NOTAS DA SEMANA – 11-05-2018

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CENP
O Facebook está se tornando veículo e fará a transmissão da copa libertadores da América a partir de 2019, assinando um contrato até 2022. A investida do Facebook sobre os direitos de transmissão segue uma tendência mundial. Outras empresas do setor como Amazon, Google e Apple, já entraram na concorrência e veicularam jogos das principais competições do planeta. Com essa atitude estão se tornando veículos e para tal devem, no Brasil, cumprir as regras do CENP, terem tabela pública e seguir as normas do mercado. O CENP, volto a dizer, tem que tomar providências sérias e enquadrar essas ditas plataformas ou redes sociais disfarçadas de veículos.

VAI FALTAR TV

As TVS abertas, a exceção da Globo e do SBT, se renderam aos programas de sentido religioso de várias seitas de Igrejas, que logo- logo não terão mais espaços. A última a se render foi a TV Brasil que vai exibir 12 horas por dia de uma nova Igreja. A área de concessões da Anatel deveria ter um controle mais rígido sobre esses horários e mais fiscalização. Agora o lema é: informação, entretenimento e catequese em todos horários. Os concessionários nunca ganharam dízimos tão grandes em milhões. Estamos deixando as rádios fora para não sermos radicais.

DIRETOR

Novo diretor de criação da Publivar On, Luiz Henrique Rosa de grande experiência e muito bom profissional.

PUBLIVAR

O novo endereço da agência dos sócios Samir, Vicente e Mauro é na Getúlio Vargas 1151.

CONCORRÊNCIA

Uma marca de prestigio está mudando de agência. Mais uma!!!

NOVO

Em junho estreia um novo profissional que entende muito de um segmento importante.

MELNICK

Daniel Sartori que foi executivo da Claro, Grupo Sinos e Revista Amanhã é o novo Diretor Comercial da Imobiliária do Grupo Melnick.

LIVRO

O lançamento do livro “Branding por Meio da Gestão pela Inovação ”de Juan Pablo D. Boeira, com formação em Inovação por Harvard e dinâmica dos Negócios pelo MIT, será no dia 15 de maio no Instituto Ling-Centro Cultural: Rua João Caetano,440-B.Três Figueiras Porto Alegre às 19.30h

GAD

A GAD Design pegou a conta da gestão de branding dos calçados Piccadilly, fazendo essa gestão com o pessoal de marketing da empresa. Juliana Duarte está fazendo esse planejamento na GAD.

O DESCANÇO DO GUERREIRO

Reynaldo Ramos Júnior, deixará o Grupo RIC no próximo dia 15 de junho, afastando-se do seu comando. Reynaldo trabalhou por 28 anos no grupo e liderou projetos importantes para o crescimento e expansão da RIC em Santa Catarina.  A sua trajetória profissional quase se confunde com a história do próprio grupo, pois iniciou na área comercial quando a empresa tinha apenas dois anos de existência.

Agora, Reynaldo pretende viver a vida fora do escritório, usufruindo do tempo para novos desafios, para si, para a família e amigos. Um merecido descanso para quem se dedicou de corpo e alma à televisão, que viu nascer e se tornar um dos mais influentes veículos de comunicação.

RECORDE

O SBT marcou excelentes índices e apresentou recorde de crescimento no mês de abril. Na média das 24 horas, das 6h às 30h, o SBT foi a emissora que mais cresceu, foram 7% a mais em relação ao mês anterior e registrou maior média desde julho de 2012. Em abril, marcou 4,1 pontos, contra 3,4 da terceira colocada e 15,5 da primeira. Vale destacar que no comparativo de abril de 2018 com abril de 2017, o SBT obteve um crescimento de 21%.

No período matutino, no ar das 6h às 12h, a emissora conquistou a vice-liderança pelo 17º mês consecutivo e marcou 3,6 pontos, contra 2,4 da terceira colocada e 9,0 da primeira. No período da tarde, o SBT cresceu 8% comparando com o mês anterior. Foi a maior média dos últimos 112 meses, desde dezembro de 2018. Em abril, cravou 5,2 pontos.

Já na faixa noturna, o SBT manteve a vice-liderança pelo 9º mês consecutivo. Foi a emissora que mais cresceu, 12% em relação ao mês anterior, atingindo a maior média desde outubro de 2016. Em abril, marcou 5,3 pontos, contra 4,7 da terceira colocada e 30,8 da primeira, conquistando também a vice-liderança.

A emissora permanece na vice-liderança na faixa horária da madrugada, das 24h às 30h. Nesta faixa, o SBT cresceu 9% em relação à março de 2018. No mês de abril, obteve 2,2 pontos, contra 1,4 da terceira colocada e 6,7 da primeira colocada. Vale lembrar que, em abril de 2018, a emissora atingiu 3,0 milhões de telespectadores.

Na programação local, os destaques do mês foram:

– Anonymus Gourmet conquistou a vice-liderança isolada com 5,6 pontos, contra 3,6 da terceira colocada e 18,0 da primeira. O programa é vice-líder desde maio de 2015.

– O Masbah! manteve a vice-liderança pelo 27º mês consecutivo. Marcou 5,9 pontos, contra 1,7 da terceira colocada e 21,0 da primeira. O programa atingiu, em abril, 624 mil telespectadores.

– SBT Rio Grande 2ª edição, em abril, garantiu um aumento de 10% em relação a março e obteve a maior média desde outubro de 2016. Em abril marcou 4,1 pontos.

– Já o SBT Rio Grande deu um banho na concorrência e marcou 5,8 pontos, contra 4,4 da terceira colocada e 17,7 da primeira. O jornal alcançou 1,2 milhão de telespectadores em março.

Fonte: Kantar Ibope Media 

ABAP

Geraldo Leite e Claudio Venancio, publicitários com história, virão de São Paulo para conversar um pouco conosco sobre as mudanças na comunicação, a internacionalização, os reflexos no mercado publicitário nacional e, como, apesar de tudo, a comunicação regional, os talentos e os eventos locais, são, cada vez mais, fundamentais para o sucesso da comunicação.

Eles vão nos apresentar e antecipar as JORNADAS DE MÍDIA BRASIL, um projeto de 5 anos, desenvolvido em parceria com a Abap, que acontecerá aqui em Porto Alegre nos meses de outubro e novembro.

Vai ser na quarta 16 de maio às 10h no Auditório do Madison – Rua Mostardeiro 800.

Confirmações pelo e-mail: rsvp@inventaevento.com.br

SENAC

Na última quinta-feira, 10 de maio, o auditório da Faculdade Senac Porto Alegre lotou para receber Cesar Paz e Mauren Mota.

Ambos falaram sobre o tema “Relações de Consumo e Novas Tecnologias”.

A palestra fez parte da programação da semana acadêmica voltada para os alunos dos cursos de graduação da instituição.

ARP

A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) fechou uma parceria com o Onne Luxo – Fórum Sul-americano do Negócio do Luxo, primeiro evento do gênero no Rio Grande do Sul. A iniciativa ocorrerá na próxima segunda-feira, 14 de maio, das 12h às 19h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre (Av. Túlio de Rose, 80 – Passo d’Areia). Realizado pela Revista Onne & Only e PRC Consultoria em Luxo, o Fórum contará com a presença de 10 palestrantes que irão desmistificar o luxo e trazer técnicas e modelos de gestão aplicáveis em qualquer negócio.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://onneluxo.com.br. Associados da ARP têm desconto através do código: OL FORUM. Mais informações pelo telefone (51) 99346-5674 ou 99973-4389.

TOP

As marcas mais lembradas pelos consumidores do Rio Grande do Sul no Top of Mind 2018 foram anunciadas nesta terça-feira (8), em evento exclusivo para profissionais da imprensa. Em sua 28ª edição, o prêmio promovido pela Revista Amanhã reconheceu o Grupo RBS como líder na preferência dos gaúchos em 12 categorias. São elas: Empresa que investe em cultura, Empresa que gostaria de trabalhar, Emissora de TV, Jornal, Emissora de Rádio de Notícias, Emissora de Rádio de Música, Programa de Rádio, Blog, Programa Local de TV, Locutor de Rádio Esportivo, Comunicador Local de TV e Colunista de Jornal.

– É um orgulho para a RBS ser lembrada pelos gaúchos. Trabalhamos todos os dias para estarmos próximos de todos os públicos do Estado, conversando, trocando ideias, informando e divertindo. Ser lembrado dessa forma nos enche de energia e responsabilidade para seguir nesse caminho. Só temos a agradecer pelo reconhecimento – destacou o diretor-executivo de Marketing da RBS, Marcelo Leite.

Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo RBS lidera a lista de empresas que os gaúchos mais gostariam de trabalhar. Além disso, a companhia foi reconhecida como a empresa que mais investe em cultura no Rio Grande do Sul. RBS TVZero HoraAtlântida e Gaúcha também foram destaques na premiação.

A RBS TV conquistou o primeiro lugar em “Emissora de TV” e “Programa Local de TV”, com o Jornal do Almoço. A categoria “Emissora de Rádio de Música” premiou a Atlântida como a marca mais lembrada pelos gaúchos, seguido de “Programa de Rádio” e “Blog”, com o Pretinho Básico. Zero Hora e Gaúcha foram destaques nas categorias “Jornal” e “Emissora de Rádio de Notícias”, respectivamente.

Três comunicadores do Grupo RBS também se destacaram no Top of Mind 2018. Cristina Ranzolin conquistou a preferência dos gaúchos na categoria “Comunicadora Local de TV”, Pedro Ernesto Denardin foi o “Locutor de Rádio Esportivo” mais lembrado do ano e Martha Medeiros foi a “Colunista de Jornal” destaque desta edição do prêmio.

Desde 1991, o levantamento da pesquisa é feito a partir de uma amostragem de entrevistados que representem a totalidade da população gaúcha. Com esse objetivo, são entrevistadas 1,2 mil pessoas de ambos os sexos, de 16 a 70 anos, de classes sociais distintas, de municípios de sete regiões do Rio Grande do Sul. Para garantir a qualidade do resultado, as cotas por faixa etária, sexo, classe social e região são proporcionais ao tamanho da população real do Estado.

Empresa que investe em cultura – Grupo RBS (1º lugar)

Empresa que gostaria de trabalhar – Grupo RBS (1º lugar)

Emissora de TV – RBS TV (1º lugar)

Jornal – Zero Hora (1º lugar)

Emissora de Rádio de Notícias: Gaúcha (1º lugar)

Emissora de Rádio de Música: Atlântida (1º lugar)

Programa de Rádio – Pretinho Básico (1º lugar)

Blog – Pretinho Básico (1º lugar)

Programa Local de TV – Jornal do Almoço (1º lugar)

Locutor de Rádio Esportivo – Pedro Ernesto Denardin (1º lugar)

Comunicador Local de TV – Cristina Ranzolin (1º lugar)

Colunista de Jornal – Martha Medeiros (1º lugar)

SPR

Nada como o amor de mãe para ser perfeito e incondicional. Essa é a mensagem da campanha alusiva ao Dia das Mães que a SPR assina para a Farmácias Associadas, uma das maiores redes de farmácias do Brasil e uma das marcas mais importantes do segmento. Com o conceito “Amor perfeito. Amor de mãe.”, a ação está alinhada com a linha de produtos Amor Perfeito da rede de farmácias, que tem em sua formulação o extrato da flor amor-perfeito. Essa é a primeira campanha da SPR para a Farmácias Associadas após a reconquista da conta.

“Nesta campanha para a Farmácias Associadas, o desafio foi trabalhar com o conceito atrelado à linha de produtos Amor Perfeito, uma vez que o cliente já tinha um conceito pré-definido e queria utilizar essa linha de hidratantes na data dedicada às mães”, destaca Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.

AMAZON E O VAREJO

O maior ativo da Amazon, não é o que ela vende. Nem a quantidade. Nem mesmo a plataforma em que comercializa seus produtos. O maior ativo da Amazon é entender absolutamente tudo sobre seus consumidores.

Não deve haver um só varejista global que, se não está preocupado, deveria estar no mínimo curioso para entender o “Efeito Amazon”, termo cunhado pela imprensa para tentar explicar o fenomenal crescimento da empresa de Jeff Bezos. Um conglomerado que há cerca de 20 anos era um inexpressivo e-commerce de livros e que no ano passado faturou US$ 178 bilhões. Não bastasse sua força atual, é também a grande aposta de parte expressiva de analistas como a, muito em breve, maior e mais poderosa empresa global. Como Bezos está construindo este império com potencial real para desbancar gigantes globais? Sem acesso a sua receita, dá para afirmar, com segurança, um de seus principais ingredientes: dados.

O maior ativo da Amazon, não é o que ela vende. Nem a quantidade. Nem mesmo a plataforma em que comercializa seus produtos. O maior ativo da Amazon é entender absolutamente tudo sobre seus consumidores: a forma como cresceu até agora e as decisões estratégicas que balizam suas decisões futuras de negócio – como a que levou a empresa a entrar no comércio físico com a compra, até o momento, da Whole Foods – é inteiramente baseada em obter dados que são organizados, analisados e transformados em informações sobre o comportamento dos seus consumidores no mundo digital e, sobretudo, no mundo físico.

É justamente aqui que mora a próxima revolução do varejo. E também seu maior desafio, já que ainda é escassa no varejo quem já tenha metodologia e disciplina para trabalhar os dados.

Hoje o varejista tem uma inédita possibilidade de mapear o comportamento do seu consumidor no mundo offline e, assim, estabelecer estratégias para se aproximar dele entregando muito mais valor e recebendo em troca, sua fidelização. Em outras palavras, vendas, faturamento. Se o e-commerce promoveu uma importante revolução ao permitir às empresas entenderem o comportamento do consumidor no mundo virtual, são os dados de localização que permitirão às empresas entenderem a jornada do seu consumidor no mundo físico. A localização é para o mundo real, o que os cookies são para o digital, dados que combinados ressignificação nosso entendimento da estratégia comumente chamada hoje em dia de “colocar o consumidor no centro das decisões”.

Os profissionais de marketing, com os dados de localização, terão a chance de fazer isso de fato. Jamais, até agora, havia uma tecnologia acessível que permitisse o varejista entender em larga escala as razões que levavam os consumidores até as suas lojas. Várias outras perguntas ficavam igualmente sem resposta: de onde os consumidores vem? Para onde vão? O que normalmente fazem antes e após visitarem o estabelecimento? É a tecnologia de localização que vai trazer resposta para essas lacunas e permitir ao varejo desenhar estratégias de comunicação e de negócio muito mais assertivas de atração dos clientes às suas lojas.

De imediato, uma análise acurada dos dados permite acessar três camadas de informações até agora pouco acessíveis. A primeira é uma precisão muito mais refinada no entendimento e definição do target da loja, obtida através do comportamento das pessoas na pré e pós visita. Entre as informações, será possível identificar de maneira muito mais cirúrgica o verdadeiro raio de atuação de determinada marca ou estabelecimento. Como, por exemplo, uma concessionária que esteja localizada em um bairro, mas que seus consumidores encontram-se em sua maioria em outro. Ou a descoberta que parte dos consumidores de um supermercado também frequenta academia de ginástica imediatamente antes ou depois de fazerem compras.

A outra dimensão é a possibilidade do uso da localização para entender o contexto do consumidor. Isso significa conseguir se comunicar em tempo real com as pessoas, no momento em que ela está mais receptiva a interagir com uma mensagem que chegue a ela por publicidade mobile e com mensagem relevante para aquele contexto. Seja no momento em que ela esteja próxima à loja, ou dentro do estabelecimento ou mesmo no exato intervalo de tempo em que está visitando a empresa concorrente.

Finalmente, a terceira dimensão é a mais crítica para o varejo: são as métricas que chegam atreladas à localização. Os dados evidenciam com baixíssima margem de erro se uma estratégia de comunicação, por exemplo, foi efetiva ao apontar se o target mapeado foi até a loja, quanto tempo ela permaneceu lá, e finalmente de quanto foi o lift, o aumento da visita naquele local. Métricas que permitem mensurar o ROI e justificar investimento para acionistas.

Esse novo horizonte de compreensão do consumidor requer uma inédita rapidez do varejo em se modernizar. É uma quebra de paradigma de comportamento não só dos consumidores, mas também das empresas. Quem sair na frente, certamente se beneficiará do protagonismo. Bezos que o diga.

FEEVALE

A Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, está com inscrições abertas para cursos de qualificação nas áreas de Sociedade, de Educação e de Humanidades. As atividades são voltadas para acadêmicos, profissionais e comunidade. As inscrições podem ser feitas até dois dias antes do início das aulas, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, ou no Atendimento Feevale dos Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510) e II (ERS-239, 2755). Mais informações, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822 ou no site de inscrição.

Confira:

12 de maio

Adobe InDesign: diagramação de jornal e revista

26 de maio

História e cultura dos hieróglifos egípcios

De 9 a 30 de junho

Transtorno do Espectro Autista (TEA): atualizações e estratégias de atuação

9 de junho

Fundamentos da psicomotricidade relacional

De 16 a 20 de julho

Redes sociais em órgãos públicos e governamentais

GESTÃO

De uma pequena fábrica iniciada em 1924 em Arroio do Meio, com produção de apenas 200 garrafas por dia, até os tempos atuais, onde o parque industrial de Lajeado conta com capacidade para 420 milhões de litro/ano, 94 anos se passaram. Hoje a Fruki S/A tem uma gestão voltada para o futuro. O que foi revelado pelo seu diretor presidente Nelson Eggers, na terça-feira, 8/5 às 12h, na reunião- almoço “Menu Porto Alegre”, promovida pela Associação Comercial de Porto Alegre.

Hoje a Fruki enfrenta os gigantes do setor com uma distribuição extremamente eficiente. Ela conta com centros de distribuição localizados em Osório, Porto Alegre, Pelotas, Santo Ângelo e Canoas. Em Lajeado a indústria engarrafa a água mineral Água da Pedra e refrigerantes como o Frukito. Em 2018, a empresa volta às origens, quando o fundador Emilio Kirst engarrafava refrigerantes e cervejas. Depois de sair da linha de produção por décadas, a Fruki lançará cinco tipos diferentes de cervejas.

FBV

Está confirmada a participação de Caito Maia, fundador e presidente da Chilii Beans no Congresso Brasileiro do Varejo que acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre. Informações e inscrições: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

UBER AIR

Um Uber aéreo que facilitaria a vida de quem está sempre preso no trânsito e ainda com conta com preços acessíveis?

Isso soa como se fosse uma piada, mas é a mais pura realidade.

A Uber se associou a Nasa para desenvolver tecnologia para controlar o tráfego aéreo e evitar qualquer tipo de acidente. A empresa planeja ter demonstrações de voo para 2020.

O projeto ainda está na fase de design e inicialmente serão pilotados, mas a Uber tem o objetivo de torná-los autônomos.

ADC AWARDS

Não tão conhecido no Brasil, como Cannes, o ADC Awards é o mais antigo festival de criatividade do mundo.

O Brasil se destacou com três agências de São Paulo: AlmapBBBDO, F/Nazca Saatchi Saatchi e R/GA.

No resultado final, a Almap foi a ganhadora da “agência brasileira do ano” conquistando mais de uma dezena de Cubos, a F/Nazca ganhou um Merit e a R/GA trouxe três troféus para casa.

TEATRO BOLSHOI

Acontecerá no dia 30 e 31 de maio no Teatro do Bourbon Country o espetáculo Grande Suíte do Ballet Don Quixote, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que será trazido a Porto Alegre pela Martinelli Advogados e pela Opus Promoções.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere para a cidade de Joinville (SC) o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.

Ingressos e informações disponíveis no Uhuu:

https://uhuu.com/evento/rs/porto-alegre/escola-de-teatro-bolshoi-no-brasil-4661

WMCCANN

A General Motors encerrou a parceria de 20 anos com a Publicis Brasil, que passou a ser atendida pela WMcCann, que tem como chairman Hugo Rodrigues que chegou há pouco tempo na agência.

A conta já é atendida internacionalmente pelo McCann Worldgroup, através da Commonwealth, agência exclusiva para o atendimento da marca.

Hugo Rodrigues já tem uma relação extensa com a General Motors, em 2002 ele trabalhava como redator na Salles Darcy (como era chamada a antiga Publicis), em 2005 foi promovido a diretor de criação e participou do grupo que inaugurou a Salles Chemistri, agência de varejo focada no atendimento da conta da marca automotiva.

 

 

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