Renato Mesquita

0
159

DESTAQUE

O destaque dessa semana é um sujeito apaixonado pelo que faz. Renato Mesquita é um comercial de conhecimento profundo, de muita relação e conduz tudo que faz com muita tranquilidade e concluindo os negócios com muita seriedade que faz dele um cara sempre em constante mutação DO TEMPO E DO ESPAÇO.

 

Renato começou a trabalhar cedo. Aos 16 anos durante um período de férias escolares decidiu ocupar o seu tempo trabalhando no escritório de arquitetura do tio como forma de entender o ofício do trabalho, conhecer arquitetura e obviamente buscar uma renda. Logo em seguida veio o vestibular. Renato abandonou a ideia da arquitetura e passou em primeiro lugar no vestibular de Publicidade e Propaganda da PUC e 28° lugar no vestibular de Administração da Ufrgs. Cursou os dois enquanto pode. Quando vieram os estágios, teve que optar. Optou por seguir o curso de Publicidade e trancou a Administração.

Porto alegrense, colorado e fã de futebol, Renato concluiu o curso de Publicidade na PUC já atuando como planejador da MPM Propaganda, depois de curtas passagens nas agências CasaRara, Marca e Método. Foram 4 anos de MPM até sair e se juntar ao João Satt para fundar a Competence. Foi nesse período que o Renato se jogou de corpo e alma no seu aperfeiçoamento e crescimento concomitante ao desenvolvimento da agência. Além de sócio da agência, Renato foi professor da ESPM entre 1998 e 2003, foi conselheiro do Sport Club Internacional, sua paixão, foi diretor do Propaganda S/A, um projeto inovador na época que tinha nas suas premissas a ideia de repensar o setor e o modelo de negócio das agências, além de conselheiro da Federasul e do Conar.

Depois dessa fase de larga atuação e colaboração, Renato mudou o curso da sua trajetória e deu início a uma carreira executiva na RBS. Primeiro como gerente executivo de marketing dos jornais, quando participou ativamente do lançamento do Diário Gaúcho. Assumiu a gerência executiva comercial dos jornais para logo em seguida assumir a diretoria comercial e de marketing. Treze anos depois da jornada no mundo dos jornais, Renato assumiu a diretoria de comercialização e marketing da RBS TV.

Hoje diretor de mercado do Grupo RBS, responsável pela gestão das carteiras dos grandes clientes, Renato se define como um profissional low profile. Somada a sua habilidade analítica desenvolvida ao longo dos anos de atividade e reforçada por cursos de pós graduação em Administração realizados na PUC e Unisinos além de cursos de extensão com ênfase em gestão pela Fundação Dom Cabral e Kellogg School of Management, Renato aprimorou sua capacidade de gestão de pessoas.

– Hoje é o que eu mais gosto de fazer. Minha motivação diária é essa. Gosto de gente, gosto de trabalhar com as pessoas. Procuro ser justo e direto nas relações e assim construí ao longo da minha vida equipes competentes e ajudei a desenvolver pessoas. Acredito em valores sólidos e acredito que pessoas com mesmos valores e engajadas ao mesmo objetivo executam com mais qualidade e mais velocidade. Procuro ser coerente. O tipo de relação que estabeleço com a minha família, verdadeira, é a mesma que vivencio com as pessoas com quem trabalho.

Casado com a Tati, pai do Gabriel e do Gustavo, Renato adora passar seu tempo em casa com eles. “Gosto de passar um tempo na ilha do Jangadeiros, gosto de ter a família por perto, gosto de ir ao estádio e assistir o Inter, gosto de ficar na casa da praia e lá curtir a família e os amigos, junto com um bom vinho.”

“Amo o que faço e com quem trabalho. E procuro sempre equalizar o meu tempo corporativo, com o tempo que eu preciso ter junto a família. A família é a minha força. E a força que ela me entrega eu procuro despejar a favor das pessoas com quem trabalho, na busca de uma construção, de algo novo, exatamente como estamos vivendo nesse momento na RBS, empenhados em executar um novo modelo de atuação junto ao mercado”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here