FABIANO BONETTI

0
194
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 18-01-2018, 19h12'39": O Diretor de Criação da 99 COMUNICAÇÃO, Fabiano Bonetti, participa como convidado do Quadro Digital no programa PANORAMA, da TVE, com mediação da jornalista e apresentadora Dalva Bavaresco, na TV pública dos gaúchos. Com convidados especialistas nos assuntos em pauta, dicas de cultura e inovação, o PANORAMA vai ao ar de segunda à sexta, às 19h, com transmissão ao vivo no site da TVE, em www.tve.com.br/tve-ao-vivo. (Foto: Gustavo Roth / Fundação Piratini - TVE e FM Cultura)

Humanologia

Por FABIANO BONETTI – Diretor de Criação – 99 COMUNICAÇÃO E MARKETING

Aproveito o conceito que a Shell vem usando no Brasil para introduzir um assunto que me incomoda. Falamos muito hoje em dia sobre novos conteúdos e tecnologias: SXSW, branded content, influencers, stories, se é online, off-line ou all-line, insights, branding, disrupção digital, PayPal, Alipay, Apple Pay, Instagram, WhatsApp, inteligência criativa, storytellers, algoritmos, adtechs e pouco – muito pouco mesmo – sobre as relações humanas.

Infelizmente observo relações pessoais apodrecerem com a mesma velocidade da Lei de Moore. Me parece que ter o celular X se tornou mais importante do que dar “ bom dia ”, dizer “ muito obrigado “ e/ou tratar com respeito e educação fornecedores e colegas de trabalho.

Se faz tempo que você não convive comigo, sim, pode ter certeza: eu mesmo mudei. Já fui péssimo exemplo no ambiente de trabalho, já perdi as estribeiras com muita gente, mas – pode ter certeza – aprendi, em seis anos de terapia, qual é o meu lugar e o meu comportamento adequado. Além disso, aprendi também com o maior prejuízo que um ser humano pode ter: perdendo amigos.

Penso hoje que devemos nos unir, trabalhar juntos contra o que nos prejudica.

É bem mais lucrativo do que ficar com o celular na mão criticando o trabalho dos outros. Elogiar, praticar ações corretas, exercitar o pensamento correto, buscar sempre a fala e o ponto de vista corretos são ações diárias, que internalizei com o passar dos anos. Vive-se bem melhor assim.

Por favor, não pense que trabalhando dessa forma você deixa de ser respeitado. Pelo contrário: muitas vezes o silêncio fala mais alto do que um discurso, um olhar convence mais do que a gritaria. Se tiramos algo de útil na

Revolução Cubana foi a frase que, afirmam alguns, foi dita por Guevara: “hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”. Vale lembrar sempre aquela conversa importante: não somos médicos salvando vidas, do nosso trabalho não vai sair a cura do câncer, muito menos vamos acabar com a fome no mundo. Estamos apenas conectando mensagens a pessoas, valorizando marcas, distribuindo folhetos, fazendo a roda girar.

Desculpe se não usei este espaço para compartilhar com vocês nossas estratégias atuais ou o que eu penso sobre os novos modelos, ou sobre a

Era Digital, etc. Prefiro deixar aqui uma pulguinha atrás da sua orelha. Pense, como eu penso todos os dias, se existe uma forma melhor de trabalhar com seus colegas, funcionários, clientes. Se você ainda não sabe como aplicar o conceito da Shell no seu dia a dia é simples: preste atenção no agora, nas pessoas que estão a sua volta, ou então: pergunte lá no posto Ipiranga como é que se faz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here