11 de Agosto de 2017

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NOTAS

SURPRESA!

Aconteceu essa semana o que o mercado não esperava, mas alguns “bola de cristal” já previam. Daniela Schenato, gerente de mídia por mais de 18 anos de agência ESCALA foi demitida. Segundo informações, uma das razões foi por contenção de despesas. A história da Dani se confunde com a da própria agência, onde atendeu os clientes anunciantes de maior mídia do mercado gaúcho e nacional. Sua expertise foi evidenciada nas Lojas Colombo, onde administrava os recursos de mídia com um zelo e habilidade que parecia ser membro da família dos Colombos. O mercado tem a disposição uma mídia experiente e que tem muito a servir a propaganda.

 

3YZ

Mais um trabalho para a agência que não para de crescer. Um job de conteúdo para a Ipiranga

 

DEBATE

O debate que se realizaria no dia 09-08 entre o Professor Juan Pablo e Fernando Silveira do Sinapro, na ESPM/SUL, foi cancelado sem justificativas e sem marcação de outra data.

 

LEBES LIFE STORE

A Rede de Varejo Lebes inaugurou neste dia 09 de agosto seu novo conceito de negócio, a Lebes Life Store, que abriu suas portas na Av. Borges de Medeiros, 262, no antigo Edifício Guaspari, listado pelo patrimônio histórico Cultural desde 2008.

O ponto comercial conta com três andares de Lojas Lebes, farmácia São João, Restaurante  Girassol, Café Vivo La Basque ( no terraço com vista para o Rio Guaiba ), além de outros serviços que estão por vir.

 

Com investimentos na casa dos R$ 8 milhões e gerando aproximadamente 360 novos empregos diretos e indiretos, a Lebes se torna referência para o centro da cidade, sendo um marco para o renascimento e o fortalecimento econômico de uma região por onde circulam milhares de pessoas todos os dias.

 

O prédio fechado há quase 30 anos, foi totalmente revitalizado e devolve agora aos gaúchos um antigo ponto tradicional do varejo no centro da cidade. Com sete andares a 4.400m2, a Lebes Life Store muda não só o visual do centro, mas também a forma como as pessoas se relacionam com esta região.

 

Segundo o presidente Telmo Drebes: “Fizemos uma pesquisa com profissionais e frequentadores do centro para saber o que estava faltando nesta parte da cidade, e a partir das necessidades e desejos detectados neste estudo montamos nosso novo  modelo  de negócios e também fortaleceremos nossa marca em Porto Alegre”.

 

TOP DE MIDIA-2017

Está se aproximando a edição 2017 da premiação Top Of Mídia, que vai mais uma vez destacar os melhores trabalhos de mídia e profissionais deste mercado. A temática é bastante pertinente com tudo o que está acontecendo com o mercado da propaganda e com os questionamentos diários dos profissionais da áreas: A ADAPTAÇÃO.

 

Uma das novidades da premiação é o patrocínio aberto ao mercado, o que abriu a oportunidade de diversos veículos se aproximarem dos profissionais de mídias e reafirmarem sua relevância neste momento tão importante.

Outro ponto novo é a retomada do prêmio Mídia do Ano, com um entendimento diferenciado do que tinha no passado, e abrindo uma possibilidade diferenciada de que qualquer profissional seja elegível.

 

A grande noite de premiação acontece nessa terça feira, dia 15/08, no salão principal do Leopoldina Juvenil, e os ingressos estão disponíveis para compra através das profissionais Taísa Brambila da Paim, Priscila Abreu da E21, Janaína Borges da Global e Mariana Velloso da Morya. Informações: grupodemidiars.com.br

 

VAI TER MUDANÇA NO MERCADO.

A semana que vem será intensa para a equipe da Integrada Comunicação Total.

A agência está mudando de sede. Fernando Silveira e sua turma vão para uma casa na Avenida Cristóvão Colombo, na altura do Hospital Militar. A nova sede é maior e acomodará melhor a equipe, bem como terá novos espaços para receber seus clientes. Dia 21 de agosto a agência já estará por lá.

 

99POP/COMPETENCE

A COMPETENCE/G5 é responsável pelo projeto de lançamento do aplicativo da 99Pop em Porto Alegre, que iniciará neste final de semana. A empresa, nova concorrente no mercado carro particular, chegará de forma intensa na cidade através de um plano de mídia e ativação desenvolvido pelo Grupo, e de uma linha criativa com base na comunicação de lançamento do APP outros mercados, mas adaptada às características locais.

O projeto conta com sobrecapa especial, uso de grandes comunicadores como influencers e outras ações de mídia (entregas da Competence); e além disso, acontecerão diversas ativações envolvendo casas noturnas, faculdades, e parques e praças (sob a responsabilidade da empresa de live marketing do G5, a Stronger).

 

ESPM/E21/CANNES

O Brasil encerrou a sua participação no Festival Internacional de Criatividade de Cannes com um total de 99 Leões (14 ouros, 33 pratas e 52 bronzes), um crescimento de 10% frente a 2016, quando o país faturou 90 distinções. Trata-se da quarta melhor performance das agências brasileiras no festival de publicidade mais importante do mundo. No ranking de países, o Brasil ficou atrás somente dos Estados Unidos (429 Leões), Reino Unido (131) e Austrália (113). Para contar um pouco sobre sua experiência, percepções e insights sobre o festival, o curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul convidou o sócio-diretor da agência  E21, Alberto Meneguetti, que ministrará a palestra Cannes Review – A visão de quem viu Cannes além dos Grand Prix. O encontro ocorrerá no dia 17 de agosto, quinta-feira, às 19h30min, na sede da instituição.

 

É a terceira vez que o publicitário participa do festival e irá falar sobre o que observou na edição deste ano, mas “com um outro olhar que vai além dos prêmios”, destacou.  Em Cannes, foram realizadas centenas de palestras, seminários e workshops, de temas variados, como por exemplo: a realidade virtual, as novas plataformas de mídia, a inteligência artificial e as suas cada vez mais presentes aplicações, a onipresença do mobile, a diversidade, as questões sociais e o empoderamento feminino, segundo Meneguetti.

 

De acordo com o diretor do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul “entender as dinâmicas “além Grand Prix” do Festival Mundial de Cannes é fundamental para profissionais e estudantes, pois trata-se do evento mais referencial à área”.

 

LUIZ CAMA/ARP

Realizado no dia 28 de julho no Swan Tower Porto Alegre, o worshop de Comunicação Interpessoal ministrado por Luiz Augusto Cama superou todas as expectativas na avaliação da Associação Riograndense de Propaganda. “Essa deveria ser a vocação da ARP: o fomento ao novo, ao conhecimento e ao aperfeiçoamento. Se houver tempo hábil, faremos novos cursos ainda nesta gestão. E com gente deste nível conduzindo. O Cama é, para mim, um dos três gaúchos mais destacados na história da publicidade brasileira.” diz Zeca Honorato, presidente da ARP. Os participantes também fizeram questão de deixar um registro positivo sobre a experiência. “O workshop estava ótimo, superando minhas expectativas não só em função da competência do Cama, mas também pelo nível do grupo, bastante participativo e entusiasmado” comentou Suzana Sá. Para Bruno Krug, não foi diferente: “Quero agradecer o carinho de todos os participantes em nosso contato e dizer que foi uma satisfação conhecer e aprender com vocês. Com certeza nosso professor soube transmitir seus conhecimentos de forma incessante, lógica, divertida e coerente, e ajudou cada um de nós a melhorar sua performance”.

 

FATURAMENTO

A Globo vai faturar com o futebol em 2018 mais do que a Record arrecada com toda a sua programação durante um ano inteiro. A emissora lançou no mercado publicitário nesta semana um pacote de cotas de patrocínio para a Copa da Rússia e outro para as demais competições. As 12 cotas vão gerar uma receita bruta de R$ 2,460 bilhões, mais do que os R$ 2 bilhões que a Record costuma tirar do mercado anualmente.

No ano passado, a rede de Edir Macedo arrecadou R$ 1,862 bilhão bruto e teve lucro histórico de R$ 227,3 milhões devido a uma política de austeridade, com a demissão de cerca de 2.000 funcionários (dos quais 1.000 foram recontratados como terceirizados). Enquanto a Globo faturou R$ 10,248 bilhões e lucrou R$ 1,954 bilhão.

 

KANTAR IBOPE

Desde outubro do ano passado Orlando Marques atua como consultor comercial da Kantar IBOPE Media. Tendo em vista que seu xará e atual CEO deve se aposentar, a companhia irá passar por uma mudança significativa na sua gestão. Orlando continuará trabalhando em parceria com Melissa Vogel, que assume a liderança da empresa no país. Ele vai apoiar Melissa no processo de transição.

Um processo de recrutamento será aberto para escolher o substituto de Orlando Lopes no posto de CEO Latam da empresa.

 

WORKSHOP

Nos dias 14 e 16 de agosto, as comunicadoras Laura Fraga e Mariana Petek vão ministrar a Segunda Edição do  Workshop “Social Media de A a Z” em Porto Alegre. Com foco na produção de conteúdo, o foco do curso é orientar pequenos e médios empresários, assim como outros profissionais de comunicação a como produzir informação adequada para os mais variados canais digitais, engajar o público e aumentar o awareness.

O workshop acontecerá em dois encontros, com intervalo  entre um dia e  outro para que os alunos possam ter um tempo para absorver o conteúdo e voltar na próxima aula com as dúvidas. As inscrições já estão abertas pelo Whatsapp (51) 9455.9255 ou pelo e-mail mari@plindigital.c

Mariana Petek é publicitária e pós graduada em Marketing Digital. Apaixonada por comunicação, atua na área desde 2001. Já trabalhou em diversas empresas, entre elas, Vossa, Agência Ama, QG Comunicação e Dell, onde desenvolveu a primeira loja e-commerce do Brasil. Atendeu clientes como Claro, Wallmart, Canoas Shopping, entre outros. É professora convidada do curso de Publicidade e Propaganda da Ulbra. Em 2012, começou a focar em relacionamento digital e abriu a Plin Digital.

Laura Fraga é jornalista e pós-graduada em Marketing Digital, com ampla experiência em cobertura digital de grandes eventos como Natal Luz de Gramado, São Paulo Fashion Week, Feira do Livro de Porto Alegre e Fashion Rio. Como produtora de conteúdo web, trabalhou no Gshow, na Globo do Rio de Janeiro e na agência digital Aldeia, onde atendeu clientes como o grupo Unicasa e marcas de moda como Forum e Colcci.

 

ESCALA/STIHL

A vontade de criar utilizando uma ferramenta que está sempre à mão e que pode ser manejada por qualquer pessoa. Esta foi a linha seguida pela agência Escala para a criação da campanha “É hora de fazer” para a STIHL. Mais do que apresentar a linha de motosserras, a agência reforça uma virtude que a marca desenvolveu junto aos seus consumidores: a transformação. A linguagem adotada nas peças da campanha, que dá um novo tom a comunicação da STIHL, partiu do estudo do próprio público da marca – quem são, como utilizam as ferramentas, para o que as utilizam e o que os motiva. Entendeu-se que, no fim, a essência era a mesma para todos: o anseio por fazer.

 

Este insight traduziu a forma como os consumidores percebem e se relacionam com a marca. Significa que quem faz, ama o processo criativo, tem gosto pelo trabalho e pelo “botar a mão na massa”. O resultado final é apenas uma consequência. O fazer é que é realmente emocionante. Para essa construção diária, a Escala desenvolveu uma campanha que mostra a versatilidade das motosserras, apontando o emprego da ferramenta em atividades diversas, assim como a facilidade no manejo. Do uso industrial às pequenas ações do dia a dia, os produtos da STIHL ajudam a construir sonhos.

 

“Existem pessoas que são verdadeiros fazedores. Que estão sempre dispostas a realizar com as próprias mãos, seja profissionalmente ou por lazer. A campanha faz uma ode a esse espírito “mão na massa”, ao mesmo tempo em que mostra o quanto uma motosserra STIHL ajuda a transformar essa vontade interna em prática”, define o diretor de Criação Saulo Szinkaruk.

 

O processo criativo contou com esforços de toda a equipe da Escala para construir uma comunicação 360°, que envolvesse e conversasse com públicos diferentes, de regiões distintas do país, cada um com suas convicções e estilos de vida. Essa comunicação foi desdobrada em peças para a força de vendas, para o trade e para o consumidor final, com cobertura nacional. Além de anúncios para mídia impressa e especializada, foram desenvolvidos também spots de rádio, e peças para o digital, com atenção especial para as redes sociais.

 

Foram produzidos dois filmes (60’’ e 30’’) que traduzem a versatilidade da linha de motosserras da STIHL. Do uso profissional ao doméstico, para grandes projetos até a criação de peças de arte, os produtos estão presentes para auxiliar, reforçando a ideia de que não há projetos pequenos ou grandes, e sim ações importantes nas quais a marca estará presente.

 

FESTIVAL DA TRANSFORMAÇÃO

Começou nesta segunda-feira, dia 7 de agosto, as vendas dos Badges para o maior festival de convergência da história de Porto Alegre.

O Festival da Transformação, terão 4 hubs de conteúdos focados em Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Marketing. Serão 455 atividades entre palestras, workshops, pitch e meetings nos 2 dias de evento, 28 e 29 de outubro, nos dois campus da ESPM e nas redondezas externas. Além disso, terão 16 shows, batalhas de robôs, simuladores, food/beertrucks, aulas de yoga e muito mais.

Entra no ar a primeira fase da campanha gigante de comunicação em mídia externa, TV, cinema e Internet. Logo mais a segunda fase que se dará por campanha de rádio, digital e divulgadores entrará no ar também.

Para quem não é de Porto Alegre, terão 3 hotéis parceiros do evento que terão tarifas especiais. E quem quiser garantir o seu badge, já pode se inscrever em www.ft.poa.br, pois serão passes limitados.

 

MERCADÓLOGO

A CCJ aprovou o texto apresentado pelo relator, deputado Esperidião Amin

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou projeto de lei que disciplina a profissão de mercadólogo, que é o profissional que trabalha com marketing.

A versão aprovada define mercadólogo como o profissional que desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico, com o objetivo de criar e redigir textos publicitários, roteirizar chamadas publicitárias (spots) e comerciais no rádio e televisão.

 

O profissional também cuida do planejamento de investimentos e inserções de campanhas publicitárias na mídia, atendimento de anunciantes e administração de agências publicitárias.

 

Entre as atribuições do mercadólogo estão o desenvolvimento de marcas e estratégias de mercado para os clientes, e a elaboração de projetos de comunicação organizacional. O profissional também poderá atuar no magistério.

 

Formação

A profissão de mercadólogo será assegurada aos profissionais com diploma de ensino superior; que comprovem, até a data de publicação da lei, o exercício ininterrupto da profissão por período superior a cinco anos; ou que possuam diploma de ensino superior de mercadologia (marketing), expedido no Brasil ou no exterior.

 

MOBILIARIO URBANO

Em reunião com as entidades de propaganda e de mídia exterior foi acordado que as mesmas estarão próximas e à disposição das Secretarias envolvidas no assunto e, quando necessário, todas serão convocadas.

Além disso, colocaram-se à disposição para colaborar com a prefeitura em 2 aspectos:

 

– Ceder espaços de mídia exterior (outdoors) para campanhas de serviço público aos cidadãos da cidade, oferecendo sem custo de exibição e até mesmo de produção para uso da Prefeitura quando houver necessidade.

– Colocar à disposição a estrutura das empresas de mídia externa – equipamentos, pessoal – para realizar ações de limpeza e conservação relacionados as pichações espalhadas por diversos pontos da cidade e em ações coordenadas em datas a serem definidas.

Em complemento, as entidades de mídia exterior(AGEPAL e Central de Outdoor) reforçam com o oferecimento de 200 ( Duzentos ) Outdoors , sem nenhum custo de veiculação e produção, para uso da Prefeitura Municipal da melhor forma que entender. Acreditando assim, estar colaborando com a comunicação desta administração e com a população Porto Alegrense .

À despeito de várias notícias que foram publicadas informando que o Prefeito Marchezan havia viajado à Paris a convite da JC Decaux, não existe nenhum interesse e nenhuma vantagem que possa fazer com que essa empresa seja ganhadora de qualquer licitação de mobiliário urbano motivado por essa cortesia.

O Prefeito Nelson Marchezan não tem em seu caráter o tom político do “toma lá, dá cá” presente no famoso jeitinho brasileiro.

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