NOTAS DA SEMANA – 30-05-2018

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FBV
Essa semana ocorreu um evento em Porto Alegre, que apesar de todas as notas publicadas por essa coluna e de várias tentativas de credenciamento desse colunista, a comunicação e o marketing deste evento nada fez e nem respondeu. Muito obrigado pela atenção dispensada.

APLICATIVOS, FORNECEDORES E FEIRANTES

Esse é um Brasil pobre e aproveitador. Veículos movidos a gás cobrando cinco vezes mais as corridas, principalmente o “seu” UBER que aplicou mesmo! Feirantes que colocaram seus produtos com medo de apodrecer e cobraram dez vezes mais. Farmácias que diante do desabastecimento exploraram o máximo. Postos de gasolina que ainda abasteceram cobrando vinte reais o litro da gasolina comum para médicos que iam para seus plantões salvar vidas. Restaurantes que passaram o preço do kg, de vinte e três reais para trinta e seis reais. Não existe só governo podre, existem empresários de toda a ordem vagabundos e sem vergonhas.

OPORTUNISMO

Durante todo caos que se instaurou no país, alguns acharam jeitinhos para contornar a greve dos caminhoneiros.

Um motorista de Uber diz que está tudo uma maravilha, enquanto o amigo sai atrás de gasolina para revender mais caro.

Motoristas de Uber rodando com GNV (gás natural veicular) cobrando tarifa dinâmica.

Mercadorias sendo vendidas por preços inacessíveis.

Mas quem disse que temos que aguentar quem quer levar vantagem do povo mesmo em momentos instáveis assim?

O poder está na mão do povo e é nessas horas que podemos ver quem está ajudando e quem está se aproveitando…

MARATONA DIGITAL

O mais completo evento de marketing digital do Rio Grande do Sul, o Maratona Digital, será realizado de 1º a 3 de junho, da sexta-feira ao domingo, no Novotel Porto Alegre (Avenida Soledade, 575 – Três Figueiras). Promovida pela Fabulosa Ideia, a 10ª edição terá a participação de mais de 15 profissionais da área em 18 workshops.

As inscrições podem ser realizadas pelo link www.bit.ly/maratonadescontoarp. Associados da ARP ganham 20% de desconto e concorrem a duas cortesias. Mais informações pelo telefone (51) 3086-0689 ou pelo e-mail cursos@fabulosaideia.com.br.

Sócios da ARP que responderem a este e-mail concorrem a duas cortesias para o evento.

A DISRUPÇÃO NO AGRO

Quando dois executivos competentes se encontram para debater um tema tão forte e que gera alguns milhões à esse país, o que pode acontecer? Então prepare-se para o dia 19 de Junho, às 19h, no auditório da IMED na Dona Laura 1020, segundo andar. Os dois debatedores conscientes desse compromisso e do tema já tiveram vários encontros para abrilhantar o mercado que estará presente. O GAV (Grupo de atendimento de veículos), com nova gestão, inicia o ano com um evento que temos certeza será um sucesso.

João Satt Filho

Fundador e CEO do G5. Diretor de Estratégia Competitiva da SunBrand. Publicitário, com especialização em marketing, é professor e palestrante.

Donário Lopes de Almeida

Engenheiro Agrônomo e Jornalista, com MBA em gestão e cursos executivos em reconhecidas escolas como Harvard/EUA, Universidade de Wisconsin/EUA, Universidade de Toronto/Canada, e recentemente na Singularity University, no Vale do Silício/EUA.

GLOBAL/FEEVALE

“Sempre tem mais para conhecer, sempre tem mais para inovar”, este é o conceito criado pela Global para a campanha de Pós-Graduação, MBAs e Especializações da Feevale e que ganhou um grande suporte com a criação de uma plataforma que auxilia as pessoas a descobrirem se as inovações que elas gostariam de desenvolver já existem ou não.

A plataforma interativa, além de informar os cursos que a universidade oferece, permite que as pessoas pesquisem inovações gerando novos conteúdos. O funcionamento é simples. Basta o usuário digitar a sua pesquisa no campo de busca da ferramenta. Caso já exista, o próprio site vai trazer a definição disponível no ambiente web e convidar a pessoa a tentar novamente. Caso não exista, a plataforma vai mostrar a seguinte resposta: “Isso ainda não existe. Mas você pode desenvolver.” E já direciona para os cursos de pós-graduação da Feevale relacionados às áreas de interesse da pessoa.

Para ativar o Not Found, foram criadas três inovações relacionadas às áreas dos cursos de pós-graduação da Feevale, que estamos ativando nas redes sociais. Cada uma delas será direcionada para um artigo na plataforma.

– Cursos da área Gestão e Tecnologia: criamos a Consciência Transferida, uma nuvem que faria backup da consciência humana.

– Cursos da área Saúde e Vida: criamos a Pílula da Imunidade, uma imunização oral que erradicaria as principais doenças da humanidade.

– Cursos da área Sociedade, Educação e Humanidades: criamos o Neurotradutor, um implante neural capaz de traduzir tudo o que a gente lê e escuta, capaz de derrubar a barreira da língua no mundo.

CARACOL DE PRATA

Nesta quarta-feira, 16, a agência de publicidade Sin Comunicação, da Paraíba, colocou o Brasil mais uma vez entre os vencedores do Caracol de Plata – premiação mexicana que reconhece mensagens de benefício social.

Depois de ganhar seu primeiro prêmio internacional na categoria Impresso em 2017, este ano a empresa concorreu e ganhou o prêmio na categoria Rádio.

A Sin foi a única agência brasileira concorrendo como finalista em 2018.

HAPPYHOUSE

Realizar um “mergulho” no universo da comunicação líder-equipe é a proposta do “Workshop Líder.co – seja um líder comunicador”, realizado pela HappyIsCool em 7 de junho, quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. A atividade será ministrada pela diretora-presidente da HappyHouse, Analisa de Medeiros Brum, na HappyHouse (Av. Carlos Gomes, 1340/101 -Auxiliadora, em Porto Alegre)

“O líder pode inspirar um bom tipo de comportamento, mas não pode exigi-lo ou ordená-lo. A reação positiva da equipe é decorrente da ação positiva do próprio líder. Por isso, o contato diário, o carisma do gestor e o diálogo aberto são fundamentais”, destaca Analisa.

O curso tem carga horária de oito horas e o investimento é de R$ 1.500,00. Associados da ARP têm 20% de desconto e concorrem a uma cortesia. Inscrições e mais informações pelo telefone (51) 3327-4000 ou pelo e-mail joice@happy.net.br.
Sócios da ARP que responderem a este e-mail concorrem a cortesia para o workshop.

RP/WORKSHOP

A Associação Brasileira de Relações Públicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ABRP RS/SC) realiza mais uma edição do CongregaRP nos dias 15 (sexta-feira) e 16 (sábado) de junho, na Unisinos São Leopoldo. Neste ano, o tema central do evento, que reúne profissionais e acadêmicos de Relações Públicas e Comunicação, é “Reinventando a Comunicação”. As inscrições custam entre R$ 120,00 e R$ 280,00 e já estão abertas no link https://bit.ly/2IcF33V

Além de palestras e painéis com debates relacionados aos novos momentos do mundo das Relações Públicas, na tarde de sábado (16), também serão oferecidos seis workshops ministrados por profissionais de mercado. São eles: Comunicação Política, com o jornalista Alexandre Elmi; Assessoria Esportiva, com o relações-públicas Guilherme Alf, do Todo Mundo Precisa de um RP e da RP Week; Produção Cultural para Festivais de Música, com a produtora executiva Nayane Bragança; Influencer Marketing, com João Finamor, curador do projeto CreatoRS; Cerimonial e Protocolo Corporativo, com o relações-públicas Luciano Salvaterra; e Práticas de Empreendedorismo na Comunicação, com  a relações-públicas Ana Clarissa Cavalcanti, idealizadora do RP Manaus. Todos os participantes do evento poderão optar por frequentar apenas um deles.
A ABRP-RS/SC é uma entidade de Relações Públicas que atua nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com a finalidade de congregar os profissionais da Região Sul e difundir a profissão no mercado. Para fazer parte, saber mais informações sobre as atividades realizadas pela associação e ter acesso completo a programação do CongregaRP, basta acessar o site: http://www.abrprssc.com.

POSICIONAMENTO

Charles Houdoux, sócio e chief client officer da Havas Health & You falou sobre como criar conteúdo é um constante teste contra a invisibilidade e o ostracismo para os anunciantes e como tem aplicado esse dado à comunicação voltada a health e pharma:

Consumidor
O ecossistema está mais complexo, é preciso ter múltiplos targets. A forma com que a marca é percebida pelas pessoas é totalmente diferente. As pessoas preferem vídeos, entretenimento. Isso é importantíssimo para o negócio de health. As pessoas que desejam ser educadas pelos temas de health procuram se informar por meio de vídeos, e não tanto mais documentos escritos. Querem a rapidez do acesso ao YouTube.

Clientes
Cada vez mais, os clientes de pharma e health esperam mais assets pelo mesmo budget. Precisamos fazer conteúdo para Instagram, Facebook, YouTube, conteúdo para os stakeholders. E ter atualizações rapidamente, porque se a pessoa acessa o site e vê o mesmo conteúdo, não volta mais. Perde-se tráfego e lealdade à marca.

Funcional, pessoal e coletivo
Nosso diferencial é que podemos juntar conteúdo, dados e inventário. Com base em dados e estudos que realizamos anualmente, descobrimos que os consumidores não se importariam se 74% das marcas desaparecessem. Isso é impressionante, mas se você não criar conteúdo relevante para construir uma marca relevante, as pessoas não serão leais ao seu produto. E a indústria farmacêutica não está entre as mais significativas. No Brasil, por exemplo, os setores automotivo, de turismo e de entretenimento são percebidos como as mais significativas. Aqui, o segmento de pharma ainda está muito focado no aspecto funcional. É preciso desenvolver o benefício funcional, claro, no nosso negócio essa é uma prioridade. Um produto de OTC para alergia precisa tratar ou curar os sintomas. Mas isso não é mais suficiente. O consumidor espera um benefício mais pessoal, por que consumir essa marca será bom para o indivíduo e sua família, como a marca te ajudará a se educar, a se conectar com outras pessoas que têm o mesmo problema, os mesmos sintomas. E há o aspecto coletivo. As pessoas estão cada vez mais procurando ter uma vida saudável: dietas, sono melhor, meditação, e muitas outras coisas. As pessoas estão tomando conta de si mesmas ao mesmo tempo em que estão preocupadas com o efeito coletivo, com a contribuição da marca.

Jornada contínua
Muitas vezes a pessoa não está querendo conversar apenas com o farmacêutico. Esse é o primeiro contato. Depois, ela pesquisa no Google, conversa com amigos e parentes. Todo esse ecossistema precisa ser constantemente alimentado com conteúdo. Temos uma grande footprint na mídia, e eu sei que no Brasil a mídia é fundamental para a agência. Queremos desenvolver um plano e uma estratégia de mídia muito forte. E isso não significa ser o maior comprador de mídia do mundo, mas acompanhar a rapidez do ambiente digital e, assim, diversificar a compra de mídia. Desenvolvemos um programa de Full Transparency Programatique, isso nos ajuda a rastrear o investimento que estamos fazendo em mídia no espaço digital. É um modo de ser transparente na compra de mídia online e em todos os meios.

NETFLIX

A Netflix e a Telefónica anunciaram um acordo que abrange os países da América Latina. Porém, dependerá do mercado em que a proposta for apresentada.

Outras propostas estão sendo feitas, como a incorporação da Netflix a alguns planos de dados móveis que permitem aos clientes da Telefônica assistirem vídeos por streaming sem que isso represente um “rombo” no pacote de dados padrão.

Depois que a Netflix for lançada nas plataformas da Telefônica, qualquer pessoa poderá se registrar de forma simples. Da mesma forma, os assinantes da Netflix poderão acessar facilmente os conteúdos originais do mundo todo nos dispositivos da Telefônica.

Esse acordo coloca pressão, na América Latina, sobre a America Movil/Claro, de Carlos Slim, e o que circula é que o empresário mexicano não vai ficar apenas vendo a Telefonica passar na sua frente.

Companhias como Oi, Tim e SKY (AT&T). TIM tem já acordo também com Netlix, mas apenas para sua base de celulares.

Semana passada, a Netflix se tornou maior do que a Disney e Comcast, sendo agora a maior companhia de entretenimento e mídia do mundo, atingindo um market cap de US$ 152 bilhões

PONTO DE VENDA

Todos nos preocupamos muito com promoção e às vezes nos esquecemos que existem outros fatores importantes para uma estratégia de marketing dar certo para uma empresa conseguir atingir suas metas nas vendas.

Os 4 Ps do marketing contemplam: preço, produto, praça e promoção.

Vemos empresas hoje que só investem em promoção e deixam de lado a estruturação do ponto de venda, que tende a ser um dos fatores mais importantes nos dias de hoje pela necessidade de fazer com que a experiência do consumidor seja satisfatória e mais confortável possível.

Camila Salek, fundadora da agência de merchandising Vimer, concedeu uma entrevista para o Meio & Mensagem onde ela esclareceu a sua preocupação quanto a maneira que as empresas de varejo organizam suas lojas aqui no Brasil.

Confira o trecho da entrevista:

Nossos vendedores ainda são muito despreparados. Dependendo da área, muitos conhecem menos do produto que o cliente que entra na loja. O varejo terá de repensar o papel do atendimento que tem no PDV. Mas grande parte desse problema vem de um processo, hoje, em que varejo não é visto como uma carreira. É um rito de passagem e o turnover chega a ser tão alto que uma marca pode mudar em um ano toda a equipe de uma loja. Isso dificulta o trabalho das marcas. Outro aspecto é que não existe uma guerra entre varejo físico e digital. Podem trabalhar bem juntos, mas o físico está muito mal preparado. Ainda temos muito aquela história de um balcão, produto exposto e alguém te empurrando algo. É preciso traduzir a alma de uma marca, esse immersive retail, com um serviço de qualidade e fazer as pessoas terem vontade de compartilhar sua experiência. Quando compartilha, se a experiência é boa, por que não estimular isso? Os produtos podem ser usados como base, como elementos” disse Camila.

GPDR

A sigla siginifca Regulamentação Geral de Proteção de Dados e nada mais é do que um conjunto de regras que criam novas restrições de como as empresas têm que tratar os dados de seus usuários. Embora não haja muitos requisitos específicos, o objetivo geral da sanção é aumentar o controle do público sobre quem tem acesso as suas informações e como elas são usadas.

As mudanças se aplicam a todas as organizações. Desse modo, restaurantes, varejistas, companhias aéreas e outras empresas que normalmente não consideramos que tenham grandes quantidades de dados precisam cumprir a nova lei.

Regras do GDPR

Em linhas gerais, os principais termos do pacote são:

Direito de saber quais dados uma determinada empresa tem sobre você e para que ele são usados;

Direito de ser informado se os dados são compartilhados com grupos externos;

Direito para acessar os dados e levá-los para outro lugar, função também conhecida como portabilidade de dados;

Direito de, em algumas ocasiões, ter seus dados apagados;

Além disso, uma liminar estipula que as empresas têm que notificar os usuários sobre a violação de dados dentro de 72 horas após a descoberto do problema;

É necessário que algumas companhias nomeiam quem será o diretor de proteção de dados;

O que acontece se as empresas não seguirem as regras?

As penalidades contemplam desde advertências escritas até multas milionárias, dependendo da infração cometida. Para as ofensas mais graves, as organizações podem ser obrigadas a pagar até 20 milhões de euros ou 4% de sua receita total, o que for maior.

Para uma empresa multibilionário como o Facebook ou o Google, isso soma centenas de milhões. Porém, nem todas as infrações garante multas tão grandes. Isso é apenas destinado para as contravenções mais sérias. Na maioria dos casos serão advertências mais leves, que também podem potencialmente fazer uma empresa menor fechar as portas.

Cuide dos seus dados

Até o momento, o maior impacto da GDPR talvez seja ela servir como um lembrete oportuno do quanto as empresas dominam nossas vidas atualmente. E, embora, seja improvável que a política mude nos EUA, a transformação ajuda todos a realmente pararem para pensar sobre o que estão fazendo com sua privacidade on-line

SUSTENTABILIDADE

Quem não quer ser cada dia mais saudável? A preocupação com a saúde tem influência em sermos mais sustentáveis? Se tornar mais sustentável também traz benefícios à saúde? Qual a influência da sustentabilidade na nossa saúde? Essas e outras questões serão respondidas na oitava edição do Seminário de Gestão Urbana Sustentável, realizado pela ONG Toda Vida, no próximo dia 6 de junho, entre 8h30 e 18h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2KMYIoI.

Com o tema “Sustentabilidade: Condição para uma boa saúde”, especialistas irão abordar assuntos como saúde e medicina preventiva, planejamento urbano e saúde pública, produtos do dia a dia e a saúde, segurança alimentar e água, e tecnologias para saúde e sustentabilidade.

Entre os palestrantes estão o engenheiro agrônomo e florestal Sebastião Pinheiro que juntamente com José Lutzenberger foi um dos pioneiros da agroecologia no Brasil; o arquiteto e urbanista Ricardo Gellert Paris, especialista em políticas públicas e representante da ONU para segurança alimentar; o médico pediatra Eduardo Rasche da Motta, Membro do grupo para humanização dos meios de deslocamento humano Paths for People, em Edmonton, no Canadá; o engenheiro agrônomo  Antonio Carlos Sperb Paganelli, que é agricultor orgânico certificado e membro da Rede Ecovida;  e a professora de Tai Chi Chuan e nutricionista Susete Queiroz, que tem formação em Advanced Coaching Zen com certificação nas áreas de Coaching de Vida, Coaching de Carreira e Coaching de Relacionamento.

Durante o seminário, também acontecerá no Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa a Expo-Sustentabilidade, na qual empresas, institutos e cidadãos irão apresentar tecnologias, produtos, atitudes e ideias inovadoras.

A TODAVIDA é uma associação criada a partir da união de amigos de várias formações, preocupados e engajados nas questões socioambientais. A reunião de constituição da ONG ocorreu em 2011 com o objetivo de apoiar, assessorar e promover programas, projetos e ações de defesa, preservação e conservação de meio ambiente e desenvolvimento sustentável. No entanto, o seu registro ocorreu no ano seguinte e, desde então, a organização atua em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

SERVIÇO

Data: Quarta-feira, 6 de junho de 2018

Horário: 8h30 às 18h

Local: Teatro Dante Barone – Assembleia Legislativa/RS

Inscrição: Gratuita.  https://bit.ly/2KMYIoI.

O certificado vale como horas complementares.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

08:30 – 09:45 –  Tai Chi Chuan e Meditação com Prof.ª Susete Queiroz

09:45 – 10:40 – Saúde, alimentação e Medicina Preventiva com Dr. Eduardo Rasche da Motta

10:40 – 11:10 – Intervalo – Expo-Sustentabilidade

11:10 – 11:30 – Água: a sustentabilidade de beber com Eng. Arthur Hoffmann dos Santos 11:30 – 12:00 – Tecnologias para a saúde com Me. em Economia Eduardo Marckmann

12:00 – 13:45 – Intervalo Almoço – Expo-Sustentabilidade

13:50 – 14:00 – Surpresa

14:00 – 14:30 – Planejamento Urbano e Saúde Pública com Arq.º Vinícius Ribeiro

14:30 – 14:40 – Intervenções Urbanas e Saúde com ONG TODAVIDA

14:40 – 14:50- Diretrizes para a implantação da arborização em Porto Alegre com Eng. Agrônoma Claudia Ruschel

14:50 – 15:20 – Segurança Alimentar com Arq.º  Ricardo Paris, representante da ONU para Segurança Alimentar

15:20 – 15:50 – Intervalo – Expo-Sustentabilidade

15:50 – 16:10 – Produtos & Saúde: Cosméticos naturais e veganos com antropóloga Paula Macedo

16:10 – 16:30 –  Produtos & Saúde- Resíduos de Medicamentos e a Responsabilidade Sócioambiental com a especialista em Resíduos Maria Caravagio Nunes

16:30 – 17:00 – Agricultura Orgânica com Eng.º Sebastião Pinheiro

17:00 – 17:30 – Agricultura Sintrópica com Eng.º Antonio Carlos Paganelli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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