boa comunicação interpessoal. Serão exercícios focando o desenvolvimento da desenvoltura da linguagem e na melhoria da persuasão de cada um no trato com colegas, clientes e fornecedores. “Tenho certeza de que esta é uma oportunidade única de conviver com Luiz Augusto Cama e conhecer o curso que ele ministrou por décadas na Ogilvy de toda a América Latina. Além disso, ele traz a didática de quem foi professor da Famecos/RS e de Pós Graduação da ESPM-SP e do MBA da Brasilian Business School” diz Zeca Honorato, presidente da ARP. Vale ressaltar ainda que Luiz Augusto Cama doou de forma espontânea seu cachê para a Associação Riograndense de Propaganda. O prazo para as inscrições se encerra dia 11/07/2017.

MARA/RABUSCH
Marca de moda feminina de Porto Alegre para o mundo. A Rabusch é uma rede de franquias especializada em moda feminina. Fundada em 1986, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A missão da Rabusch é vestir a mulher em todos os seus momentos de trabalho, com o estilo neotradicional, com peças versáteis, confortáveis e duráveis. Atualmente a marca possui 17 lojas próprias e 25 franquias, estando presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte. Por comercializar somente produtos de marca própria, a Rabusch investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento. Com isso, suas coleções estão sempre alinhadas às grandes tendências mundiais da moda para mulheres de sucesso. Acaba de contratar a excelente profissional de mercado a executiva Mara Bussolin para o cargo de gerente de Marketing. Pelo sonho de trabalhar em um cliente de sentir o gosto e o sabor do outro lado do balcão, temos certeza que tanto a Rabusch como Mara farão mais sucesso. A ida da Mara para o cliente foi uma decisão rápida e não demorou cinco dias de negociação. Foi surpreendente e ela se trancou em casa dois dias para estudar os cases do cliente e se debruçou em suas operações para no dia da posse já estar por dentro. Como colocamos, pela forma que trabalha com uma dedicação total e um conhecimento muito aprofundado, temos certeza que tanto a Rabusch, como a Mara farão muito.

PROTARGET
Além de ter um portfólio de clientes de muita expressão, que estão sempre em ações e mídias dos maiores veículos do país, a Agência Protarget de Novo Hamburgo está se destacando cada vez mais na sua competência criativa e conquistando cada vez mais os consumidores de seus clientes. A performance dessa agência que a cada dia se transforma e tem uma vida longa é digna de exemplo e orgulho para o mercado gaúcho.

MORANGUINHO SHOW/ALEGRIA
Novo projeto de evento produzido pela Rádio Alegria. Festa do Moranguinho em Bom Princípio, de 07 à 24 de setembro
As atrações confirmadas são espetaculares de público: Luan, Henrique&Juliano e Maiara&Maraísa.
Os incentivos de Rouanet e LIC podem ser utilizados e alocados para esse projeto
Informações maiores com o departamento comercial das Rádios

DIGITAL
A Associação Brasileira dos Agentes Digitais, uma entidade que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil, lançou o “Código de Conduta para Agências Digitais na Contratação de Influenciadores” que será apresentado oficialmente durante o “Prêmio Influenciadores Digitais 2017” e está disponível no site da ABRADi (www.abradi.com.br).
A iniciativa acompanha a grande transformação que os meios digitais têm provocado no setor de comunicação, no comércio eletrônico e no consumo de mídia digital pela população em geral.

FIM DO TERRA
O famoso e emblemático portal Terra, que tem 90% da sua receita vinda aqui do Brasil, oficialmente deverá parar de funcionar.
Chegou a ser um dos maiores portais do mundo nos anos 2000 e durante anos o grande portal da América Latina. Operações de infra-estrutura que sempre tiveram a ver com Telefonica, como host para pequenas e médias empresas e serviços móveis devem ser mantidos. Triste, foram 18 anos de história. Depois de Yahoo! e AOL, mais um da primeira fase da internet que vai embora.

MARCELO FIRPO NA DZ
Cada vez mais bem preparada e se reinventando, a DZ Estudio agência digital smart anuncia a contratação de Marcelo Firpo para sua equipe. Ele chega para assumir a posição de Head de Criação da agência ao lado de Carol Sebben.
“Admiro há tempos a DZ e a sua evolução constante. Poucas agências sabem combinar tão bem estratégia, excelência operacional e criatividade”, contou Firpo, que tem mais de 20 anos de experiência como diretor de criação e já passou por agências com Centro, Matriz, Brivia, Escala e Dez. Ao longo de sua carreira, participou da criação de alguns conceitos memoráveis da propaganda gaúcha, como “A vida por todos os lados”, para Zero Hora, “Você sempre volta diferente de uma viagem”, para STB, e “Difícil mesmo é a vida, vestibular a gente dá um jeito”, para Universitário.
“A DZ cresceu bastante nesses últimos anos e estamos investindo para ter uma atuação cada vez mais criativa e relevante para os negócios dos nossos clientes. A chegada de um profissional com a experiência do Firpo e a reconfiguração das áreas criativas fazem parte desse movimento” comentou José Pedro Paz, sócio fundador e CCO da DZ.
Reorganização do setor de Community Management, com dedicação exclusiva à gestão e monitoramento de redes sociais. O objetivo é de trazer um olhar mais estratégico para o dia a dia dos clientes e mais agilidade para os processos da agência.
Hoje, a DZ conta com uma equipe de mais de 50 colaboradores muito competentes e atende clientes proeminentes no mercado como Sicredi, Nutrella, Piccadilly, Crédito Real, Paquetá, Gaston, FIERGS e Abicalçados.

COCA-COLA
Com uma ação que começou internamente, a agência David e a Coca-Cola monopolizaram a atenção da mídia, além de conquistar enorme mídia espontânea em outros lugares.
A empresa distribuiu algumas latinhas de Coca-Cola para seus funcionários, todas elas com a mensagem: “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”. Dentro das latas, ao invés do refrigerante de cola, era realmente sabor de Laranja.
A iniciativa usou o trocadilho homofóbico famoso no país, para combater justamente a questão do preconceito através da ação. Os produtos exclusivos foram deixados nas geladeiras do prédio da Coca, em Botafogo, na Zona Sul do Rio e teve como objetivo celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT com uma mensagem ao mesmo tempo provocativa, forte e divertida.

ESCALA/UNISSINOS
O momento de escolha da profissão pode ser difícil e estressante. Qual o melhor curso? O que se faz na prática? Como é o mercado? São tantas as dúvidas que, nessa hora, o melhor mesmo é colocar a mão na massa. Por isso, todos os anos, a Unisinos abre suas portas para receber estudantes de Ensino Médio interessados em conhecer seus cursos, estrutura e conversar sobre as mais diversas profissões. Assim nasceu o Conecta, que, em 2017, ganha um novo enfoque: proporcionar a interação no ambiente acadêmico por meio do desenvolvimento de soluções para problemas da cidade, do planejamento à execução dos projetos.
Com o conceito “Deixe as ideias guiarem você”, que norteia a estratégia de comunicação desenvolvida pela Escala para a Unisinos, as ações planejadas pela Smile Flame dão o tom do evento neste ano. Uma experiência diferente para mais de mil estudantes conhecerem as diferentes profissões, suas aplicabilidades e ferramentas, colocando-os em contato com a realidade do mercado em prol de melhorias para a Capital.
Os alunos desenvolverão diferentes atividades sob os motes estrutural, cultural e social no HACKLAB – uma maratona de programação na qual um grupo de 60 jovens terá 19 horas para criar uma plataforma de impacto positivo na sociedade –; o HACKYOU – uma websérie com histórias reais sobre a jornada dos vestibulandos –; o HACKSTREET – workshops nos quais os estudantes desenvolverão uma ação de intervenção urbana para as duas cidades –; e o HACKMIMIMI – um mutirão que sairá da Unisinos para transformar um pouco da cidade executando o projeto. Todas elas apresentam o mesmo propósito: de que forma podemos pensar em melhorar a nossa cidade e promover um impacto positivo na comunidade que nos cerca.
A fim de dar mais força e disseminar o projeto Conecta 2017, a Escala desenvolveu conteúdo patrocinado para a estratégia de divulgação on real time das diferentes ações que acontecerão, nas redes sociais da Unisinos, sua principal plataforma. A comunidade poderá seguir a maratona do HACKLAB – do planejamento ao desenvolvimento –, por meio de fotos e vídeos que serão publicados no Instagram Stories; e poderão acompanhar o brainstorm do HACKSTREET pelo Live do Facebook. O HACKYOU será uma websérie que contará os principais dilemas dos jovens vestibulandos e o HACKMIMIMI será filmado e se tornará vídeo-case para ser trabalhado junto ao público-alvo ao longo do ano.
O Conecta Unisinos 2017 acontecerá hoje 7 e amanhã 8 de julho, no novo Campus Porto Alegre. Mais informações: http://www.unisinos.br/vestibular/unisinos-conecta/unisinos-conecta.

SOCIAL MEDIA
Nos dias 11 e 18 de julho, as comunicadoras Laura Fraga e Mariana Petek vão ministrar o workshop “Social Media de A a Z” na Cazamata, em Porto Alegre. Com foco na produção de conteúdo, o foco do curso é orientar pequenos e médios empresários, assim como outros profissionais de comunicação a como produzir informação adequada para os mais variados canais digitais, engajar o público e aumentar o awareness.
O workshop acontecerám dois encontros, com intervalo de 1 semana entre um e outro para que os alunos possam ter um tempo para absorver o conteúdo e voltar na próxima semana com as dúvidas. As inscrições já estão abertas pelo Whatsapp (51) 9455.9255 ou pelo e-mail mari@plindigital.com
Mariana Petek é publicitária e pós graduada em Marketing Digital. Apaixonada por comunicação, atua na área desde 2001. Já trabalhou em diversas empresas, entre elas, Vossa, Agência Ama, QG Comunicação e Dell, onde desenvolveu a primeira loja e-commerce do Brasil. Atendeu clientes como Claro, Wallmart, Canoas Shopping, entre outros. É professora convidada do curso de Publicidade e Propaganda da Ulbra. Em 2012, começou a focar em relacionamento digital e abriu a Plin Digital.
Laura Fraga é jornalista e pós-graduada em Marketing Digital, com ampla experiência em cobertura digital de grandes eventos como Natal Luz de Gramado, São Paulo Fashion Week, Feira do Livro de Porto Alegre e Fashion Rio. Como produtora de conteúdo web, trabalhou no Gshow, na Globo do Rio de Janeiro e na agência digital Aldeia, onde atendeu clientes como o grupo Unicasa e marcas de moda como Forum e Colc.

DESENHO DESIGN
No início de junho passado o portfolio da DESENHO DESIGN aumentou e agora a comunicação interna da empresa STIHL Ferramentas Motorizadas é atendida pela agência liderada pelo publicitário Claudio Franco. Uma conquista e tanto para quem bota fé no ano de 2017. Com presença global, a STIHL está no Brasil há 44 anos. Sua fábrica está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham cerca de 2.300 colaboradores. Com mais de 20 anos no mercado publicitário, Claudio criou a DESENHO DESIGN em 2013, após a sua última passagem no cargo de direção de criação, na Agência Matriz de Porto Alegre. Desde 2016 conta com espaço próprio para a sua empresa no bairro Moinhos de Vento. Além de desenvolver a identidade visual de marcas conhecidas no mercado regional e nacional e criar projetos gráficos editoriais para livros e revistas, como CasaS Saccaro, Unitur, SCA Authentic, Cyrela, Memphis, Shopping TOTAL, Hugo Beauty, entre outros, desde 2015, a DESENHO DESIGN também atende as empresas GVEnergy, Gravura Galeria de Arte e Decor+ como clientes fixos. www.dsenhodesign.com.br

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