Qual o livro que você indica …

0
233

PERGUNTA DA SEMANA:

Qual o livro que você indica para leitura no atual momento político e econômico que vivemos?

 

Catia Bandeira – CDN

Vou ser meio disruptiva em relação ao que li dos guris e listar ficção “Dias de abandono”, de Elena Ferrante. Quando comecei a leitura, queria algo que me fizesse descolar um pouco desta nossa realidade, exatamente esta econômica e política que te motivou.
As 183 páginas foram escritas em 2002, quase uma década antes de iniciar a Tetralogia Napolitana, cujo abre-alas foi o provocador “A amiga genial”, quando o mundo começou a prestar mais atenção à Elena, pseudônimo de uma possível escritora italiana, pois sua identidade é mantida em segredo. Suspeita-se que pode ter começado a trajetória como tradutora ou que possa ser até ser um homem.
“Dias de abandono” é um recorte dos piores meses da vida de Olga, uma italiana com menos de 40 anos, quando foi abandonada pelo marido. Perdida em meio a um dia a dia sufocante, que coloca à prova até o cuidado do casal de filhos pequenos, ela se debate diante de pensamentos obsessivos.
Ao começar a ler, eu não fazia ideia do quão denso e até angustiante o livro seria. Porém, da mesma forma que o ocorre com Olga, também é autorreflexivo e libertador. Enfrentar a si mesmo e as nossas loucuras é a única ponte para a sanidade. E esta parábola de reencontro árduo e doloroso consigo mesma de Olga me serviu de estímulo, talvez porque eu seja um ser otimista, que acredita sempre em dias melhores. Para sustentar a verticalidade neste nosso Brasil, antes a pessoa precisa brigar para estar em pé diante de si própria.

 

FABIANO BONETTI – Diretor de Criação – 99 Comunicação e marketing

Uma boa dica para o atual momento é o livro do Tiago Mattos, da Perestroika.

Vai lá e Faz é uma leitura fácil, encorajadora e consegue ser útil para quem está começando e também para os que já estão na estrada do empreendedorismo há mais tempo. O livro faz um desenho correto do que estamos vivendo: uma mudança de Era.

Vale muito.

 

Juan Pablo – Marketing da Rede de Shoppings Bourbon

Casualmente estou escrevendo um artigo para o doutorado sobre este tema e utilizei como base para reflexão e análise do cenário atual os livros “POWER SYSTEM DYNAMICS” (Machowski, Jan e Bialek, Janusz) e “BUSINESS DYNAMICS” (John D. Sterman).

 

Marcelo Pires – Competence

Recomendo muito o livreto “Sobre a Tirania”.  Timothy Snyder, professor de história, parte de uma ideia simples: a história de tiranias passadas ajudam a gente a identificar melhor as tiranias atuais.

 

Ele escreveu este livreto preocupado que está com os rumos dos Estados Unidos (primeiro foi um texto na internet reagindo à vitória de Trump).

 

São vinte lições – e a Companhia das Letras, esta grande editora, ainda teve a iniciativa de “transformar” cada umas das lições em um poster, cada poster criado por um designer brasileiro – todos os posters vêm reproduzidos no livreto.

 

Ajuda muito a refletir sobre as tiranias que andamos vivendo.

 

Mari Petek – Plin Digital

Estou lendo Sacadas de Empreendedor do Érico Rocha

 

Rita Mesquita da Costa – Marketing – Rede Globo

“Histórias do Futuro – o Horizonte do Brasil no Século XXI” – Mirian Leitão.

 

Simone Carvalho da Rosa – Professora da Feevale

Considero que dois livros são super adequados a este cenário: Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e 1984 de George Orwell. Para mim, a sociedade distópica presente nestas narrativas são similares a distopia que estamos vivendo!!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here