Carlos Totti-13-07-18

0
339

DESTAQUE
O Destaque dessa semana é um cara que pela sua sensibilidade, talento e vontade foi galgando e conquistando avanços de um executivo que hoje já faz acontecer com intensidade e relevância, que o mercado o admira e reconhece seu nome, Carlos Totti, executivo da Rede Bandeirantes.

COLUNA DO NENÊ

Nome: Carlos Totti

Data de nascimento: 04/06/1980

Cargo atual: Executivo de Mercado da Band TV RS

Formação: Graduação em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduação em Marketing.

Tudo começou no interior do Estado, mais precisamente em Pantano Grande, onde uma criança sempre curiosa, criativa e com muita sede de contar histórias dava os primeiros passos rumo a área da comunicação. Encarava a vida como um palco, gostava de criar universos paralelos, liderar os amigos nas brincadeiras, determinar os papéis e funções de cada um, mobilizar as pessoas com seus “causos” e sempre experimentar novos desafios. Mas a grande magia estava em criar seu próprio canal de TV, emissoras de rádio ou até mesmo sua sala de cinema. Ficava encantado diante da televisão, personagem central das suas fantasias, ficava sonhando com tudo que acontecia dentro daquela tela encantada e revolucionária.

Além da avidez natural pela leitura e pelos estudos, dividia seu tempo entre várias atividades:  curso de teatro, aulas de dança tradicionalista, grupo de Escoteiros, aula de informática, entre tantas outras coisas que procurava para aprender e ocupar o tempo. Com pais amorosos e dispostos a dar vazão para sua criatividade e, principalmente, aos estudos, Eron e Marialva, foram sem dúvida propulsores e incentivadores para os passos futuros.

Aos 16 anos procurou o primeiro emprego e começou a estagiar no Jornal da sua cidade. No princípio, diagramando as páginas do impresso, mas, logo em seguida, já estreava sua coluna semanal, que tinha como tema central o universo da televisão.

Um dos seus maiores hobbies era contar histórias com uma máquina de escrever que ganhou de presente no Natal. Muitos textos, contos, roteiros e livros foram criados em forma de brincadeira, às vezes, bem levada à sério, resultando em mais de três ou quatro horas diárias dedicadas em centenas de páginas de aventuras intermináveis.

Passou por Escola municipal, estadual e particular, experimentou a convivência com todos os perfis de públicos e ambientes. No período do vestibular, com a possibilidade de cursar Direito ou Publicidade e Propaganda, contrariou o senso comum de escolher a possível comodidade de uma profissão mais “segura e tranquila”, então optou por aquilo que o deixava mais próximo do perfil que corria nas suas veias: comunicação.

Nessa etapa acadêmica, conquistou o canudo no curso de Publicidade e Propaganda na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), fez também três anos de Jornalismo, um ano de Filosofia e disciplinas no curso de Administração. Com a sua sede de aprender estagiou em vários segmentos do mercado de comunicação: agência de propaganda, editora, produtora de vídeo e empresa de mídia exterior. Teve até um momento em que que atuou com Marketing Político desenvolvendo estratégias de comunicação em uma campanha eleitoral municipal. Em 2002, logo após ser aprovado no trabalho de Conclusão da Universidade (que tinha como tema central justamente a televisão), mudou-se para a capital com o objetivo de começar uma nova história.

Chegando em Porto Alegre, fez contato com a empresa Atelier de Imprensa, uma Assessoria de Comunicação que realizava grandes projetos na época, com a ajuda de um grande amigo, Pedro Verissimo, que também é publicitário e conhecia as proprietárias. As três sócias-diretoras, Ana Paula Silveira, Natália Ferreira e Susane Schwingel o receberam para uma conversa e na sequência acabaram o convidando para participar como “ouvinte” de uma reunião sobre um projeto especial que deveria ser criado para um cliente. Depois de muito papo, briefings e brainstorm, acabou permanecendo para ajudar a construir a apresentação do projeto e de lá não saiu mais.  Nesse período teve grandes desafios e aprendizados trabalhando na construção de projetos especiais, produção de eventos, gestão de mailings personalizados e assessoria de imprensa, desenvolvendo experiências importantes no atendimento de marcas como: Grupo RBS, Natura, MasterCard, Coca-Cola, Fórum, Moinhos Shopping, Opus, Claro, entre outros.  Encarou o desafio de atuar na produção de eventos como Planeta Atlântida, Donna Fashion Iguatemi, Coca-Cola Music Mixer, Oktoberfest de Igrejinha, Garota Gaúcha, assim como, assessoria de imprensa de grande shows e peças de teatro realizados pela OPUS: Lulu Santos, Kid Abelha, Ed Motta, Ney Matogrosso, entre outros clientes que a assessoria atendia.

Através de novos contatos feitos ao longo desse tempo, veio o convite para trabalhar ao lado do publicitário Dudu Vanoni em uma agência que estaria estreando no mercado: a Maria Comunicação. O primeiro cliente da agência que Dudu estava lançando no mercado foi o Grupo Bandeirantes e na sequência precisou atender uma demanda de projetos a serem desenvolvidos para a NET, que realizava um Fórum voltado para a Educação em várias capitais do Brasil. Neste mesmo período ainda atendia como freelancer demandas para a RBS em eventos como ZH Gastronomia e Casa & Cia, onde pode acompanhar o trabalho feito por Claro Gilberto e sua equipe da época Toni, Luciana e Marcelo.

Como mais uma dessas situações em que o destino conspira para que certos encontros aconteçam, Dudu Vanoni em uma de suas reuniões semanais de atendimento na Band RS percebeu um desafio a ser resolvido na área de eventos. A emissora gaúcha precisava montar um stand em São Paulo e então Totti contribuiu com algumas soluções de comunicação, logística e de orçamento para o respectivo evento. Passados alguns dias, veio então um telefonema surpreendente com um convite para comparecer novamente na emissora e participar de uma entrevista para uma vaga que estava aberta.

A Band RS, sob o comando de Bira Valdez naquela época, estava abrindo seu Departamento de Eventos e apostando nessa área. Percebendo a demanda cada vez maior de clientes por soluções de comunicação que iam além da mídia tradicional, decidiu investir na produção e execução de projetos completos. Concomitante com essa vontade, a Band nacional havia acabado de assinar contrato com o Miss Universo para ser a emissora oficial do concurso no Brasil. Então a praça Rio Grande do Sul recebeu o desafio de produzir e transmitir o evento Estadual. Diante disso, Bira Valdez chamou Evandro Hazzy que tinha experiência no segmento de concursos para assumir essa gerência e montar a área de eventos. O time seria composto por três profissionais e depois de entrevistar inúmeras pessoas para a última vaga, Evandro decidiu conversar com Carlos Totti, em função das soluções apresentadas na reunião com a agência.

Então finalmente veio o convite para ser o primeiro funcionário da área de eventos da Band RS, e com o desafio de mais uma função extra: assumir também a Direção de um programa de TV, “Prazer em Estar Bem”, que seria exibido aos domingos, na emissora local, com apresentação de Fabiane Niclotti (Miss Brasil 2004) e Evandro Hazzy, em formato de revista eletrônica tratando de temas variados. Além de dirigir o programa, acumularia a função de repórter das matérias externas. O começo na Band RS foi como Produtor de Eventos, repórter de TV e Diretor de Programa de TV, uma mistura bem inusitada.  A partir de 2004 começou a escrever sua história na Band e encarou a execução de projetos como Miss Rio Grande do Sul, Band Verão, Estação de Inverno, Fórum Bandeirantes de Ideias e vários outros eventos importantes do Grupo.

Em 2005, Leonardo Meneghetti assumiu a Direção Geral da Band RS, após o trágico falecimento de Bira Valdez. Na época, Evandro Hazzy passou a cuidar mais do produto Miss e outros projetos especiais, e então em meados de 2006, Totti foi nomeado por Meneghetti como Gerente de Eventos atendendo a demanda de todo Grupo (TV e rádios). Com a gestão dos eventos participava na elaboração dos projetos, orçamentos, contratação de fornecedores, gestão de equipe, execução do projeto, produção e prestação de contas.  Além das Coberturas de Expointer, Expodireto Cotrijal, Feira do Livro, Eleições, um dos grandes desafios foi a execução da Convenção Nacional de Rede do Grupo Bandeirantes de Comunicação que aconteceu em Gramado. Muito trabalho, dedicação, aposta da direção da empresa e responsabilidade com foco total fizeram com que o Departamento trouxesse retorno para a marca da emissora de forma institucional e, principalmente, financeiro. Os projetos já atraiam a atenção dos clientes e de patrocínios trazendo rentabilidade.

Em 2009, com a ampliação dos veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação no RS e novas diretrizes de Rede, suas atribuições aumentam e assume a Gerência de Marketing e Eventos. Dentre as atribuições estava o gerenciamento de todos os projetos e eventos, planejamento de marketing, assessoria de imprensa, gestão da aplicação da marca, criação dos anúncios impressos/identidade visual dos projetos/materiais internos, entre outras funções. Nesse período atuou, por exemplo, no lançamento do Jornal Metro em Porto Alegre, nas campanhas de lançamentos de programas da grade local e nacional, campanhas sociais e ambientais, lançamento do Sinal Digital no Estado, divulgação da Cobertura da Copa do Mundo. Além de estar envolvido, dentro do seu escopo, nas coberturas especiais de Eleições, Expointer, Feira do Livro de Porto Alegre, ações promocionais da Rádio Ipanema, ações de relacionamento com agências de propaganda, entre outras ações variadas de marketing. Em função da sua proximidade com o produto Miss, já que há muitos anos coordenava a produção do evento, após a ida de Evandro Hazzy para a Band SP, assumiu também a Coordenação Estadual do Miss Rio Grande do Sul por três edições do evento.

A equipe de Marketing e Eventos contava com cinco profissionais envolvidos e em alguns projetos contava com mais de cinquenta pessoas envolvidas na execução do evento, por vezes, em casos especiais e grandes transmissões a conta subia para mais de cem. Entre as ações de relacionamento que merecem destaque, acompanhou clientes e agências em grandes eventos como Miss Brasil, Miss Universo e Fórmula Indy. Além de participar de eventos em São Paulo junto a equipe de Marketing de Rede da Band.

Nesta mesma fase, voltou ao meio acadêmico e foi buscar mais conhecimento numa pós-graduação em Marketing. Naqueles dois anos aprofundou ainda mais seus estudos da área e conquistou o certificado com um trabalho de conclusão focado em Endomarketing. Além de participar de cursos e palestras na área com o objetivo de ampliar sua visão de mercado, incluindo um curso de férias de Marketing de Luxo na ESPM. Surgiram também oportunidades de ministrar palestras e cursos em instituições de ensino, aulas inaugurais de universidades, e até mesmo, numa escola especializada no setor público (vereadores, assessores, secretários municipais, prefeitos) onde conduziu curso de Marketing Pessoal e Profissional.  O meio acadêmico também está em seus planos e o amor por transferir conhecimento só cresce.

No final de 2016, depois de muitas inquietações e com sede de desafios, veio a possibilidade de migrar de área dentro da própria empresa. A ideia de Leonardo Meneghetti era aproveitar todo know-how em marketing, eventos e relacionamento com os clientes para utilizar na área comercial da TV, contribuindo na construção de projetos, em um atendimento mais orientado para o resultado dos clientes e em soluções efetivas para suas marcas. Seria realmente uma grande mudança de paradigma, mas, como sempre, para Totti os desafios não eram obstáculos, mas propulsores em sua carreira. Com frio na barriga e muita disposição em fazer diferente assumiu a responsabilidade de se tornar Executivo Comercial da Band TV RS fazendo parte da equipe que estava sob a gestão de Lisiane Russo.

No primeiro mês de atuação efetiva na área comercial, no início de 2017, teve então uma grande mudança na gestão da empresa, com a vinda de Sérgio Cóssio como Diretor Geral da Band RS e Meneghetti assumindo a Direção em uma outra praça da rede Band no Estado de SP. E nos meses subsequentes, também com a chegada de Neca Hickmann como Diretora Comercial de TV e Rádios da Band RS. Dois gestores com grande experiência de mercado e visão estratégica   com o objetivo de colocar a Band do RS em um outro patamar. Mais desafios e um grande frio na barriga. Tudo novo de novo!

Há um ano e meio como Executivo de Mercado da Band TV está redescobrindo seus talentos, se reinventando e conhecendo mais profundamente o mercado, consequentemente realizando projetos especiais que certamente estão contribuindo para mudar o posicionamento da Band. Com a expertise de Neca e Sérgio e seus estímulos diários está tendo a possibilidade de crescer, criar e ousar, numa Band onde o resultado do cliente e um produto de qualidade para o telespectador norteiam o trabalho da equipe. Vê como um grande presente ter a chance de aprender ao lado de uma mentora como Neca Hickmann e aproveita para sorver dessa fonte de conhecimento em cada novo desafio.

Nesses meses teve a chance de atender grandes agências e clientes, propor projetos únicos e personalizados, desenvolvidos junto a área de planejamento da emissora, com a tutela de Natália Ledur. Sempre abertos a novas ideias e “sair fora da caixa”, Neca e Sérgio aceitaram, por exemplo, a ideia de mudar o formato de um concurso de beleza tão tradicional como Miss Rio Grande do Sul e transformá-lo em episódios diários como um reality show dentro do programa “Band Mulher” mostrando os bastidores e cada etapa enfrentada pelas candidatas. E Ciça Kramer (Gerente de Jornalismo da TV) uma permanente entusiasta embarcou na ideia também e levou para tela da TV um concurso dinâmico e inovador.

Sente extremo orgulho por estar numa emissora em que investe em sua grade local e hoje possui a maior quantidade de programas falando sobre coisas do RS em vários segmentos. Além de estar qualificando sua equipe, atuando com dados de inteligência de mercado, criando projetos, formatos e espaços diferenciados para seus clientes aliarem suas marcas com um conteúdo de relevância, feito com qualidade e profissionalismo. E, acima de tudo, com gestores que carregam um brilho no olhar, não tem medo de arriscar, usam toda sua experiência sem engessamentos e estão sempre conectados com um mercado cada vez mais ávido por coisas que façam sentido para o os clientes e o público. Sérgio e Neca são exemplos de entusiasmo e de um desejo constante de fazer a diferença.

Atualmente, Carlos Totti faz parte da Diretoria do GAV (Grupo de Atendimento de Veículos de Comunicação) e tornou-se sócio da ARP (Associação Riograndense de Propaganda), para estar cada vez mais inserido e conectado com o mercado dos veículos e da propaganda. Ano que vem pretende encontrar tempo para iniciar o Mestrado, e assim começar mais um capítulo dessa história que não tem nada de convencional.

Um profissional que gosta de trabalhar com alegria e transformar o ambiente em que está inserido. Atento e detalhista, gosta de observar as pessoas que estão à sua volta: as necessidades, gostos, detalhes, sutilezas e particularidades. Todas essas informações se tornam pontes e possibilidades para estreitar as relações e torná-las ainda mais humanas.

Carlos Totti se considera um amante da gastronomia, apreciador de bons espumantes e vinhos, viagens, filmes, livros, séries e, principalmente, de gente e de boas histórias. Aquele garoto que um dia assistia a televisão maravilhado com tudo que aquela “caixa mágica” poderia fazer e mudar na vida das pessoas, hoje, com as voltas do destino, está dentro dela, podendo fazer a diferença e acompanhando essa constante transformação que o mercado atravessa. Com 38 anos de idade, 22 de anos de carreira, 14 anos de Band (em 2019, serão 15 anos na emissora!), os desafios continuam, assim como, o mesmo brilho no olhar cheio de sonhos e de vontade de fazer do mundo um lugar especial. Tocar a vida das outras pessoas e marcar de alguma forma cada um que passa na sua acaba sendo um objetivo inconsciente, e por fim, consistente.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here