Carlos Alberto Toillier

0
365

O destaque dessa semana é de um cara que tem uma aceitação e empatia do mercado de comunicação como poucos. É um profissional incansável, ligado 24 horas na tomada, sedento por coisas novas e buscando sempre soluções para seus parceiros de trabalho e para os anunciantes. Sua vida depois do SBT é dividida com seu hobby de ser metido a cantor, sua linda e querida família onde faz bagunça com sua filha. O destaque dessa semana é o meu amigo, camarada Carlos Toillier (Carlão)

A relação com o Nenê passa por amizade, admiração e respeito. Amizade pelo Ser Humano, respeito pelo Profissional e admiração pela Entidade. Sim, Nenê Zimmermann é uma Entidade da Comunicação Gaúcha. Traçar o meu perfil para a sua Coluna é uma honra.

Carlos Alberto Toillier (Carlão)

Perto de completar 30 anos de atuação no Mercado da Comunicação, vivi a Propaganda nos seus diversos ângulos: Veículo, Cliente e Agência. Minha relação com a mídia começou cedo, em Santa Cruz do Sul onde, desde sempre, fui um aficionado por TV, Rádio, Jornais e Revistas.

A comunicação veio ao natural através do Curso de Publicidade e Propaganda na Unisinos. Segui depois para o Pós em Marketing na PUC e o MBA em Gestão Empresarial na FGV. Como ensina a Vida, a gente não para de estudar e aprender. Sou um sedento pela informação desde sempre, antes mesmo de o termo stress da informação virar moda.

Workaolic assumido (e quem não é em tempos de whatsapp, e-mail, celular, redes sociais e consumidor omnichannel?) , adoro o que eu faço. De verdade. Me divirto trabalhando. Gosto muito de Gestão de Pessoas, de estar no Mercado, desenvolver Produtos, Marcas, de trazer resultados para os Clientes. De fazer a coisa andar. De inovar e inventar o futuro.

Comecei muito cedo como Vendedor. Não de Publicidade, de roupas mesmo, barriga no balcão e atenção no Freguês em uma Loja de Departamentos ainda nos anos 80. Durante a Faculdade, já no início dos Anos 90, a Criação me encantou, tanto que trabalhei em várias Agências como Redator entremeando os períodos como Atendimento Comercial em Rádios do Vale do Sinos.

O Programa de Trainee da RBS foi a porta de entrada para o Mainstream em 93. Estudar e aprender na prática cada uma das áreas da Mídia Eletrônica (TV e Rádio) valeu ouro no início de carreira. Alicerçou com bases sólidas o conhecimento em Planejamento, Finanças, Produto, Marketing, Opec e Comercial. A escalada efetiva, agora como Executivo de Contas na área comercial começou com a Rádio Cidade em 94, seguiu com a Rede Atlântida em 95 e culminou com a Rádio Gaúcha em 96. Naquele ano, ao conquistar um Cliente Novo para as Olimpíadas de Atlanta, troquei de lado da mesa, virei Cliente.

Na Diadora, um mundo de oportunidades e desafios se descortinou. Durante 3 anos, liderei o Marketing e a Relação com o Mercado Brasileiro da Marca. Aprendi muito e coloquei em prática todos os estudos sobre o Mix de Marketing. De produtos importados, passamos a estudar o comportamento do consumidor brasileiro para produzirmos tênis, chuteiras e confecção que falavam português dentro de uma composição de preço e uma dinâmica de distribuição desafiadora à marcas entrantes na época. Estudar e escolher os Atletas e Clubes no Brasil para dar sequência nacional à marca de nomes consagrados mundialmente como Baggio, Niki Lauda, Zico, Prost, Senna e Björn Borg, além de Seleções Mundiais como a Itália só me fizeram subir a régua. O caminho trilhado passo a passo passou por renovar com Guga antes do seu 1º Título em Rolland Garros, investir em Taffarel que jogou a Copa de 98 com chuteiras e luvas verde-amarelas, na Ulbra/Diadora, Campeã Nacional de Vôlei, apostar no Juventude, Campeão Gaúcho e tantos outros feitos apaixonantes que abriram novos caminhos profissionais e de negócios. Coordenar campanhas publicitárias multimídias nacionais, gerenciar a relação com Representantes, materiais de ponto-de-venda nos Varejos Calçadistas do Brasil, coordenar as Ações e Stands da marca nas Copas Davis de 97 e 98 no Brasil e gerir ações de Press-Tour com jornalistas brasileiros na Itália fizeram um up-grade fantástico da minha Carreira na época.

Empreender seria o próximo passo. A Show Business Comunicação e Marketing administrou as contas da Comusa, Prefeitura de Novo Hamburgo, Reno Veículos, Digitel, Himaco e outros Anunciantes com o Sócio Federico Wassermann, Amigo e Parceiro de iniciativa.

Mas o convite do saudoso Renato Sirotsky falou alto e pesou na minha volta para a RBS em 2000. O RBS Plus e o Segmento Jovem anteciparam uma tendência que se consolidou vários anos depois no atendimento integrado em uma única ponte entre um Grupo de Comunicação e o Cliente. Ali conquistei com um Time Maravilhoso a minha primeira Estrela de Veículo do Ano com uma Revista extremamente cool chamada E AÍ? Passado o primeiro ano de Plus, o Segmento Jovem foi integrado às Rádios Jovens e passei a gerir comercialmente as Rádios Atlântida, Cidade e 102 FM. Tempos efervescentes de criar e vender projetos inovadores nas Rádios da RBS trazendo resultados aos Clientes e entregando os PPR´s a todos os Colaboradores.

Em 2005, nova mudança. Antônio Tigre me chama para liderar e renovar a Rádio Farroupilha, mantendo a conexão popular com a Rádio Cidade. Foi a senha para estudar Prahalad e a Base da Pirâmide, a Força da Classe C e a sua imensa inserção no Mercado de Consumo Brasileiro. Nova Estrela conquistada, foi a vez da Rádio Farroupilha ser eleita o Veículo do ano no Salão da Propaganda. Parênteses: Nessa época infelizmente, o Brasil não soube aproveitar o tempo de bonança e fazer o seu tema de casa estrutural.

A WEB 2.0 chegou em 2005. O Convite do Flávio Steiner para gerir o ClicRBS e o Hagah me levaram de vez para dentro da Matrix na época.

2007 chega com o sopro da novidade. Ao mesmo tempo, indico e sou indicado para o SBT. Luis Cruz, meu grande Amigo e “Irmão mais Velho” da época do RBS Plus, me leva para o universo da TV do Sílvio Santos que, segundo o próprio Boni em seu Livro, é o Maior Comunicador do Mundo. É impossível falar desse início no SBT, sem homenagear o Diplomata João Roberto Brito e um dos meus Mestres, José Luiz Pinto. Pouco depois, perdemos eles para a Eternidade no Acidente da TAM em junho de 2007. Ainda hoje quando escrevo, lembro da competência e fidalguia do Brito e de um dos maiores Vendedores que conheci, na RBS e no SBT, o Monstro de Vendas chamado Zé Luiz. Mas a vida tem que seguir. Luis Cruz, o Luisão assumiu a Liderança Regional da Emissora e eu, a Gestão do Mercado Nacional do SBT no RS. No final do ano, conquistei a 3ª estrela, Atendimento de Veículo do Ano pelo SBT no Salão da Propaganda.

A partir de 2012, assumi a Direção Comercial, agora do rebatizado SBT RS, responsável com um Time Espetacular de Vendas, Marketing e Inteligência de Mercado pela Comercialização do SBT no RS e em SC. Investimos em novos Programas Locais, trouxemos o clássico Anonymus Gourmert ,  criamos uma Revista Eletrônica de Sucesso, o Masbah!, reforçamos o SBT Rio Grande com Marcelo Coelho, inovamos com o SBT Esporte com a Débora de Oliveira e o saudoso Irmão Ricardo Vidarte, investimos em um segundo horário de jornalismo que se consolida com o Felipe Vieira no comando do SBT Rio Grande 2ª Edição, incrementamos a grade com o Negócios da Terra e a Alessandra Bergmann focado no Agribusiness. Enfim, montamos um Elenco e Portfólio de Sucesso que se consolidou com as maiores audiências do Vice-Líder no Mercado Gaúcho e Brasileiro de Televisão.

Investimos em Eventos e Ativações de Mercado. Há 6 anos realizamos com marcas fantásticas o Mais Verão, o Piquete Grito do Quero-Quero no Acampamento Farroupilha e a Expointer.

Em 2015, veio a 4ª Estrela, agora com o SBT RS conquistando o Veículo do Ano no Salão da Propaganda.

No final de 2017, novo desafio. Alinhar a Gestão da Emissora, Relação com o Mercado e a Inovação. O Foco? Avançar investindo em Jornalismo e Entretenimento Locais, ampliando a conexão dos (tele)espectadores com extensões de linha com os Programas Locais e Nacionais através das conexões digitais e da experiência.

A aliança com a Plataforma de O Bairrista já construiu o case dessa Copa do Mundo em Porto Alegre, o Torcida Campeã na Embaixada RS, Evento que mescla diversas atrações com música, gastronomia, formadores de opinião e um mix de experiências único e exclusivo para os Patrocinadores.

Vem aí no 2º Semestre o Bairrista na TV e o Estúdio de Inverno na Rua Coberta em Gramado.

Conteúdo em todo lugar e a qualquer hora, eventos proprietários, experiências, merchandising e branded-content avançando junto com o consumidor em sua jornada. Vamos em frente fazer o futuro acontecer.

Um grande beijo meu Amigo Nenê. Obrigado pela oportunidade. O Pai da Gabriela e o Marido da Joanna agradece.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here