NOTAS DA SEMANA – 15-06-2018

0
258

SAIDA

Dentro de algumas semanas um dos profissionais mais competente e eficiente do mercado estará abandonando sua carreira para um voo empreendedor e por sua trajetória merece ter todo o sucesso. Essa coluna lamenta profundamente essa perda do mercado, mas temos certeza que nunca deixaremos de manter essa nossa amizade que dura mais de 30 anos com muito respeito.

BOATOS
Circulou esta semana a saída de uma grande conta de varejo de uma agência. Como são boatos, ninguém confirma, ninguém desmente. Casamento antigo….

ARTIGO

Em artigo publicado na ZH de domingo que passou, o jornalista Alfredo Fedrizzi faz sérias críticas as caixas de um Super, por barra-lo com mais de dez produtos, apesar do sinalizador do caixa indicar “Caixa rápido 10 produtos”, como estava com mais e o Super não estava cheio achou por bem passar e por observação da caixa foi avisado que não era ali seu caixa. Furioso, criou um fuzuê e não contente, passou as compras em duas entradas no mesmo caixa. Escreveu criticando as regras e as normas do estabelecimento e que ele era o senhor da razão. Tentou explicar o inexplicável e errou muito e a lei de Gerson não vingou.

POR QUE NO SUL

Depois de anos quando dos tempos do Flavio Correa (FAVECO), Luiz Cama, Carlinhos Schneider, Ernani Behs e tantos outros belos profissionais do século XX que fizeram acontecer a propaganda no RS com a Standard Ogilvy e que atendia marcas locais que hoje infelizmente não existem mais.  A Ogilvy, que tem o nome de um dos mais geniais publicitário do mundo, David Ogilvy, voltou a Porto Alegre, para fazer uma joint venture com a SLM do Laerte, Valdir e Günther (SLM), que durou até 2010, atendendo Gerdau, Banrisul, Souza Cruz e Claro. Em 2011 montou parceria com a Selling e Duplo M.

Em 2015 a WPP fica com o controle acionário da maior e mais brilhante agência digital do SUL a 3YZ. Operando aqui no Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, atendendo clientes como Tramontina, Panvel, Unimed Brasil, Serasa, Vodol, Banco Inter, Loreal, Arena e Planeta.

Sentindo que o movimento deveria ser único 360º, fortalecer a marca Ogilvy, simplificando o processo, o novo e único nome é Ogilvy.

Bom para o mercado que além dos grandes profissionais da (3yz), conta agora com a estrutura nacional e internacional dessa agência que faz parte do maior grupo do mundo.

NAMORADOS
Para marcar o dia dos namorados O ParKShopping Canoas do grupo Multiplan e a Agência DB_SUL entregaram uma obra de arte (Todas de artistas convidados), com um texto lindo: “RELACIONAMENTOS NOS INSPIRAM”

A gente acredita no poder de união. De ideias, de talentos, de propósitos. Por isso, quereremos marcar esse dia tão especial com um presente que simboliza tudo isso.

Na campanha dos namorados deste ano, o ParkShopping convidou um grupo de artistas gaúchos para representar o amor.

O resultado são obras de artes inspiradoras que antes de serem reproduzidas foram apresentadas aos lojistas do Shopping e expostas.

Exatamente como nossa relação.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS.

COM CARINHO, DB_SUL e PARKSHOPPING CANOAS.

BAND RS

– Camarote Band é a mais nova plataforma de relacionamento da Rádio Bandeirantes com o seu público.

Um encontro da equipe esportiva da rádio, ex-jogadores, dirigentes de futebol, imprensa, empresários e nossos clientes para uma confraternização, com bom bate papo sobre futebol, apresentação de músicos e artistas.

Ampla cobertura da Rádio Bandeirantes dentro da sua programação esportiva com a transmissão do evento ao vivo.

– Copa do Mundo amplia a programação ao vivo da Rádio Bandeirantes. BandNews FM também terá alterações para transmissão dos jogos!

A Rádio Bandeirantes de Porto Alegre 94,9 FM/AM 640 terá um aumento da programação ao vivo a partir desta quinta-feira com 56 jogos da Copa do Mundo e horários alternativos dos programas da manhã e início da tarde. A partir das 10h, começa a cobertura especial direto da Rússia com a abertura da Copa do Mundo da Rússia com o comando de Milton Neves e, na sequência, Ulisses Costa narra Rússia x Arábia Saudita, direto do Estádio Luzhniki, em Moscou. Será formada a maior rede de rádios do Brasil que inclui a Rádio Band News FM 99,3, de Porto Alegre. Na data de abertura, quinta-feira a Rádio Bandeirantes sofre as primeiras alterações. O programa de debates esportivos Toque de Bola começa às 14h10, o Rádio Livre às 15h, o Tempo Real às 16h. As maiores mudanças começam a partir da sexta-feira, dia 15 de junho. Com três jogos 8h30 (Egito x Uruguai), 11h30 (Marrocos x Irã) e 14h30 (Portugal x Espanha). Neste dia, o Jornal Gente com Oziris Marins, Sérgio Stock e Guilherme Baumhardt terá uma edição de 1 hora entre 7h30 e 8h30. Às 11h30 começa o Esporte Notícia com Daniel Oliveira. O Band Esporte Show com Sérgio Boaz e comentários do Alex Bagé começa às 17h40. Uma novidade a partir de sexta-feira (15/06) será o Toque de Bola às 19h. O programa de debates esportivos com Alex Bagé, Claudio Duarte, César Cidade Dias vai até às 20h, quando começa o Rádio Livre com o comando de Diego Casagrande. A Voz do Brasil será às 21h. Às 22h tem o Repórter Bandeirantes com apresentação de Milton Cardoso. O programa 90 Minutos será ao vivo entre 0h e 1h30 com apresentação de André Machado e Fernanda Zaffari, direto de Londres. A Rede de Rádios Bandeirantes é licenciada da Copa do Mundo Fifa e os jogos também podem ser acompanhados pelo Aplicativo Band Rádios no território brasileiro. O sinal na Web e da Rede Band Sat Sul estarão fora do ar no período dos jogos. A cobertura das rádios do Grupo Bandeirantes vai contar com mais de 30 profissionais durante a Copa, sendo 13 enviados especiais para a Rússia – a maior e mais premiada das rádios brasileiras. Acompanhe a programação das rádios no Facebook e site Band RS e Esporte Band RS.

MOOVE EM CANNES

A Moove fará uma cobertura completa e exclusiva do maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions.

Alberto Meneghetti, Sócio-Diretor da agência, estará lá, a partir de amanhã, pela quarta vez consecutiva, atento às novidades e cases premiados neste prestigiado evento.

“A cada ano que passa, fica claro que o casamento da tecnologia com a criatividade é um caminho sem volta. Cannes Lions é inspiração e conhecimento. Pretendo absorver toda esta informação para a agência e para o nosso mercado publicitário. Nunca volto igual de Cannes. É um evento imperdível”, afirma Meneghetti.

https://www.youtube.com/watch?v=SoHX5Xq0lAU

GRUPO DE ATENDIMENTO DE AGÊNCIAS

“Update-se – O (des) atendimento na era da experiência” é o tema da palestra que o Grupo de Atendimento RS (GA-RS) irá promover em 21 de junho, quinta-feira, às 19h, no Espaço Voz (Shopping Total – Av. Cristóvão Colombo, 545, Prédio 2, 3º andar). O convidado será o diretor de estratégia criativa e planejamento na Ogilvy, Gustavo Otto. A iniciativa faz parte da primeira edição do “GA Palestra”.

O investimento é de R$ 30,00, e os ingressos podem ser comprados pelo site https://www.sympla.com.br/update-se—o-des-atendimento-na-era-da-experiencia__294879.

METÁFORA

Mario Sergio Cortella, folósofo, escritor, educador, palestrante e professor brasileiro costumava dizer aos filhos quando crianças: “Quando completarem 12 anos contarei o segredo da vida a vocês” Quando o mais velho completou 12 anos, acordou o pai todo ansioso para saber o segredo da vida. O pai disse: “Contarei, mas você não poderá revelar aos seus irmãos. Eis o segredo: Vaca não dá leite. Você tem de tirar. Você tem que acordar 4h da manhã, ir ao pasto, entrar no curral cheio de fezes, amarrar rabo e pernas da vaca, sentar no banquinho e fazer o movimento certo!” Esse é o segredo da vida. Vaca búfala, cabra não dão leite. Ou você tira ou não tem leite. Existe uma geração que acha que vaca dá leite, ela acha que as coisas são automáticas. Eu quero, eu peço, eu ganho. A felicidade resulta do esforço. A ausência de esforço resulta em frustração.

SPR

Conhecer em primeira mão tudo o que está acontecendo no mundo da criatividade, do marketing e da gestão de marcas, e compartilhar essas novidades e estratégias com clientes, profissionais e estudantes da área. Com esse propósito, o diretor executivo da SPR, Juliano Brenner Hennemann, e o diretor de estratégia e inovação, Gustavo Ermel, embarcam para Cannes, na França, para participar do 65º Festival Internacional da Criatividade – Cannes Lions, que acontece de 18 a 22 de junho.

Hennemann e Ermel acompanharão de perto a intensa programação do evento, que está em sua 65ª edição e tem sido o berço de grandes ideias e o lar da criatividade mundial desde 1954, consolidando-se o maior festival e a maior premiação do mundo para os setores de comunicação, criatividade, marketing, entretenimento, design e tecnologia. Ambos fazem uma imersão no conteúdo e nas inovações apresentadas em Cannes, que passarão a pautar o dia a dia da equipe e as estratégias dos clientes da SPR.

“Cannes é onde as coisas acontecem, onde o mundo descobre quais são os melhores cases, as melhores estratégias criativas e quais as marcas que mais ousam. Por isso, vamos participar ativamente de mais esta edição do Festival”, destaca Hennemann. Além de Cannes Lions, a SPR tem participado do El Ojo, Festival Internacional da Iberoamérica, que acontece em Buenos Aires, na Argentina. Gustavo Ermel e o diretor de criação Fábio Henckel recentemente compartilharam, através de palestras, o que viram por lá.

O objetivo é também, após o Cannes Lions 2018, montar um circuito de palestras para o mercado do Rio Grande do Sul e para universitários, a exemplo do overview realizado em 2017, que impactou mais de 500 pessoas.

FEEVALE 1 

A Universidade Feevale realizará o curso de qualificação Oficina de fact-checking: como checar o discurso público. A atividade tem o intuito de orientar como verificar fatos, dados e declarações públicas com base em métodos, ferramentas e processos adotados pelas principais iniciativas de checagem do Brasil e do mundo. A oficina acontecerá no dia 23 de junho,sábado, das 9h às 13h, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições vão até dois dias antes do início da atividade, e podem ser feitas pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, ou no Atendimento Feevale dos câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510) e II.

O curso receberá os ministrantes, fundadores do Filtro Fact-checking: Taís Seibt, jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), doutoranda em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Tiago Lobo Bastos, criador da ONG Pensamento.org, editor da Revista Pensamento e premiado em 2º lugar na categoria “Especial” do 34º Prêmio de Jornalismo e Direitos Humanos. Mais informações sobre o curso, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822 ou no site de inscrição, até o dia 21 de junho.

 IMED

O destaque do vestibular de inverno da IMED Porto Alegre é o aumento de graduações oferecidas. O salto foi de um curso, em 2017, para cinco neste ano: Arquitetura e Urbanismo; Direito; Engenharia Civil; Odontologia e Psicologia. Foram ofertadas 350 novas vagas, sendo que 50% por meio da nota do Enem. As provas ocorreram no sábado (09/6), das 8h30min às 12h30min, na Rua Dona Laura, 1020, bairro Mont’Serrat.

“A abertura de quatro novos cursos, em 2018, reflete uma preparação de alguns anos para trazer para Porto Alegre uma formação diferenciada, comprometida com a conexão entre o fortalecimento das relações humanas e a alta tecnologia”, explica o diretor-geral da IMED Campus Porto Alegre, Marc Deitos. O novo ensino de Odontologia, por exemplo, é o terceiro na Capital gaúcha após 65 anos. A média é de uma graduação por século para dentistas. “A IMED se caracteriza por oferecer apenas cursos condizentes com a demanda e os diferenciais que a cidade exige”, enfatiza Deitos.

 

Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, foram montados, recentemente, laboratórios com equipamentos de ponta e estrutura qualificada a fim de atender os estudantes.  Os novos cursos foram desenhados com o propósito de suprir as exigências dos profissionais do futuro, com pensamento crítico, reflexão sobre as informações e uso de novas tecnologias nas análises de dados. “O aluno sente-se desafiado à interação, à exposição e à construção do conhecimento. Esse método levou a IMED a repensar o formato da educação, voltando-se a salas de aulas com número reduzido de alunos, para que cada um possa perceber, junto com o grupo, suas potencialidades e limitações, encontrando formas de desenvolvê-las e superá-las em um ambiente acolhedor”, afirma o diretor-geral.

FEEVALE 2

A Universidade Feevale realizará o curso de qualificação Redes Sociais em Órgãos Públicos e Governamentais, que tem o intuito de propor técnicas e experiências para o gerenciamento de redes sociais de prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas, governos estaduais e tribunais, entre outros. A capacitação acontecerá no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), entre os dias 16 e 20 de julho, de segunda à sexta-feira, das 18h20min às 22h20min. As inscrições vão até dois dias antes do início das atividades, e podem ser feitas pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, ou no Atendimento Feevale dos câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510) e II.

 

Direcionada para estudantes, profissionais e interessados nas áreas de Jornalismo, Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, as aulas contarão com o ministrante Ronan Dannenberg, coordenador de Redes Sociais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.  Dannenberg foi repórter dos jornais Zero Hora, Correio do Povo e Jornal NH, tendo atuado, também, como assessor de imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo e da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa). Mais informações sobre o curso, como investimento, por exemplo, podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822 ou no site de inscrição.

 

Programação:

Conhecendo redes sociais: conceitos, linguagem, algoritmos, métricas, monitoramento, ferramentas e métodos de postagem

A rotina de um social media: a necessidade de ter uma visão multidisciplinar

Diferenças de redes sociais e presença digital em órgãos públicos para empresas e personalidades

Identificação do público-alvo e direcionamento

Técnicas para aprimorar a produção de materiais

Gerenciamento de “bots”, crises nas redes, “haters” e definição de regras de conduta

VERDADE

SBT ONLINE

O SBT vem fazendo um belo trabalho quando o assunto é conteúdo online. A emissora montou uma estratégia em que ela valoriza a memória afetiva que tem com o público brasileiro e também forma um novo público que busca as tramas infanto-juvenis do SBT.

Seu canal no YouTube acaba de atingir a marca de 5,4 milhões de inscritos, à frente de gigantes como a Globo (1,4 milhão), a britânica BBC (4,8 milhões) e a norte-americana NBC (589 mil). Se considerados canais associados ao do SBT, os inscritos chegam a 37 milhões.

“Temos um modelo de parceria com o YouTube, chamado de Enterprise, que transforma o SBT em um grande agregador de conteúdo, com a possibilidade de conectar canais de terceiros” explica Giuliano Chiaradia, gerente de conteúdo digital do SBT.

DIGITAL É CLICHÊ

Foi-se o tempo em que a palavra digital era usada com glamour e modernidade. Agora temos que esquecer todo aquele cenário caótico trazido junto com a tecnologia para transformar esse cenário em algo mais humano e harmônico.

Estamos na era da conectividade, sendo assim devemos usar a tecnologia como assistência para sermos cada vez mais humanos e conectados. O que mantém a função dos CMOs é sua especialidade em pessoas. “A tecnologia já está dentro de tudo. Tudo vai estar conectado na internet. Então, termos como digital estão fadados a morrer, porque já está encrustado na sociedade. O profissional de marketing precisa entender pessoas”, afirmou Eco Moliterno, chief creative officer da agência Accenture Interactive.

ABRIL

Na sexta-feira passada foi anunciado o fim da parceria entre a Abril e Walt Disney para produzir histórias em quadrinhos dos personagens que por muitos anos fizeram sucesso no Brasil, sendo o mais famoso deles “O Pato Donald” que serviu como porta de entrada para leitura de várias gerações. As aventuras dos mascotes divertiram e alfabetizaram muita gente.

REALIDADE VIRTUAL

O jogo “The Imaginary Friends Society” é um jogo de realidade virtual feito para crianças com câncer. A ferramenta é utilizada na Fundação Pediátrica de Tumor Cerebral nos Estados Unidos e tem sido elogiada por médicos e familiares dos pacientes.

A Fundação fez uma pesquisa e descobriu que o maior problema para as crianças é a ansiedade. O jogo consegue acalmar os pequenos durante exames, injeções e cirurgias.

W3HAUS

Com clientes nacionais, como Bauducco, Grendene e O Boticário, que estão querendo expandir suas atividades para fora do Brasil, a agência digital criada em Porto Alegre também está no mesmo movimento por continuar sendo uma agência independente mesmo com tantas ofertas de grupos internacionais.

Na visão do CEO da W3Haus, Tiago Ritter, atrair profissionais mais jovens é um dos desafios do mercado publicitário. Além disso, ele também fala como é bom ser uma agência independente:  “Se estivéssemos em um grupo, seríamos obrigados a entregar resultados custasse o que custasse. Quando se é independente é possível abrir mão do resultado para fazer a manutenção de pessoas e deixar o clima menos tenso. Sempre disse que não queria que fôssemos uma agência tipo Mad Men, e continuamos não sendo”, diz o CEO.

Outra atitude louvável da agência é a que hoje as mulheres ocupam 58% das lideranças na W3Haus. Algo que está sendo muito discutido no mercado da propaganda.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here