Airton Rocha

0
768

O destaque dessa semana é um cara que está no mercado há muitos anos e além de ser sócio majoritário da M+A é um dos profissionais que já assumiu todas as entidades do mercado gaúcho e em todas elas emprestou seu brilhantismo e sua capacidade de mover o mercado para cima sempre. Airton Rocha é um exemplo dos mais importantes que o mercado publicitário tem.

 

Só teremos um mercado forte e ético se tivermos entidades do setor também fortes e éticas. Estas são palavras nas quais acredito e que, de certa forma, guiam meu trabalho como presidente da Martins + Andrade Comunicação e presidente do Conselho Administrativo da ALAP, após 47 anos de atividade no setor. Ainda assim, hoje sinto que, a cada instante, é possível aprender algo novo.

 

Sou formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela PUC/RS e tenho especializações em Marketing, Gestão Mercadológica, Desenvolvimento Empresarial e Recursos Humanos, além de uma pós-graduação em Comercialização. O que aprendi nesta jornada acadêmica é meu alicerce para tocar a Martins + Andrade pra frente, hoje uma das agências de maior tradição no estado, que lidero com visão estratégica já há 37 anos.

 

Além dos atuais cargos que ocupo, tenho um longo caminho profissional já traçado. Na agência, fui responsável por supervisionar e dirigir grandes contas no cenário nacional e regional nas mais diversas áreas, mas também atuei fora dela conquistando alguns troféus e títulos. Em 1982, fui eleito “Administrador de Empresas do Ano” pela ARP (Associação Riograndense de Propaganda), instituição que presidi posteriormente, entre 2004 e 2006. Ainda no ano de 2006, conquistei o título de Publicitário do Ano pela mesma associação. Em 2009, fui Presidente do Festival Internacional de Publicidade de Gramado e, entre este ano e 2013, fui Presidente da ABAP/RS (Associação Brasileira de Agências de Publicidade/RS). No ano de 2014, ainda fui Conselheiro do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – 5ª Câmara). Desde então, dedico-me à presidência da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade) e à gestão da Martins + Andrade Comunicação como principal executivo e acionista majoritário. Minha atuação em entidades do setor é inspirada pela crença de que a força destas instituições têm impacto direto na força da propaganda no estado.

 

Nestes anos de atuação, aprendi muito sobre o mercado competitivo e seus desafios. Falei sobre isto no artigo que publiquei no Marcas de Quem Decide: que as batalhas travadas no mercado competitivo são decididas em pequenos detalhes, muitas vezes em milésimos de segundo. Ainda assim, mantenho parte da minha atenção sempre voltada para as iniciativas sociais. Basta lembrar, por exemplo, da grande Campanha de Doação de Órgãos da Associação Riograndense de Imprensa que foi criada pela Martins + Andrade: foi a primeira campanha gaúcha pela causa e a mais lembrada até os dias de hoje.

 

Os trabalhos dos quais mais me orgulho, traçados na área social, passam ainda pelos conselhos da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia e da ONG VIAVIDA Pró-Doações e Transplantes. Tento me dedicar e engajar não só no meio empresarial, porque acredito que de nada adianta trabalhar em propaganda se não for para fazer o bem, e fazer bem feito. Talvez seja a família grande – tenho cinco filhos – que mantenha meus olhos abertos às causas realmente importantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here