NOTAS DA SEMANA – 16-03-2018

0
276

GRANDES NOVIDADES

Na coluna da próxima semana, dia 23 terá duas grandes novidades em mídia no mercado gaúcho e no marketing de uma grande empresa de comunicação. Aguardem daremos com exclusividade. Essa coluna já tem a informação, mas em respeito aos envolvidos, só publicará na próxima semana.

MIDIAS

Existe uma queixa construtiva e generalizada dos atendimentos de veículos, do maior ao menor, sobre o descaso das mídias em não terem tempo para atender veículos, com as mesmas respostas viciadas: “hoje não posso-essa semana está pesada- me liga depois-manda por e -mail- e, mais tantas outras”. É impressionante a queda do ritmo dos profissionais e a não atuação do Grupo de Mídia em fazer algo e voltar a ser o Grupo que por muito tempo se destacou no mercado.

LEBES

Uma competente e conceituada profissional de marketing, que por dez anos atuou na Renner, a Relações públicas Fabiana Rossignolo Londero é a nova Gestora de Marketing das Lojas Lebes. Parabéns pela escolha e o fortalecimento do time Otelmo Drebes Junior.

NIZAN GUANAES

O publicitário Nizan Guanaes aposta que o deputado Jair Bolsonaro vai ganhar a eleição presidencial. Ele afirmou em um debate que apesar de discordar das ideias do candidato, enxerga o seu potencial nas urnas. “Eu não sou Bolsonaro. Eu acho que vai ganhar. Ele é fortíssimo candidato. Porque ele tem conexão e está trazendo, ao meu ver, respostas “operísticas” para demandas da população”. Finalmente concluiu: “Bolsonaro é um Dorflex

para a dor do povo brasileiro, vai ganhar a eleição”.

BRINCANDO DE EDITAL

A Prefeitura de Porto Alegre adiou o edital para a escolha das agências que cuidarão da comunicação do Governo Municipal. Fará uma readequação na verba (ao que tudo indica para mais). O SINAPRO-RS está acompanhando e apoiando a construção do edital. Avisar os participantes no dia do Edital já é um grande erro e desprezo para com as agências e, se ainda mudar o briefing, causará enorme prejuízo financeiro, o que é mais um “buraco” para as agências. Além dessa licitação, na do Sebrae foi constatado erro no envelope (pasta escolar) em seis agências e, o tema é livre e a taxa de criação poder chegar a zero. Senac e Fenac por enquanto impugnadas. O Governo de Santa Catarina também cancelou a data do edital, lógico que no dia!

TOIGO

Para falar sobre desafios e oportunidades no contexto de mudanças que a sociedade vive, o CEO de Mídias do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, foi o palestrante do evento de abertura da edição 2018 do ranking Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Rio Grande do Sul. O encontro reuniu cerca de 200 executivos, gestores e lideranças nesta quarta-feira (14), no Sheraton Hotel, em Porto Alegre.

Toigo detalhou o projeto de transformação da RBS e destacou que as mudanças que vivemos não são resultado de uma revolução tecnológica, mas sim de uma mudança cultural e de comportamento.

– Encarar isso e evoluir não é uma opção para as empresas. É uma obrigação. Por isso, a RBS aposta nas pessoas. – frisou, salientando que o processo de evolução foi construído internamente, contando com a participação de colaboradores desde a estratégia até a execução.

Segundo o CEO, o sucesso dos resultados obtidos nesse período está relacionado a uma visão clara do propósito da empresa e ao alinhamento coletivo das equipes a esse propósito.

– Para que as ações tenham consistência e coerência, é importante ter o foco em onde queremos chegar – concluiu.

Great Place to Work – Presente em quase 60 países, a Great Place to Work é uma organização de pesquisa, consultoria e capacitação de pessoas. Com levantamentos realizados em diversos locais de trabalho, identifica as melhores empresas para se trabalhar. Desde 2018, a RBS é parceira do ranking no Rio Grande do Sul.

– Mais do que encontrar um parceiro de mídia, encontramos no Grupo RBS um parceiro para o nosso propósito, que é levar a nossa missão para todos os cantos do Estado – disse André Bersano, diretor de Relacionamento da GPTW no Rio Grande do Sul.

MENU POA

O evento da Associação Comercial Porto Alegre que aconteceu nessa terça dia 13/3 teve a participação, prestigiada por um grande público, de Ana Luiza Ferrão, Diretora Geral da Gang que é a terceira geração do Grupo Lins Ferrão. A Gang foi adquira pelo grupo em 2013, já com 36 anos de tradição e detinha o shaire de mercado de 19%, hoje, depois de 5 anos, está com 37%. Segundo Ana, o maior player da Gang é a Lojas Renner pela tradição dos pais de lá comprarem. Hoje são 42 lojas e mais 150 revendas multimarcas espalhadas pelo país. Uma das características fortes é que tanto público interno como consumidor tem que se entender e ter a mesma linguagem, fazendo com que a missão é ser a loja que mais entende o jovem e por isso usa como slogan “Gang a loja que me entende”. Para poder mostrar tudo à todos de forma itinerante e presencial usa uma Kombi que faz o maior sucesso onde se apresenta.

O que é a paixão para Ana resumida em uma frase “Faça o que você ama e não precisará trabalhar um dia na sua vida”.

O outro empreendedor foi Roberto Sirotsky, que disse que aprendeu a ter disciplina e a empreender jogando tênis e que tem um sonho de ser presidente do Grêmio. Roberto comanda a 3YZ, criada há 10 anos, que pertence majoritariamente a um dos maiores grupos de publicidade do mundo a WPP, mas que não tira o seu poder de decisão. Disse que vivemos uma época de transformação de tecnologia- a era do empoderamento, acesso a informação, consciência, poder de escolha, evolução das relações pessoais e distribuições de marcas. Mais ainda, que comunicação contemporânea necessita transparência, proximidade, representatividade, ser útil e dar resultados. Por fim destacou o modelo que está liderando a mudança: Tecnologia exponencial -tem que ser colaborativa, com equipes multidisciplinares, ter interação, ter grande integra​ção, grande alcance, processos escalonados, descentralizados e auto regulamentado. E o que vem pela frente: Mais de 500 empresas irão sumir até 2025, a internet do corpo vai funcionar daqui a 5 anos, daqui a dez anos teremos os robôs dos órgãos em 3 D e, por fim, a vida será alongada até os 150 anos. A revolução está apenas começando, mas as ideias e os criativos são necessários.

LIDERANÇA

Um ano após lançar o conceito “A gente vive junto”, em homenagem ao aniversário da marca, a Gaúcha segue demonstrando a conexão que tem com o seu público. A combinação das transmissões de eventos esportivos e informações em tempo real dos grandes acontecimentos do Estado, do país e do mundo garantiram à rádio a liderança absoluta pelo 3º ano consecutivo, alcançando mensalmente 1,2 milhão de pessoas diferentes na Grande Porto Alegre e uma média de 59,5 mil ouvintes por minuto.

– Estamos muito felizes e agradecidos aos ouvintes da Gaúcha que nos escolhem todos os dias e nos ajudam a elevar a régua do jornalismo que fazemos – afirma a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.

Na última pesquisa divulgada, referente ao período de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, o Gaúcha Atualidade consolidou-se como o grande destaque da programação de hard News, com 112,9 mil ouvintes por minuto. No ar de segunda a sexta-feira, das 8h10 às 10h, é ancorado pelo jornalista Daniel Scola, que divide a com as colunistas Rosane de Oliveira, no estúdio em Porto Alegre, e Carolina Bahia, direto de Brasília. No segmento de jornalismo esportivo, destaque para a Jornada Esportiva de Domingo, que soma 114, 8 mil ouvintes por minuto.

CAPACITÁ

Sempre na vanguarda em realizar, receber e ter um ambiente de trabalho agradável e funcional, a Capacitá Eventos teve sua sede Idealizada pelo Studio Claudio Perrine, escolhida como escritório do ano de 2018. Eliana Azeredo faz questão de sempre fazer o melhor e ter o melhor ambiente.

BAND RS

A BandRS lança campanha para que nossos estádios sejam locais de bom futebol e respeito entre as torcidas. #PaznoGreNal. Campanha oportuna e meritória.

ESTRANHO

As farmácias São João teimam em dizer que cuidam da saúde, quando na verdade tem o papel de vender remédios, perfumes, cosméticos e etc… Seu slogan (Sua saúde é a nossa missão) deveria ser criticado pelos médicos e por seu sindicato. COM A PALAVRA O SIMERS.

FENAPRO

A Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo (Sinapro SP), promoverá uma série de road shows com o objetivo de aproximar representantes do mercado de provedores de ferramentas. Intitulado “Caixa de Ferramentas Essenciais da Agência de Propaganda”, ele passará por dez cidades até o início de junho e começará no dia 26 deste mês em Campinas (SP).

De acordo com a Fenapro, o objetivo dos encontros é aproximar as agências de propaganda de provedores de soluções que contribuem para a geração de negócios e o aumento de produtividade. Os provedores que participarão da iniciativa são Adstream, CutluraXChange, D’Or Consultoria, Kantar Ibope, VBS, Wacom, Waze, Woodwing e Getty Images. Além das reuniões de negócios com estes players, o evento contará com apresentações da Rede Globo e da Getty Images, parceiras do projeto. Após Campinas, o projeto irá para São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

ENSINO

Ensinar ou discutir se a saída de Dilma foi Golpe. Rasgar e não cumprir as cotas de alunos de cor. Estudar e enaltecer o governo Maduro na Venezuela. São temas que os estudantes brasileiros das universidades federais estão convivendo. Que aprendizado terão esses universitários? Não existem, ou deveriam existir, temas mais profundos e mais significativos para o país?

ASTROLOGANDO

Dia 21 de março, a astróloga e autora Marília Rizzon faz a palestra “Astrologando no Mundo dos Negócios” no Radisson Porto Alegre, integrando a programação do Mês da Mulher do hotel.  Com seu estilo leve, performático e descontraído, Marília fala sobre quatro atitudes pra alinhar carreira e negócios ao céu, ao Zodíaco e ao cosmos! Vale a pena conferir! Acesse: http://lilarizzon.com.br/astrologando-no-mundo-dos-negocios/

NOVIDADE

Quem frequenta o Beira-Rio e a Arena do Grêmio passou a contar com uma novidade a partir desse fim de semana. Resultado de uma parceria entre a marca de cartões Elo e o Grupo RBS, o Elo Futebol Clube tem como objetivo realizar diversas atividades de entretenimento para que torcedores e seus familiares aproveitem ainda mais as partidas. O projeto teve início no Gre-Nal de domingo (11), no estádio colorado.

Inspirado em tendências de grandes clubes mundiais, o Elo Futebol Clube conta com diversas ações voltadas à diversão e ao convívio familiar. Duas horas antes do início das partidas, o público pode jogar futsal e pebolim gigante – com a diferença de que os “bonecos” serão os próprios torcedores. Quem tem boa pontaria pode tentar acertar o alvo no chute a gol.

As edições também contam com shows apresentados por torcedores do time do estádio que sediar o jogo. Para a estreia desse fim de semana, a atração foi o músico colorado Rafael Malenotti. O líder da banda Acústicos & Valvulados comandou um pocket show que teve início às 15h30, no espaço Sunset.

A Gaúcha estará presente em todos os jogos do Elo Futebol Clube, transmitindo ao vivo dos estádios o programa Pré-jornada. A próxima etapa do projeto será na Arena do Grêmio, no próximo domingo (18). Com atividades gratuitas, basta se inscrever no local com a equipe da Elo. Vem aí uma grande ação com a Ambev para a copa do mundo.

CONGRESSO

Em sua oitava edição, o Congresso E-Commerce Brasil Ads & Performance reunirá nos dias 23 e 24 próximos, no Transamerica Expo Center, São Paulo, SP, em 8 áreas de conteúdo diferentes, 3000 congressistas para 2 dias de conteúdo de alto nível técnico focados em performance e mídia para e-commerce.

LUIZ CORONEL

Para festejar os 80 anos de vida, no dia 17 de julho, o poeta, publicitário e escritor fará uma grande festa no Teatro São Pedro, com apresentação de Fafá de Belém, Borguetinho, Orquestra Unisinos e Ballet de Vera Bublitz.

 

RÁDIO MUSICAL

A partir de abril, a 92 FM terá programação comandada por um time de comunicadores reconhecidos do público, muita música boa, serviço e promoções para o ouvinte

Um produto pautado por uma programação musical pop que vai tocar tudo o que o ouvinte quiser ouvir, com preocupação constante com a qualidade do conteúdo e um time de comunicadores que traduzem a essência da novidade. É com essa série de atributos que o Grupo RBS está apostando em uma nova marca para compor o seu portfólio de rádios.

Após se consolidar em diferentes estilos, como hardnews e esporte, rádio conceito, rádio nicho e rádio popular, a empresa passa a contar também com uma rádio musical popular: 92 – A Rádio Mais. A novidade foi apresentada nessa quinta-feira (15) em uma coletiva de imprensa seguida por um evento para parceiros de mercado na Wood’s, em Porto Alegre. O produto começa a operar no dial FM 92.1 a partir de abril. A Farroupilha segue no AM 680.

– Estamos muito entusiasmados com esse movimento no nosso portfólio de rádios. Além de manter a crença em um modelo consagrado de rádio popular com a Farroupilha, ele permite que tenhamos uma rádio musical que os ouvintes da região metropolitana não encontram atualmente. Uma rádio com energia e alto astral, que toca os sucessos do momento que as pessoas querem ouvir e cantar junto, com comunicadores altamente qualificados e muita promoção bacana. Isso é a nova 92, e temos certeza que vai se tornar rapidamente uma rádio querida pelos ouvintes e representar uma excelente alternativa de mídia técnica e endosso de marca para nossos clientes – destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

Para manter uma relação de proximidade com o ouvinte, a nova rádio terá a programação comandada por um time de comunicadores já conhecido do público: Cris Silva, Rodrigo Adams, Adriano Domingues, Martin TJ, Duda Garbi, Arthur Gubert e Mari Araújo.

Ancorada nos hits populares do momento, a programação foi pensada a partir da jornada do consumidor. Pela manhã, por exemplo, o ouvinte vai deparar com músicas do momento e drops de informações e serviços – como hora, temperatura e trânsito. Já no período da tarde e da noite, a programação será essencialmente musical, com poucas interrupções entre um hit e outro. Além disso, promoções, sorteios e brindes serão anunciados a qualquer momento pelos comunicadores do novo produto.

– A 92 vem fazer história com uma programação popular eclética. As melhores músicas, os melhores shows e os melhores prêmios. Essa é a 92, A Rádio Mais contemporânea e mais conectada – afirma o coordenador de Produto e Programação da novidade, Martin TJ.

FALTA DE CRIATIVIDADE

“A tecnologia e/ou a automação do marketing não vai aliviar a dor, nem reuniões ou gráficos, ou pesquisas exploratórias, muito menos números. Só ótimas ideias podem fazer isso” disse Mark Wneck, o diretor de conteúdo criativo do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown se referindo a situação atual em que agências não dão o valor necessário para a parte criativa, focando apenas na geração de resultado.

Essa situação é bem visível e cada vez mais as agências são alvos de críticas. Afinal, toda essa mudança que a tecnologia trouxe acabou mexendo com a cabeça dos diretores e coordenadores dessas empresas que antes tinham como essencial a criatividade. Hoje, o essencial são as ferramentas e plataformas que essa empresa possui.

Criatividade que hoje foi transformada em um padrão que é aceitável ou não. Essa criatividade está censurada e ai de quem quiser mexer onde não deve.

Falo de ser criativo, e não fazer o que o consumidor quer ou o que o coleguinha falou que viu num site/rede social.

Criatividade vem de dentro da gente. Criar não é copiar.

RECORD TV RS

Começou nesta quinta-feira a transmissão da televisão aberta com sinal 100% digital em Porto Alegre e mais 107 municípios do Rio Grande do Sul. Para marcar a nova era, o Grupo Record RS realizou ato à meia-noite na sede da Record TV RS, quando houve o desligamento do sinal analógico para a entrada do novo sinal. “O dia de hoje representa uma mudança radical na forma de transmitir o sinal da Record TV do Rio Grande do Sul. Passamos a ser agora 100% digital”, comemorou o presidente do Grupo Record RS, Reinaldo Gilli, após ter mudado a posição- chave de transmissão na central técnica da emissora.

O impacto da chegada do sinal digital no RS, na atual etapa, envolve diretamente 2 milhões de domicílios e cerca de 5 milhões de pessoas que serão beneficiadas com o padrão elevado de transmissão, explicou a diretora da Seja:Digital, Márcia Cavalcante. “Vamos ter uma TV com maior mobilidade, poderá ser assistida também em tablets e smartphones, e será mais interativa com jogos, aplicativos, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais”, explicou. Márcia ainda previu uma melhora da Internet. “O sinal analógico de TV percorre a mesma faixa de 700 MHz da Internet móvel 4G. Com o desligamento do sinal analógico a faixa da Internet móvel ficará mais limpa e ágil”.

Junto ao presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, do diretor-geral da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, do assessor Executivo do Grupo Record, Veríssimo de Jesus, da diretora de Operação Regional da Seja:Digital, Márcia Cavalcante, publicitários e convidados, Reinaldo Gilli enfatizou a melhora da qualidade de imagem e de som a partir de agora aos telespectadores, sem qualquer custo.

Segundo Gilli, há pouco mais de uma década, quando o Grupo Record adquiriu a então Televisão 2 Guaíba tudo era analógico. “Hoje, repito, somos 100% digital”. Outro ponto importante da mudança, segundo o presidente do Grupo Record RS, é o fim das limitações de cobertura devido às limitações do sinal analógico. Para atender aos seus telespectadores no padrão digital o Grupo Record investiu e se preparou. De acordo com Gilli, os equipamentos estão todos ajustados para que todos os telespectadores recebam a transmissão com altíssima qualidade.

E-COMMERCE

No último ano, o mercado de comércio eletrônico contou com um aumento de 8%, somando um faturamento de R$ 47,7 bilhões, e deverá continuar apresentando um crescimento acelerado de 12%, com faturamento de R$ 53,5 bilhões. Esses números, de acordo com o estudo, são impulsionados pelo aumento de pedidos. No primeiro semestre de 2016, o online registrou pela primeira vez uma queda de 1,8% em vendas. Mas, lado a lado com a melhora da economia brasileira, o e-commerce voltou a exibir crescimento, registrando 3,9% de aumento do volume de pedidos.

ASSÉDIO

A companhia aérea Avianca passou essa semana por uma situação bem constrangedora e não está sabendo lidar com isso.

O fato aconteceu domingo (11/03) um indivíduo que se encontrava num avião que ia de Belo Horizonte para São Paulo começou a se masturbar diante da renomada cabelereira Vitória Antunes, que no outro dia publicou em suas redes sociais o que havia ocorrido.

A solução da empresa no momento foi de pedir “gentilmente” para que os passageiros trocassem de lugar e se manifestou brevemente no Facebook e disse que “está investigando internamente o ocorrido e tomará as medidas cabíveis”.

Não precisamos nem dizer o que as pessoas acharam disso e, inclusive, se manifestaram negativamente em relação a declaração da Avianca.

O que a Avianca fez? Derrubou o post da Vitória.

No mesmo sentido, um restaurante localizado na cidade de Campina Grande chamado Forno de Pizza fez o chamado “blackface” que consiste numa prática teatral racista que atores se coloriam com carvão de cortiça para representar personagens caricatos nos Estados Unidos.

Sabe o que a Forno de Pizza fez? Excluiu o vídeo.

Hoje em dia esperamos atitudes bem diferentes dessas.

JOSÉ HENRIQUE BORGHI

Zé Borghi co-CEO da MullenLowe Brasil escreveu um texto bem bacana explicando sua saída e o que o motivou a tomar essa decisão:

“Antes que comecem as especulações e teorias sobre minha saída deixa eu dar minha versão:

Sim, estou fazendo como a Anitta, dando uma paradinha. Vou tirar um período errático, que é um sabático sem a menor idéia do que fazer. E também não sei de quanto tempo será esse período; podem ser dias, podem ser anos (viu como não faço ideia mesmo?)

Então vou aproveitar as impermanências da vida e da profissão para passar uma temporada sei lá onde.

Fazer um curso não faço ideia do que. Começar e parar no meio de uma penca de projetos. Errar feio, errar rude:)

Minha ideia neste momento é não ter nenhuma. Não existe plano B. Ainda. Assustador e empolgante ao mesmo tempo, não?

A agência continua como sempre esteve nos últimos tempos, com a condução irretocável do André e a direção de criação talentosíssima do Duda e do Gilmar (a propósito, eles já estavam tocando as coisas perfeitamente bem muito antes dessa minha decisão).

Por fim, queria aproveitar a ocasião e fazer algo que sou muito ruim: agradecer.

A todos que permitiram que eu participasse das suas vidas e de centenas de momentos de alegrias, de apreensões, esperanças, decepções, molecagem, euforia, vitórias incríveis e derrotas acachapantes – algumas, diária e intensamente outras, só de passagem – saibam que eu aprendi com todos. Com cada um de vocês. E que sou eternamente grato.

Segue a vida. Seguem as mudanças.

Beijos emocionados. Terei saudades infinitas.

Zé Borghi”

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDOT, INC. COMPLETA 10 ANOS
Próximo artigoCRIATIVIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here