NOTAS DA SEMANA

0
281

PERDAS

O mercado faz grandes vítimas em função da crise, principalmente em empresas familiares que tem muito medo de perder o que construiu.

Nesses últimos anos o Grupo Sinos demitiu grandes profissionais consagrados no mercado e que muito fizeram pelo grande grupo.

Agora, acaba de demitir mais um nome de importância e com um currículo muito expressivo, estamos falando de Marcos Klein, que ocupava o cargo de superintendente.

VAI ACONTECER

Uma importante e significativa mudança se dará no mercado.

 

DEMISSÃO

O quadro de mídias da Selling está praticamente extinto. A agência está se adequando em estrutura pessoal e física.

 

GOLPE

Vamos estudar? Vamos saber? Vamos dá-lo? Vamos cria-lo? Quer frequentar? Matricule-se na UFRGS. Ainda tem vagas para o golpe.

 

PIPOCANDO

Vem de todos os lugares a compra do Grupo RBS RS pelo rei dos genérico Carlos Sanchez, que comprou Santa Catarina.

Aqueles que estão querendo que isso aconteça preparem-se para o pior, pois depois não vai ter remédio para resolver.

 

COMERCIAL

O novo comercial da SUV Chevrolet, (Equinox) com Felipe Massa ao volante desafiando um carro esporte turbinado, mesmo sendo numa pista de corrida, é uma demonstração de tudo que não deve ser visto pelos jovens ao volante e por todos que dirigem. Uma peça de muito mau gosto e perigosa.

 

REPRESENTAÇÃO

A Armazém de Mídia está com a representação do Jornal mensal BEM ESTAR que circula em grandes cidades do RS, inclusive na capital, com distribuição gratuita de 120 mil exemplares, sem nenhum encalhe.

 

RÁDIO GAUCHA                                                                              

Enquanto a bola rola no Campeonato Gaúcho, grandes artistas e bandas locais são os convidados da Gaúcha para percorrer o Estado e levar entretenimento de qualidade ao público. É a Caravana do Gauchão, que completa dez anos em 2018 com uma série de shows em quatro cidades. Com patrocínio de Elo e apresentação dos comunicadores Luciano Périco, da Gaúcha e da RBS TV, e Márcio Paz, da 102.3, a primeira parada será no próximo sábado (3), em Novo Hamburgo.

A partir das 18h30, na Praça do Imigrante, shows de Cesar Oliveira & Rogério Melo, Lucas e Felipe e 50 Tons de Pretas terão entrada franca e classificação livre. E o torcedor que vibra pelo futebol também vibrará pela música nos outros encontros: Porto Alegre (24/03), Caxias do Sul (07/04) e Canoas (14/04) completam a programação.

Futebol e música – Desde a primeira edição, em 2008, mais de 1 milhão de pessoas estiveram presentes nos eventos. Na união de futebol e música, 200 atrações foram levadas aos palcos em 30 cidades. Comunicador da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin foi o idealizador da iniciativa. Ele destaca a importância e o carinho de o veículo ter um projeto que, nesta década de história, aproximou ainda mais a RBS da comunidade.

– Quando criamos a Caravana, decidimos misturar a música com o futebol, que são paixões dos brasileiros. Fizemos isso como uma espécie de agradecimento a todos que nos acompanham ao longo do ano. Esta é uma bela iniciativa da Gaúcha e que sempre contou com uma grande reciprocidade do público do Rio Grande do Sul – destacou Pedro

Enquanto a Rádio Gaúcha perde seu grande líder Ciro Martins (criador do Diario Gaúcho), que se aposentou e vai viver as margens da lagoa em um condomínio em Osório,festeja sua liderança geral de audiência por 36 meses e registra um crescimento de faturamento 23% acima da meta estipulada pela Direção Geral e que já quitou todos os débitos e registros para ser a única emissora a estar presente na Copa do Mundo da Rússia.

Realmente é um orgulho e um canhão que dá voz ao Rio Grande.

 

JORNAL DO COMERCIO

A pesquisa Marcas de Quem Decide ganha um novo palco para comemorar seus 20 anos. Será no Teatro da FIERGS no dia 06 de março às 8hs.

 

FBV

Confira alguns dos nomes confirmados como palestrantes na Feira Brasileira de Varejo em sua sexta edição:

Jornalista Nathalia Arcuri, criadora do Me Poupe!, Martha Gabriel consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, Sergio Zimerman presidente da PETZ, Paulo Pedó, líder e facilitador da comunidade Melissa na Grendene AS., Mario Gazin, presidente da Holding Gazin, Patricia Palermo, economista chefe da Fecomercio-RS. E, a principal atração, José Galó, presidente do Grupo Renner

Nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Centro de Eventos da FIERGS. Inscrições abertas.

 

O VELHO É O NOVO

Para mostrar que as coisas não precisam só ir para frente para ter sucesso, a Nokia olhou para trás e irá lançar um celular personalizado inspirado no filme Matrix (foto de capa).

Com a intenção de deixar a “novidade” ainda mais atrativa, o aparelho recebeu um upgrade, e agora tem acesso a apps (que antes não existiam) como Google Maps, Facebook e Twitter. Ele vem também com uma loja de aplicativos simplificada, onde é possível baixar itens como Gmail, Outlook, e o melhor de tudo…

Vem com o jogo da cobrinha! Uma verdadeira relíquia para colecionadores.

 

RENDA

A renda per capta por domicilio no Rio Grande do Sul é de R$ 1.540.00, ou seja, a terceira maior no Brasil e superior a média nacional em R$300.00. Como a média por domicilio é de 3 pessoas, calculando teremos uma renda por domicilio de R$4.620,00. Levando-se em conta todas as despesas de moradia, luz, agua, IPTU, transporte, saúde, educação, alimentação e mais e mais, fica difícil de se fazer as contas. Esse colunista está certo? Ou alguém pode ajudar a fazer uma linha de raciocínio com esses números que possam ser legais.

 

NARRA QUEM SABE

A Fox Sports teve uma brilhante iniciativa com o projeto “Narra quem sabe”, que dará oportunidade para que mulheres serem as narradoras para o próximo mundial na Rússia.

Pela primeira vez, uma mulher vai narrar um evento deste porte nas casas brasileiras.

A jornalista Vanessa Riche, líder e curadora do projeto na Fox Sports, vai avaliar o material. Vanessa também conduzirá a fase de treinamentos e testes com as candidatas selecionadas na sede da emissora, no Rio.

Serão transmitidos os 64 jogos da Copa nos canais Fox Sports e Fox Sports 2, com 12 horas de transmissão por dia e programas ao vivo diretamente da Rússia. No Fox Sports 2, a cobertura será quase toda feita por mulheres, com a participação de apresentadoras e comentaristas que já fazem parte do time da emissora.

 

RADICALISMO

Os Treze Mandamentos do anti-cientista pós-moderno e radical

  1. Se o cientista tenta explicar as coisas com base na ciência conhecida, está sendo dogmático.

 

  1. Se admite que não consegue explicá-las com base na ciência conhecida, está sendo preguiçoso.

 

  1. Se tenta mostrar que a ciência atual pode explicar a maioria das coisas, está sendo arrogante.

 

  1. Se tenta explicar o que sabe de maneira a ser entendido, está sendo paternalista.

 

  1. Se nega frontalmente os testemunhos como provas, está sendo agressivo.

 

  1. Se escuta pacientemente as pessoas, está sendo fraco.

 

  1. Se usa a ciência para combater os argumentos dos outros, está sendo chauvinista.

 

  1. Se usa a lógica para combater os argumentos dos outros, está sendo falacioso.

 

  1. Se mostra que que certos fenômenos têm explicações banais, está sendo sarcástico.

 

  1. Se tenta enquadrar as coisas numa perspectiva geral, está fugindo ao tema.

 

  1. Se tenta explicar as coisas uma por uma, está sendo reducionista.

 

  1. Se tenta explorar vários raciocínios possíveis, é incoerente.

 

  1. Se se mantém sempre firme no seu raciocínio, é fanático.

 

TOP’S

As inscrições para os TOP’S ser Humano e Cidadania da ABRH estão abertas. Paulo Ratinekas da MaxiMarket, grande ganhadora de cases de seus clientes, mais uma vez está à disposição para assessorar na conquista desses importantes reconhecimentos e com isso atingir mais de 300 premiações.

 

  1. BAND-RS EM MOVIMENTO  

A nova atração das manhãs de sábado, Soul Sport, é para mexer com os telespectadores, um programa com belas imagens, muita adrenalina e, principalmente, incentivo para sair do sofá e experimentar algum esporte. “É um programa com alma!”, afirma Anelise Lopes, apresentadora do Soul Sport.

 

“Esse projeto que surgiu há três anos, sempre foi uma vontade minha, sempre busquei uma ideia para fazer um conteúdo diferenciado para falar de esporte, de aventura, de vida saudável, mas de uma maneira leve.”, completa a apresentadora.  “Como sempre pratiquei, queria mostrar para o público como a minha experiência em esporte de aventura me levou a ter uma vida mais saudável.”, explica Anelise. Com trinta minutos de duração, Soul Sport entra no ar dia 3 de março, às 10h30min da manhã. É um bate papo com um convidado especial que será desafiado, a cada semana, a sair da rotina e viver, junto com a apresentadora, uma experiência diferenciada. Com alta qualidade técnica, desde a captação à edição das imagens, Soul Sport sempre terá o esporte e a aventura como atração.  “Muito mais que o limite do corpo, o desafio mexe com a gente de uma maneira positiva, imagino que com o telespectador aconteça o mesmo. Eu vejo nos olhos dos convidados como eles saem diferentes, com experiências e sentimentos novos.” termina Anelise Lopes. A apresentadora, que já está na tela da Band aos domingos no TRILEGAL, estará todos os sábados com novas aventuras. Soul Sport tem a direção de Claudio Veríssimo e a direção de produção de Mônica Catalane. “Será um programa bem diferente do que a gente está acostumado a ver, além da aventura, vamos conhecer mais sobre personalidades do Estado. O Soul Sport ainda vai nos levar para locais do Rio Grande do Sul que pouca gente conhece, é mais um programa feito aqui que estará completando a nossa grade das manhãs de sábado, entretenimento e muito conteúdo na tela da Band.” afirma Ciça Kramer, gerente de telejornalismo.

 

Aos domingos é a vez do Programa Cavalos Crioulos, sempre às 8 horas da manhã. A jornalista Valéria Maciel resgata a magia da relação do homem com esse animal que tanto nos fascina. Mostra o universo da Raça Crioula, mundo a fora, as competições, as diferentes culturas. “É interessante ver como o mesmo cavalo, a mesma raça, assume perfis totalmente distintos de acordo com o lugar. São experiências incríveis”, afirma a apresentadora.

 

Valéria Maciel conta também que são 14 anos de estrada: “já gravamos no Uruguai, na Argentina, no Chile, na Alemanha, na França, nos Estados Unidos e em todos os recantos do Estado, sempre atrás de boas histórias, relacionadas com cavalos. Para Jonio Salles, diretor do Programa, “é uma oportunidade de estar na TV aberta para todo o Estado, sempre com foco nessa relação entre homem e cavalo. A raça crioula ganha espaço no país e o programa cresce com ela. Estaremos em cada canto e recanto do Rio Grande do Sul, mas também nos países vizinhos. Estamos voltando de gravações no Uruguai,” completa Salles. O programa terá também exibição no Terraviva, aos domingos, às 20 horas. “É uma experiência diferenciada, um projeto para selar a parceria do Canal Terraviva e da Band RS, que tem tudo a ver com os gaúchos. O programa é mais um investimento do Grupo Bandeirantes em conteúdo produzido no Estado. Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo as potencialidades do Rio Grande do Sul”, comenta Sérgio Cóssio, diretor geral da Band RS.

 

  1. PAULO TRINDADE/BAND

Com forte atuação no mercado publicitário de Porto Alegre e São Paulo, Paulo traz em sua bagagem a experiência de 10 anos em agências de propaganda, nas áreas de mídia, atendimento e planejamento, e mais 16 anos em veículos de comunicação. Iniciou na Editora Abril RS e SP, Kzuka RBS, Ativa RS e SP. Em 2012, de volta à Porto Alegre, trabalhou 4 anos e meio como executivo na rádio Gaúcha. Em 2017 atuou na VOE IDEIAS, agência de live marketing, até fevereiro de 2018.

 

Paulo já foi Presidente do Grupo de Atendimento de Veículos (GAV) de 2008 a 2010 e comandou em sua gestão o desenvolvimento de conteúdo, capacitação e qualificação dos profissionais de atendimento. O executivo aposta no novo posicionamento que o Grupo Bandeirantes está fazendo no Brasil, e em especial no Rio Grande do Sul, com uma programação local de qualidade que valoriza o estado.

 

Segundo ele, o mercado está carente e precisa buscar novas opções e oportunidades. “Determinados movimentos vem enfraquecendo as agências. Precisamos ter um mercado forte, tripé firme e devidamente respeitado. A hora é de retomada do mercado. Sei que a Band pensa assim e este passa a ser o meu propósito”, afirma Paulo.

 

Para a Diretora Comercial Neca Hickmann, Paulo é um executivo que tem todas as competências desejadas para reforçar o time comercial da Band. “Um profissional que sabe se reinventar e atender as necessidades do nosso mercado. Além disso, um ser humano ímpar. Vai agregar muito com suas experiências e com sua visão de futuro”.

 

REPERCUTIU

O Luiz Maccheri, CEO da OUTDOOR SOCIAl, deu uma entrevista tão bacana sobre os desafios de gerir uma startup social, que até o MSN repercutiu.

 

Seguem os links:

https://exame.abril.com.br/pme/luiz-fernando-maccheri-e-os-desafios-de-gerir-uma-startup-social/

 

https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/luiz-fernando-maccheri-e-os-desafios-de-gerir-uma-startup-social/ar-BBJBK5v

 

CÂMARA

A Câmara Municipal de Porto Alegre propõe título de cidadão de Porto Alegre ao querido e carismático profissional Luis Antonio Grisolio, por autoria do vereador Claudio Conceição. Trata-se a uma justa premiação e reconhecimento a esse paulista radicado no Rio Grande do Sul desde 1996 e que aqui deslanchou sua carreira sempre com muita competência e muito trabalho e acima de tudo agregou as raízes gaúchas vivendo suas tradições.

LICITAÇÕES

O Sinapro-rs está de olho e trabalhando com todas suas estruturas de diretoria e jurídicas para que as licitações de caráter privado e público tenham o formato e texto adequado as normas do regime que rege a propaganda.

 

Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que será dia 16 de março, perfeita.

IBRAVIN que tinha alguns senões, ficou perfeita.

Prefeitura Municipal de Canoas, perfeita.

 

Senac e Sebrae, não querem valorizar a criatividade e o talento, querem custo zero em tudo, pior ainda, um deles não quer nem remunerar a produção. Enfim, os dois querem que as agências vivam da mídia e tão somente dela, como se isso fosse possível e verdadeiro.

Inacreditável, que uma sendo entidade de ensino estimula o ser humano a não ser pago por ser criativo, outra incentiva o empreendedor a ter custos e não ganhar.

 

CONSUMIDOR

O consumidor atualmente é um “consumidor conectado” e essa conectividade é dada pela tecnologia avançada. Com um alcance tão maciço, esse fator essencial transforma o modo como os consumidores se comportam.

Uma pesquisa do Google mostra que 8 em cada 10 usuários de smartphone nos Estados Unidos realizam pesquisas móveis dentro das lojas para comparar preços. Essa é uma tendência que está afetando os consumidores globalmente.

A conectividade móvel trata-se do nível mais básico da conectividade. O próximo passo é a conectividade experiencial, na qual a internet oferece uma experiência de maior contato entre os clientes e as marcas. E por fim, está a conectividade social que envolve a força da conexão em comunidades de consumidores que é o ponto principal a ser estudado pelos profissionais de marketing hoje em dia.

Os nativos digitais (nova geração) são os primeiros a adotar a conectividade, mas inspiram os mais velhos a fazerem o mesmo.

Vivemos um marketing conectado.

E isso é muito positivo para a harmonia do mercado!

 

MARCA        

O ano de 2018 marca a consolidação da atuação independente do profissional de branding e estrategista de marcas Felipe Schmitt-Fleischer, que desde 2017 conduz a empresa Felipe Schmitt-Fleischer Estratégia de Marcas. Ela conta com a experiência e expertise de mais de 15 anos do profissional que é especialista em posicionamento de marcas e negócios, executando projetos de branding e planejamento de marketing. Aproveitando a nova fase, a empresa lança o site www.felipefleischer.com, que apresenta os produtos do portfólio, artigos sobre branding e marketing, além de cases e o seu novo E-book, distribuído gratuitamente aos cadastrados na página.

Administrador formado pela UFRGS com ênfase em Marketing, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV e especialização em Branding pela ESPM, Felipe Schmitt-Fleischer foi responsável pelo posicionamento de relançamento da marca de calçados infantis Ortopé e pelo novo posicionamento da marca de calçados e acessórios femininos Petite Jolie. Entre outros clientes já atendidos pelo profissional estão Marelli, Meber Metais, Grupo DCG, Grupo Minuano, Taura Brasil, Frontec, Salvatore, Grupo FCC, Ideia 1 e Grupo RPH.

 

SUSTENTABILIDADE

Finalista do Prêmio EcoEra 2017/2018 – VOGUE

Somos uma pequena empresa de calçados femininos, localizada em Três Coroas – RS, e estamos compartilhando com Você, que somos finalista do Prêmio EcoEra 2017/2018, promovido pela revista VOGUE BRASIL e, idealizado pela especialista em consumo consciente Chiara Gadeleta. O prêmio tem por objetivo analisar os mercados de moda, beleza e design com indicadores de sustentabilidade, para promover empresas consciente e multiplicar essas práticas, e será entregue em São Paulo, no dia 08 de março.

 

Nossa busca permanente por materiais e processos sustentáveis, na produção de calçados em couro resultaram em produtos ambientalmente corretos, economicamente viáveis e socialmente justo. Com uma produção totalmente handmade e slow fashion, fazemos de tudo para garantir um bem-calçar, com conforto e simplicidade.

 

Nós da IPADMA acreditamos que, se produzirmos menos com mais qualidade, construiremos um futuro mais sustentável.

Que tal contar essa novidade?

 

PREVISÕES

Michio Kaku é um físico teórico estadunidense. É professor e co-criador da teoria de campos de corda, um ramo da teoria das cordas, que viria para ajudar na explicação da chamada Teoria de tudo, buscada por diversos físicos ao longo da nossa história, incluindo Albert Einstein. Michio kaku defende a existência de universos paralelos.

O físico escreveu os livros Hiperespaço (2000), Visões do futuro(2001), Mundos paralelos (2008), Física do impossível(2010) e A física do futuro (2012). O conjunto da obra é, sem dúvida, riquíssimo.

Confira as principais previsões de Michio Kaku para a vida daqui a 20 anos:

  1. Em 2038, não mais usaremos o termo “computador” no cotidiano

Michio Kaku está convencido de que os dispositivos tecnológicos serão onipresentes em 2038. De nossos corpos às nossas cidades, tudo será um computador. Não haverá nada que não seja um computador. E, consequentemente, nosso vernáculo evoluirá para acompanhar todos esses avanços tecnológicos.

Os computadores não deixarão de existir, mas nós não mais usaremos os termos “computador” ou “computadores” em nosso cotidiano. As expressões desaparecerão do vernáculo, provavelmente sendo usadas apenas para se referir aos tempos passados. Em suma, perderão o seu sentido de existir.

  1. Em 2038, criaremos itens personalizados a qualquer momento

Segundo o físico teórico, a impressão em 3D mudará completamente nossas vidas. Em 2038, seremos capazes de criar exatamente tudo o que imaginarmos. Será um mundo em que poderemos imprimir itens personalizados, como joias, sapatos, camisetas, calças ou qualquer outro tipo de roupa.

No mundo de amanhã, se você quiser dar um brinquedo a seu filho, tudo o que você precisará fazer é baixá-lo. Em questão de segundos, poderá imprimir o novo brinquedo em sua própria sala de estar. No futuro imaginado por Kaku, nossas casas serão mais do que casas: serão verdadeiras ferramentas.

  1. Em 2038, conversaremos com papéis inteligentes

O físico acredita que a arquitetura dos espaços (pessoais, profissionais e públicos) será completamente transformada no futuro. Nossas paredes se tornarão verdadeiras extensões de nossos corpos. Seremos capazes de projetar nossos smartphones, laptops, notebooks e telas de TV em todos os cantos.

Esses “papéis inteligentes” serão capazes de nos mostrar qualquer informação que solicitarmos, assim como as telas de computador fazem nos dias de hoje. Segundo o físico, poderemos “conversar com as paredes” e elas, por sua vez, também terão a capacidade de responder de volta.

  1. Em 2038, nos comunicaremos com extrema facilidade

Segundo Michio Kaku, a tecnologia ajudará a nos conectar com pessoas de todo o mundo, permitindo a troca de ideias e pensamentos como nunca antes. Seremos capazes de conversar com pessoas em qualquer idioma por meio de lentes de contato, que traduzirão o diálogo em tempo real.

  1. Em 2038, seremos capazes de vencer o envelhecimento

Na visão do físico teórico, a inteligência artificial tem potencial para vencer o processo de envelhecimento. Em 2038, poderemos comparar milhões de genomas de idosos com milhões de genomas de jovens e identificar exatamente onde o envelhecimento ocorre, para, então, erradicá-lo.

 

ZECA/PAIM 

Após 10 anos no comando da Agência Ama, o publicitário Zeca Honorato descontinua as atividades de sua agência ainda essa semana e leva cinco novas contas importantes para a agência Paim, em uma decisão que já vem sendo negociada com o presidente Cesar Paim desde o ano passado.  São elas: a Rede de Supermercados Rissul, Macromix – rede de desconto que pertence ao mesmo grupo do Rissul, o Unidasul; o Centro Clinico Gaúcho, HLar – empresa do segmento de construção Civil do Grupo Herval; e a Cooperativa Majestade, com mais de 80 anos de atuação na produção de carnes e derivados.

 

Na Paim, onde já atuou por duas vezes na área de criação, Zeca Honorato irá assumir a área de Relações com o Mercado e das novas contas que serão absorvidas. Para Cesar Paim, esse acordo traz à agência uma ampliação ao seu portfólio de clientes: “É uma conquista muito importante para nós, pois são contas que diversificam ainda mais a nossa carteira de clientes”. No caso do Rissul, é um ganho relevante, já que é a segunda maior rede no auto- serviço gaúcho. “O fato de o Zeca já conhecer nossa cultura e jeito de trabalhar facilita ainda mais esse novo momento”, complementa César.

 

Cesar também comemora a conquista recente das contas de Zaxy, Grendha e Cartago, da Grendene. Além da fundação do Youlab, espaço de cocriação da Loja Youcom, marca de lifestyle jovem do Grupo Lojas Renner SA.

GATILHOS

Gatilhos mentais são as decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático” para evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas.

Alguns deles são:

  1. Antecipação
  2. Autoridade
  3. Compromisso e coerência
  4. Curiosidade
  5. Escassez
  6. Exclusividade
  7. Garantia
  8. História
  9. Novidade
  10. Paradoxo da escolha
  11. Porquê
  12. Prova social
  13. Reciprocidade
  14. Referência
  15. Relação Dor x Prazer
  16. Simplicidade
  17. Surpresa

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO PODER DA ESCOLHA
Próximo artigoALBERTO MENEGHETTI

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here