REDES/PLATAFORMAS SOCIAIS

0
129

VOLTAREMOS!

A coluna não circulará normalmente nos dias 16 e 23 de fevereiro, mas estaremos a postos para quaisquer acontecimentos relevantes que por ventura acontecerem e estaremos fazendo edições extras. Um bom carnaval a todos.

Dia 02 de março, edição nova e completa. Fique atento até lá pois, nós poderemos estar publicando edições extras a qualquer momento.

Obrigado.

 

PENSAMENTO

Quando descobrimos que absolutamente nada é definitivo, inclusive a vida, compreendemos a inutilidade do orgulho, a tolice das disputas, a estupidez da ganancia, a mesquinhez da arrogância e a incoerência das tolas mágoas.

 

TROCA DE MENSAGEM

Felipe Heimbeck: Nenê, estou passando por aqui para me despedir (apesar de não ser da forma adequada – desculpa, tudo aconteceu muito rápido) e agradecer pelo carinho com que você sempre me tratou.

Vivi em Porto Alegre os melhores anos da minha vida, graças a pessoas como você.

Forte abraço e se precisar de algo aqui no RJ me avise.

 

Nene Zimmermann: Grande Felipe! Pessoas do teu nível, do seu conteúdo e da sua personalidade nos emprestam muita riqueza. Teu presente aqui conosco será o teu sucesso aí no Rio. Um forte abraço e com certeza nos veremos.

 

Nene Zimmermann: Com certeza o lugar que será ocupado na Rede Globo Sul pelo encantador e conhecedor com muita propriedade da Rede Globo, Paulinho Fernandes desempenhará essa sua nova função com brilho e com o aval de todo o mercado.

 

TOP 10

A Coletiva, o maior site de notícias de jornalismo do mercado gaúcho, com expressão nacional e grande audiência, através de suas jornalistas Gabriela Boesel e Cinthia Dias, apresenta no canal BAH (520 ou 20) da Net TV os dez cases mais relevantes publicados no site. A forma e a apresentação são bem produzidas e com muito bom gosto. Parabéns!

 

EMPRENDEDORISMO

O Brasil cresceu apesar das casas grande da senzala, das grandes empresas e de tudo o mais, graças ao empreendedor pequeno, (conta própria). Eles são os responsáveis por fazer esse país ter disposição e a necessidade de sobreviver. O empreendedor (EU) desde os tempos do Império, das crises de 29,80 e 2014 é um herói e um batalhador incansável. Nos últimos dois anos tivemos mais de 2 milhões de pessoas formalmente trabalhando por conta própria e outros tantos mais informalmente. Isso fez diferença na economia, e muito.

Somos um país de gente trabalhadora e de muita criatividade. Valorizemos então esses mágicos do nosso sustento.

 

TRES PORQUINHOS

Os três porquinhos das nossas fabulas de infância voltaram agora aos novos tempos disfarçados de legisladores chiqueiros que deram força a que tenhamos somente dois poderes: Executivo e Judiciário.

Que trapalhada. Que sujeira. Esse Rio Grande não merece isso.

 

ORGULHO DO RIO GRANDE

O Sicredi, instituição financeira cooperativa, fechou o exercício de 2017 no Rio Grande do Sul com um cenário diferenciado e de crescimento. A operação acumulada do ano fechou com saldo positivo, somando ativos totais administrados acima de R$ 36,37 bilhões, representando 16,02% de crescimento sobre igual período de 2016. “Os números refletem a confiança dos associados nas suas cooperativas. Este é um importante sinal para com os resultados alcançados. Agradecemos aos associados pela parceria e o trabalho realizado pelas cooperativas em 2017. E a visão de continuidade e engajamento para que em 2018 tenhamos crescimento sustentável e superação nos desafios”, afirma Gerson Seefeld, diretor executivo da Central Sicredi Sul/Sudeste.

O Sicredi vislumbra perspectivas de desafios para 2018, com cautela, mas otimista. “Justamente em situações onde a economia mostra dificuldades é que deveremos ter olhos para perceber as oportunidades. É importante que neste momento econômico, nosso trabalho esteja voltado ao fortalecimento das parcerias gerando valor e renda aos associados”, ressalta Seefeld.

O resultado acumulado do ano somou mais de R$ 998,80 milhões no RS, tendo crescido 13,94% sobre o ano passado. Este valor será apreciado pelos associados durante o Ciclo Assemblear que acontece de fevereiro a abril de 2018, nas 39 cooperativas filiadas no Rio Grande do Sul.

Por estas razões, o diretor aponta que há oportunidade de continuar crescendo em 2018. Fruto do perfil empreendedor do Sicredi que vem da capacidade de criar condições favoráveis para o associado, gerando renda e qualidade de vida. “Há muito trabalho e empenho das cooperativas e associados, entorno do engajamento à preservação da natureza cooperativa do negócio, na qual todos são donos. Essa é a fórmula do Sicredi para conseguir manter crescimento e desempenho positivo”, pondera Seefeld.

Esta realidade garantiu que as 39 cooperativas do Rio Grande do Sul, filiadas ao Sistema Sicredi, registrarem crescimento de associados, sendo 2,36% em Pessoa Física e de 5,38% na Pessoa Jurídica somando mais de 1,606 milhão de associados.

O patrimônio líquido superou os R$ 5,51 bilhões, representando uma evolução de 17,70% sobre o ano passado. Os depósitos totais cresceram 10,72%, somando mais de R$ 15,54 bilhões (share: 16,80%). Na poupança a evolução foi ainda mais significativa com 34,54%, somando mais de R$ 4,81 bilhões em carteira (share: 7,16%). Já nas operações de crédito total o avanço foi de 15,94%, totalizando mais de R$ 17,11 bilhões (share: 14,79%).

Algumas das razões que fizeram o Sicredi crescer em 2017 no RS:

– Consolidação do desenvolvimento das 39 cooperativas filiadas no RS nas suas áreas de atuação com intensificação do relacionamento com as comunidades, que deflagrou crescimento e expansão no Rio Grande do Sul;

– Crescimento de 27,01% na concessão de Crédito Rural e com baixa inadimplência (OVER 90 de 0,19%). Aumento exponencial da Carteira de Poupança em 34,54%. E ampliação da capacidade de concessão de Crédito Geral em 42,49% para Pessoas Físicas e Jurídicas;

– O avanço do número de associados e a confiança dos já associados (que fizeram do Sicredi sua 1ª instituição financeira), que desencadearam um processo de solidez, mantendo de forma gradual e constante o crescimento do Sicredi na comunidade gaúcha.

RESUMO 2017 | Sicredi no Rio Grande do Sul

CATEGORIA DESEMPENHO CRESCIMENTO
Poupança R$ 4,81 bilhões

(share 7,16%)

34,54%
Associados 1.606.408 milhão PF 2,36% e PJ 5,38%
Patrimônio Líquido R$ 5,50 bilhões 17,70%
Ativos Totais ADM R$ 36,37 bilhões 16,02%
Crédito RURAL R$ 5,98 bilhões 27,01%
Crédito GERAL R$ 10,01 bilhões 42,49%
Depósitos Totais R$ 15,54 bilhões

(share 16,80%)

10,72%
Resultado Acumulado R$ 998,80 milhões 13,94%

 

 

AUDIÊNCIA

A RBS TV reforçou a sua presença junto ao público gaúcho no ano que passou: em 2017, a emissora chegou ao lar de mais de 2,1 milhões de telespectadores diferentes por dia na Grande Porto Alegre. Resultado da vontade do veículo de estar cada vez mais próximo da comunidade, o índice garantiu à RBS TV a melhor média de audiência diária dos últimos cinco anos na região. Com o objetivo de produzir jornalismo e entretenimento que conectam os gaúchos e contribuem para a transformação da sociedade, as atrações locais também acompanharam o crescimento na audiência e se destacaram na grade de programação durante o período.

 

– A resposta do público aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. É um grande incentivo para seguirmos buscando fazer jornalismo de qualidade, ajudando a melhorar a vida dos gaúchos e a valorizar nosso Estado – destaca o diretor de jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas.

A combinação de fatos mais relevantes no Rio Grande do Sul, reportagens investigativas, séries especiais e conteúdos exclusivos assegurou ao RBS Notícias a maior média de audiência desde 2007, com cerca de 784 mil pessoas alcançadas diariamente na Grande Porto Alegre. A marca consagrou o telejornal como o programa local mais consumido do ano na região e como o segundo programa no ranking geral de audiência, atrás apenas da novela da faixa das 21h.

 

BAND RS

O narrador Marco Antônio Pereira estreia no dia 15 de fevereiro na Jornada Esportiva da Rádio Bandeirantes do Rio Grande do Sul na transmissão do jogo Internacional x Juventude, no estádio Beira-Rio. Marco Antônio é o novo integrante da equipe de Esportes da Band RS e estará diariamente na programação da Rádio Bandeirantes (94,9 FM, 640 AM) como debatedor no Toque de Bola, de segunda à sexta das 12h30 às 14h.

Marco Antônio teve passagens pela Difusora (nome da Rádio Bandeirantes até 1980), a própria Bandeirantes, Guaíba, Grenal e Gaúcha. Cobriu 7 Copas do Mundo, narrou três finais e a última Copa no Brasil em 2014, quando transmitiu todos os jogos de Porto Alegre. Natural de São Leopoldo, foi cedo para Novo Hamburgo onde começou a carreira na rádio Progresso. Chegou a trabalhar em Toledo, no Paraná.  O time de narradores da Band RS tem agora Marco Antônio Pereira, Daniel Oliveira e Marcos Couto.

 

TROLLAGEM

Com um ar de “sai que é meu” o SBT fez um post no facebook dizendo:

– “Isso, Isso, Isso, Chaves na TV Aberta é só no SBT!!!!”

A Globo irá passar o programa somente no canal fechado Multishow.

 

“FAKEBOOK”

De acordo com Jim Carrey, a celebridade americana e astro dos filmes de comédia de hollywood, o Facebook “lucrou com a interferência russa” nas eleições dos EUA em 2016 e no início deste ano apresentou mudanças de algoritmos que incentivam a criação de bolhas, diminuição do alcance orgânico e a popularização das fake news.

Acionista da rede social, o humorista postou no Twitter uma caricatura do CEO da rede dizendo que irá apagar sua fanpage no “Fakebook”, maneira que o artista se referiu à plataforma, e vender as suas ações bem abaixo do preço.

 

NOVA DIRETORIA DA ARP  

Na última semana de janeiro, a nova diretoria da Associação Riograndense de Propaganda assumiu oficialmente o comando da entidade. O grupo, que tem como presidente Liana Bazanela (DeBrito Sul), ao lado de Cado Bottega (CDN Sul), Renata Schenkel (G-5) e Renato Mesquita (Grupo RBS), deu início aos trabalhos reformulando a configuração de seu conselho.

 

O novo conselho da ARP ampliou sua área de abrangência, incluindo representantes de diferentes formatos de negócios, assim definidos: Analisa de Medeiros Brum (Serviços Especiais), César Paz (Inovação), Juan Boeira (Clientes), Lara Piccoli (Dirigentes), Ricardo Silveira (Parceiros) e Ricardo Soletti (Profissionais).

 

“Essa reformulação é o primeiro passo para ampliar as conexões da ARP com o mercado. É fundamental romper barreiras e estabelecer novas relações para que a nossa indústria esteja inserida com relevância no contexto da economia criativa”, afirma Liana.

 

O grupo de conselheiros teve seu primeiro encontro com a diretora da ARP na manhã do dia 07 de fevereiro e definiu de forma coletiva o escopo de atuação e seus próximos passos. A grande novidade é a ampliação do papel do conselho, que passará a ter uma participação mais presente e ativa nas atividades da entidade.

 

MIDIA PONTUAL

Vejam publicações em veículos de comunicação sobre OUTDOOR SOCIAL

-Revista SUPERMERCADO MODERNO que retrata o mercado de oportunidade de R$ 2 bilhões de potencial de consumo nas 10 maiores comunidades do Brasil.

-O Jornal Lance e Globo Esporte : campanha Paz nos Estádios.

– Vitória – ES Projeto Social

CARNAVAL

O Carnaval tem sua origem mais remota nos rituais de fecundidade da pré-história, quando os homens celebravam o final de inverno e início da primavera, no hemisfério norte. Com o passar dos séculos e início da civilização, também era comemorado como festa de deuses específicos de cada cultura.

Com o advento do Cristianismo, o Carnaval acabou perdendo esse sentido místico, o simbolismo que representava para os antigos e tornou-se o período que antecede a época de jejum e oração.

Foi na Idade Média que surgiram os primeiros bailes de máscaras, que se tornaram populares em outros países da Europa e se espalharam pelas terras descobertas pelos europeus. A maior popularidade do Carnaval foi alcançada na época do Renascimento, principalmente na Itália e mais especificamente em Veneza, que ainda mantém um baile de máscaras à luz do dia, varando pelas noites, na Praça de São Marcos, no centro da cidade, que ainda atrai turistas do mundo todo.

 

O turismo tornou o Carnaval mais um espetáculo do que uma festa popular, principalmente nos grandes centros, mas os blocos conseguem manter o sentido popular da festa, reunindo milhares de pessoas nas ruas.

Um ótimo Carnaval. Dance, pule e seja feliz!

 

GAME MARKETING

A ESPM-SP e a Sioux, agência de tecnologia interativa referência nacional em gamificação, uniram expertises para lançar o curso Game Marketing.

A disciplina permite que os alunos desenvolvam, durante o período de aulas, conhecimento sobre o mercado, fundamentos de game design e gamificação, processo de criação de um jogo, concepção de modelo de negócios, gestão e comunicação, permitindo atuar nas áreas de projetos, marketing, vendas e desenvolvimento de mercado.

O curso começa no dia 06 de março de 2018 e tem duração de 6 meses.

 

BLOCÃO

A The Body Shop criou um bloCÃO de carnaval para cachorros para chamar atenção para a campanha “Para Sempre Contra teste em Animais”, abaixo assinado que pede o fim dos testes em animais na indústria cosmética.

Respeitável!

 

ZECA/PAIM

Após 10 anos no comando da Agência Ama, o publicitário Zeca Honorato descontinua as atividades de sua agência ainda essa semana e leva cinco novas contas importantes para a agência Paim, em uma decisão que já vem sendo negociada com o presidente Cesar Paim desde o ano passado.  São elas: a Rede de Supermercados Rissul, Macromix – rede de desconto que pertence ao mesmo grupo do Rissul, o Unidasul; o Centro Clinico Gaúcho, HLar – empresa do segmento de construção Civil do Grupo Herval; e a Cooperativa Majestade, com mais de 80 anos de atuação na produção de carnes e derivados.

 

Na Paim, onde já atuou por duas vezes na área de criação, Zeca Honorato irá assumir a área de Relações com o Mercado e das novas contas que serão absorvidas . Para Cesar Paim, esse acordo traz à agência uma ampliação ao seu portfólio de clientes: “É uma conquista muito importante para nós, pois são contas que diversificam ainda mais a nossa carteira de clientes”. No caso do Rissul, é um ganho relevante, já que é a segunda maior rede no auto- serviço gaúcho. “O fato de o Zeca já conhecer nossa cultura e jeito de trabalhar facilita ainda mais esse novo momento”, complementa César.

 

Cesar também comemora a conquista das contas recente: Youcom, a marca de moda jovem da Renner e as três marcas da Grendene:  Axia, Grenda e Cartago, esta de calçados masculinos. Já Zeca acaba de sair da presidência da ARP, onde comandou o último biênio e, além do novo desafio da Paim, pretende ampliar a sua atuação na área de marketing político.

 

FEMSA

Como principal operador de farmácias no México e alguns países da América Latina (hoje o maior operador), com mais de 2.500 lojas, o grupo que tem a distribuição da Coca-Cola nos principais estados brasileiros prepara-se para fazer uma incursão forte no segmento de drogas para saúde no Brasil.

A FEMSA é dona também de mais de 15 mil pontos de venda de combustível (OXXO é a marca), com o mesmo número de lojas de conveniência.

 

SPR

A SPR assina a nova campanha da Linha Especiais Nutrifrango, que apresenta a linha premium da marca com várias receitas práticas utilizando apenas cortes nobres de frango. Todas as peças dão ênfase na praticidade do preparo dos produtos e reforçam que qualquer um pode preparar pratos saborosos na cozinha usando produtos da Linha Especial.

Mas a estratégia de comunicação vai além da campanha. A gaúcha Nutrifrango, reconhecida por produzir alimentos com alto padrão de qualidade, também ganhou a chefinha Dana, personagem que passa a identificar a marca. Criação da SPR, a simpática chef de cozinha batizada de Dana deu um ar moderno e sofisticado à marca ao substituir o tradicional frango. E o mais importante, diferenciou a Nutrifrango da concorrência.

Conheça mais sobre a campanha Especiais Nutrifrango neste link: https://goo.gl/sTLVyJ

 

REFLEXÃO

O mestre e a vaquinha.

Contam que um mestre e seu discípulo faziam uma caminhada pelo mundo quando chegaram a um povoado muito pobre. Logo na entrada foram recebidos pelo dono de uma casinha humilde que os ofereceu alimento e abrigo por aquela noite. No seu quintal estava a única vaca do local e dela se tirava todo alimento daquela pobre gente. O homem lhes contou que o povoado era muito pobre e ele fornecia o leite da vaca para que as pessoas não morressem de fome.

Constrangido com tanta miséria o discípulo, logo que ficou a sós com o mestre lhe perguntou o que eles poderiam fazer para ajudar aquela gente. E o mestre lhe respondeu:

– Mate a vaca.

– Mas senhor… sua indignação foi cortada pelo olhar sereno e firme do mestre.

O discípulo saiu no meio da madrugada e jogou a vaquinha no precipício. E os dois homens voltaram a fazer sua viagem.

Anos depois, já voltando para o mosteiro onde viviam se depararam com um belo lugar, cheio de árvores que formavam belos pomares de abundantes frutas, hortas enormes e jardins belíssimos. Na entrada da cidade uma bela casa com jardins e um belo pomar e um homem sorridente e forte que os recebeu de braços e sorriso abertos.

Eles custaram a reconhecer o mesmo homem que morava no povoado miserável. E o homem os reconhecendo lhes contou que na mesma noite que eles partiram uma desgraça abalou o povoado: a única fonte de alimento que tinham, a vaca, caiu no precipício e morreu. Sem ter o que comer o povo começou a tentar plantar alguma coisa e descobriu que a terra daquele lugar era fértil e abençoada. Tudo que plantavam germinava rápido e era tudo muito saboroso e suculento. Além de alimentar a todos ainda vendiam para os povoados vizinhos. Ficaram bem alimentados e ricos.

 

Assim como estas pessoas se acomodaram com o pouco que tinham e nada fizeram para mudar, muitos de nós também agem assim. Permanecemos em empregos que não mais nos satisfazem, em relacionamentos que já acabaram, morando em casas ou lugares que não correspondem mais as nossas necessidades e vamos “empurrando nossa vida com a barriga”. Quantas vezes é preciso que levemos um pé no traseiro, como dizem os franceses, para sairmos da inércia e recomeçarmos de forma melhor.

Chega de comodismos, chega de inércia. Um novo ano está começando e sei que você já fez mil planos de mudanças, como faz todo ano. Chega disso também. Comece por se abrir para a vida como ela se apresentar, de coração aberto. Mude o padrão antigo, não importa qual seja. Cuidado com as armadilhas que tentam te convencer que o que está vivendo está bom. E daí? Pode ser melhor, então tente, experimente, viva.

Espero que joguem a sua vaquinha precipício abaixo.

Paulo Montenegro Sloboda.

 

REDES/PLATAFORMAS SOCIAIS

O que a internet pode oferecer de bom para o crescimento de nossos filhos pode se tornar algo grave e, como o caso de Adrielly Gonçalves, irreversível.

A menina estava no Youtube quando resolveu entrar no desafio do desodorante que estava circulando pela plataforma. Assim, a criança inalou o desodorante e teve uma parada cardíaca na sequência.

Há ainda o “jogo da asfixia” ou “do desmaio”, em que compete-se para ver quem prende a respiração por mais tempo, além de desafios de inserir camisinhas nas narinas para tirar pela boca, de comer canela em pó em grandes quantidades e pura, de passar cola nas narinas e na boca. Fora as competições que induzem jovens e crianças a tomar grandes quantidades de bebidas alcóolicas.

Todas as práticas trazem gravíssimos riscos à saúde. E estão proliferando nas redes sócias e no Youtube.

“Como nativas do mundo digital, as crianças têm acesso muito mais rápido a esses vídeos, enquanto os pais ainda não sabem como administrar (a navegação infantil)”, diz Vasconcelos, da DimiCuida.

A prevenção, diz ela, começa com respeitar a idade mínima de acesso às plataformas sociais (16 anos para WhatsApp e 13 anos para Facebook, por exemplo). E Vasconcelos sugere a pais e responsáveis acompanhar a vida online das crianças assim como ocorre com a vida offline.

“Assim como perguntamos ‘com qual amigo você vai sair hoje?’, devemos perguntar ‘quem são seus amigos online?’, ‘a qual vídeo você assistiu hoje?’, e assistir junto”, explica.

Além disso, é importante denunciar vídeos do Youtube com conteúdo perigoso, pois só assim para eles serem retirados do ar.

Em nota, o site disse que “as políticas (da plataforma) restringem conteúdos que têm a intenção de incitar violência ou encorajar atividades ilegais ou perigosas, que apresentem um risco inerente de danos físicos graves ou de morte. Qualquer usuário pode denunciar esse tipo de conteúdo e nossa equipe analisa essas denúncias 24 horas por dia, sete dias por semana”.

Porém todo mundo sabe que o vídeo ainda tem muito tempo para circular e chegar até a tela de vídeo de outra criança.

A reportagem também questionou o Youtube sobre o número de vídeo similares já removidos, mas não obteve resposta.

Será que essas redes/plataformas sociais são seguras?

Minha resposta? Com certeza NÃO!!

Pois o poder de veicular ou não alguma publicação se encontra todo nas mãos deles e vemos conteúdos babacas como esse sendo compartilhados diariamente.

E você, o que acha disso?

 

ATAQUES CIBERNÉTICOS

Os riscos cibernéticos continuam causando muitos danos às empresas. Em 2017, ameaças à segurança de redes gerou milhões em perdas para grandes empresas, que tiveram dados sigilosos acessados por hackers. De acordo com um estudo da Cyber Handbook, até 2019 estima-se que as perdas com esse tipo de crime podem atingir US$ 2,1 trilhões. A vulnerabilidade no sistema de segurança, pode gerar a perda de dados sigilosos, resultando em sérias consequências reputacionais e financeiras para as organizações. O Brasil possui números alarmantes: é o segundo país que mais perdeu financeiramente com ataques cibernéticos, atrás apenas da China. Em 2017, cerca de 62 milhões de brasileiros foram vítimas de cibercrime, o que representa 61% da população adulta conectada do país. De acordo com estudo Norton Cyber Security Report, em 2017, os crimes cibernéticos causaram prejuízos de US$ 22 bilhões ao Brasil, sendo que cada vítima perdeu uma média 34 horas com as consequências dos ataques.

 

No caso mais recente, no Brasil, as informações de mais de dois milhões de clientes de um e-commerce foram vazadas, depois que um hacker conseguiu ter acesso a nome completo, data de nascimento, CPF, valor gasto e data da última compra das pessoas cadastradas. Para amenizar os impactos negativos destes ataques, uma saída é contratar um seguro cibernético, que, segundo o Superintendente de linhas financeiras da BR Isurance, Fernando Cirelli, “esse tipo de seguro dá todo o suporte para investigar e sanar os danos causados por ameaças cibercriminosas”. ”É uma proteção contra prejuízos por invasões de hackers, extorsão, lucros cessantes e roubos de dados digitais, que causem prejuízos para a empresa ou para os clientes prejudicados por esses ataques”, afirma o executivo. Mesmo ainda sendo pouco conhecido no Brasil, o seguro cibernético teve um crescimento expressivo no país: entre maio e dezembro de 2017 a procura por esse produto aumentou 200%.

O relatório Looking ahead: Cyber Security 2018, produzido anualmente pela FireEye destaca que há o lado bom dos ataques, uma vez que empresas públicas e privadas e os governos têm buscado a inovação de seus departamentos internos – tanto em produtos quanto em estratégias – para que estejam aptos a detectar e responder mais rapidamente às ameaças.

 

TENDÊNCIAS

A Wix, plataforma de criação e edição de sites postou em seu blog um texto onde fala sobre tendências de web design para o ano de 2018:

Milton Glaser, o designer gráfico que criou o famoso logo I Love NY certa vez disse que “existem três possíveis respostas para uma obra de design: sim, não e uau!“. Hoje em dia, com tantos sites surgindo por aí, é esse UAU que pode fazer a diferença para você.

Então, o quê exatamente deve ser feito para seu site brilhar? Primeiramente, não há dúvidas de que você precisa de uma poderosa ferramenta para criar seu próprio site incrível. Já que você está lendo esse artigo, partimos do princípio que você já sabe que o Wix é a melhor plataforma para isso. Agora que essa questão foi esclarecida, concentre-se em descobrir as tendências de design de 2018, para ter certeza de que seus projetos estarão em sintonia.

Neste mundo cada vez mais veloz em que vivemos, a tecnologia, os hábitos das pessoas na internet e as tendências de web design estão em constante mudança. Para ficar por dentro de tudo, resumimos as tendências de web design mais quentes que você vai ver por aí nos próximos meses. Considere isso como nosso presente de ano novo 🙂

Indo direto ao ponto, aqui estão as tendências de web design que você vai ver com certeza em 2018:

Tipografia repensada

A tipografia é um dos elementos essenciais para o estabelecimento da marca de qualquer negócio. Por muito tempo, uma abordagem conservadora com relação à mistura de tipografias era uma daquelas “regras que nem precisam ser escritas” no mundo do design, mas as coisas estão mudando. A tipografia vai assumir um papel central, servindo não apenas como texto, mas também como imagem. Dito isso, certifique-se de que sua obra de arte esteja na parte superior do site, onde pode ser vista sem precisar rolar para baixo, escolha um tamanho grande, abuse do negrito e alcance um nível superior de beleza!

Então, o que exatamente veremos?

Espaçamento irregular entre as palavras

Ousadia no espaçamento entre as letras, e em seu peso

Mistura de famílias de fonte, por exemplo: Serifa e Sem Serifa. Se você não tem certeza de quais fontes combinam melhor, dê uma olhada no Fontpair. Depois de escolher suas preferidas, você pode fazer upload das fontes diretamente para o Editor.

Cuidado: A mistura de fontes deve atender exclusivamente suas necessidades estéticas, não tente repeti-la em lugares onde o mais importante é manter o texto legível, como textos nas páginas e artigos do seu blog.

 

Detalhes decorativos

O visual limpo e minimalista durou um bom tempo, mas chegou a hora de abrir espaço para os detalhes decorativos em 2018. Preste atenção e você começará a notar ícones e formas geométricas, cujo único propósito será chamar a atenção do visitante para determinadas áreas ou certo conteúdo em seu site – ou simplesmente como decoração mesmo.

Cuidado: Como sua mãe já dizia, “pode, mas só um pouquinho”. Use esses elementos com moderação, para não acabar distraindo os visitantes.

 

Regras rompidas

Há um número crescente de sites “da moda” que estão alterando os hábitos de navegação de seus usuários. O menu horizontal na parte superior de seu site ainda é o mais recomendado, mas não tenha medo de ousar com um menu em forma de hambúrguer (você sabe o que é, só não conhecia o nome), uma barra de redes sociais que flutua na tela conforme o visitante rola para cima ou para baixo em seu site, ou mesmo uma distribuição diferente do conteúdo pelo site. Quando bem aplicada, esta tendência garante que seu site seja uma referência em estilo e originalidade.

Em termos de design, há uma mudança para layouts mais estilosos e inovadores, como uma revista de arte. Muitos sites estão optando pelo “caos organizado”, contando com o fato de que as pessoas hoje em dia já estão acostumadas com a internet e sabem o que devem fazer para navegar em qualquer site.

Isto tudo permite:

Mais liberdade com tamanhos e alinhamento de páginas

Layouts assimétricos

Mídias variadas (texto, vídeo, imagens) em um único ambiente

Cuidado: Essa nova pegada em substituição aos layouts tradicionais parece divertida e libertadora, mas não se esqueça de que os visitantes ainda precisam conseguir encontrar todas as informações importantes sem perder muito tempo procurando em seu site.

 

Animações incorporadas

Pode não ser a coisa mais revolucionária do mundo do web design, mas vemos um aumento significativo no uso de animações ultimamente. A interatividade trazida pela animação torna os sites divertidos e cativantes, estimulando os usuários a estenderem seu tempo de visita. Como todo o resto, aprecie com moderação. Use animações para adicionar um pouco de efeito a certos elementos da página, como o mouseover no lindo template abaixo.

Outros exemplos incluem:

Rolagem parallax (uma tendência que já vem de 2017)

Transição entre páginas

Animação apenas em certos elementos ou seções

Efeito mouseover

Animações personalizadas (agora possível com o Wix Code no seu Editor)

Cuidado: Abusar das animações deixará seu site “pesado”, demorando muito para carregar. Não brinque com a paciência dos visitantes.

 

Exibição de vídeos e efeitos 3D

A não ser que você esteja vivendo em uma caverna nos últimos cinco anos, provavelmente já percebeu que estamos na Era do Vídeo! Adicione esta mídia cativante ao seu site usando um background de vídeo ou uma faixa de vídeo. Usar vídeo ou efeitos de movimento em 3D é uma maneira de contar sua história de forma visual, destacando seu produto ou seu serviço. Por exemplo, pense como um produto será mais atrativo se exibido de diversos ângulos. Com certeza a atenção dos visitantes já é atraída desde o primeiro momento.

Falando de objetos em movimento, as animações em 3D estão na moda junto com os vídeos. Veja o impressionante uso que a equipe do Wix Studio deu a essa tendência no festival OFFFTLV 2017. Legal, né?

Cuidado: É muito bom usar vídeos, mas é importante saber posicioná-lo. Coloque-os na parte superior da página, para que as pessoas possam vê-lo imediatamente, sem a necessidade de rolar para baixo.

 

Experiências com cores

Passando agora às cores, sem nunca deixar de lado a sua marca, o tema central de 2018 parece ser “vale tudo”! Das deliciosas cores pastel aos tons mais vibrantes, passando pelos amados gradientes e pelas paletas monocromáticas, as cores estão entre as principais tendências para o que vem. Claro que as cores sólidas nunca saem de moda – o preto e o branco estão sempre aí – mas há uma cor em especial que já largou na frente para 2018: ultravioleta! Se você sempre quiser ser ousado e colorido, essa é a hora! O template abaixo combina de forma magistral alguns dos estilos que acabamos de descrever:

Cuidado: Não precisa mandar ninguém ao oftalmologista mais cedo, use as cores de forma sensível.

Em resumo, 2018 é o ano da ousadia e da originalidade. Com toda essa liberdade criativa, as opções de design são infinitas!

 

SINAPRO-RS

EDITAIS 2018

O Sinapro-rs vem acompanhando e interagindo junto aos órgãos que publicaram seus editais no início de 2018.

Segue abaixo o andamento dos processos:

-SEBRAE-RS – foi adiado a data de entrega e abertura das proposta. A nova data é dia 8 de março e o Sinapro ainda está avaliando novas sugestões de alteração a ser avaliado pelo Sebrae-rs.

-SENAR-RS – reunião que aconteceria na sexta-feira passada, dia 26/01 foi suspensa para que o Senar possa responder ao pedido de Impugnação encaminhado pelo Sinaprors. Nova data de abertura ainda não foi definida e ainda estamos no aguardo de um retorno das questões apresentadas a serem alteradas no edital.

-IBRAVIN – o edital foi suspenso por um pedido de impugnação para ser feito alguns ajustes no edital e em breve será novamente publicado.

-PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – o edital já foi avaliado pela assessoria jurídica do Sinaprors e está correto e muito bem elaborado. Vale ressaltar que esse edital é por melhor TÉCNICA e não envolve preço. Portanto, vale as agências atentarem para manter um padrão de proposta comercial que seja exequível e se escolha a melhor agência para cumprir esse contrato.

-PREFEITURA DE CANOAS – o Sinapro está avaliando um pré-edital a pedido da Secretaria de Comunicação e em breve esse documento será publicado e o processo será aberto e divulgado para o mercado.

-FENAC – edital já lançado e em avaliação pela assessoria jurídica do Sinapro-rs.

 

GUIA DE VALORES REFERENCIAIS 2018

Já está disponível a versão impressa do Guia de Valores Referencias do mercado publicitário. Importante ferramenta que orienta e baliza preços de campanhas, peças e projetos diversos que são desenvolvidos pelas agências de propaganda no Estado do Rio Grande do Sul.

Mais uma vez o SINAPRORS em parceria com a ABRADIRS lança esse guia e renova preços de uma série de serviços prestado pelas agências. A cada ano há uma evolução e detalhamento do que é entregue pelas agências, servindo para construir propostas comerciais e criar relações mais justas e harmoniosas entre as agências e seus clientes.

O GUIA REFERENCIAL DE VALORES é distribuído gratuitamente para as mais de 70 agências associadas ao SINAPRO-RS e é comercializado ao mercado com os seguintes preços:

AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE NÃO ASSOCIADAS = R$ 360,66

OUTRAS EMPRESAS OU PESSOA FÍSICA = R$ 1.202,20

EMPRESAS ASSOCIADAS AO ABRADI-RS = R$ 180,33

As empresas que tiverem interesse em adquirir esse Guia devem entrar em contato pelo fones: 51.3395.1063 ou 51.99414.4434 e ainda pelo email: sinaprors@sinaprors.com.br

COMPARTILHAR
Artigo anteriorConceito de felicidade
Próximo artigoMari Petek

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here