NOTAS DA SEMANA – 16-03-2018

0
339

GRANDES NOVIDADES

Na coluna da próxima semana, dia 23 terá duas grandes novidades em mídia no mercado gaúcho e no marketing de uma grande empresa de comunicação. Aguardem daremos com exclusividade. Essa coluna já tem a informação, mas em respeito aos envolvidos, só publicará na próxima semana.

MIDIAS

Existe uma queixa construtiva e generalizada dos atendimentos de veículos, do maior ao menor, sobre o descaso das mídias em não terem tempo para atender veículos, com as mesmas respostas viciadas: “hoje não posso-essa semana está pesada- me liga depois-manda por e -mail- e, mais tantas outras”. É impressionante a queda do ritmo dos profissionais e a não atuação do Grupo de Mídia em fazer algo e voltar a ser o Grupo que por muito tempo se destacou no mercado.

LEBES

Uma competente e conceituada profissional de marketing, que por dez anos atuou na Renner, a Relações públicas Fabiana Rossignolo Londero é a nova Gestora de Marketing das Lojas Lebes. Parabéns pela escolha e o fortalecimento do time Otelmo Drebes Junior.

NIZAN GUANAES

O publicitário Nizan Guanaes aposta que o deputado Jair Bolsonaro vai ganhar a eleição presidencial. Ele afirmou em um debate que apesar de discordar das ideias do candidato, enxerga o seu potencial nas urnas. “Eu não sou Bolsonaro. Eu acho que vai ganhar. Ele é fortíssimo candidato. Porque ele tem conexão e está trazendo, ao meu ver, respostas “operísticas” para demandas da população”. Finalmente concluiu: “Bolsonaro é um Dorflex

para a dor do povo brasileiro, vai ganhar a eleição”.

BRINCANDO DE EDITAL

A Prefeitura de Porto Alegre adiou o edital para a escolha das agências que cuidarão da comunicação do Governo Municipal. Fará uma readequação na verba (ao que tudo indica para mais). O SINAPRO-RS está acompanhando e apoiando a construção do edital. Avisar os participantes no dia do Edital já é um grande erro e desprezo para com as agências e, se ainda mudar o briefing, causará enorme prejuízo financeiro, o que é mais um “buraco” para as agências. Além dessa licitação, na do Sebrae foi constatado erro no envelope (pasta escolar) em seis agências e, o tema é livre e a taxa de criação poder chegar a zero. Senac e Fenac por enquanto impugnadas. O Governo de Santa Catarina também cancelou a data do edital, lógico que no dia!

TOIGO

Para falar sobre desafios e oportunidades no contexto de mudanças que a sociedade vive, o CEO de Mídias do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, foi o palestrante do evento de abertura da edição 2018 do ranking Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Rio Grande do Sul. O encontro reuniu cerca de 200 executivos, gestores e lideranças nesta quarta-feira (14), no Sheraton Hotel, em Porto Alegre.

Toigo detalhou o projeto de transformação da RBS e destacou que as mudanças que vivemos não são resultado de uma revolução tecnológica, mas sim de uma mudança cultural e de comportamento.

– Encarar isso e evoluir não é uma opção para as empresas. É uma obrigação. Por isso, a RBS aposta nas pessoas. – frisou, salientando que o processo de evolução foi construído internamente, contando com a participação de colaboradores desde a estratégia até a execução.

Segundo o CEO, o sucesso dos resultados obtidos nesse período está relacionado a uma visão clara do propósito da empresa e ao alinhamento coletivo das equipes a esse propósito.

– Para que as ações tenham consistência e coerência, é importante ter o foco em onde queremos chegar – concluiu.

Great Place to Work – Presente em quase 60 países, a Great Place to Work é uma organização de pesquisa, consultoria e capacitação de pessoas. Com levantamentos realizados em diversos locais de trabalho, identifica as melhores empresas para se trabalhar. Desde 2018, a RBS é parceira do ranking no Rio Grande do Sul.

– Mais do que encontrar um parceiro de mídia, encontramos no Grupo RBS um parceiro para o nosso propósito, que é levar a nossa missão para todos os cantos do Estado – disse André Bersano, diretor de Relacionamento da GPTW no Rio Grande do Sul.

MENU POA

O evento da Associação Comercial Porto Alegre que aconteceu nessa terça dia 13/3 teve a participação, prestigiada por um grande público, de Ana Luiza Ferrão, Diretora Geral da Gang que é a terceira geração do Grupo Lins Ferrão. A Gang foi adquira pelo grupo em 2013, já com 36 anos de tradição e detinha o shaire de mercado de 19%, hoje, depois de 5 anos, está com 37%. Segundo Ana, o maior player da Gang é a Lojas Renner pela tradição dos pais de lá comprarem. Hoje são 42 lojas e mais 150 revendas multimarcas espalhadas pelo país. Uma das características fortes é que tanto público interno como consumidor tem que se entender e ter a mesma linguagem, fazendo com que a missão é ser a loja que mais entende o jovem e por isso usa como slogan “Gang a loja que me entende”. Para poder mostrar tudo à todos de forma itinerante e presencial usa uma Kombi que faz o maior sucesso onde se apresenta.

O que é a paixão para Ana resumida em uma frase “Faça o que você ama e não precisará trabalhar um dia na sua vida”.

O outro empreendedor foi Roberto Sirotsky, que disse que aprendeu a ter disciplina e a empreender jogando tênis e que tem um sonho de ser presidente do Grêmio. Roberto comanda a 3YZ, criada há 10 anos, que pertence majoritariamente a um dos maiores grupos de publicidade do mundo a WPP, mas que não tira o seu poder de decisão. Disse que vivemos uma época de transformação de tecnologia- a era do empoderamento, acesso a informação, consciência, poder de escolha, evolução das relações pessoais e distribuições de marcas. Mais ainda, que comunicação contemporânea necessita transparência, proximidade, representatividade, ser útil e dar resultados. Por fim destacou o modelo que está liderando a mudança: Tecnologia exponencial -tem que ser colaborativa, com equipes multidisciplinares, ter interação, ter grande integra​ção, grande alcance, processos escalonados, descentralizados e auto regulamentado. E o que vem pela frente: Mais de 500 empresas irão sumir até 2025, a internet do corpo vai funcionar daqui a 5 anos, daqui a dez anos teremos os robôs dos órgãos em 3 D e, por fim, a vida será alongada até os 150 anos. A revolução está apenas começando, mas as ideias e os criativos são necessários.

LIDERANÇA

Um ano após lançar o conceito “A gente vive junto”, em homenagem ao aniversário da marca, a Gaúcha segue demonstrando a conexão que tem com o seu público. A combinação das transmissões de eventos esportivos e informações em tempo real dos grandes acontecimentos do Estado, do país e do mundo garantiram à rádio a liderança absoluta pelo 3º ano consecutivo, alcançando mensalmente 1,2 milhão de pessoas diferentes na Grande Porto Alegre e uma média de 59,5 mil ouvintes por minuto.

– Estamos muito felizes e agradecidos aos ouvintes da Gaúcha que nos escolhem todos os dias e nos ajudam a elevar a régua do jornalismo que fazemos – afirma a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.

Na última pesquisa divulgada, referente ao período de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, o Gaúcha Atualidade consolidou-se como o grande destaque da programação de hard News, com 112,9 mil ouvintes por minuto. No ar de segunda a sexta-feira, das 8h10 às 10h, é ancorado pelo jornalista Daniel Scola, que divide a com as colunistas Rosane de Oliveira, no estúdio em Porto Alegre, e Carolina Bahia, direto de Brasília. No segmento de jornalismo esportivo, destaque para a Jornada Esportiva de Domingo, que soma 114, 8 mil ouvintes por minuto.

CAPACITÁ

Sempre na vanguarda em realizar, receber e ter um ambiente de trabalho agradável e funcional, a Capacitá Eventos teve sua sede Idealizada pelo Studio Claudio Perrine, escolhida como escritório do ano de 2018. Eliana Azeredo faz questão de sempre fazer o melhor e ter o melhor ambiente.

BAND RS

A BandRS lança campanha para que nossos estádios sejam locais de bom futebol e respeito entre as torcidas. #PaznoGreNal. Campanha oportuna e meritória.

ESTRANHO

As farmácias São João teimam em dizer que cuidam da saúde, quando na verdade tem o papel de vender remédios, perfumes, cosméticos e etc… Seu slogan (Sua saúde é a nossa missão) deveria ser criticado pelos médicos e por seu sindicato. COM A PALAVRA O SIMERS.

FENAPRO

A Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo (Sinapro SP), promoverá uma série de road shows com o objetivo de aproximar representantes do mercado de provedores de ferramentas. Intitulado “Caixa de Ferramentas Essenciais da Agência de Propaganda”, ele passará por dez cidades até o início de junho e começará no dia 26 deste mês em Campinas (SP).

De acordo com a Fenapro, o objetivo dos encontros é aproximar as agências de propaganda de provedores de soluções que contribuem para a geração de negócios e o aumento de produtividade. Os provedores que participarão da iniciativa são Adstream, CutluraXChange, D’Or Consultoria, Kantar Ibope, VBS, Wacom, Waze, Woodwing e Getty Images. Além das reuniões de negócios com estes players, o evento contará com apresentações da Rede Globo e da Getty Images, parceiras do projeto. Após Campinas, o projeto irá para São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

ENSINO

Ensinar ou discutir se a saída de Dilma foi Golpe. Rasgar e não cumprir as cotas de alunos de cor. Estudar e enaltecer o governo Maduro na Venezuela. São temas que os estudantes brasileiros das universidades federais estão convivendo. Que aprendizado terão esses universitários? Não existem, ou deveriam existir, temas mais profundos e mais significativos para o país?

ASTROLOGANDO

Dia 21 de março, a astróloga e autora Marília Rizzon faz a palestra “Astrologando no Mundo dos Negócios” no Radisson Porto Alegre, integrando a programação do Mês da Mulher do hotel.  Com seu estilo leve, performático e descontraído, Marília fala sobre quatro atitudes pra alinhar carreira e negócios ao céu, ao Zodíaco e ao cosmos! Vale a pena conferir! Acesse: http://lilarizzon.com.br/astrologando-no-mundo-dos-negocios/

NOVIDADE

Quem frequenta o Beira-Rio e a Arena do Grêmio passou a contar com uma novidade a partir desse fim de semana. Resultado de uma parceria entre a marca de cartões Elo e o Grupo RBS, o Elo Futebol Clube tem como objetivo realizar diversas atividades de entretenimento para que torcedores e seus familiares aproveitem ainda mais as partidas. O projeto teve início no Gre-Nal de domingo (11), no estádio colorado.

Inspirado em tendências de grandes clubes mundiais, o Elo Futebol Clube conta com diversas ações voltadas à diversão e ao convívio familiar. Duas horas antes do início das partidas, o público pode jogar futsal e pebolim gigante – com a diferença de que os “bonecos” serão os próprios torcedores. Quem tem boa pontaria pode tentar acertar o alvo no chute a gol.

As edições também contam com shows apresentados por torcedores do time do estádio que sediar o jogo. Para a estreia desse fim de semana, a atração foi o músico colorado Rafael Malenotti. O líder da banda Acústicos & Valvulados comandou um pocket show que teve início às 15h30, no espaço Sunset.

A Gaúcha estará presente em todos os jogos do Elo Futebol Clube, transmitindo ao vivo dos estádios o programa Pré-jornada. A próxima etapa do projeto será na Arena do Grêmio, no próximo domingo (18). Com atividades gratuitas, basta se inscrever no local com a equipe da Elo. Vem aí uma grande ação com a Ambev para a copa do mundo.

CONGRESSO

Em sua oitava edição, o Congresso E-Commerce Brasil Ads & Performance reunirá nos dias 23 e 24 próximos, no Transamerica Expo Center, São Paulo, SP, em 8 áreas de conteúdo diferentes, 3000 congressistas para 2 dias de conteúdo de alto nível técnico focados em performance e mídia para e-commerce.

LUIZ CORONEL

Para festejar os 80 anos de vida, no dia 17 de julho, o poeta, publicitário e escritor fará uma grande festa no Teatro São Pedro, com apresentação de Fafá de Belém, Borguetinho, Orquestra Unisinos e Ballet de Vera Bublitz.

 

RÁDIO MUSICAL

A partir de abril, a 92 FM terá programação comandada por um time de comunicadores reconhecidos do público, muita música boa, serviço e promoções para o ouvinte

Um produto pautado por uma programação musical pop que vai tocar tudo o que o ouvinte quiser ouvir, com preocupação constante com a qualidade do conteúdo e um time de comunicadores que traduzem a essência da novidade. É com essa série de atributos que o Grupo RBS está apostando em uma nova marca para compor o seu portfólio de rádios.

Após se consolidar em diferentes estilos, como hardnews e esporte, rádio conceito, rádio nicho e rádio popular, a empresa passa a contar também com uma rádio musical popular: 92 – A Rádio Mais. A novidade foi apresentada nessa quinta-feira (15) em uma coletiva de imprensa seguida por um evento para parceiros de mercado na Wood’s, em Porto Alegre. O produto começa a operar no dial FM 92.1 a partir de abril. A Farroupilha segue no AM 680.

– Estamos muito entusiasmados com esse movimento no nosso portfólio de rádios. Além de manter a crença em um modelo consagrado de rádio popular com a Farroupilha, ele permite que tenhamos uma rádio musical que os ouvintes da região metropolitana não encontram atualmente. Uma rádio com energia e alto astral, que toca os sucessos do momento que as pessoas querem ouvir e cantar junto, com comunicadores altamente qualificados e muita promoção bacana. Isso é a nova 92, e temos certeza que vai se tornar rapidamente uma rádio querida pelos ouvintes e representar uma excelente alternativa de mídia técnica e endosso de marca para nossos clientes – destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

Para manter uma relação de proximidade com o ouvinte, a nova rádio terá a programação comandada por um time de comunicadores já conhecido do público: Cris Silva, Rodrigo Adams, Adriano Domingues, Martin TJ, Duda Garbi, Arthur Gubert e Mari Araújo.

Ancorada nos hits populares do momento, a programação foi pensada a partir da jornada do consumidor. Pela manhã, por exemplo, o ouvinte vai deparar com músicas do momento e drops de informações e serviços – como hora, temperatura e trânsito. Já no período da tarde e da noite, a programação será essencialmente musical, com poucas interrupções entre um hit e outro. Além disso, promoções, sorteios e brindes serão anunciados a qualquer momento pelos comunicadores do novo produto.

– A 92 vem fazer história com uma programação popular eclética. As melhores músicas, os melhores shows e os melhores prêmios. Essa é a 92, A Rádio Mais contemporânea e mais conectada – afirma o coordenador de Produto e Programação da novidade, Martin TJ.

FALTA DE CRIATIVIDADE

“A tecnologia e/ou a automação do marketing não vai aliviar a dor, nem reuniões ou gráficos, ou pesquisas exploratórias, muito menos números. Só ótimas ideias podem fazer isso” disse Mark Wneck, o diretor de conteúdo criativo do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown se referindo a situação atual em que agências não dão o valor necessário para a parte criativa, focando apenas na geração de resultado.

Essa situação é bem visível e cada vez mais as agências são alvos de críticas. Afinal, toda essa mudança que a tecnologia trouxe acabou mexendo com a cabeça dos diretores e coordenadores dessas empresas que antes tinham como essencial a criatividade. Hoje, o essencial são as ferramentas e plataformas que essa empresa possui.

Criatividade que hoje foi transformada em um padrão que é aceitável ou não. Essa criatividade está censurada e ai de quem quiser mexer onde não deve.

Falo de ser criativo, e não fazer o que o consumidor quer ou o que o coleguinha falou que viu num site/rede social.

Criatividade vem de dentro da gente. Criar não é copiar.

RECORD TV RS

Começou nesta quinta-feira a transmissão da televisão aberta com sinal 100% digital em Porto Alegre e mais 107 municípios do Rio Grande do Sul. Para marcar a nova era, o Grupo Record RS realizou ato à meia-noite na sede da Record TV RS, quando houve o desligamento do sinal analógico para a entrada do novo sinal. “O dia de hoje representa uma mudança radical na forma de transmitir o sinal da Record TV do Rio Grande do Sul. Passamos a ser agora 100% digital”, comemorou o presidente do Grupo Record RS, Reinaldo Gilli, após ter mudado a posição- chave de transmissão na central técnica da emissora.

O impacto da chegada do sinal digital no RS, na atual etapa, envolve diretamente 2 milhões de domicílios e cerca de 5 milhões de pessoas que serão beneficiadas com o padrão elevado de transmissão, explicou a diretora da Seja:Digital, Márcia Cavalcante. “Vamos ter uma TV com maior mobilidade, poderá ser assistida também em tablets e smartphones, e será mais interativa com jogos, aplicativos, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais”, explicou. Márcia ainda previu uma melhora da Internet. “O sinal analógico de TV percorre a mesma faixa de 700 MHz da Internet móvel 4G. Com o desligamento do sinal analógico a faixa da Internet móvel ficará mais limpa e ágil”.

Junto ao presidente do Correio do Povo, Sidney Costa, do diretor-geral da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, do assessor Executivo do Grupo Record, Veríssimo de Jesus, da diretora de Operação Regional da Seja:Digital, Márcia Cavalcante, publicitários e convidados, Reinaldo Gilli enfatizou a melhora da qualidade de imagem e de som a partir de agora aos telespectadores, sem qualquer custo.

Segundo Gilli, há pouco mais de uma década, quando o Grupo Record adquiriu a então Televisão 2 Guaíba tudo era analógico. “Hoje, repito, somos 100% digital”. Outro ponto importante da mudança, segundo o presidente do Grupo Record RS, é o fim das limitações de cobertura devido às limitações do sinal analógico. Para atender aos seus telespectadores no padrão digital o Grupo Record investiu e se preparou. De acordo com Gilli, os equipamentos estão todos ajustados para que todos os telespectadores recebam a transmissão com altíssima qualidade.

E-COMMERCE

No último ano, o mercado de comércio eletrônico contou com um aumento de 8%, somando um faturamento de R$ 47,7 bilhões, e deverá continuar apresentando um crescimento acelerado de 12%, com faturamento de R$ 53,5 bilhões. Esses números, de acordo com o estudo, são impulsionados pelo aumento de pedidos. No primeiro semestre de 2016, o online registrou pela primeira vez uma queda de 1,8% em vendas. Mas, lado a lado com a melhora da economia brasileira, o e-commerce voltou a exibir crescimento, registrando 3,9% de aumento do volume de pedidos.

ASSÉDIO

A companhia aérea Avianca passou essa semana por uma situação bem constrangedora e não está sabendo lidar com isso.

O fato aconteceu domingo (11/03) um indivíduo que se encontrava num avião que ia de Belo Horizonte para São Paulo começou a se masturbar diante da renomada cabelereira Vitória Antunes, que no outro dia publicou em suas redes sociais o que havia ocorrido.

A solução da empresa no momento foi de pedir “gentilmente” para que os passageiros trocassem de lugar e se manifestou brevemente no Facebook e disse que “está investigando internamente o ocorrido e tomará as medidas cabíveis”.

Não precisamos nem dizer o que as pessoas acharam disso e, inclusive, se manifestaram negativamente em relação a declaração da Avianca.

O que a Avianca fez? Derrubou o post da Vitória.

No mesmo sentido, um restaurante localizado na cidade de Campina Grande chamado Forno de Pizza fez o chamado “blackface” que consiste numa prática teatral racista que atores se coloriam com carvão de cortiça para representar personagens caricatos nos Estados Unidos.

Sabe o que a Forno de Pizza fez? Excluiu o vídeo.

Hoje em dia esperamos atitudes bem diferentes dessas.

JOSÉ HENRIQUE BORGHI

Zé Borghi co-CEO da MullenLowe Brasil escreveu um texto bem bacana explicando sua saída e o que o motivou a tomar essa decisão:

“Antes que comecem as especulações e teorias sobre minha saída deixa eu dar minha versão:

Sim, estou fazendo como a Anitta, dando uma paradinha. Vou tirar um período errático, que é um sabático sem a menor idéia do que fazer. E também não sei de quanto tempo será esse período; podem ser dias, podem ser anos (viu como não faço ideia mesmo?)

Então vou aproveitar as impermanências da vida e da profissão para passar uma temporada sei lá onde.

Fazer um curso não faço ideia do que. Começar e parar no meio de uma penca de projetos. Errar feio, errar rude:)

Minha ideia neste momento é não ter nenhuma. Não existe plano B. Ainda. Assustador e empolgante ao mesmo tempo, não?

A agência continua como sempre esteve nos últimos tempos, com a condução irretocável do André e a direção de criação talentosíssima do Duda e do Gilmar (a propósito, eles já estavam tocando as coisas perfeitamente bem muito antes dessa minha decisão).

Por fim, queria aproveitar a ocasião e fazer algo que sou muito ruim: agradecer.

A todos que permitiram que eu participasse das suas vidas e de centenas de momentos de alegrias, de apreensões, esperanças, decepções, molecagem, euforia, vitórias incríveis e derrotas acachapantes – algumas, diária e intensamente outras, só de passagem – saibam que eu aprendi com todos. Com cada um de vocês. E que sou eternamente grato.

Segue a vida. Seguem as mudanças.

Beijos emocionados. Terei saudades infinitas.

Zé Borghi”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here