NOTAS – 29-03-2018

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APELO

Os sócios, donos, administradores de algumas agencias, tem o dever e a necessidade de saber o que os seus departamentos de mídia tanto fazem que não tem tempo de ouvir necessidades, projetos, programas, novas ideias para seus clientes. Será que o cliente tem que saber antes? Isso está virando regra…se fala mais com o dono e menos com as mídias.

UMA FRASE

“ A obesidade é uma   vitória dupla para o consumismo. Em vez de comer pouco, o que levará à contração econômica, as pessoas comem demais então compram produtos para a dieta – contribuindo duplamente para o crescimento econômico”.

BAND 1

A Band não para de contratar jornalistas e apresentadores, fazendo jus ao seu slogan de constante movimento. Essa semana traz um novo Band Cidade com mais participação e mais rua, fazendo com que o telespectador participe e viva nossas coisas. A Band está cada vez mais valorizando o que é nosso e priorizando essa meta como objetivo comum.

BAND 2

A Band foi parceira exclusiva do Seminário de Sustentabilidade do LIDE-RS que aconteceu no teatro do CIEE. Uma grande realização.

SBT

Tratado com todo sigilo, o SBT pretende lançar no segundo semestre sua estreia no mercado de vídeos on demand via plataforma. A versão “Netflix” ou “Globo Play” da emissora de Silvio Santos já é considerada entre seus executivos como um dos investimentos mais ambiciosos dos últimos anos.

TVE

A TVE deu mais um salto de qualidade ao estar presente no canal 507 da NET e totalmente digital. Trata-se de uma ação de vontade e empreendedorismo do presidente Orestes de Andrade e do Governo Sartori. Apesar de todas as dificuldades a TVE transmite programas locais de muita profundidade e ainda complementa com o jornalismo da TV Cultura de São Paulo, por força de contrato de locação do prédio com a TV Brasil. Sua presença nos municípios do Estado tem uma audiência significativa por sua cobertura completa.

METRO
O Jornal Metro do grupo Bandeirantes exibiu na edição de segunda feira, dia 26, aniversário de Porto Alegre, uma capa 360º com o Titulo “De Olho no Futuro”, simplesmente espetacular.

MARCAS DE QUEM DECIDE

O Jornal do Comercio junto com a Qualidata faz um evento que se consagrou e comemorou em 2018, vinte anos de sucesso.

Apesar de na edição impressa que circulou no dia 26/3, com vários artigos de publicitários de muita importância e relevância no mercado, existir uma falha de que nenhuma entidade de propaganda, principalmente o SINAPRO, ao contrário das outras, não ter participado ou sido consultado pelos realizadores.

VERGONHA

Sem noção da medida adotada, ou de quem deu a ordem (SÓ PODE TER PARTIDO DE UM “BURROCRATA”), a FIERGS na contramão de tudo, quis cobrar 15 mil para a cedência do espaço para a cerimônia de entrega dos carros pelo Instituto Floresta a Secretaria de Segurança do Estado. O Shopping Iguatemi, sem pestanejar, cedeu de GRAÇA. Seguramente a maioria dos empresários que fizeram as doações, são sócios da FIERGS.

ESCALA

Com uma estratégia muito inteligente a Escala está desde 2017 realizando Jobs de clientes espetaculares, como por exemplo água cristal e agibank, com isso conseguindo dar entrada de caixa extra e fazendo a agência acontecer, sem descuidar do seu portfólio. Outra agência do mercado já conseguiu realizar só de Jobs no primeiro trimestre ¼ de milhão de rentabilidade. Quem quer faz acontecer.

ESSA COLUNA DEU COM EXCLUSIVIDADE NA SEMANA PASSADA

O time de Comunicação da RBS recebeu um novo reforço nessa semana. A publicitária Priscila Barbosa passou a integrar a equipe como Gerente de Comunicação responsável pela gestão da marca Grupo RBS. Desde fevereiro, os times de Marca Grupo RBS, Comunicação de Produto, Comunicação Institucional e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho são uma equipe única, com atuação integrada, sob liderança da jornalista Caroline Torma. A nova estrutura integra a área de Marketing da empresa, criada em 2017 com o objetivo de ampliar o conhecimento e a conexão da empresa com o mercado e com os consumidores.

– É um grande orgulho contribuir para posicionar um sistema de marcas fortes e relevantes que compõem o Grupo RBS. Assumir a gestão de uma marca que tem a informação e a verdade como um de seus produtos, em um momento em que a verdade (seja dos fatos, das experiências vividas e das relações) pauta as discussões, é um enorme desafio – afirma a publicitária.

Priscila soma 15 anos de experiência no mercado de comunicação. Ao longo da carreira, ocupou cargos como gerente de Marketing no Simers, gerente de Marketing de produto no Grupo Zaffari, gestora de Marketing na Vonpar, coordenadora de Planejamento no Grupo RBS e gerente de Atendimento na DCS e F/Nazca. Entre os reconhecimentos e prêmios recebidos estão o Top de Marketing ADVB 2015, Ouro Effie Awards 2011, Short List Wave Festival 2011, Grand Prix Salão da Propaganda 2010 e Grand Prix Mídia Show 2010.

PITACO

Esta semana, num evento de mercado, um conhecido profissional de marketing explicava o ajuste na sua estrutura. Diferente do que todos podem imaginar, o discurso dele alinha com a ideia de agência essencial, diferenciado sobremaneira daquela ideia, hoje antiga, de várias agências ou consultorias cercando uma marca. Ele entende que a marca para qual trabalha precisa de uma estratégia, que se desdobrará em seus departamentos internos (ou clientes internos, como já chamávamos há algumas décadas) e essas fontes trarão necessidades, que se transformam em briefing e, logicamente, esse briefing vira demanda para a agência. Se dentro da agência isso se multiplica em outros players, não é mais problema do cliente. O que isso significa? O inchaço dos departamentos de marketing chega ao fim. A estrutura pedia um novo modelo de agência e as agências, em sua imensa maioria, foi ajustando. Um problema macro, uma estratégia macro, uma comunicação macro, uma agência para organizar e validar isso. Vejo, nisso tudo, o recomeço das agências numa versão muito mais slim, adequada e muito mais importante, como jamais foram. As ideias e os planos começaram a ter valor e eu, sinceramente, muita fé no negócio. Bendito 2018!

Em tempo: quem ouviu comigo isso tudo? O Nenê e mais um profissional de veículo. O que isso irá render? Quem sabe, junto com a visão do Jonatas Abbot, um baita tema para fórum/workshop entre agências, clientes e players do mercado.

FERNANDO SILVEIRA – Diretor da Integrada

ADVB-RS

A grande executiva da RBS Andrea Preis Correa é a nova Diretora de eventos da ADVB-RS. Uma grande escolha, pois a Andrea já foi presidente do GAV (Grupo de Atendimento de Veículos) e Vice-presidente da ARP (Associação Rio-grandense de Propaganda), experiência e competência não lhe faltam.

SINAPRO-RS

O Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul será homenageado na próxima segunda feira, 02 de abril, pela Câmara Municipal de Porto Alegre por seus 40 anos de atuação.

O PRESENTE

A ideia de uma comunicação 360º,a governança compartilhada e brifada para “house” da empresa ,a solução em uma só empresa de comunicação, não importando o modo como faz e contrata, mas tem que ser e pertencer ao escopo da empresa e com ela vivenciar tudo que possa envolver o interno e o externo .Esse  contexto começa a ser vivenciado por um grande cliente do mercado e uma agencia essencial(total).Nós acreditamos nessa formula que não é mágica, mas é sem dúvida muito pertinente e deverá vingar.

PESQUISA?

A multiplicação das dívidas continua sendo um problema para os brasileiros. Quase 60% dos entrevistados numa pesquisa inédita da consultoria MindMiners, que ouviu 1 000 pessoas em diferentes regiões do país, disseram ter, no mínimo, duas dívidas pendentes. Eles devem para bancos, lojas, governo e até para familiares e amigos. Do total, 20% têm entre quatro e seis dívidas, e 4% têm dez ou mais. Consequência disso: menos de um terço dos entrevistados disse estar satisfeito com sua situação financeira. Mas 51% acreditam que ela melhorou em 2017 e 69% acreditam que deve melhorar neste ano. Para a MindMiners, o otimismo se deve à queda da inflação, que aumentou o poder de compra, e ao início de retomada da economia. Como vai comprar se não tem crédito.  Que tem a ver a inflação? Pesquisas sem pé nem cabeça, feita com gente que não sabe o que está respondendo. Triste país do “me engana que eu gosto”.  De onde vem todo esse otimismo!!

AHEAD

A primeira edição do ano do Ahead!, inciativa do Grupo RBS que objetiva debater sobre novas possibilidades de combinações de canais, plataformas, formatos e linguagens, abordou o tema Branded Content nesta terça-feira, 27.

Para um público de cerca de 100 pessoas, reunidas no Santander Cultural, os convidados da noite concordaram: conteúdo de marca não é publicidade. A temática foi abordada por Patrícia Weiss, presidente da Branded Content Marketing Association South America; o CEO da Vice Brasil, Daniel Conti; e Denis Onishi, gerente de Marketing da Fiat Chrysler Automobiles.

Patrícia foi a primeira a explanar sobre o assunto, defendendo que, ao contrário do que alguns praticam, branded content não interrompe, não é intrusivo, nem é momento de comercialização ou venda. “As palavras interrupção e intrusão foram substituídas de vez por envolvimento e engajamento. E isso acontece quando a marca sintoniza a sua verdade com a verdade das pessoas”, defendeu a executiva, que falou por cerca de uma hora. “Vou passar a palavra aos meus colegas, já que roubei o tempo de todo mundo e a RBS nunca mais vai me convidar para nada”, brincou.

Dentro dos conceitos de relevância, verdade e significado, e corroborando a ideia de “o que importa não é o que a marca faz, ou como faz, mas porque faz”, Daniel apresentou projetos assinados pela Vice e contou sobre os processos de criação de projetos. Segundo ele, o pensamento dos publishers deve trabalhar entre as promessas da marca e o interesse da audiência e, no meio disso, deve estar o conteúdo, “é assim que se cria uma cultura”.

Com tempo reduzido, Onishi não conseguiu fazer sua apresentação, mas explanou sobre a postura da Fiat frente a essas novidades de marca. Mais do que apenas o propósito da marca ou um excelente produto, é importante estar próximo dos desejos dos clientes e o que realmente os interessa. Para alcançar esse cenário, o executivo contou sobre a decisão de unificar, sob uma mesma orientação, as áreas de criação, produção, monitoramento e performance da empresa.

Mediados pelo diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, imprensa, clientes, agências, influenciadores e parceiros puderam conferir cases de ações que permitiram às marcas estarem mais próximas e conectadas com seus públicos. O evento contou ainda com transmissão pela página da RBS no Facebook.

COLETIVA DEBATES

A nova edição do ‘Coletiva Debates – Precisamos conversar’, iniciativa do portal Coletiva.net, com o apoio da Santa Casa, abordará o tema Comunicação Empresarial. Será realizado em 9 de abril, às 19h30, no Centro Histórico e Cultural da Santa Casa (Rua Prof. Annes Dias, 295).

MARCA 

A marca Petite Jolie passou por uma evolução e vive um novo momento na sua curta, mas já marcante história. A conceituada grife de calçados, bolsas e acessórios femininos, presente há nove anos no mercado, traz muita personalidade e design, mas precisava evoluir seu posicionamento e sua identidade visual, injetando mais vitalidade na sua proposta cheia de cores e alegria que já conquistou milhares de mulheres no Brasil e no exterior.

Quem assina essa repaginação de posicionamento e atualização da identidade visual da marca é o Estúdio Gilnei Silva, de Campo Bom (RS), que contou com a parceria de Felipe Schmitt-Fleischer Estratégia de Marcas no projeto de branding.

CORSAN

A Corsan investirá R$ 129 milhões com recursos próprios e empréstimos anunciados hoje pelo Governo Federal para investimentos em saneamento

Um conjunto de sete municípios atendidos pela Corsan foi beneficiado por obras do programa Avançar Cidades Saneamento, anunciadas nesta terça-feira (27), em Brasília. Por meio de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal, o Governo Federal liberou R$ 129 milhões para investimentos em Alegrete, Iraí, Panambi, Rio Pardo, São Luiz Gonzaga e São Sebastião do Caí. As obras integram pacote de investimentos no valor de R$ 2 bilhões, que foi anunciado hoje pelo Presidente Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto. A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser.

LOJAS POMPÉIA

O novo conceito “Você diz sim para Pompéia, o Mundo diz UAU para você” foi criado pela Agência Escala para a coleção Outono/Inverno 2018. As atrizes Carolina Dieckmann, Sheron Menezes e Mariana Rios formam o squad de celebridades clicadas pelo fotógrafo israelense Yossi Michaeli na ação pensada para retratar a diversidade da beleza feminina de todas as consumidoras da marca. As celebridades aparecem em um ambiente próximo ao de clipes de divas da música pop, traz painéis de LED com comentários de consumidoras se misturando com a beleza das atrizes.

“Chamamos para participar da campanha como diretor de fotografia, o talentoso Phill Mendonça, que já assinou a fotografia de clipes de famosas como Ludmilla e Anitta”, comenta Vinícius Marques, diretor de criação da agência. “Isso fez toda a diferença no look inovador do filme, que se destaca pelo clima totalmente novo para as campanhas das Lojas Pompéia”.

O shooting, que aconteceu no estúdio Polo Cine, no Rio de Janeiro, foi dirigido por Gustavo Tassot e foi brifado pelo núcleo de criação da Escala para surpreender o público da Pompéia. A escolha do trio global segue a estratégia de ampliar a visibilidade do e-commerce da marca nacionalmente e reforçá-la regionalmente, com veiculação em TV regional e nacional, revistas de moda e merchandising nacionais.

“A maioria do público da Pompéia é de mulheres, por isso escolhemos celebridades que conversam com elas, despertam desejo e são referências de moda, além, claro, de representarem diferentes tipos e perfis de consumidoras”, explica Andrea Klemm, diretora de negócios do núcleo de moda da Escala.

Curiosidades de bastidores: Sheron Menezes entre uma cena e outra fazia uma pausa para amamentar seu filho Benjamim de seis meses. Caroline Dieckmann desembarcou direto de Miami para o set de filmagem na Cidade Maravilhosa.  Já a cantora e atriz Mariana Rios esteve presente na convenção de vendas da marca no último domingo, 11 de março, que reuniu mais de 400 pessoas, em Porto Alegre.

SENAC/RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul, Senac-RS, começa 2018 com boas notícias. A instituição foi reconhecida, no dia 27 de março, em São Paulo, no Melhores em Gestão, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A distinção tem origem no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), que após 25 anos de existência foi remodelado, tornando-se o Melhores em Gestão. Além do reconhecimento, a instituição também recebeu o troféu Destaque pelas suas excelentes práticas de gestão, consideradas nível classe mundial. Entre as 11 organizações presentes no evento, apenas três conquistaram o troféu.

Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a trajetória de conquistas do Senac-RS corrobora com a seriedade de uma instituição que há mais de 70 anos exerce um importante papel na educação profissional dos gaúchos. “Esse prêmio comprova, mais uma vez, uma gestão séria, ética e que prima pela qualidade”, afirma Bohn.

“Participar de mais um reconhecimento voltado à qualidade é extremamente relevante, pois nos permite comparar nossa gestão com outras organizações que, assim como nós, primam por uma gestão ética, transparente, sustentável, inovadora e excelente. E essa conquista demonstra que estamos no caminho certo. Em um cenário com tantas dificuldades, em que a educação paradoxalmente é tão importante, mas muitas vezes colocada em segundo plano, receber esse reconhecimento demonstra que é possível e vital buscar a excelência na educação. Estamos felizes por cumprirmos com eficiência a nossa missão: educar para o trabalho em atividades de bens, serviços e turismo”, destaca o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa.

Para Rosa, a conquista mostra que os processos adotados pelo Senac-RS permitem o monitoramento de indicadores e a realização de análises críticas para identificação constante de oportunidades de melhoria. “Nosso principal desafio é utilizar e manter um sistema de gestão que priorize o atingimento de resultados, tanto financeiros quanto para nossos alunos e sociedade. Para isso, devemos pensar a empresa como uma organização competitiva e sustentável, sem deixar de sermos uma instituição que promove o desenvolvimento da sociedade e a inovação, oferecendo as melhores soluções em educação profissional e ser reconhecida por isso”, destaca o dirigente.

A distinção coroa uma longa trajetória de premiações, resultado da excelência nos processos de gestão e da constante busca pela qualidade e inovação.  Em 2003, a instituição aderiu ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP e, em 2008, iniciou a sua participação no Prêmio Qualidade RS (PQRS). No total já são 148 prêmios conquistados. Em 2015, obteve projeção nacional ao ganhar o reconhecimento como empresa destaque no Critério Clientes no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e no ano seguinte tornou-se a única instituição de ensino do País a ganhar o PNQ, prêmio máximo à excelência do Brasil.

Em 2017, o Senac-RS expandiu as fronteiras do País ao ser a primeira instituição de ensino do Brasil a receber o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade, reconhecimento máximo à excelência em gestão da Ibero-América, promovido pela FUNDIBEQ (Fundación Iberoamericana para la Gestión de la Calidad). Ao total, 22 países participaram do processo de avaliação.

FINANÇAS E TÊNIS

O trio de investidores Marcelo Maisonnave, Eduardo Glitz e Pedro Englert – todos ex-sócios da XP Investimentos – já tem participação em seis startups, a maioria de soluções financeiras, mas partiu para um negócio inusitado. Eles estão investindo na Yuool, marca gaúcha que fabrica um único modelo de tênis de lã de ovelha, que pode ir para a máquina de lavar. Entre os outros negócios estão a gestora de investimentos Warren, a plataforma de crédito Monkey Exchange e a empresa de cursos e eventos Startse.

PORTA FECHADA

No estado do Rio de Janeiro, os sinais da economia vão de mal a pior. Um levantamento do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro mostra que 21000 estabelecimentos comerciais fecharam as portas no estado no ano passado, incluindo farmácias, mercados e lojas de roupa. É uma alta de 26% em relação ao ano anterior. Somente em dezembro fora 2 491 lojas encerrando atividades, uma alta de 43% no comparativo com o mesmo mês de 2016.

EDUCAÇÃO SÓ??????

QUAIS DEVEM SER AS PRIORIDADES DO GOVERNO? (1) em % de citação nas três prioridades indicadas pelos entrevistados)

1º Melhorar os serviços de saúde……………… 37%

2º Aumentar o salário mínimo…………………..33%

3º Controlar a inflação……………………………32%

4º Reduzir os impostos…………………………..30%

5º Promover a geração de empregos…………. 30%

6º Melhorar a qualidade da Educação………..  25%

QUAIS AS PRIORIDADES DO BRASILEIRO CASO TIVESSE AUMENTO DE SALÁRIO? 2)

1º Investir na própria educação ou na dos filhos..32%

2º Reformar ou mudar de casa……………………  20%

3º Poupar……………………………………………….16%

4º Abrir um negócio…………………………………..12%

5º Contratar um plano de saúde ou melhorar o que tem.7%

6º Comprar uma moto ou um carro…………………3%

  • Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência com 2 000 pessoas em 127 municípios em dezembro de 2017- (2) Pesquisa realizada com 3 000 pessoas em território nacional. Fontes:  Confederação Nacional da Indústria e Todos pela Educação.

 

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