NOTAS DA SEMANA -06-07-18

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DESPEDIDA

Seguramente foi uma das carreiras mais brilhantes do mercado gaúcho. Tranquilamente percorreu uma trajetória vencedora. Sempre com muito conhecimento e relacionamento prestou seus serviços de executiva de atendimento com muito louvor. Esteve continuamente em todas as grandes realizações do mercado. Desempenhou suas atividades em grandes veículos de comunicação. Sua vontade, seu carinho e sua maestria são um modelo de razão e paixão.

SUZANA LEONARDIS, MINHA DESPEDIDA E ORGULHO DE FAZER PARTE DA TUA FAMÍLIA.

“Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única, e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo.

Há os que levam muito; mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que nada é ao acaso”.

Antoine De Saint-Exupery

ENTRADA

Suzana Leonardis estará no cargo de executiva de atendimento do SBT até o dia 14 desse mês. No seu lugar o SBT buscou uma profissional experiente e de muito capacidade, reconhecida pelo mercado como fundadora dos grupos de mídia e atendimento de agências, a não menos brilhante Mara Bussolin.

O ÚLTIMO

Nessa semana aconteceu a demissão do último dos profissionais da área comercial (metas nunca alcançadas) do Grupo Sinos. Dessa vez a mexida foi na Sucursal de Porto Alegre.

CONCORRÊNCIA

Aconteceu essa semana a concorrência da AGCO, especializada em equipamentos e máquinas para o agro negócio e a novidade é que as três marcas terão a mesma agência.

GRANDE EVENTO

O Talk Show “Fórum Respostas Capitais”, mediado pela editora de economia de Zero Hora, Marta Sfredo, com Julio Motin, presidente do Grupo Dimed (PANVEL), foi uma das entrevistas mais transparentes e autenticas que assisti ao longo de minha carreira. Ao colocar que tem mais de 400 lojas físicas entre os estados do RS, SC, PR e SP, configurou as mesmas como lojas grandes e inteligentes. Que faz questão de denominar, tanto a tecnologia como produtos próprios de PANVEL, que tem uma marca muito forte e colocou que o maior do mundo, a AMAZON também faz isso. Ao falar de crise e que ela está presente há 5 anos, que mesmo assim vinha tendo um crescimento entre 13 e 15% e que esse ano a média está em 9%. Afirmou que o cliente não tem mais tempo e que a preocupação é atende-lo súper-bem, pois o ticket médio de compra diminuiu. Considera a PANVEL um dos varejos mais inteligentes do País. Que se orgulha de seus profissionais, pois CEO bom é aquele que sabe ter equipe. É um crítico constante das políticas públicas e entende que Ministério do Trabalho não deveria existir e sim Ministério do Empreendedorismo. Por fim colocou que o Surfe como esporte lhe deu a experiência de vida que o mar nunca está igual, não é uma cancha de tênis, que tem que saber ir a favor e contra as ondas e fluir, ser mais liquido.

 

PIZZAIOLO

Já vínhamos noticiando que ia sair, o mesmo negava e enrolava. Que iria fazer transformações na agência, que seria um modelo mais de equipes terceirizadas. Em fim tudo ia mudar. Mas o que mudou foram as lojas de Pizzas que cresceram e a agência ficou muito juniorizada. O tempo passou e nada foi feito e quem entende assumiu. Milagres e miragens não existem no mercado.

CONFIRMADA A NOSSA NOTA EXCLUSIVA DA SEMANA PASSADA

AirScout é o novo cliente da Moove

Empresa de tecnologia e inovação entra no Brasil com estratégia de comunicação criada pelo A AirScout International, empresa norte-americana líder em Gestão Proativa de Cultivos, com sede na Pensilvania, está entrando no Brasil por meio da parceira brasileira AirScout Brasil, que selecionou a agência Moove para desenvolver todo o trabalho integrado de branding no país, atuando no planejamento, na execução e na gestão das campanhas de mídia offline e online.

“Estamos muito empolgados com esta conquista, que chega para reforçar o novo Núcleo Agro da Moove. A AirScout é uma empresa de ponta, com altíssima tecnologia, que, certamente, repetirá o seu sucesso também aqui, no Brasil.”, afirma Alberto Meneghetti, sócio-diretor da agência e responsável pelo Núcleo Agro.

“Ter a Moove como parceira estratégica será fundamental para conectar a marca com os produtores rurais, cooperativas, distribuidores e demais influenciadores e ser assertivo na comunicação”, diz Thiago Amaral, diretor da AirScout Brasil.

 

PREFEITURA POA

 

Ofício do Sinapro (Ofício em PDF), dirigido ao Senhor Prefeito de Porto Alegre e recebido pelo Executivo de Comunicação Senhor Gabriel Aquino:

ASSUNTO TRATADO:

– Aquisição de mídia sem agência.

– Edital de licitação para contratação de agência de propaganda.

Item 1:

Segundo o diretor, a compra foi realizada dentro da lei e para fins de saúde. Observação da coluna: Só em caso de surtos!!! Vamos aguardar o parecer-resposta da Prefeitura para o nosso documento para avaliar medidas a seguir.

 

Item 2:

Promessa de edital entre 30 e 60 dias. Observação da coluna: Campanha do IPTU não terá agencia!!!

Resumo: o SINAPRO-RS, seguindo as características desta gestão, buscou a conciliação e construção de soluções pacíficas para os impasses de mercado. Apresentamos a posição da entidade quanto ao problema, antes de qualquer ação junto ao CENP e outros órgãos competentes. Esperamos resolver sem entraves. Observação da coluna: Não serão resolvidos, pois não existe vontade. Cabe uma medida mais drástica.

 

NOVA TV

Sabemos que colocar um CANAL DE TV no ar não é uma tarefa fácil, nem simples. Nos tempos de tecnologia e equipamentos avançados não podem se cometer erros tão gritantes e com muita confusão.

Esperamos e torcemos que as coisas entrem no ar com mais capricho e mais atenção.

 

PROFISSIONAIS

Existem duas excelentes profissionais de mercado para função de executivas de atendimento, são elas: Andreia Rossi – 51-99439-1212 – Míriam Radke – 51-99999-2107

 

GRUPO IMOBI

O Grupo Imobi, que cresceu 53% no primeiro trimestre de 2018 e nos últimos anos se reinventou, traz grandes novidades também para o segundo semestre deste ano. A empresa passa oficialmente a oferecer ao mercado à expertise em planejamento de mídia para campanhas nacionais e internacionais. Segundo o diretor da empresa, Daniel Costa, foram meses de estudo e estruturação dos departamentos envolvidos neste projeto. “O Grupo se sente preparado para se posicionar no mercado neste quesito. A equipe toda está muito empolgada com estes desafios”, afirma Daniel.

As novidades não param por aí: três nomes já conhecidos do mercado integram a equipe pra este novo momento: Andreia Santos, que já passou pela DCS e que nos últimos anos liderou o time de mídia da agência Selling, passa integrar a equipe de executivos do grupo com a finalidade de trazer à rotina da empresa uma visão especializada no planejamento comercial dos clientes. Juntamente com Andreia, Eduardo Rorato, vinha sendo a ponta de atendimento à clientes e agências em São Paulo no último ano, volta neste segundo semestre à sua terra natal após um período de grandes experiencias no maior mercado do país, trazendo visões diferentes e atualizadas ao mercado gaúcho.

Em um outra ponta, Cássio Mensch, até então responsável por um braço do grupo no setor de tecnologia, passa a liderar a área de marketing do Grupo com o compromisso de desenvolver não somente a imagem da empresa, como também, trazer aos clientes projetos únicos e diferenciados em mídia OOH.

 

AGROBAND/TV

No ar há mais de sete anos no Rio Grande do Sul, o AgroBand, programa sobre agronegócio comandado por Lizemara Prates na TV e Rádio Bandeirantes, se consolidou como uma importante atração direcionada ao setor e está se expandindo. Recentemente o programa passou a ser disponibilizado para outras praças da Band no Brasil, além da exibição em rede nacional pelo Canal Terraviva que já acontecia. “O agronegócio possui características muito específicas em cada região do país, então, produzir conteúdo que seja atraente para todo o Brasil é um grande desafio que nos deixa muito felizes”, cita Rafael Santos, diretor e produtor da atração.

Em função da exibição nacional, o AgroBand passa a contar a partir desta semana com uma nova identidade visual. Logomarca e vinhetas foram desenvolvidas pelo departamento de arte da emissora em São Paulo. O novo visual gráfico do programa já poderá ser visto a partir de sexta-feira, quando uma chamada institucional, criada pelo diretor do programa e pela coordenadora de videografismo Aline Menuzzi, começa a ser exibida na programação.

Além disso, a editora de agronegócio, Lizemara Prates, também passa a ter um quando diário no programa Dia a Dia Rural, atração comandada pelo apresentador Otávio Ceschi Júnior no Canal Terraviva. Desde o início desta semana, a partir das onze e meia da manhã, os telespectadores de todo o país contam com a participação da jornalista no Agronotícias do Sul. “O espaço e reconhecimento que o agro está conquistando nos deixa muito felizes”, afirma a apresentadora.

De acordo com a gerente de jornalismo da Band RS, Ciça Kramer, o objetivo da empresa é melhorar sempre, com foco no telespectador. “Essa é a Band RS em movimento”, completa. O AgroBand é exibido aos sábados e domingos às sete e meia da manhã pela TV Bandeirantes e transmitido aos sábados às nove horas na Rádio Bandeirantes.

 

GLOBAL/SEBRAE 

Depois de vencer a licitação pela segunda vez, Global se mantém como a agência do Sebrae Rio Grande do Sul. O novo contrato foi assinado no início de junho e o atendimento já está em operação. A agência dará continuidade à campanha institucional lançada em maio, que apresentou o novo posicionamento da organização. Sebrae. Empreendedorismo que Transforma.

“Trabalhar mais cinco anos com uma organização do porte e da alta relevância do Sebrae para a economia do Estado é uma responsabilidade que vamos seguir cumprindo com muita alegria e orgulho”, diz Daniel Skowronsky, CEO da Global.

A agência dará continuidade à campanha institucional lançada em maio, que apresentou o novo posicionamento da organização. Sebrae. Empreendedorismo que Transforma.

 

MOOVE

1.A segunda edição do Tricotaço Solidário, ação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para incentivar a solidariedade e a doação de roupas para a Campanha do Agasalho, teve como resultado a arrecadação de mais de mil peças (entre roupas, cobertores e alimentos não perecíveis) nas cinco horas do evento. A ação ocorreu no domingo (1º), no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.

A Moove, agência que criou a Campanha do Agasalho para o Governo do Estado neste ano, desenvolveu a nova marca do Tricotaço Solidário, além das peças gráficas e eletrônicas para divulgação e ambientação do evento: filme, spot, fundo e painéis para palco, totens, convites e credenciais. A linha gráfica seguiu a da Campanha do Agasalho 2018.

O 2º Tricotaço Solidário teve diversas atrações, como apresentações musicais, show de humor e oficina de tricô ministrada por tricoteiras da Casa do Artesão. As 285 peças de lã, confeccionadas por 185 voluntários, serão utilizadas na produção de cachecóis, cobertores e mantas.

 

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho de 2018 tem o tema ‘O seu guarda-roupa esconde verdadeiros tesouros’ e utiliza a figura de um jovem pirata para incentivar crianças e adultos a garimparem ‘tesouros’ em seus armários e estimular a doação.

As doações podem ser feitas na Central de Doações (Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Avenida Borges de Medeiros, 1501), nas Coordenadorias Regionais da Defesa Civil, nos Supermercados Zaffari, nos órgãos públicos estaduais, nos quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e nas unidades Sesc/Senac espalhadas pelo estado.

  1. Com o conceito “O Rio Grande se conecta aqui”, a Moove desenvolveu posicionamento, marca, campanha e comunicação visual para a RDC TV, veículo de comunicação multimídia comprometido em gerar conteúdo local e de qualidade. A emissora estreou sua programação na segunda-feira (2), nos canais 24 e 524 da NET e em plataformas digitais.

O posicionamento ressalta o diferencial de a RDC TV ser uma emissora feita por gaúchos e para gaúchos. O foco é o conteúdo e a identidade locais, com forte presença nas redes sociais, oportunizando a conexão entre gaúchos de todas as regiões do Rio Grande do Sul e também aqueles espalhados pelo mundo.

A criação da nova marca traz ondas que fazem referência ao mapa do Rio Grande do Sul e à programação 100% local, além de demonstrar a importância que a RDC TV dá à conectividade e à conexão entre as pessoas.

O lançamento da campanha teve como ponto de partida ações de mídia externa, com outdoors, frontlights e painéis eletrônicos, desdobramentos para Canal Você, canais digitais e outros. Já o projeto de comunicação visual foi criado para sinalizar os 1.200 m² de estrutura da emissora, localizada no Bairro Floresta, em Porto Alegre. O projeto previu criação para fachada, acessos, ambientes comercial e de produção.

 

SPR/ESPM

Na próxima quarta, dia 11 de julho, a ESPM-Sul recebe a palestra “Por dentro de Cannes: dissecamos o maior festival de criatividade do mundo”. O tema será apresentado pelos sócios da SPR, Juliano Brenner Hennemann, diretor executivo, e Gustavo Ermel, diretor de estratégia e inovação. Os dois profissionais participaram intensamente das atividades do 65º Festival Internacional da Criatividade – Cannes Lions, realizado em junho, na França.

A palestra está agendada para 19h30min, no auditório I do Prédio B da ESPM-Sul (Rua Guilherme Schell, 350) com entrada gratuita e vagas limitadas. O evento é voltado à comunidade acadêmica, convidados e público em geral interessado no tema. Inscrições: http://servicospoa2.espm.br/controle_palestras/confirmacao.aspx?ide=13241

 

PESQUISA

A Revista Crescer, da editora Globo, realizou uma pesquisa onde foram entrevistados 2.044 pais e mães com filhos de 2 a 8 anos:

FILHOS: 38% das crianças possuem algum dispositivo (computador, smartphone, tablet, TV, videogame). Em 2013, apenas 6% tinham seu próprio aparelho.

O computador é o dispositivo mais compartilhado na casa pela criança com os outros moradores e/ou irmão (93%). Na sequência aparecem TV (83%), Smartphone (80%), tablet.

47% das crianças têm algum influenciador digital e/ou canal que acompanha com frequência.

PAIS: 60% acham que os dispositivos preparam melhor o filho para o futuro.

59% acreditam que os gadgets são importantes para distrair os filhos enquanto fazem suas atividades.

51% ficam preocupados com o fato de o filho deixar de brincar para usar os gadgets.

 

MEDIAMONKS

Martin Sorrell não está poupando esforços quando o assunto é MediaMonks. A batalha com o WPP para comprar a plataforma de produção e distribuição digital de conteúdos comerciais para marcas é justamente pelo fato de que esses antes apartados universos (produção e distribuição) precisam convergir.

Uma produtora como fornecedora é algo que ficará para trás.

As produtoras deverão entender rápido que o movimento deverá ir para além de serem produtoras, sendo assim elas terão que começar a se comportar como plataformas de criação, produção e, principalmente, distribuição de conteúdo nas redes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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