NOTAS DA SEMANA-20-04-2018

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GRUPO DE MIDIA
Cansada de esperar uma maior participação a presidente do Grupo de Midia Clarissa Dorneles garante um grandioso evento para o mês de maio.

CRUZAMENTO

Dois grandes eventos, muito importantes no dia 24. Um da RBS e outro Globo Sul, ambos no mesmo horário. Aliás, o mercado tem se portado assim, quando tem evento, todos acontecem no mesmo dia e horário. Está faltando comunicação de agendas.

JOÃO SATT

Dia 25 de abril a convite do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros, estarei fazendo uma palestra sobre “ O futuro já está no presente”.
A base da palestra: curso do Executive Program da Singularity University(Califórnia) mais estudos de comportamento de consumo e comportamento das gerações Baby Boomer, X, Millennials e Z(nativos digitais).

MARKETING

Com tantos profissionais bons trabalhando em empresas anunciantes e veículos na função de Marketing, entendemos que um grupo ou clube ou não sei o que já deveria ter acontecido. Chegou a hora e é muito importante. E aí Juans, Maxes, Marcelos, Andreias e tantos outros??????

ESCALA

Andre Nonnig, que seguramente é um dos mídias de grande destaque no mercado, está indo parara os escritórios da Globo Sul. Carla Azevedo está na Escala fazendo um job e quem sabe….voltará a fazer em definitivo o que sempre gostou. A Escala contrata também um novo diretor de arte, importado, Gustavo Lacerda.

CONCORRÊNCIAS

Seis agencias estão participando da concorrência da IBRAVIN, sendo uma de Brasilia. Sebrae abre os envelopes e elimina uma agência, por enquanto Global na frente.

FACILITA RS
Uma grande atitude tomou o Governo do Estado RS em criar um login FACILITA RS que dará maior agilidade a uma série de necessidades que a população necessita e poupará em milhões de reais em papel e facilitará a vida de todos. Alguns dirão que está se fazendo isso aos 45 minutos do segundo tempo, mas como se sabe enquanto o jogo está sendo jogado, o gol pode sair e é válido de forma honesta e bem legal. Ainda mais quando se pensa e age para frente.

BAND MULHER
A Band RS estreia nessa sexta-feira, 20/04, um novo quadro que mistura turismo, gastronomia e aventura: o GastroAventura.
Um projeto que tem como centro o turismo fora de rotas convencionais. A ideia é proporcionar experiências à pessoas que têm aventura e gastronomia como parte do seu estilo de vida.O GastroAventura será apresentado no formato de um quadro semanal, dentro do programa Band Mulher (13h15/14h). Na essência do quadro estão as viagens por terra em lugares inusitados, seja uma praia deserta, um cânion ou até uma pequena cidade, conduzidos por veículos 4×4. As belas imagens serão captadas e o telespectador poderá sentir um pouco dessa experiência.

O quadro será exibido 1 x por semana no programa, sempre às sextas-feiras. A apresentação será de Paula Segalla, idealizadora do PhotoTrilha, projeto criado junto com seu esposo André Studzinski. Apaixonados pela natureza e fotografia, fizeram desta paixão um estilo de vida. Paula é fotógrafa e possui grande experiência na condução de projetos a frente das câmeras.

RBS/MARKETING

Conectado aos interesses, às preferências e aos hábitos dos gaúchos na sua essência, o Grupo RBS apresentou seu posicionamento de mercado nesta sexta-feira (20), para algumas das marcas e veículos mais relevantes do país, no Marketing Network Brasil (MNB) 2018, evento que ocorre na Ilha de Comandatuba, na Bahia. Desde que lançou sua nova estratégia, com foco no cliente, a RBS vem realizando uma série de movimentos importantes com o objetivo de se posicionar como consultora de negócios, uma empresa que apresenta tendências, provoca discussões e ajuda o cliente a investir de forma assertiva para se conectar com as pessoas.

O vice-presidente de Mercado, Marcelo Pacheco, explicou como a RBS vem evoluindo neste processo ao longo dos últimos 14 meses. Também apresentou um recorte do estudo Persona, produto da área de inteligência de mercado da empresa, criado com o objetivo de amplificar o conhecimento do gaúcho, a serviço das marcas que desejam falar com esse público.

— Na RBS, nosso foco e energia na área de Mercado estão em gerar resultado para os clientes. Ir além da venda de mídia para oferecer soluções de negócio. É preciso entender esse novo ecossistema e guiar o cliente com consistência — apontou.

Promovido pelo grupo Meio&Mensagem, o Marketing Network Brasil é um dos mais relevantes encontros de heads de marketing do Brasil e reúne um grupo seleto de cerca de cem convidados a cada ano. O evento estimula a troca de experiências e o fortalecimento de uma rede de relacionamento do mercado. A RBS é parceira e patrocinadora do MNB há mais de uma década. Além de conteúdo, leva para a Bahia o Parador RBS. Ao estilo casa de praia, o espaço de relacionamento é uma amostra do sul do Brasil e apresenta elementos como a gastronomia local, neste ano com assinatura do chef Vico Crocco.

BAND-RS

A Band RS vai utilizar a força de seu grupo e através da Band TV, Rádios Bandeirantes e BandNews FM, Metro Jornal e Internet fará o mapeamento dos buracos em Porto Alegre. O público pode participar e ajudar com o relato desse problema cada vez mais comum na nossa cidade. Serão recebidas fotos através dos números de WhatsApp dos veículos, devendo os registros serem feitos em plano aberto, de maneira que permita identificar o local. É importante que as pessoas assinem as mensagem e também enviem o endereço ou um ponto de referência do local.

Utilize a hashtag #buracômetro

ROUBO

Os grandes Bancos, quatro mais um não nominado detém 84% dos recursos desse país. Durante os últimos anos isso vem se acentuando cada vez mais. Embora a taxa Selic seja de 6.25% eles conseguem ter taxas de 350% até 800% ao ano. Conseguiram mexer na poupança que vinha sendo de 0.5% ao mês o rendimento, agora é 70% da taxa Selic, ou seja 0,42% ao mês. Só uma pergunta quando estava 14 0u 15% por que não fizeram a caderneta render 10% não era legal isso para eles. Enquanto isso, não entendemos como Bancos como cooperativas (Vide Sicredi) não praticam esse juro abusivo, extorsivo é pior que agiotagem. Segurança de crédito? Garantias? Mentira! São abençoados pelo Banco Central (que mantém um setor de educação financeira?????). Saiam desses Bancos que cada vez mais mandam no seu dinheiro e lhe exploram de forma a deixa-lo refém e pior dependente total.

SBT-RS

No Masbah! do próximo sábado, 21 de abril, a apresentadora Mônica Fonseca foi visitar o único salão de beleza de Porto Alegre dedicado à gurizada. No local, é possível fazer maquiagem, penteados e até mesmo pintar os cabelos dos pequenos. Ainda falando em beleza, o programa foi atrás de uma tendência de maquiagem que fez muito sucesso nos anos 80 e está de volta com força total: o glitter.

De passagem pelo Rio Grande do Sul, Cris Flores participou de uma entrevista bem divertida. Ela e Mônica conversaram sobre o programa “Fábrica de Casamentos”, sobre filhos e família. No quadro “Panelando”, um tradicional restaurante uruguaio que mistura a gastronomia tradicional com a brasileira. O resultado? Um hambúrguer delicioso.

Vale lembrar que, a estreia de Mônica Fonseca na apresentação do “Masbah!” foi vice-líder e rendeu 6,6 pontos de média ao SBT RS. O programa registrou pico de 7,4 e share de 14,6%. No horário, a terceira colocada registrou 1,2 pontos de média.

O “Masbah!” é exibido aos sábados, a partir de 12h30, no SBT RS.

RELÓGIOS

Disponível desde janeiro no site da prefeitura de Porto Alegre, a consulta pública sobre os relógios de rua da cidade foi encerrada, e os resultados, apresentados ontem. No total, houve 34 contribuições sugeridas pela população e por possíveis interessados em operar o serviço. A partir delas, ocorreram 23 alterações no edital.

Uma das mudanças propostas e acatadas pelo município foi a disponibilização por parte da prefeitura, de informações referentes ao índice médio de radiação ultravioletaemitido pelos relógios. Outra alteração foi a prorrogação de 30 para 45 dias do prazo para instalação dos aparelhos após a homologação do resultado do certame.

Outra modificação envolve a oferta de 4% dos anúncios colocados nos relógios para a prefeitura. As publicidades, se usadas até uma vez por mês, serão pagas pela vencedora do edital. Em caso de anúncios extras, serão pagos pelo poder público. Também foi solicitado que, depois de assinado o contrato, a empresa possa solicitar alterações no plano de implantação e de manutenção, visando ao equilíbrio financeiro, ao que a prefeitura determinou que as mudanças poderão ocorrer mediante acordo entre as partes.

A Central de Licitações está, agora, analisando o edital e fazendo as alterações cabíveis. Quando as mudanças forem finalizadas – o que deve ocorrer na semana que vem –  a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas publicará o certame para avaliação.  Encerrado o prazo para manifestações, estabelecido em 20 a 30 dias, o edital final será publicado oficialmente no Diário Oficial de Porto Alegre. Só aí será possível aos interessados enviarem suas propostas.

O certame prevê a instalação de 168 relógios de rua. Até junho de 2015, quando os aparelhos foram desativados, Porto Alegre contava com 50 equipamentos espalhados pela cidade.

No novo editorial, além da inclusão dos relógios eletrônicos no sistema de monitoramento de Porto Alegre, outras possibilidades incluem o fornecimento Wi-Fi á população, de forma gratuita, bem como a eventual divulgação de informações de interesse público. Pelo termo de referência, a concessão terá duração de 20 anos, com implantação de todas as unidades no prazo máximo de 24 meses, a partir da ordem de implantação.

CONVITE/HOMENAGEM

O Governador José Ivo Sartori recebeu o convite para inaugurar e ser homenageado na Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado em Paris. O prêmio foi fruto de uma pesquisa realizada em agosto pela ALAP com seus representantes em cada capital brasileira sobre esforços de governadores para saírem da crise financeira e o governador gaúcho foi o mais citado e ficou em primeiro lugar. O evento, que a cada dois anos acontece fora do Brasil, será no dia 21 de setembro, na embaixada brasileira, localizada na capital francesa.

ANA PAULA JUNG

A revista PRESS ADVERTISING está comemorando 21 anos de circulação ininterrupta, e, para comemorar esse feito, está programando uma série de novidades. Entre elas, está a chegada da jornalista ANA PAULA JUNG, que passa a assinar coluna exclusiva na revista impressa e espaço diário no novo portal PRESS (www.revistapress.com.br), a partir de abril.

A coluna mensal vai trazer informações privilegiadas, entrevistas exclusivas, bastidores da propaganda, e o que está sendo feito de positivo no mercado de comunicação, publicidade e marketing no país.  Uma coluna propositiva. “A ideia é ter um espaço que repercuta iniciativas das agências, identificadas com propósitos e significados inspiradores e inovadores. Um espaço de pensamento positivo, boas notícias, boas ideias, bons insights e de aposta no futuro”, comenta a jornalista.

Nesta edição Ana Paula teve a colaboração do publicitário gaúcho, radicado em São Paulo, Stalimir Vieira, que fez a entrevista com Bob Vieira da Costa, sobre ética na propaganda.

O mesmo espírito vai estar presente no espaço que ANA PAULA irá comandar no grande portal da PRESS*, atualizando diariamente com notícias dos mercados publicitários regionais e nacional, artigos, opinião, entrevistas, vídeos etc.

O novo portal da PRESS irá reunir todo o conteúdo produzido diária e mensalmente pelos diversos veículos da ATHOS EDITORA, tais como: revista PRESS, revista ADVERTISING, ADONLINE, revista PRESS AGROBUSINESS, JORNAL DA CAPITAL, e edições especiais como PRESS SANTA CATARINA, entre outras. O novo portal deverá ampliar a audiência desses produtos, que hoje já somam mais de 5,0 milhões de acessos/mês e mais de 200.000 visitantes únicos a cada 30 dias.

ACASADAMÍDIA

Porto Alegre será palco de um workshop exclusivo sobre Mídia Programática, especial para agências e anunciantes da região. A promoção e organização do evento acontecem via ACASADAMÍDIA, representante comercial gaúcho, e Predicta, hub de soluções em mídia digital.

A palestra será ministrada por Guilherme Mamede, CEO da Predicta e precursor do modelo automatizado de compra e venda de publicidade no Brasil. O objetivo é apresentar os principais desafios e benefícios que a Mídia Programática trouxe para o ecossistema digital.

O evento será realizado no dia 25 de abril, na Área 51, e promete ser o primeiro de muitos que ACASADAMÍDIA e Predicta promoverão ao longo do ano.

BALBOA 

Para uma dupla que passou vinte e quatro anos lutando por propaganda boa, nada melhor do que lançar um estúdio criativo com um nome bem sugestivo. A Balboa, dos criativos Marcelo Peresin e Ricardo Soletti, agrega o reconhecimento pelos trabalhos realizados em grandes agências como Escala, Competence, Dez e Matriz e, principalmente, a experiência para entender um mercado que se transforma rapidamente e oferecer soluções criativas que resolvam o problema.

Comemorando um ano atuando juntos no Estúdio, a dupla já realizou trabalhos para RBS, Fruki, Praia de Belas Shopping e Viva Open Mall além de concorrências e projetos exclusivos para marcas que estão prestes a sair. Segundo Marcelo Peresin “o diferencial aqui na Balboa é que, num mercado com tanta mão de obra iniciante e juniorização, a gente surgiu como uma opção que oferece mais experiência e agilidade para as marcas”.

O estúdio oferece uma estrutura modulável, de acordo com o perfil de cada job, trabalha por projeto e tempo determinado – tanto para clientes diretos quanto para agências e outras empresas do mercado publicitário, e oferece a senioridade para chegar às soluções em menos tempo e com melhores resultados. Enfim, estamos no ringue e agora contamos com o apoio do multitasking Miltinho Talaveira, cuidando de nossa imagem e relacionamento.

E se precisarem de um parceiro para lutar junto, é só falar com: peresin@estudiobalboa.com e soletti@estudiobalboa.com

SPFW
Maior evento de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week acontece de 21 a 26 de abril, na capital paulista, atraindo olhares dos fashionistas nacionais e internacionais. A marca de calçados Bebecê acompanha cada passo do evento por meio da cobertura online das blogueiras Sabrina Dibynis e Larissa Rezende, ambas de São Paulo. Além de acompanhar tudo o que acontece em cada desfile, e nos bastidores, as influencers também vão apresentar looks incríveis com os calçados da Bebecê.

Para acompanhar as últimas notícias e tudo o que acontece no SPFW, basta acompanhar o Instagram da marca bebece_calcados que será constantemente atualizado pela Sabrina e pela Larissa.

PERSONA/RBS CAXIAS

Mais de 140 pessoas, representantes de grandes forças locais de Caxias do Sul, acompanharam a apresentação do estudo “Persona – quem são e o que pensam os gaúchos?” na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), na manhã desta sexta-feira (20). A cidade da Serra foi a segunda do Interior a conhecer a pesquisa – a primeira foi Lajeado, no começo do mês.

O CEO de Mídias, Claudio Toigo Filho, e o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, falaram sobre a transformação da empresa e detalhes do Persona com recortes específicos para a região.

– Nós estamos aqui hoje para compartilhar o que a RBS tem feito e o que vai fazer para ajudar no desenvolvimento do Estado e desta região específica, tão importante para o Rio Grande do Sul. A grande mudança cultural que estamos fazendo é não ficarmos presos aos nossos produtos, mas, sim, aos desafios dos nossos parceiros e às necessidades do nosso público. O Persona é uma das iniciativas para executarmos nosso projeto empresarial – destacou Toigo.

Na sequência, Marcelo Leite explicou o estudo Persona e trouxe dados segmentados aos interesses de Caxias e arredores.

– A gente acredita que as decisões empresariais devem ser baseadas em fatos e dados. Isso passa por entendermos o nosso consumidor. O Persona é um conjunto muito rico de informações que nos ajuda no processo de comunicação efetivo com ele – disse Leite.

Entre agosto e setembro de 2017, a RBS e a Consumoteca uniram forças e mergulharam no universo dos gaúchos para entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Rio Grande do Sul, dando origem ao estudo.

Um dos mais completos levantamentos já realizados sobre a identidade rio-grandense descobriu que existem cinco tipos de perfis entre a população, agrupados conforme a identificação de cada um com a cultura regional: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”. Desses, 73% valorizam as tradições, ainda que apenas 49% participe. Ao contrário do senso-comum, a pesquisa revelou que os perfis extremos não são diferenciados pela idade, mas sim por fatores como escolaridade, estrutura familiar e renda.

O levantamento foi elaborado a partir de 1,8 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado. Além disso, 28 pessoas de diferentes cidades, faixas etárias e profissões contribuíram para a pesquisa concedendo entrevistas mais aprofundadas sobre as descobertas. O estudo contou, ainda, com a participação de seis especialistas em cultura e comportamento.

WPP SEM SORRELL

As ações do grupo WPP, negociadas na Bolsa de Valores de Londres, abriram esta segunda-feira, 16, com queda. É o primeiro pregão após a notícia sobre a saída de Martin Sorrell do comando do grupo após investigação sob má conduta. Na manhã, a maior baixa foi de 6% e ocorreu por volta de 12h10 (8h10 no horário de Brasília). Às 12h50, os papéis sofriam leve recuperação com queda de 5.47%.

A taxa de crescimento de 0,7% ficou abaixo das expectativas dos analistas, que consideram este relatório o pior apresentado pela companhia desde a crise financeira. Na ocasião, a holding não apontou previsão de crescimento para 2018. Com o resultado, as ações do WPP caíram 14%.

ABAP

Desde a chegada de Mario D’Andrea na presidência da Abap, estava sendo desenvolvido o Protocolo de Boas Práticas e Compliance junto com um grupo técnico que conta com Edu Simon, CEO da DPZ&T, Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm, e Gal Barradas, ex-sócia e CEO da BETC/Havas.

“Durante algum tempo, o mercado perdeu-se em discussões, sobre o que é ou não criativo, etc. Precisamos retomar a seriedade e o respeito sobre nossa atividade. As multinacionais e os grupos que detêm grandes agências já têm suas regras. Mas queremos deixar isso claro para todas as agências do nosso mercado para que possam aplicar os processos necessários no dia a dia” é o que pensa Mario D’Andrea.

A previsão é que o documento fique pronto no segundo semestre deste ano.

A Abap irá distribuir gratuitamente o documento a todas as agências associadas para que cada uma implante as práticas do dia a dia de suas operações.

UM EMPREENDEDOR

Rodrigo Conrado Medina Nunes

Aos 10 anos estudei na Escola Projeto de Porto Alegre. Gostava muito de jogar futebol e, por isso, entrei na escolinha do Grêmio aonde tive um contato com pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. Tenho certeza de que isso me fez começar a entender melhor o mundo

Aos 15 anos começou uma nova fase. Nesta época comecei a participar das equipes de promotoria de empresas de viagens e festas estudantis em Porto Alegre, assim começou o meu primeiro contato com vendas. Novas oportunidades que eu abracei com tudo. E dessa maneira, viajei para todas as excursões realizadas na época do ensino médio. Mas foi nesse período que as oportunidades nos clubes de futebol deixaram de acontecer, foi aí que decidi trocar o campo pela quadra de futsal. Joguei na seleção do Rosário da 5ª série até o 3º ano do ensino médio sendo capitão do time da escola.

No 2º Ano do ensino médio, também fui diretor de eventos do Grêmio Estudantil do Rosário. Foram as primeiras experiências com negociações e produções de eventos. No projeto “Sexta-feira Sem Pressão”, que acontecia após as provas finais de cada Trimestre, trouxemos artistas como Rafael da Chimarruts, Gregório Duvivier e Armandinho.

No 3º Ano fui vice-presidente do GER 2013, ao lado da presidente Rafaela Shimomukay.   Um baita desafio, pois fazer a gestão da galera, com certeza, demandou muita dedicação e superação de novos desafios. Confesso que foi uma das melhores experiências que tive em minha vida. Aprendi a liderar e a lidar com as diferentes opiniões e pensamentos. Não foi fácil. Entre erros e acertos, tenho certeza de que aprendi muito com tudo que vivi nesse tempo.

A Rádio do GER foi um projeto que me marcou bastante porque assumi como “radialista” ao lado de alguns colegas. Me divertia muito fazendo entrevistas e pensando em novas pautas com a galera da gestão. Tinha minhas dúvidas do que fazer profissionalmente. Ao mesmo tempo que o Grêmio Estudantil era muito presente na minha vida, recebi o prêmio de Personalidade Esportiva do ano de 2013 do colégio Rosário. A minha dúvida entre ser jornalista e jogador era frequente. Mas o amor pelo esporte bateu mais forte.

Em 2013 terminei o Rosário e fui em busca do sonho de seguir a carreira como jogador de futebol.

Depois de muitos testes e tentativas passando por Grêmio, Ulbra Canoas, Cerâmica de Gravataí e Estância Velha, tive que enfrentar a dura realidade de saber que estava com poucas chances. Assim, em julho de 2014, assumi que não seria jogador de futebol. Me inscrevi em um cursinho e foquei nos estudos. Estava em dúvida entre jornalismo e administração. Seis meses de muito foco me renderam o 5º lugar no vestibular no curso de administração de empresas da UFRGS.

Entrei, como membro, na Associação Atlética da Escola de Administração da UFRGS no final de 2015. Foi nessa mesma época que entrei como sócio da equipe do 1º Evento da Cervejada Liberada. A festa foi um sucesso!!!  Na sequência produzimos o 1º Projeto Verão, na praia de Atlântida.

Em 2016 recebi o convite de um grande amigo, Pedro Picon, para trabalhar na área comercial da Husky, uma empresa que fornece capas e películas de celular.

Produzimos três Cervejadas Liberadas, Tribunalcool, 2 RUs e a Projeto Verão.

Em outubro de 2016, iniciei a operação do escritório com sócio Heitor.

A Emikatê surgiu através de uma necessidade de mercado sentida por mim, por meu sócio, Heitor Rodrigues, e toda a nossa rede de amigos e colegas de aula.  Algo que percebemos quando entramos na faculdade foi que existem pouquíssimos eventos que eram produzidos para o público universitário em geral. Para o universitário consumir produtos voltados para o seu nicho, eles dependiam muito do esforço e engajamento que o seu Centro Acadêmico ou Atlética dava para produzir eventos.

A Emikatê também oferece serviços de comunicação jovem real time. Um serviço de comunicação voltado para eventos e marcas, onde cuidamos de todo processo para que qualquer evento tenha o máximo alcance com uma comunicação especializada para seu target e cada marca uma forma revolucionária em comunicar-se.

O público universitário é muito exigente e está em constante mudanças de comportamento. Assim, fazemos, com certa frequência, pesquisas para identificar tendências e necessidades de mercado. Dessa maneira, criamos projetos que conectem as tendências as necessidades.

Acreditamos que cada marca tem que ter uma vida própria com início, meio e fim. Assim, ela precisa se comunicar de uma forma que fale a “lingua” do público que ela quer atingir, pois as acreditamos que as marcas são representadas por pessoas e elas devem ter esse tipo de conexão e identificação.

Temos um produto campeão de vendas que até hoje não conseguimos explicar o porquê da vida útil dela estar tão em alta e tão forte. A Cervejada Liberada foi um evento produzido em 2015 e teve sua oitava edição no dia 14/04/2018 com um público de 3100 pessoas.

Sou apaixonado por impactar a vida das pessoas produzindo oportunidades para que conexões interpessoais sejam realizadas. Assim, vejo que produzir eventos é uma porta para criar um produto que pode mudar a vida das pessoas.”

 

 

 

 

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