Suzana Leonardis

2
1778

O destaque dessa semana é uma mulher que me ensinou o que era comprar comerciais de TV, como poderia rentabilizar mais para o cliente. Foram tempos bacanas e mais solidários. Hoje Suzana Leonardis é um exemplo de dedicação, de consultora, de estudos e mais estudos, pois é insaciável em conhecimentos. Sua carreira e sua trajetória de vida comercial e de mãe e esposa são um exemplo que não precisa de empoderamento, nem direitos, já que tudo que faz tem objetivos e fins.

 

 

VIDA REAL DE UM ATENDIMENTO DE VEÍCULO…com um pouco de história!

(Alerta: texto longo)

Sbt, meio do expediente….toca o telefone interno…é a Cris do Marketing…

  • ..Nenê quer falar contigo.. Tá bom: Oi Nenê…na boa…?

Nenê, vice presidente do GAV sempre vem com ótimas ideias pra gente realizar…tudo pra ontem… mas neste dia ele foi direto: -quero que escrevas a tua história……

  • ué. …por que?(E eu sabia perfeitamente….mas… será? )- será o destaque da coluna na semana que vem…..(e por aí foi…) Me emociono certo com este tipo de coisa….fiquei lisonjeada claro. Desligo abro o e-mail para responder umas negociações e fico meio fora do ar…. “minha história…..começo por onde?

Claro: 2º grau de publicidade, tinha que fazer estágio. Fui conhecer as maiores agências de propaganda no ano de 1975…MPM, Símbolo,  Publivar, Mercur. Logo tive certeza que trabalharia neste negócio de comunicação. Entra na sala o pessoal do merchandising que precisa aprovar urgente a ação que rola logo mais no ar, preciso falar com o cliente. O financeiro avisa que precisa de uma comprovação para mandar à agência e corro ao computador pois tenho o material arquivado. Aproveito que estou na máquina e finalizo um projeto especial que tenho que apresentar no outro dia…Meu colega me chama para ver uma novidade que veio do nacional SBT que iremos fazer aqui no RS. Penso novamente ..na minha história…. enfim entrei em uma agência pequena de propaganda(eu tinha 15 anos) onde aprendi desde atendimento, redação, criação….entrei na Famecos…..trabalhei em um jornal chamado Vitrine e fazia desde as matérias à venda de anúncios…me formei em Jornalismo..(fiz pós graduação em MKT/ESPM)…e fui trabalhar de mídia na Nova Forma com Maria Augusta e Pintaúde…aprendi muito sobre humanização no trabalho..gostar de pessoas….e gostar de aprovar trabalhos. Eu era mídia, lidava com a verba dos clientes e uma tremenda responsabilidade de indicar os investimentos corretos…nossa! tomei gosto por isto……Olho no whats um recado do Antônio Mathias….meu segundo filho, hoje com 20 anos. Cursando Administração e com planos de ir para o exterior…..Penso na família linda que fizemos eu e o João Felipe nestes quase 26 anos juntos. O João Pedro, meu filho mais velho…hoje empreendendo com o Grupo Imob, mora em São Paulo e a saudade dói constantemente….mas vejo isto como um preço a pagar pois eles alçam seus vôos e ficamos ali admirando e torcendo para que nossos ensinamentos e exemplos de vida do pai e da mãe  fiquem sempre presentes na cabeça, no coração e na alma dos nossos filhos… Família em primeiro lugar sempre. Nasci em Sant’Ana do Livramento, cresci em POA junto à luta de 1 contador e professora para criar 4 filhas…..ahahah sou a segunda!

Calculo o tempo de chegada à minha primeira reunião do dia….30 min. ..nunca é menos hoje em dia….Estou com uma grande expectativa sobre esta reunião…..adoro quando o trabalho começa com um briefing e com abertura para novas ideias e soluções pouco convencionais….me sinto poderosa neste momento…tenho certeza que fizemos tudo certo…fizemos porque só acredito em trabalho em equipe onde envolvemos todas as áreas da televisão…. ah televisão….este ser vivo e mágico! Volto a pensar na minha história…. não pode ser muito comprida…cansativa….bom.

Donádio, grande profissional da RBS, me chama para atendimento de veículo, na RBS TV interior…na época o grupo RBS nunca havia contratado mulheres antes para esta função…… fui a primeira mulher atendimento de veículo da RBS num universo masculino……e encarei…estar no mercado, nas agências e clientes…me fazia tremendamente feliz…e me faz hoje ainda mais.

Bom… entro no cliente… e vejo que temos pelo menos 10 convidados a mais para a apresentação… na boa…veio o pessoal de eventos, on line….assessoria de imprensa,  trade…..enfim…como o projeto é bastante abrangente e engloba todas as áreas , o marketing envolveu todos…incluindo o dono da empresa…o que adorei também… vamos ao show!!!

De RBS foram quase 30 anos…RBS TV, Rádios foram todas sem exceção incluindo a gestão de 3: Farroupilha, Cidade e Itapema. Nesta época criamos a rádio ao vivo nas empresas…com fios de CRT…uma loucura este troço…mas fazíamos…o mais fantástico foi uma transmissão diretamente da Pompéia em Camaquã do programa Comando Maior do Zambiasi,,parou a cidade e era aniversário da rede, um sucesso. E a criação do Planeta Atlântida…..esta realmente é inesquecível…..Toca o celular e respondo rapidamente questões de programação e audiência , peço ao marketing que envie as pesquisas dentro do target solicitado…..tudo em minutos claro.

Recebo um email (no celular) super esperado….aprovada mídia daquele cliente que estamos trabalhando há nada menos que 8 meses…..nossa a sensação é de êxtase….alegria infinita…e de novo: uma baita responsabilidade……pois é a primeira vez deste cliente em televisão…. vamos lá que agora começa tudo! Vontade de gritar…mas estou em reunião….

E lembro da história…..eu, gerente de eventos da RBS Rádios com a missão de fazer um evento para os 20 anos da Rede Atlântida…equipe: Claudinho Pereira, Português, Karina Fernandes, Alessandra Dornelles……gestão Jorge André e comando fantástico do Renato Sirotsky. Tínhamos uma ideia bem clara na cabeça: fazer uma cidade, um mundo, um lugar…com tudo que o jovem ama…..tudo! Chamamos o Dodi Sirena para pensar junto…..já tínhamos visto algumas propostas meio lugar comum…. tipo shows, luau… etc… nada a ver.. Mas a DCSEt pegou bem a ideia e nasce o Planeta Atlântida. Participei do primeiro e do segundo… um heroísmo colocarmos este ideia tão louca de pé, ainda mais para a época…..mas vencemos… e olha aí no que se transformou este Planeta…o Dodi e o Cicão me chamam de MÃE DO PLANETA. Tenho orgulho disto. Muito.

Saio da reunião louca de orgulho e feliz…. fomos muito cirúrgicos no projeto e conseguimos

atender 100% das necessidades de comunicação do cliente……penso em tudo que precisamos

para começar as entregas….tchê que bacana!

Passo ainda em uma agência para reunião com mídia, a idade do meu filho…questionadora.

Porém com soluções muito prontas…abro sua cabeça para outras possibilidades…e escuto: não havia pensado nisto…conseguimos fazer?  Gostei dela.

Fim de tarde, abro no computador…… e vejo aquele e-mail…do tipo estamos com a verba fechada…não temos orçamento….no momento não vamos fazer, por isto por aquilo….faz parte…não se ganha sempre…claro…..respondo educadamente com novas perguntas…claro…eu sei que ainda chego lá…..é o início.

De Rádios…..fui para a Zero Hora…..toda certinha….quadradinha…. não pode isto… não pode aquilo

e a redação o que vai achar…deixar de achar….Mas…aos poucos……com criatividade fomos criando novos produtos, novos cadernos, novas entregas…todo dia era um desafio de um veículo com a força da ZH trazer inovação e resultado aos anunciantes….fizemos a mistura do OFF e ON Line….e daí sempre inovando.

Sete da manhã e estou na academia….religiosamente.  Lembro de novo …minha história. Volto pra casa e encontro o João Felipe voltando da sua corrida diária de 10 km…..ele me convida para darmos um pulo na praia, fim de semana, curtir a companhia dos nossos 3 labradores…fazer trilhas…descobrir novos caminhos, parceria forte! Encontrar amigos! Amo fazer isto.

De 10 anos de  ZH   entro na Engage/RBS…… let’s have fun!…….Só eventos bacanas…..um desafio..um orgulho..inauguração da ARENA …do Beira Rio…só emoção…Mas enfim…projeto descontinuado e cheio de realizações…

Convite SBT……nossa já faz 3 anos que estou no SBT RS!

Um jantar especial esta noite….vem nosso diretor nacional do SBT à POA….Para um encontro com nossa equipe…..o motivo? O maior crescimento entre todas as emissoras do Brasil …foi o SBT RS!

Uma querideza nosso diretor vir para um carinho, um reconhecimento…um “que legal”! !  Apesar de toda crise vocês foram a equipe que mais cresceu! É bom ouvir isto….aproveito o jantar para colocar algumas ideias e destacar algumas ações importantes para continuar com este resultado……ehehhehehe

Que bom ouvir isto e acho uma iniciativa muito legal do SBT de nos valorizar neste momento!

Entrei no SBT justamente com esta demanda….fazer a diferença para esta emissora,  dar uma parcela de contribuição decisiva em seu crescimento local…… trazer mais o mercado para dentro do SBT e devolver em resultado de vendas e faturamento para os clientes…..

 

Minha história……..ela continua acontecendo….tenho uma reunião daqui a meia hora….chamo o Carlos Toiller…responsável por eu estar onde estou….admiro muito sua energia e onipresença junto ao mercado… iremos juntos a este novo desafio.

Fui ! Me desejem boa sorte…isto também vale muito!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBK troll
Próximo artigoLuiz Coronel

2 COMENTÁRIOS

  1. Que bacana Suzana! Tua narrativa e tua trajetória de sucessos e experiências mil me encantam.
    É muito bom ser tua companheira de trabalho no nosso SBT tão querido!
    Bjs e mais sucesso ainda porvir pra ti minha queridona!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here