06 de Setembro de 2017

0
263

NOTAS

BAND/RS

1.A Band fez uma festa de primeiro mundo que teve a presença maciça de autoridades, clientes anunciantes e agências. Foi uma grande festa, numa sexta-feira à noite, o que não é comum no meio.

A maior importância é a vontade firme da nova direção do Grupo no RS de fazer uma comunicação eficiente e voltada para atingir os objetivos dos vários públicos e trazer resultados para os que investem em seus produtos. É bom se ver que temos gente se mexendo e atuando  para que tenhamos novos estímulos de trabalho e comunicação interativa.

 

2.O Grupo Bandeirantes não vai parar as contratações para o seu time de profissionais, está sendo costurado com um profissional que tem coluna sobre sociedade a sua vinda em breve. Ele fará Jornal, Rádio e TV.

PRECIFICAÇÃO

OS legislativos da Assembleia do RS e da Câmara de Vereadores da capital tentam passa uma lei absolutamente inconstitucional sobre a precificação de anúncios de qualquer secretaria de governo ou autarquias.

Eu ouvi de um vereador:

“Passou porque depois de 19 votos todos vão com a maioria”.

Eu ouvi de outro vereador:

“O prefeito está fazendo barbaridades e não precisa comunicar e não deve gastar. Comunicar somente o legal!”

Eu ouvi de um deputado:

“Esse é um projeto que consagra a Assembleia gaúcha”.

Argumentos, nenhum!

Conhecimento e saber como se comporta o mercado, menos ainda.

Essa aberração, e volto a dizer, inconstitucionalidade, deve ter uma ação de todas as entidades que fazem parte da comunicação gaúcha.

Conselho:

É importante que a comunicação gaúcha tenha um representante parlamentar que fiscalize e esteja presente quando as comissões ou deputados e vereadores venham a pensar e tentar fazer leis desse nível.

 

RÁDIO GAÚCHA

No ano em que comemora 60 anos de história, o Grupo RBS aposta cada vez mais na integração entre comunicadores dos diversos veículos da empresa. Buscando trazer mais dinamismo e interatividade para os ouvintes da Rádio Gaúcha, a programação recebeu um reforço nesta segunda-feira (4/9), estreou o Gaúcha +. Ao lado de Leandro Staudt, que já atuava como âncora do Gaúcha Repórter no horário, os comunicadores Diogo Olivier e Kelly Matos dividem os microfones da nova atração.

 

AGROJORNAL

O SBT está veiculando o novo telejornal “AgroJornal” que foca no setor do agronegócio. Com apresentação da jornalista Juliana Camargo e do economista e administrador Eduardo Daher, ele traz novidades do setor, além de números da agricultura no país. A ideia principal é falar de cotações das commodities e preços de hortifrutigranjeiros mas ainda das tecnologias usadas para a produção de supersafras, além das que auxiliam no incremento da agricultura familiar. O programa também conta histórias de pessoas que atuam no segmento no Brasil.

DIGITAL

Com base nos dados da Navegg, In Loco, Vinícius Ghise, G1, M&M, Baguete, Goobec e PMWeb, a estimativa de investimento em Mídia Programática aumente para U$ 2,86 bilhões em 2017. Responsável por impulsionar a estratégia de marketing direcionado de maneira inteligente uma campanha digital, a Mídia Programática é a evolução na área da publicidade.

Dentre vantagens do uso desse formato estão a ausência de dispersão de anúncios em sites aleatórios, já que ela faz o trabalho de encaminhar diretamente pro público-alvo e o processo também é mais barato e eficiente.

Ainda em 2017, é previsto um aumento de 31% em mídia programática. O número é maior do que o esperado para mídia social (25%) e vídeo online (20%). A expectativa é que os gastos possam chegar até U$ 10 bilhões até 2018.

O estudo também conclui que o Brasil está no top 10 dos que mais investem em mídia.

 

SANTA CASA

“Se a vida é um show, o show não pode parar”, define o conceito da campanha de Doação de Órgãos 2017 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançada na sexta-feira, 1º de setembro. Em apoio ao mês da doação de órgãos, a instituição propõe o debate acerca do assunto partindo de experiências reais. Intitulada “Vida. O show tem que continuar”, a campanha desenvolvida pela CDN Sul transforma a vida em um palco, onde personagens reais ilustram as peças e demonstram suas vitórias, reforçando a ideia de que, apesar dos percalços, o espetáculo, a luta cotidiana de cada um, tem que continuar.  Protagonizando os materiais, foram convidados quatro transplantados de diferentes idades e histórias que mostram como ganharam uma nova chance com seus novos órgãos: coração, pulmão, rim e fígado.

 

“A importância de trabalharmos esta causa se dá pelo fato de que a maioria das pessoas não têm as informações necessárias para se tornar um doador de órgãos. Por isso, é fundamental despertarmos a atenção ao assunto, para que elas conversem sobre este tema em suas famílias, pois, em um momento de dor, é muito difícil o familiar tomar a decisão sozinho. Nossa intenção é levar o tema doação de órgãos para as diferentes esferas da sociedade, fazendo com que cada vez mais pessoas se declarem como doadores”, destaca a gerente de Comunicação e Marketing da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Andréa Schüür Macagnan.

 

Os emojis criados, no ano passado, pela designer Simone Guerreiro, voltam para ilustrar essa transição do antes e depois da cirurgia. “Agora, os emojis aparecem estampando as camisetas dos nossos personagens. Eles mostram a felicidade de quem passou por essa espera e, neste momento, só tem a comemorar, como a Dona Marilene, que há 26 anos recebeu um fígado”, exemplifica o diretor de Inteligência Criativa da CDN Sul, Cado Bottega. As ações se baseiam no compartilhamento da informação e no fomento ao debate. Além de anúncios impressos, cards e vídeo foram elaborados para o ambiente digital a fim de se estimular o compartilhamento das informações. Outra iniciativa da estratégia de comunicação é a parceria com influenciadores digitais que serão convidados a se unirem ao esforço de divulgar a importância da doação de órgãos e a incentivar os seus seguidores se mobilizarem pela causa.

 

A campanha de doação de órgãos é endossada pelo Hospital Dom Vicente Scherer, especializado em transplantes e referência internacional na realização de procedimentos de pulmão, fígado, rim, córneas, coração, pâncreas, pele e medula óssea. Na instituição, está localizado o primeiro Centro de Transplantes de todos os tipos de órgãos e tecidos da América Latina, inaugurado em 20 de dezembro de 2001.

 

Para acompanhar a campanha, basta seguir a Santa Casa no facebook.com/SantaCasaPortoAlegre e no perfil do Instagram @santacasapoa. As dúvidas sobre doação de órgãos podem ser esclarecidas no www.santacasa.org.br/dom-vicente-scherer/doacao-orgaos.

 

EMPRESAS CRESCEM

O número recorde de novas empresas constituídas por microempreendedores individuais no primeiro semestre de 2017 impulsionou também o recorde de novos negócios criados no país nos seis primeiros meses do ano: foram 902.290 MEIs ou 79% do total das 1.142.641 novas empresas nascidas no período, os mais altos números para os seis primeiros meses do ano desde 2010, quando o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas foi criado. No primeiro semestre de 2016, a criação de microempreendedores individuais totalizou 816.704 ou 10,5% a menos do que o total registrado este ano.

O número de novos MEIs também foi recorde em junho, com a criação de 145.946 novas empresas dessa natureza jurídica para um mês de junho desde o início da série histórica. Em junho de 2016 haviam sido 136.356 novos negócios de microempreendedores individuais, acusando uma alta de 9,8%.

 

RESPOSTA

Difícil mesmo é o tal “mitar” no Facebook, Twitter ou Intagram com uma mensagem inusitada e/ou criativa. De maneira resumida a história é a seguinte: a página Site dos Menes compartilhou um meme que segundo ela seria “o maior crossover de comerciais do Brasil”. O meme em forma de quadrinhos mostra uma espécie de interação entre o Caipira de Ipiranga e o garoto propaganda clássico da Trivago. Então a Ipiranga respondeu a provocação escrevendo em seu mural: “Quarto de hotel? Tem vago: cliente Km de Vantagens encontra hotéis na internet e com desconto acessando o link do programa fidelidade da marca de postos de gasolina”. Genial!

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRenato Mesquita
Próximo artigoLutar ou Desistir

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here