21 de Julho de 2017

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ZÉ PNEUS
O bate papo com o Senhor José Borges, um dos acionistas da Rede Zé Pneus, que aconteceu nessa terça-feira, no Auditório da IMED, uma iniciativa do Grupo de Atendimento de Veículos (GAV), foi um sucesso.
Poucas vezes se viu uma história contada com tanta clareza e simplicidade por um homem que aos 12 anos saiu de casa e aos 18 anos já empreendia seu negócio. Desde sua primeira loja, que foi em sociedade com seu pai e o irmão menor, seu crescimento foi galopante nesses 26 anos, com sabedoria e buscando parceiros que se tornaram sócios. “O negócio familiar tem um limite e é preciso sócios trabalhadores e profissionais competentes”. Por isso, foi abrindo lojas pelo Rio Grande, vendendo pneus multimarcas. Hoje, a Zé Pneus é uma empresa que é exclusiva Good Year, uma das seis do mercado gaúcho, e tem uma meta de chegar em 2019, graças ao projeto 20-20, em 40 lojas. Hoje vende uma média de 15 mil pneus mês e seu faturamento está perto de cem milhões, ano. Sua missão, além das conhecidas é acima de todas, satisfazer, manter e encantar o cliente para sempre. A Zé Pneus é um exemplo que cresce ano a ano, sem ter um ano sequer com saldo ou caixa negativo, superando a crise e todos obstáculos, que deve ser seguido. O José deu uma aula de humildade com suas palavras e textos, nem sempre com um português correto (que ele mesmo fez questão de dizer), mas fortes, autênticos e com objetividade. Parabéns ao GAV por mais esse bate papo do projeto Propaganda Gaúcha, E Agora?

MUDANÇA
Simone Gasperin que estava há dois anos na 3YZ, como diretora de mídia, foi para Aerolito, uma empresa de tecnologia e informação (uma empresa que acelera futuros desejáveis, cujo sócio é Tiago Mattos), que fica na área 51, na Lucas de Oliveira.

GRUPO RBS
A vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, é uma das mulheres que vem fazendo a diferença nos setores de publicidade, marketing e mídia no país. Andiara, juntamente com outras seis executivas do mercado de comunicação, contraria as estatísticas que apontam ainda um número muito superior de homens em cargos de liderança no setor. Andiara compõe a lista de 2017 do Woman to Watch Brazil, iniciativa realizada há duas décadas pela revista americana Advertising Age e que, nos últimos anos, foi exportada para os mercados da Ásia, Europa e América Latina.
No Brasil, a curadoria do Woman to Watch desde 2013 é do Meio&Mensagem, que divulgou as indicadas deste ano na última sexta-feira (14). As sete indicadas serão homenageadas – e também falarão sobre suas carreiras e a importância da evolução feminina no setor de negócios – em um evento marcado para 28 de agosto, no Hotel Hilton, em São Paulo.
Também estão na lista de homenageadas a co-presidente da BETC/Havas, Gal Barradas; a CEO do Grupo InPress, Kiki Moretti; a CEO da Blinks, Paula Puppi; a diretora de comunicação e mídia da P&G, Poliana Souza; a vice-presidente de inovação da Nivea para as Américas, Tatiana Ponce; e a diretora de marketing do Carrefour, Silvana Balbo.
– Estou muito feliz e honrada em fazer parte dessa lista de mulheres que admiro muito. O prêmio valoriza lideranças femininas em vários setores. É uma bela iniciativa que fortalece e incentiva os novos modelos de gestão realizado por mulheres – destacou Andiara.
Empreendedora e executiva do mercado digital desde 1998, Andiara foi CEO da Predicta e diretora-executiva de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da e.Bricks Digital, empresa de investimentos no setor digital do Grupo RBS, atuando como executiva e conselheira de diversas empresas de tecnologia, e-commerce e mídia no Brasil. Antes de trabalhar na RBS, fundou o Grupo Bolsa de Mulher – uma das maiores empresas de mídia digital feminina da América Latina. Fez graduação e mestrado na PUCRJ em Comunicação Social. Foi pesquisadora convidada da Brown University e participou de programas de formação de negócios na Harvard Business School e Stanford University Graduate School of Busines.

MARCAS
Essas marcas fizeram sucesso na capital e algumas no Brasil, você se lembra de outras?
Arno, A Cambial, Akol, Alfred, Arapuã, Armazém Riograndense, Bazar Floresta, Bier Ullmann, Bom Lar, Bonjour, Brandãos, Brasileiras, Bromberg, Carro do Povo, Casa Coates, Casa do Desenho, Casa das sedas, Casa dos Gravadores, Casa Lyra, Casa Maria, Casa Victor, Casas Carvalho, Cauduro, Célia Irmãos, Centro Útil, Colombinas, Courolândia/ Couroesporte, Dinosul, Dosul, Economico, Empório dos Tecidos, Escosteguy, Farmácia Estrela, Farmácia Panitz e Velgos, Farmácia Popular, Febernati, Gaúcha Car, Garça, Guaspari, Hermann, Hermes Macedo, Herval, Hobby Brinquedos, Ibraco, Imcosul, Imperial, Importadora Americana, J.H. Santos, Kastelão – Hipermercado, Krahe, Krás, Leila Calçados, Lemac, Livraria do Globo, Livraria Sulina, Loja Londres, Casa Louro, Casas Lú, Magazine Alberto Bins, Marinha Magazine, Masson, Mesbla, Moby Center Hipermercado, Óticas Precisão, Palácio dos Enfeites, Primorosa, Poko Preço, Porto Alegre Bebe, Rainha Modas, Real Supermercados, Rian Tênis, Saci calçados infantis, Saco e Cuecão, Sandiz, Seguézio, Sloper, Só Eletro, Soberana dos Móveis, Super Festas, Tannhauser, Tenisport, Tigre, Valmi Modas, Wollens, Zaniratti, Zattis, Viva Vida.

ESPM/SUL
A campanha The Refugee Nation, de Eduardo Lunardi, formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-Sul, foi a mais premiada da história da agência Ogilvy & Mather e a quarta em número de distinções do Festival de Cannes em 2017. Agora, o jovem de 26 anos que já soma mais de 30 prêmios internacionais, está cotado a ficar entre os 30 publicitários mais criativos do mundo pelo ranking da Business Insider (conceituado site de notícias norte-americano).
A carreira de Lunardi começou aos 17 anos, em 2008, quando ingressou no curso de PP da ESPM-Sul, em Porto Alegre, onde teve o seu primeiro contato com criação publicitária. Nesse período, trabalhou em cinco empresas diferentes e conquistou quatro prêmios como estudante, com destaque para o ouro recebido no prêmio nacional Intercom na categoria filme.

Depois de formado, mudou-se para São Paulo, juntou-se à equipe da empresa francesa Havas Worldwide e foi selecionado pela sede de New York para fazer parte do “Quarter Away” (um programa oferecido pela Miami Ad School para proporcionar experiências em agências de publicidade ao redor do mundo). Em junho de 2015, o publicitário colocou pela primeira vez os seus pés no prédio da Ogilvy & Mather e, no ano seguinte, se tornou o mais novo diretor de arte da empresa.

FRASE
“Quando você percebe que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; Quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; Quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; Quando perceber que a corrupção é recompensada, a a honestidade se converte em auto sacrifício; Então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”
Frase da filosofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920).

SINAPRO-RS
Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do RS fez parceria com duas experientes consultorias para desenvolver um programa focado em gestão de vendas e finanças, com workshops, videodicas, reuniões presenciais e remotas e acompanhamento de consultores. Palestra de apresentação aberta para sócios e não-sócios pelas consultorias Mextres e Carvalho & Anschau aconteceu no dia 19/7, na sede da entidade.

SUCESSO
Cado Bottega foi o palestrante do Networking Time na CICS de Canoas na terça-feira, dia 18. Esta foi a edição que reuniu a maior plateia até agora. Cerca de 120 pessoas assistiram o Diretor de Inteligência Criativa da CDN abordar o tema “Branding é o Business” Visibilidade, storytelling e relacionamento.

ARP
Em menos de uma semana, esgotaram as vagas para o Workshop de Comunicação Interpessoal ministrado por Luiz Augusto Cama e organizado pela ARP. “O mercado respondeu bem a todas as nossas iniciativas. Quando criamos o encontro de grupos no ano passado, lotou. Esse ano na segunda edição também. O mesmo vale para o Meeting em 2016 com mais de 400 pessoas passando pelo BarraShoppingSul. O curso do Cama é mais um exemplo de reciprocidade a ARP e do mercado que estamos presenciando” diz Zeca Honorato, presidente da entidade.

GRUPO DE MIDIA RS
O Prêmio Top Of Mídia tem por objetivo dar destaque aos trabalhos desenvolvidos na área de mídia, onde criatividade, perspicácia e a técnica são elementos fundamentais para obtenção de sucesso em grandes desafios.
Os prêmios são divididos em 3: Veículos, Mídia do Ano e Cases.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, não perca essa oportunidade!
Para mais informações entre no site do Grupo de Mídia RS(link abaixo) e faça o download do regulamento.
Link: http://www.grupodemidiars.com.br/

SOCIAL MEDIA
De acordo com o levantamento anual de Social Media da eMarketer, até o fim de 2017, 2,46 bilhões de pessoas farão uso de uma plataforma de social media ao menos uma vez por mês, ou seja, um terço da população global faz uso de social media. O crescimento acelerado é produto da alta utilização dos smartphones e expansão da cobertura mobile no mundo inteiro.
De acordo com o estudo, o desligamento do Orkut, em 2014, e a falta de adesão ao Google Plus fez com que a plataforma de Mark Zuckerberg se consolidasse no Brasil. O Facebook é a rede social dominante no Brasil e na América Latina. Em 2017, o país terá 101,1 milhões de usuários do Facebook, representando 36,2% de todos os usuários do Facebook na América Latina.
A segunda principal rede para os brasileiros é o Twitter que se estabeleceu como uma plataforma de notícias.

ESPIÃO DE NOTAS
Para prevenir e identificar fraudes empresariais a Varitus Brasil acaba de lançar o “espião de notas”. A solução faz com o que o empresário ou um funcionário do departamento financeiro tome conhecimento de todas as notas emitidas contra a sua empresa, antes mesmo do produto chegar em seu estabelecimento. Informações:
www.varitus.com.br

MERCEDES
Adaptado para o mercado brasileiro pela Moma Propaganda, a campanha “Grow up” da Mercedes Benz que busca aproximar a marca da nova geração de consumidores, através de uma linguagem atual que propõe uma reflexão em relação aos valores e atitudes tradicionais, tem como principal porta-voz no País a cantora Karol Conka, que fala sobre quebra de estereótipos e amadurecimento.
Karol Conka conta sua trajetória para a vida adulta e como desafiou rótulos para se tornar referência de empoderamento por meio de seus trabalhos.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ypJ88liR1HM

DISSÍDIO
O Sindicato dos publicitários, agenciadores de propaganda e trabalhadores em empresas de publicidade do Estado do Rio Grande do Sul e o Sindicato das empresas de publicidade exterior do Estado do Rio Grande do Sul reajustaram a convenção coletiva de trabalho de acordo com a CLT determinando que os salários dos empregados em empresas de publicidade exterior no estado do Rio Grande do Sul serão reajustados num percentual de Reajuste de 4,50%, a ser apurado sobre os salários devidamente corrigidos conforme percentuais de reajuste concedidos em maio/16, estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho de 2016.

TV ABERTA
O que os mais requisitados profissionais da TV aberta falam sobre o cenário atual do meio mais poderoso do país em investimento publicitário:
“Nas últimas duas décadas, ela reverteu as previsões pessimistas da virada do milênio e não só manteve como ampliou sua relevância no cenário de mídia, situação que, no curto prazo, deve ser reforçada pelo switch over digital (desligamento da tv analógica).
É justamente a simultaneidade de consumo em larga escala que permite que a emoção do encontro entre o consumidor e conteúdo se transforme em comoção (emoção coletiva). Muito difícil promover isso através de outras plataformas” diz Flavio Ferrari, diretor-geral da divisão de media measurement da GfK no Brasil.

“Embora o País viva um momento de instabilidade, conseguimos manter o desempenho de audiência em todas as plataformas. E isso nos possibilita manter a relevância nas negociações com o mercado e até ir em busca dos novos anunciantes e receitas que estão surgindo com as mudanças. O que sempre digo é que há espaço para quem não se acomoda e busca se transformar. Esta tem sido a postura do SBT desde a sua fundação, há 35 anos” relata Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing do SBT.

“A televisão é, tradicionalmente, o principal destino dos investimentos em compra de espaço publicitário. De acordo com o estudo, a TV Aberta é o principal destino das verbas de mídia, atraindo 55,1% do total de compra de espaço publicitário em 2016. O número de anunciantes que preferem a TV aberta também é relevante: do total de 19.956 anunciantes presentes no meio, 13 mil anunciaram exclusivamente na televisão” aponta Dora Câmara, diretora comercial da Kantar IBOPE Media no Brasil.
“Manter a produção de conteúdo com a qualidade característica da Globo é desafiador. Ainda assim, anunciamos recentemente um investimento importante que sinaliza a nossa crença no mercado brasileiro: iniciaremos a construção de três novos estúdios para a produção de novelas nos Estúdios Globo, um dos maiores complexos audiovisuais do mundo, com o que há de mais moderno na indústria do entretenimento. É uma demonstração não só da vitalidade do gênero, mas também da solidez da nossa estratégia de negócios.
Temos investido em nossa presença e produção multiplataforma (ou melhor, multiplataformaS). No Globo Play, nos nossos sites, na TV aberta, na TV a cabo, no cinema… Os nossos conteúdos estão sendo distribuídos da forma mais conveniente para o público. Quem diz onde quer interagir são as pessoas, e a gente tem que estar lá. Esta visão tem surtido efeito, afinal, a Globo tem tido uma audiência crescente em nossas plataformas. Acreditamos que estamos enfrentando o desafio de oferecer conteúdo multiplataforma de forma eficiente. Temos conseguido manter e ampliar o nível da nossa produção em todas as nossas verticais… E sem comprometer a qualidade” contou Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo.
“Hoje em dia as audiências mudaram. O líder de audiência não tem mais os mesmos índices que apresentava há 20 anos. Porém, o seu share no mercado publicitário continua como se fosse praticamente a única opção” afirma Henrique Collor, diretor comercial da Redetv!
“O meio conseguiu se manter como a principal opção de entretenimento e não apenas por que é uma opção barata e acessível, mas também pela qualidade, pela ampla penetração nos lares brasileiros. Consequentemente, a televisão também tem uma importância crucial para o mercado publicitário. Nenhuma outra mídia tem o alcance da TV aberta” finaliza Luiz Claudio Costa, presidente da Record TV.

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