Prof. Juan Pablo D. Boeira-06-07-18

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BRANDING POR MEIO DA GESTÃO DE INOVAÇÃO

Por Prof. Juan Pablo D. Boeira, Professor da UNISINOS e ESPM, Criador do Portal Innovation Center e Doutorando em Inovação

O tema Branding (construção/gestão de marca) vem sendo discutido há tanto tempo no mundo todo e por inúmeros autores, que praticamente todos os profissionais de marketing, design e publicidade sentem-se absolutamente confortáveis para discorrer sobre o assunto de forma proprietária. No entanto, em função das novas dinâmicas do mundo moderno, conceitos como “marca é conteúdo”, “propósito de marca”, “experiência de marca” e “despertar sensações para criar conexões”, além de serem básicos, são absolutamente rasos para as demandas atuais. Deste modo e levando em consideração que Branding é um conjunto de ações estratégicas que, quando aplicadas de forma eficaz, contribuem positivamente para a construção da percepção nos consumidores em relação à empresa de forma relevante, fica claro que precisamos evoluir para um nível mais elevado, visando permanecermos competitivos daqui para frente. Como somos impactados por mais de três mil estímulos de comunicação diariamente, por melhor que sejam os processos de Branding aplicados pelas empresas, em sua grande maioria, não comportam mais de forma robusta as complexidades mercadológicas em função dos inúmeros arranjos e peculiaridades dos sistemas em que estamos inseridos. Os processos de construção e gestão de marca, além de serem sustentados, em grande parte, por meio do que muitos cunham de criatividade, ainda são desenvolvidos através de “receitas de bolo” e scripts que tornaram esta prática uma commoditie. Ou seja, acabamos vendo, na prática e na melhor das hipóteses, mais do mesmo. Diante deste cenário e com a finalidade de gerar vantagem competitiva cada vez mais relevante para as marcas, bem como proporcionar um distanciamento maior dos concorrentes, desenvolvi para a minha tese do doutorado, a Metodologia JPB a qual coloca a racionalidade e o pragmatismo como protagonistas do método, pois não podemos mais ficar reféns das “legalzices” momentâneas, e sim, entregar resultados imediatos. Neste sentido, a Metodologia JPB permite implantar uma prática inovadora em que é possível mapear todo o sistema mercadológico em que estamos inseridos, através de uma aplicação tecnológica, e a medida em que temos o detalhamento de todo o ecossistema em análise, torna-se possível projetar todas as possíveis reações que o mercado terá a partir da projeção de ações estratégicas abismalmente mais assertivas do que as tradicionais metodologias de Branding. Desta forma, através de pesquisas contextuais em que são analisados dados e informações do passado até o presente, é possível construir cenários, utilizando um BI (Business Intelligence) o qual permite termos fotografias extremamente assertivas com base em dados históricos. Em paralelo, são realizadas pesquisas não contextuais onde são analisados dados e informações, através de sistemas de inteligência artificial para construção de cenários preditivos (o que acontecerá) e prescritivos (como fazer acontecer). Com os cenários construídos a partir das pesquisas contextuais e não contextuais, todas as possibilidades raciocinadas tornam-se categoricamente mais confiáveis em relação às práticas criativas. Os cenários, por sua vez, são validados por ordem de relevância e eficácia a partir dos preceitos da resiliência de rede os quais precisam funcionar perfeitamente independente do que acontecer. Os sistemas de retroação e controle que trabalham sobre a prerrogativa de sensibilidade à variação de parâmetros, bem como controle de respostas transitórias, completam as análises desta etapa do modelo. A Metodologia JPB vem, então, para suprir a inconsistência das metodologias de Branding que não levam em consideração em suas práticas o fato de termos que trabalhar em qualquer projeto de marca as variáveis velocidade, volume e variedade dos dados e informações nos quais mais nenhum ser humano no mundo é capaz de projetar sozinho ou até mesmo em grupo, resoluções criativas o suficiente para serem superiores ao modelo que é trabalhado pela Metodologia JPB. Com base nela, é possível construir estratégias inovadoras para as marcas, atuando de forma matricial nas tomadas de decisão dos consumidores que ocorrem tanto de forma aleatória, como estruturada e também sistêmica. Contudo, através da Metodologia JPB que está detalhada no livro BRANDING POR MEIO DA GESTÃO DE INOVAÇÃO, é possível construir e gerenciar todas as etapas do Branding por meio de um dashboard onde são trabalhados de forma integrada todas as análises, monitoramentos e algoritmos por sistemas de inteligência artificial e, em breve, inteligência aumentada que é a evolução da inteligência artificial.

https://about.me/juanpabloboeira

 

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