Paulo Trindade

0
493

DESTAQUE

O destaque dessa semana é de um cara que tem uma garra incrível. Tudo que se dedica é com paixão e muito empenho. Sua competência é vista pelo mercado com muita admiração e todos nutrem por ele um carinho muito grande. Paulinho Trindade é o cara comercial que vai com tudo e sempre com muito preparo.

Foi…

E lá se vão 26 anos. O Paulo Trindade olha pra traz e ainda consegue ver o rosto daquele rapaz cheio de sonhos, com uma incrível determinação e com olhos brilhantes pela paixão despertada pela publicidade. Ele se lembra e ainda sente a ansiedade no peito tentando achar um lugar para ele se encaixar. Ele sonhou com a carreira de futebol, fez vestibular para Agronomia, tentou vestibular para veterinária, se embrenhou entre livros para tentar medicina e foi parar na Enfermagem na Unisinos. Prestes a acabar o básico da universidade o desespero bateu. Não era aquilo que ele queria. Como sempre, um anjo chamado São Miguel foi salvá-lo. Surgia a Publicidade e Propaganda. Pensando bem, não foi ele que escolheu o curso de Publicidade. Foi a Publicidade que escolheu ele.

Formado, saiu da Unisinos como a maioria dos jovens de um curso de Publicidade: um criativo. Movido pelos meus sonhos chegou a ter uma agência. A Contexto não durou muito. Lógico! Nem poderia! Mas vamos em frente. Começou a trabalhar como redator, mas outra vez foi escolhido por uma outra área que jamais imaginava: a mídia. 10 anos trabalhando em agências de Publicidade passou pela agência dele a Contexto Comunicação, Quatro Traços Comunicação, Parla, Competence, 2 anos em Caxias na B-52 e por fim na Dixxie Comunicação. De redator foi para mídia, depois para planejamento e por fim atendimento. Além dos sonhos, aprendeu a estudar. Fez pós-graduação em Marketing na ESPM e se transformou em um devorador de livros da área. Estudou estratégias, marcas, negociação, vendas, etc.

Em 2000, aquele anjo voltou a procurar aquele rapaz e impôs um novo desafio. Era a hora de pular para o outro lado do balcão. Se ele sabia comprar era lógico que aquele jovem deveria saber vender. Aceitou o desafio e aceitou o convite da Ana Lúcia Figueira para ser executivo de contas na Editora Abril. 5 anos e meio de muito trabalho, aprendizagem, de dúvidas, mas sempre entregando o resultado proposto. Era certo que aquele cara estava no lugar certo.

De lá recebeu o desafio para vender projetos dentro da nova empresa que a RBS havia adquirido. Kzuka, a empresa que era para ser e foi por um tempo a marca jovem do grupo RBS. 11 meses se passaram e alguma coisa o incomodava.

E lá veio o anjo e apresentou um cara sensacional que até hoje o rapaz aprende com ele. De chefe virou amigo. E a melhor coisa que tem nessas relações de trabalho é você poder admirar o seu líder. O Ricardo Silveira foi um baita líder e levou o cara para a RSBC Ativa. 5 anos nesta família e muitas coisas legais construímos e entregamos.

O rapaz foi parar em São Paulo pela Ativa. Um sonho! Atuar naquele mercado. Um baita trabalho! Pisar em agências como Talent, Ogilvy, New Lara, África, Grey Brasil, DPZ e tantas outras. As agências que faziam parte do imaginário do menino que lia sobre o mercado publicitário e todas elas eram citadas não tinha preço estar lá.

Depois de 8 meses em São Paulo pela Ativa passei pela JChebly. Uma empresa também de mídia externa para o setor de aeroportos. Foi rápido e não deixou saudade.

Daí um cara paulista encontrou outro o cara gaúcho em São Paulo e o paulista disse para o gaúcho: “malandro, chega de aventuras! Hora de voltar para casa! Vem comigo que você vai voltar para tua casa!” Alex Foronda, gerente da Veja Nacional levou o malandro pra Editora Abril novamente. O gaúcho foi parar no núcleo das revistas femininas e o trabalho realizado nos 15 meses foi sensacional. Grato, Alex! Grato, Brenda Fukuta!

Mas gaúcho é bicho triste! Os caras são apegados à terrinha, ao futebol, aos amigos e ao filho. Depois de vários convites da RBS Rádios, chegou o convite feito por uma pessoa que o cara admirava demais. Ciro Vives e Sandra Schilardi convidaram o cara para ser executivo na Rádio Gaúcha. Não tinha como não aceitar. E ele foi. 5 anos de muito trabalho, muitos resultados, muitas histórias e amizades que jamais o rapaz imaginaria ter. Foi bom enquanto existia um propósito. Como sempre, tudo muda muito rápido dentro das grandes corporações. E as coisas se perderam. Mesmo assim o trabalho foi feito e entregue, mas já não tinha mais sentido para o cara. Além disso, não acreditava nas mudanças que estavam por vir. Logo, sendo honesto consigo mesmo era preciso procurar novos ares.

Foram meses sabáticos que o rapaz escutou várias propostas e ideias, mas não havia um propósito claro. Passou alguns meses em uma empresa de live marketing, mas não era a praia dele.

E daí surge o anjo. Novamente ele se faz presente e traz um convite de uma das pessoas que mais o rapaz admira… O convite surgiu com um propósito, um projeto e um desafio. E lá está o rapaz agora. Realizado mais um sonho. Estar no Grupo Bandeirantes.

10 anos de agência de publicidade e mais 16 anos como veículo de comunicação. Hoje prestes a completar 50 anos o rapaz olha pra traz e só tem a agradecer. A Publicidade deu tudo a ele. Vários sonhos foram conquistados, muitos amigos, muita experiência e a mesma paixão e brilho no olho ainda. O menino aprendeu a escutar e tenta passar isto para o filho Pedro. O rapaz ainda sonha com o mercado de propaganda gaúcho mais forte, maior e mais rico. O rapaz de hoje explica para o menino de ontem que a propaganda é feita por gente e quem trabalha na área precisa gostar de gente. O menino não consegue entender isto.

Além da Band TV o rapaz divide seu tempo como Conselheiro do GAV (Grupo de Atendimento de Veículos) onde já foi presidente de 2008 à 2010. Uma gestão voltada para o conteúdo, desenvolvimento e capacitação dos profissionais da área.

Prestes a realizar mais um sonho, o cara vai encarar o curso de Direito. Mais um sonho na conta. Bota aí!

Gratidão ao Espiridião Curi, Ana Lúcia Figueira, Sonia De Paula, Ricardo Silveira, Alex Foronda, Ciro Vives e a Neca Hickmann! Meus ídolos e referência de profissionais competentes, éticos, humanos, diferenciados e líderes que me inspiram sempre!

Namastê!

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here