NOTAS DA SEMANA – 18-05-2018

0
205

EQUÍVOCO

Por que os oponentes do Governo não querem se livrar da CEEE, Sulgás e outros prejuízos que o Estado tem? Por que continuaremos pagando esses prejuízos monstros. Por que quem lutou por isso agora muda de lado e obedece seu candidato ao governo? Por que o outro candidato que foi prefeito gostava e recebia verbas do governo para não gastar do seu, agora é contra? Por que o RS resiste a tudo isso? Porque nesse governo não teve escândalos e tudo foi transparente? Todos os  governos dos Estados brasileiros tem sujeira e das grossas e aqui não tem! É difícil fazer um RS pra frente com esses políticos “vira-casaca” e que só pensam neles. Plebiscito é a única maneira e tem que ser antes do fim do ano, ou como fazer para evitar a sangria? Chega de atitudes pequenas e promessas de fazer melhor, mentindo e fazendo com que o ruim seja ótimo.

ABAP

O encontro dos dois representantes da ABAP, Geraldo Leite e Claudio Venancio, que após cinco anos de estudos apresentaram um projeto que visa sanear e melhorar o entendimento das agências sobre o Brasil que não conhece o Brasil, foi muito produtivo.

Se evoluir como estão pensando e como o mercado necessita o negócio deve melhorar e valorizar as agências regionais. O estudo é profundo e desafiador e mexe com todos. Anunciantes tem que pensar e dar valor, as agências se valorizarem e unir esforços para mostrar que sabem e podem fazer.

Foi dada a largada, a próxima etapa é trazer os mídias das maiores agências brasileiras para saberem quem somos, que fazemos e como devem se comunicar.

FESTIVAL

Com centenas de palestras, shows, filmes e atividades acontecendo simultaneamente nos próximos dias 19 e 20 em São Paulo, o Festival Path é um dos maiores e mais diversos eventos de inovação e criatividade da América Latina. Unindo educação, entretenimento e negócios, a edição deste ano contará com o apoio do Grupo RBS, que será responsável pela Casa RBS de Comunicação – o hub de conteúdo de comunicação do encontro.

Em frente ao Instituto Tomie Ohtake, o espaço receberá 14 palestras que buscam fomentar o desenvolvimento do mercado e compartilhar informações, tendências e ideias. Os temas passam por diversidade jornalística, privacidade, consumo de conteúdo, entre outros.

No sábado (19), a partir das 13h45, a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, debate “Os desafios das novas lideranças femininas. O que já mudou e o que precisamos mudar?” ao lado da sócia fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos, Sofia Esteves, e da vice-presidente de Marketing Global da Gallo Worldwide, Laura Barros. No domingo (20), também às 13h45, o comunicador Arthur Gubert aponta as tendências da comunicação e seus impactos para o público e mercado na palestra “O futuro é áudio: novos desafios para a comunicação”.

Ação com parceiros — Para acompanhar toda a experiência do Path, a RBS selecionou jovens profissionais do setor para participar de uma ação especial. Após uma escolha prévia de representantes de agências de publicidade e parceiros. Uma campanha foi realizada nas redes sociais dos candidatos.

Após 2,6 mil votos, Jaqueline Hartmann (Fruki), Fernanda Kich (PUCRS), Ana Luiza Virtuoso (Global), Kamila Santos (Escala) e Billy Garcia (Escala) foram contemplados pela RBS com passagens áreas, hospedagem e ingressos para vivenciar o evento. Ao longo do fim de semana, eles compartilharão os principais momentos em suas redes sociais.

CENSO GPRS

Quais são as áreas de formação com maior presença no segmento estratégico da publicidade e propaganda gaúcha? Como os gêneros estão representados e qual é a satisfação dos profissionais com a remuneração?
Em 2017, o Grupo de Planejamento, em parceria com a Favo, ouviu centenas de profissionais do RS para desenhar um retrato do mercado atual. Os resultados você confere aí no vídeo.

O grupo também coletou dados que apontem as necessidades de qualificação, tanto do mercado quanto das instituições de ensino, um dos pilares da gestão atual. “Conhecer as percepções dos estudantes e profissionais da área vai nos ajudar a direcionar o GPRS e a criar estratégias para desenvolver o Planejamento no estado” explica o presidente, Alexandre Laybauer.

BAND RS

Nesta semana o time de Planejamento e Comunicação do Grupo Bandeirantes RS ganhou reforços. As profissionais Tatiana Simundi e Izadora Andrade se integraram à equipe, gerenciada pela publicitária Natália Ledur, junto aos profissionais Luccas Góes, Camille Pias e Renata Guimarães que atuam na empresa desde setembro do ano passado, quando a Band reformulou a área e criou um núcleo de inteligência. Tatiana e Izadora são estudantes de publicidade da ESPM-Sul e estão iniciando suas carreiras.

O grupo que é responsável pelo trabalho de inteligência de mercado da Band TV e das rádios BandNews FM e Bandeirantes está sob a gestão da Diretora de Mercado, Neca Hickmann. “A área de inteligência hoje é essencial. Em um mercado tão competitivo, conhecer o cliente e entender a realidade do segmento em que ele atua é fundamental para conquistá-lo e fidelizá-lo. Cada cliente possui uma necessidade diferente e hoje um dos papéis do veículo de comunicação é criar projetos personalizados que agreguem conteúdo e estabeleçam conectividade a linha de comunicação dos anunciantes” afirma Neca.

“Com esse time estamos mais preparados para atender as demandas do mercado. Nosso trabalho envolve pesquisa, análise, criatividade e muito planejamento. Temos o desafio de buscar informações sobre o mercado e os clientes, organizar e analisar a fim de entender melhor as tendências e se antecipar às oportunidades” destaca Natália.

A área de inteligência também engloba o trabalho de comunicação corporativa da Band RS, sendo responsável pelo planejamento de comunicação local da emissora.

TREND STORE

Um projeto desenvolvido exclusivamente pelo Sindilojas de Porto Alegre para a Feira do Varejo, para apresentar as novas tendências do setor integrando o físico e digital.

A Trend Store reúne iniciativas que aumentam as vendas, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e, por consequência, proporcionam melhores resultados.

A FBV acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio no Centro de Eventos da FIERGS.

IMED

A instituição de ensino superior com sede em Porto Alegre, aliás uma sede ampla e de alta tecnologia, está muito satisfeita com o resultado das aberturas dos cursos de odontologia e psicologia e prepara-se para abrir mais dois, arquitetura e engenharia civil. A construção está dando certo e em franca evolução e reconhecimento do mercado.

INTERNET

Assistir TV e navegar na internet ao mesmo tempo tornou- se um hábito de praticamente todas as pessoas com acesso à web. Segundo pesquisa do Instituto Ibope Conecta, divulgada ontem, 95% dos brasileiros na rede mundial de computadores têm essa prática como parte do cotidiano. Em 2015, quando houve levantamento semelhante, o índice era de 88%.

FOTOGRAFIA

Sicredi lança o concurso cultural fotográfico “ Simples Cidade”, que vai escolher as fotos dos calendários e agendas da instituição para o ano 2019. O concurso é destinado aos associados e colaboradores do Sicredi e tem a finalidade de enganjá-los a fazer junto os materiais para o próximo ano. O tema da produção das fotos para os associados do Sicredi é “ Seu olhar sobre a sua cidade”, e para os colaboradores a temática é “ Seu olhar sobre o seu País”.

Inscrição e informações pelo link sicredi.com.br/promoção/simples-cidade, até 31/5.

TOP/CAMPANHA RBS

Durante a festa de premiação do Top of Mind 2018, que ocorreu na terça-feira (15/5), cerca de 500 pessoas – entre líderes empresariais do Rio Grande do Sul, profissionais da área de Marketing e de Comunicação e convidados especiais – escolheram em tempo real o melhor comercial ou vídeo de branding de 2017. Com 26% dos votos, a campanha de final de ano do Grupo RBS “Paixão de 18” foi eleita a vencedora do Prêmio Top Branding.

Produzida pela agência Competence, “Paixão de 18” oferece uma mensagem de otimismo alinhada com o espírito da RBS: em agosto do ano anterior, a empresa celebrou 60 anos mantendo-se inquieta, com a energia típica de quem tem 18 anos. Na campanha, o tema Vida ganhou um arranjo novo e embalou a locução de Tarcísio Filho, acompanhado de imagens que remetem à coragem, pluralidade, otimismo e energia. Além do filme na RBS TV, a campanha também teve desdobramentos em mídia online, impressa, spot de rádio e redes sociais.

Iniciativa do Grupo Amanhã, o Prêmio Top Branding foi aberto para empresas e marcas com sede no Rio Grande do Sul e suas agências ou produtoras com comerciais comprovadamente veiculados em televisão ou internet no período entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2018. Na segunda edição da premiação, a campanha de final de ano do Grupo RBS concorreu com outras cinco finalistas: Somos Feitos de Você (Canoas Shopping/Agência Bistrô), Natal 2017 – Sem Palavras (Lojas Renner/Agência Paim), PUCRS 360 (PUCRS/Agência Morya), Juntos – Institucional (Sicredi/Agência Morya) e Natal – Abraços (Zaffari/Agência Matriz).

MITSUBISHI

A Ampfy conquistou as contas da Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil.

A agência será responsável pela comunicação tanto para os meios online quanto para off-line.

A Mitsubishi decidiu ampliar o trabalho para também desenvolver iniciativas em tv, revista, jornal, ooh e rádio com a agência.

FEEVALE 

Com foco nas necessidades do mercado de trabalho, a Universidade Feevale oferece diversos cursos de pós-graduação lato sensu na área de Sociedade, Educação e Humanidades. As especializações, vinculadas à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), estão direcionadas para suprir a demanda do mercado por profissionais atualizados e com múltiplas competências. O corpo docente conta com profissionais renomados em suas respectivas áreas.

A coordenação geral é do professor Daniel Sica da Cunha, para quem as sociedades são instáveis e dinâmicas, de modo que o conhecimento se desatualiza com rapidez. Exige-se, dos profissionais, cada vez mais habilidades, como flexibilidade, iniciativa, novos conhecimentos e posicionamento frente às demandas da realidade contemporânea. “Os cursos de pós-graduação instrumentalizarão esses profissionais com técnicas interdisciplinares, para que estes se tornem mais completos e aptos a solucionar os hipercomplexos problemas do mundo contemporâneo”, afirma. Informações: www.feevale.br/pos

GAUCHA ZH

Lançada em setembro do ano passado, a plataforma digital de news e esportes do Grupo RBS, GaúchaZH, está cada vez mais presente na vida dos gaúchos. O produto, que une o melhor de Gaúcha e Zero Hora em um ambiente digital, reforça a crença da RBS no jornalismo e no entretenimento que informem, inspirem e contribuam positivamente para a transformação da realidade. Como resposta ao trabalho que vem sendo realizado pela plataforma, cerca de 14 milhões de usuários acessaram GaúchaZH no último mês.

– Ao unir Gaúcha e ZH no ambiente digital em 2017, passamos a oferecer ao usuário o melhor das duas marcas num só lugar. Ficamos muito felizes com os recordes incríveis de audiência que atingimos, poucos meses depois do lançamento. O público está nos dizendo que aprova o movimento que fizemos. Queremos retribuir com a entrega de jornalismo de ainda melhor qualidade, novos programas, grandes colunistas e coberturas intensas e úteis, como Copa e Eleições, que estão vindo por aí – afirma a diretora de Jornalismo de Rádio e Jornal do Grupo RBS, Marta Gleich.

A união de duas das principais marcas da RBS também garantiu o aumento de outros indicadores de audiência: a quantidade de pageviews – número de vezes que uma página da internet é visualizada em algum navegador – alcançou o recorde de páginas vistas em 2018, atingindo mais de 43 milhões de acessos. O número de sessões – vezes em que os usuários interagem com GaúchaZH – também foi recorde: cresceu quase 28% desde a estreia.

Em comparação com o antigo site de Zero Hora, as sessões cresceram quase 20% com relação a abril de 2017. Parte desse aumento está diretamente relacionada com o consumo mobile, que vem apresentando melhores resultados a cada mês. Desde o ano passado, o acesso por dispositivos móveis avançou de 60% para 77%. O crescimento de GaúchaZH também está associado aos conteúdos exclusivos para os assinantes. Os 90 colunistas do site representam uma quantia considerável da audiência da plataforma e tiveram um crescimento de 10% em relação a março.

A cobertura de esportes – com destaque para a dupla Gre-Nal – foi um dos destaques de mês. Apenas nos aplicativos Tricolor e Gremista, foram mais de 7 milhões de telas vistas em abril. Para garantir que a informação chegue com agilidade para os usuários cadastrados, a base de push – mensagem clicável com as principais notícias do dia – de GaúchaZH vem crescendo mensalmente. Em abril, somando as notificações para web e aplicativos, chegou a 1,6 milhões.

Nas redes sociais da plataforma, o grande destaque do mês foi o Twitter, que atingiu crescimento de 112% em comparação com março. O Instagram Stories também apresentou alta performance, com um crescimento de 60% nas sessões iniciadas a partir do scroll. No Facebook, foram mais de 1,77 milhões de visualizações apenas nos lives dos programas da Rádio Gaúcha e Conexão.

 ARP

Em um cenário onde 65% das mulheres não se sentem representadas na propaganda, e o mercado apresenta uma participação feminina de menos de 20% na área de criação, duas publicitárias desenvolveram o “MORE GRLS”, primeiro mapa de talentos femininos nas áreas de publicidade, design e conteúdo. Sempre atenta e apoiando ações desse cunho, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) trará as idealizadoras do projeto, Camila Moletta e Laura Florence, para conversar com seus associados. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 25 de maio, às 12h, na Alright (Rua Domingos Crescêncio, 727 – Santana, em Porto Alegre), que também é a patrocinadora.

O evento faz parte da primeira edição do “Janela ARP” deste ano, resgatado para discutir os temas que estão na agenda atual da sociedade e do mercado. A iniciativa bem-sucedida foi criada pelo então presidente Daniel Skowronsky, na gestão 2010/2011. “O tema do ‘MORE GRLS’ é um movimento que cresce a cada dia, está efervescente e que precisa ser debatido, pois trata de uma realidade que necessita ser revista”, ressalta a presidente da ARP, Liana Bazanela.

O “MORE GRLS” foi lançado há pouco mais de um mês e esta é a primeira vez que o projeto será levado para fora de São Paulo, seu berço de criação. As publicitárias debaterão com os associados da ARP sobre como a falta de mulheres na criação das agências impacta o seu papel na sociedade e o que se pode fazer para mudar esse cenário. Sócios da entidade poderão se inscrever pelo telefone (51) 3233-3354 ou e-mail arp@arpnet.com.br.

VTEX DAY

A feira de tecnologia e e-commerce promovida pela Vtex aconteceu em São Paulo nesta segunda (14) e terça-feira (15).

O evento teve palestrantes como Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, Geraldo Thomaz, co-CEO da Vtex, e Marc Randolph, cofundador da Netflix.

Dickinson abriu o palco dizendo:  “A comunicação é a base de tudo. É de extrema importância para tudo nos dias de hoje. Criar coisas vem de um sonho. Se você sonha, pode acontecer. Se não sonhar, nunca irá acontecer. Você precisa se dar o luxo de pensar e programar” afirma. “Tudo o que eu sonhava desde os meus 16 anos se tornou realidade em apenas 1 ano. Sei que isso é difícil de imaginar, mas é verdade. A chave de tudo é a comunicação”

O executivo da Vtex, Geraldo Thomaz, apresentou as novidades da marca para esse ano. Nomeada de OMS (Order Menage System), o sistema operacional garante compras mais seguras, práticas e ágeis. O produto mostra ser eficaz para compras, trocas, retiradas e devoluções de produtos comprados online.

Já o cofundador da Netflix, Marc Randolph, falou um pouco sobre brainstorm e a maneira como eles chegaram até a ideia final para desenvolver uma das maiores plataformas de streaming do mundo. “Nunca fui um aluno exemplar. Não importa quem você seja ou o quanto você se esforça no trabalho. Se você tiver uma ideia, apenas uma, e implementá-la, seu futuro pode mudar por completo” conclui Randolph.

COPA DO MUNDO

As marcas estão se agilizando para a Copa do Mundo que começa oficialmente dia 14 de junho. Muitas já estão produzindo filmes para comerciais que envolvem o futebol e a seleção brasileira, enfim, estamos realmente entrando “no clima de Copa”.

Segundo a pesquisa do Ibope Conecta, a maior parte dos brasileiros ainda não associa corretamente os patrocinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do torneio.

A pesquisa foi online e entrevistou dois mil internautas das classes A, B, C e D, de 12 a 23 de março deste ano. Os mais citados são Coca-Cola, 39%, que não é patrocinador (o Guaraná Antarctica, da Ambev, é o dono dessa cota), Itaú, 38%, Vivo, 37% e Nike, 34%.

As pessoas durante a Copa lembram de marcas que estão mais presentes em momentos felizes. “Parece irreal acreditar que as marcas permeiam tantos momentos, mas vou contar para vocês que um dos eventos mais legais que participei foi a Copa do Mundo. Me diverti muito no Rio de Janeiro e em quase todas as fotos que tirei nas portas dos estádios aparece o logo da Coca-Cola. Na hora não percebi, mas ela ficou intrinsicamente ligada de maneira positiva em minha vida” conta Andres Kiger, vice-presidente de marketing da Converse.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here