JOÃO FIRME

0
28

PROPAGANDA X PUBLICIDADE

Por João Firme – Publicitário e Jornalista

Perdemos Belmiro Zaffari, grande empreendedor voltado à Propaganda Ética e Social, nosso norte.  Por convite do seu Tio Danilo Zaffari fundamos a Unesul Turismo em 66 com capital majoritário  em meu nome, e encerrei  as atividades da Minuano Propaganda que fundei em 58 e havia sofrido um enorme prejuízo com a realização da EFAP-Exposição dos Financiados da Aliança para o Progresso no final de dezembro de 65 quando eu e o Marco Antonio Kramer(trabalhávamos juntos na minha agência) éramos formando da primeira turma de Propaganda da FAMECOS junto com o Plinio Cabral, chefe da Casa Civil do governo Meneghetti e ele desenhou a EFAP porque havia conseguido financiamento da Aliança para o Progresso em 64 para o asfaltamento da estrada da Produção, uma obra fantástica do Brizola. Mas com a EFAP ficou pra mim a realização de um sonho que era fazer um curso na Voice of América na capital do presidente Kennedy. E graças a EFAP minha esperança se concretizou depois de 10 dias de treinamento intensivo no jornalismo e propaganda em Washington.

Com a Minuano conquistei a conta do grupo Unetral e Unesul Transportes, o maior do sul do Brasil com ramificações no Uruguai e Paraguai e a pedido do Danilo fui a Erechim para motivar o talentoso  Belmiro em 66 a trocar a profissão de professor  para assumir o comando do  empreendedorismo da família Zaffari do Planalto e da Unesul Turismo que deixei 67 voltando  à Propaganda e fundei a Arauto Publicidade.  O Danilo estava enfermo por acidente sofrido num rally automobilístico e não conseguiu controlar a “diabetes” para curar a perna ferida e sentiu que sua vida estava terminando.

Muito inteligente, estudioso de fatos sociais, o Belmiro admirava a mídia e jornalistas que escreviam sobre economia e davam informações exclusivas de interesse da sociedade.

Aos domingos de 68 a 73, eu estudava  Ciências Jurídicas e Sociais na UPF,  corria com  o Belmiro no  Parcão e nos chuvosos nos encontrávamos por volta das 10h30min  com o colega Fernando Albrecht  do Informe Especial que ele admirava como eu,  no Restaurante Liliput ou Rex e o assunto girava em torno do desenvolvimento da indústria da comunicação no RS, SC e Paraná.

Num desses Encontros perguntei para o Belmiro qual a diferença entre Propaganda e Publicidade? Sem pestanejar esclareceu:” A Propaganda é Ética e Social, a Publicidade muitas vezes é anti-ética e corrompe profissionais que dela vivem.” O Fernando anotou a afirmação. Eu como presidente do Sindicato das Agências de Propaganda no RS, levantei da cadeira e cumprimentei-o com alegria.

Em 2007 fui motivado por uma gráfica que queria ajudar o Instituto Ver Hesíodo Andrade, a ONG da Propaganda à contar para uma jornalista CASES da minha trajetória na Propaganda e na Justiça e o depoimento do Belmiro Zaffari que a jornalista Clarice Ledur conseguiu está no meu livro beneficente Causas e Concausas da Vida de um Comunicador  tem esta afirmativa  na página 126: “João Firme foi o lançador do Turismo Empresa, pois até a época de 1967, somente existia turismo com características familiares.’

Recordarei no livro 2 que será lançado em Paris no dia 21/9 na Embaixada do Brasil que desenvolvi um projeto rentável para a Unesul Turismo comprando diárias em apartamentos de hoteis 4 e 5 estrelas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Gramado e passagens da VASP para usá-las em 90 dias. Pagava à vista com aportes da Unesul Transportes. Depois fazia alguns anúncios em jornais e rádios com os menores preços do mercado e vendia rapidamente para grandes empresas. Foi uma” dinheirama “de lucro mensal.

Foi por isso que escrevi o artigo ” Turismo sem Propaganda não Existe “ que ganhou reprodução na mídia nacional e internacional.

Com o Belmiro Zaffari que está me esperando no céu “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. (Lamentações 3:21)

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFABRICIO SAAD
Próximo artigoNOTAS 25-05-2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here