22 DE SETEMBRO DE 2017

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GAUCHA ZH

As executivas do Grupo RBS lançaram para a imprensa, no último dia 18/09, o novo produto que promete revolucionar a mídia no mercado.

Após 18 meses de estudos e pesquisas, onde participaram mais de 1800 usuários dos veículos Gaúcha e Zero Hora na grande Porto alegre.

Os estudos formaram com os resultados da marca e performance um resultado de que 1+1=3

A filosofia do projeto:

Você Lê. Você vê. Você ouve.

Tecnologia inédita e única. Foi criado um ecossistema.
Target AB mais velho, com diferenças da internet.

Valor: Dream Team do jornalismo. A melhor cobertura local. O melhor do Gre-Nal.

Usuários: 12 milhões de usuários únicos por mês.

Interação: Total.

Comercial: Cinco cotas vendidas. Sucesso.

Quem criou a marca: Agência Fly de São Paulo.

Quem fez a campanha: Agência Morya do RS.

Lançamento para a corporação: Dia 18de setembro às 16hs.

Presença do presidente Duda Melzer nas duas apresentações.

Lançamento para o mercado: Dia 21 de setembro.

Quem participou e esteve presente na coletiva:

Andiara Petterle – vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS

Marta Gleich – diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS

Cyro Silveira Martins Filho – gerente executivo de jornalismo da Rádio Gaúcha

Patrícia Fraga – gerente executiva de inteligência de produto

Tatiana Tavares – gerente de produto

Camila Leães – gerente executiva de desenvolvimento digital

Parabéns a todos. Mais uma vez inovando.

 

WALMART

Depois de muito tempo de analise, mais de 3 meses, o grupo americano de supermercados entregou toda sua conta para a DM9. Vale registrar que a agência gaúcha Paim, que detinha as contas do Todo o Dia e o Maxxi Atacado também participou da concorrência.

 

ITAÚ

Foi concretizada no dia último dia 20 a compra da Alpargatas pelo Itau/Unibanco, no valor de 3,5 bilhões para os irmãos Batista.

 

MANIA

O mercado gaúcho adotou uma técnica que simplesmente deixa o mundo sem respostas.

Manda email não responde.

Manda watts não adianta.

Manda áudio ignora.

Liga e não atende.

Deixa recado não retorna.

A comunicação feita na mais pura definição da palavra.

 

COLETIVA

Mario D’Andrea e Mauro Dorfmann, respectivamente presidente nacional da Abap Nacional e presidente da Abap-RS, deram uma entrevista ao trade de especialistas em comunicação e jornalistas de veículos locais.

Sobre o momento atual comentaram: A onda Um do entusiasmo e da euforia da profissão e a onda Dois a vontade de ir para o exterior e lá ficar. O novo conceito de mídia e o resultado em tempo real. O festival de Cannes praticamente não tem assinatura de peças, pois elas não duram muito. Todo o cliente tem a campanha que merece. Não se constroem mais grandes cases. Criar soluções em nome da marca. Existem 260 associados no Brasil. O mercado gaúcho é um dos menores. A ideia dessa gestão é alinhar e servir os associados. Somos o 10º mercado no mundo em receita e o 3º em criatividade. O mercado de agências tem que mudar o modo de ver e participar da receita.

 

RÁDIO GRENAL

A emissora da Rede Pampa também se apressou em fazer modificações, ampliações e contratações.

Reformulou seu site para dar maior interatividade o: www.radiogrenal.com.br

Contratou da Mix Fm o polivalente Pedro Espinosa que comandará um programa das 05h às 10h da manhã, com muito entretenimento e várias vozes de personagens, que é uma das suas qualidades, a imitação.

Contratou do site UOL, o repórter Jeremias Werneck.

Ampliação da cobertura de Grêmio e Inter

Aumentou o estúdio para ter mais convidados e abrigar a grande equipe.

Nessa sexta-feira ficou acertado com um profissional da Band a transferência para a Rádio Grenal, que será comunicado na segunda feira.

 

EXPLICAÇÃO

O Facebok está gerenciando uma crise relacionada à “brand safety” após o site ProPublica divulgar um relatório mostrando que a plataforma permitia segmentar o direcionamento de seus anúncios para grupos antissemitas. De acordo com o ProPublica, era possível selecionar categorias como “inimigos de judeus”, por exemplo.

 

Ainda de acordo com a reportagem, cerca de 2.274 pessoas na rede social utilizaram tal segmentação. Rob Leathern, diretor de gerenciamento de produtos do Facebook, se justificou por e-mail à ProPublica afirmando que, ainda que a política da plataforma seja de banir o discurso de ódio, quando isso ocorrer existe o banimento o mais rápido possível.

 

“Nossos padrões proíbem estritamente atacar as pessoas com base em suas características protegidas, incluindo a religião, e nós proibimos os anunciantes de discriminar as pessoas com base na religião e outros atributos. No entanto, há momentos em que o conteúdo é exibido na nossa plataforma que viola nossos padrões. Neste caso, removemos os campos de segmentação associados em questão. Sabemos que temos mais trabalho a fazer, por isso também estamos criando novas barreiras no nosso produto e revisamos processos para evitar que outras questões como esta aconteçam no futuro”, disse Leathern.

 

DIGITAL

Estamos passando por uma fase em que o ambiente digital, onde se encontram os influenciadores, está sendo monetizado e diante dessa necessidade alguns enxergam que o sistema de programática dá conta perfeitamente, focando mais nos resultados. Os chamados influencers estão cada vez mais conectados com dados, tornando mais fácil a mensuração e otimização da distribuição e segmentação do conteúdo deles conforme o público e o que a marca deseja.

Reza Izad, Co-Founder e CEO do Studio 71 diz que ““Com dados, podemos agora fazer o match perfeito entre os conteúdos e o que as marcas desejam, numa adequação não só de contexto como também de estratégias e públicos para cada tipo de necessidade das marcas. Por exemplo, se a marca precisa de ativação imediata, o conteúdo deverá ser de um tipo, se está construindo seu discurso e sua imagem, será outro. Tudo isso será decidido de forma cada vez mais automatizada e ativada por dados”.

 

SINAPRO/CANNES

Com mais de mais de 40 mil trabalhos inscritos e prêmios em 24 categorias,  o 64º Festival de Criatividade de Cannes – ou CannesLions, como costuma ser chamado pelo mercado –, realizado em junho, impressiona pelo gigantismo e pela inovação. Um panorama do que foi o evento é  tema da palestra que o publicitário Juliano Brenner Hennemann, diretor executivo da SPR, agência de estratégia e criatividade que neste ano completa 20 anos de existência, e também diretor do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio Grande do Sul (Sinapro RS), fará durante o Talk Beer no próximo dia 27, às 19h30, no auditório do Edifício Green Office Caixeiros, na Rua Mostardeiro, 777, bairro Independência, Porto Alegre. Inscrições pelo sinaprors@sinaprors.com.br. Mais informações pelo 3395-1063.

 

“A intenção é fazer um overview do que vi por lá, enfocando os principais temas, highlights de palestras, cases premiados e impactantes, e os ensinamentos de CannesLions 2017 que servem para sempre”, explicou Hennemann, que esteve no festival como delegado  e participante. Ao todo, o festival reuniu cerca de 15 mil participantes e 600 palestras. O Brasil foi protagonista em quatro dos prêmios principais, todos de profissionais que trabalham no exterior, como Anselmo Ramos, um dos sócios da agência americana David Miami, vencedora de dois Grand Prix com uma ação do Burger King, e Miguel Bemfica, diretor-geral de criação da MRM/McCann Madrid, com o curta Beyond Money, para o Banco Santander.

 

 

Mas, além dos prêmios, o festival consagrou mesmo a importância da criatividade na publicidade atual, tema que a palestra vai destacar. “Criatividade é o grande caminho para a efetividade”, defende Hennemann. “Não importa o tamanho do negócio, seja ele gigante ou pequeno, é a única forma das agências se conectarem com com seus públicos, que estão vivendo em um mundo caótico, imersos numa overdose de mensagens diárias”.   Os melhores cases estarão na apresentação, em que o público poderá ouvir e  conversar sobre o assunto enquanto degusta uma cerveja artesanal. Ou seja, trata-se de uma oportunidade única de fazer uma imersão pontual no melhor da estratégia criativa mundial. “A gente vai falar bastante sobre isso. E a importância de ter coragem, de ter uma postura mais criativa”.

 

CONECÇÃO

O raciocínio inicial, a base que sustenta a oferta de valor: conectada por desenho, numa tradução literal meio estranha para “connected by design”. Quer dizer, conectada como função e por função, ter a conexão não só no âmago da operação mas, como base conceitual e estrutural da operação, conceber a empresa a partir da noção de que conexão desenha tudo, define tudo e tudo decorre dela.

 

Quando a conexão é tudo, sua companhia se integra imersivamente na conectividade social dada, entende que conectividade define a lógica das ações de todos os seus stackeholders, e usa essas premissas para desenhar organogramas, dinâmicas inter-relacionais entre as áreas, rotinas de projetos, além, é claro, de todas as atividades relativas a captação de clientes e de relacionamento com eles. Reformula integralmente a companhia a partir dessa ótica.

Isso é design thinking na veia, uma ferramenta que, aliás, o marketing deveria usar cada vez mais. As agências idem.

 

GRUPO DE ATENDIMENTO

O Grupo de Atendimento do RS busca a qualificação dos profissionais da área de forma compartilhada, estimulando suas capacidades.

Assim nasceu o projeto Yes, We Do! – uma série de cursos promovidos em 2017, pensados para atendimentos de agência. Na estreia, em junho, Márcio Oliveira, presidente da LewLara, conduziu os traballhos.
O próximo será o “Digital Account Manager”, acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, em parceria com a São Paulo Digital School, com vagas limitadas.

Ele tem como objetivo apresentar conceitos, procedimentos e boas práticas em gestão de contas, para capacitar o profissional de atendimento a ter visão estratégica, inteligência emocional e noções de negociação, visando ampliar o volume de negócios em sua carteira.

Além disso, todo o conteúdo preparado busca estimular uma nova postura do gestor de contas da agência para com os seus clientes e os departamentos da agência, ampliando sua capacidade de enfrentar conflitos e os problemas do dia a dia.

Com uma carga horária de 12 horas, tem turma, com no máximo 25 alunos. Isso permite uma maior interatividade e melhor índice de aproveitamento dos temas. Todos os participantes recebem certificado de conclusão do curso, e seus currículos são inclusos na base de talentos web do Grupo, distribuída para uma seleta lista de empresas cadastradas.

Os principais tópicos a serem apresentados são: noções básicas de gestão, a agência de propaganda, a importância do gerenciamento de contas, administração de conflitos, feedback, negociação, benchmarking, governança e relacionamento, mapeamento estratégico dos contatos, estruturação de um plano de ação customizado, finalização, revisão, implementação e monitoramento.

Ministrante: Alexandre Cezário, formado em Administração de Empresas, pós-graduado em marketing e especializado em Tecnologia da Informação, é Diretor de Inovação na Agência Pátria, onde exerce a função de gestor do Marketing Digital para a Uninove. Com 28 anos de experiência profissional, trabalha há 18 anos em empresas de comunicação para clientes como Gol, Cyrela, Caixa, Unilever, SECOM, Banco do Brasil, Boticário, Citibank, entre outros.

As inscrições podem ser feitas através do link:
http://www.spds.com.br/curso/digital-account-manager-em-porto-alegre/

 

VENDIDA

A revista Rolling Stone criada em 1967 vai ao mercado vender a outra metade do periódico do grupo já que 49% do veículo já pertence a BandLab Technologies, empresa com sede de Singapura. A revista da Wenner Media publicada no Brasil pela Spring é hoje uma publicação multiplataforma que atinge 60 milhões de pessoas.

“Nós fizemos grandes passos transformando a Rolling Stone em uma empresa de plataforma múltipla e estamos entusiasmados em encontrar a casa certa para construir nossa base sólida e expandir o negócio exponencialmente”, disse Gus Wenner, filho do idealizador da revista.

 

SINAPRO/RS

Com mais de 200 alterações, a reforma da Consolidação das Leis dos Trabalho (CLT), aprovada pelo Congresso este ano, entra em vigor em novembro, modificando as relações entre empregados e empregadores. No momento, se encontra no chamado vacatio legis, o período que uma lei tem para entrar em vigor, que vai até novembro. Como quase todos os setores, o mercado de publicidade e propaganda será afetado pelas mudanças, tema do meeting “Reforma Trabalhista” com Luciano Benetti, assessor jurídico e especialista em questões trabalhistas do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS), que aconteceu nesta terça-feira (19), às 8h30min, na sede do Sinapro/RS

 

Férias, jornada de trabalho, indenização por dano moral, trabalho remoto (home office) e demissão estão entre os pontos modificados pelas novas regras, aprovadas em julho pelo Senado, depois de votação também na Câmara dos Deputados. “Há uma alteração significativa de alguns direitos”, explicou Benetti, que também atua no escritório Benetti Advogados Associados.

 

Entre as alterações mais importantes para o mercado de publicidade, estão a mudança na jornada de trabalho dos empregados, admitindo a compensação das horas extras em outros dias, e as férias, que agora poderão ser parceladas em até três vezes. Outra novidade que passa a fazer parte da legislação é o trabalho intermitente, que permitirá o pagamento por hora ou por diária, que é uma “absoluta novidade”, segundo o advogado.

 

“Esses pontos certamente serão muito utilizados pela publicidade, assim como outros setores”, afirmou. “A reforma é um avanço em relação à legislação que tem hoje e na relação entre patrões e empregados. Hoje o trabalhador é tratado como alguém que não tem vontade. A lei dá mais peso à vontade dele: pode estabelecer que a solução se dará em outro meio que não a Justiça, como as  Câmaras de Arbitragem, que já existem, mas não são utilizadas no direito individual”.

 

A palestra abordou o que Benetti define como os três eixos das mudanças: acordos individuais e coletivos passam a se sobrepor à lei e são criados impedimentos para o acesso à Justiça do Trabalho, como o fim da gratuidade. Outro ponto que será destacado são as mudanças processuais, regras que passam a valer para casos antigos e novos na Justiça.“Essas regras estabelecem como uma ação vai tramitar na Justiça. Por exemplo: um recurso que ainda não foi julgado já será com essa nova roupagem”.

 

No momento, o governo discute a edição de uma Medida Provisória que, mal aprovada a reforma trabalhista, promoverá novas alterações, como  cobrança da contribuição sindical no lugar do antigo imposto sindical, extinto pelas mudanças na CLT, e proibições para o trabalho de mulheres grávidas. A Procuradoria Geral da República também recorreu contra o fim da gratuidade no acesso à Justiça, ação que ainda não teve resposta. Para Benetti, as regras finais ainda levarão um tempo para ser estabelecidas. Por isso, valeu estar atento à palestra.

 

Será que as empresas estão alinhadas com as expectativas do consumidor? Esta e muitas outras respostas sobre o estado do atendimento ao cliente no Brasil você encontra neste estudo inédito e exclusivo.

 

“O ESTADO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO BRASIL”

O estudo buscou mapear o que o consumidor espera ao final de um atendimento e comparar com o que as empresas, hoje, estão entregando. Acesse o link: http://blog.neoassist.com/wp-content/uploads/2017/09/estadodoatendimentoaoclientenobrasil.pdf?utm_campaign=boas_vindas_-_baixou_estudo&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

CONQUISTAS

AVolkswagen Caminhões e Ônibus é a nova conta do portfólio da Netza. A agência será responsável pelos eventos do calendário anual da marca.

 

Rapp Brasil venceu o processo de concorrência para desenvolver ações de fidelização dos clientes dos smartphones da Samsung. O primeiro projeto para a marca coreana é o lançamento dos novos aparelhos da linha Galaxy J.

 

A Talk assume a conta de assessoria de imprensa do Grupo Educacional Opet a partir deste mês de setembro.

Pontomobi, empresa de soluções mobile, anuncia a conquista da conta da Quantum, do segmento de eletrônicos de consumo. Eles serão a principal agência de comunicação da fabricante nacional.

 

Lema realizou um balanço das novas contas em 2017. Neste ano, a agência passou a responder pela assessoria de imprensa e relações públicas da Oakley; pelos projetos de cultura e responsabilidade social da Red Bull e Red Bull Station; e pela Mercy for Animals.

 

A agência também comemora a conquista de contas voltadas para comunicação digital. Os novos clientes nessa frente são a Levi’s, a Fazenda da Toca, a empresa de madeira certificada Amata e a ONG Plan International.

 

Lema assume também toda a comunicação digital do Instituto Península, e acaba de criar e produzir as ações do Esquenta McDia Feliz.

 

 

 

 

 

 

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