NOTAS DA SEMANA–13-07-18

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METRO

A gerente comercial do Jornal Metro Porto Alegre teve sua saída confirmada essa semana, Ana Almeida já estava no cargo há mais de 2 anos. Existe uma vontade muito grande que a vaga seja ocupada por meritocracia, o que seria oportuno e legal, pois existem na Band-RS profissionais altamente qualificados para ocupar o cargo.

FEEVALE

O professor Gabriel Daudt, de 41 anos, assumiu dia 29 de junho o setor de Marketing da Universidade Feevale. Ele substitui Joelma Maino, que seguirá como professora na Instituição. Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – e mestre em Processos e Manifestações Culturais, Gabriel tem 20 anos de atuação em agências de comunicação como RBA, SPR, ProTarget, Upper Comunicação Global e Martins+Andrade, entre outras. Desde 2014 é professor da Feevale nos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual. Atualmente ele é um dos coordenadores da Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Universidade.

LICITAÇÃO IBRAVIN

Uma agência que participou da licitação da Ibravin entrou com recurso alegando que um dos jurados era próximo de um diretor da agência que está liderando o certame.

Nossa indignação:

  1. O jurado foi sorteado e era de conhecimento de todos antes da abertura de envelopes.
  2. A agência faz parte de um grupo de 6 outras agências que atendem o governo e por serem próximas a alguém do governo, pois isso é necessário para o melhor atendimento, mas não poderiam participar no entendimento do recursante.
  3. Os presidentes de entidades que ajudam e fiscalizam as licitações e que são diretores de agências estariam impedidos de participar também.
  4. Manobra para fazer porcaria e não saber perder. Já temos vários anunciantes parados por essas intromissões absurdas e que nos levam à nada.

Chega de besteira. Em frente e para frente!

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

A prefeitura da Capital deveria responder a carta do SINAPRO-RS. Não o fez e a entidade aguarda o recebimento no início da próxima semana. Será que haverá retorno?

CONAR

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária RS, se reúne dia 20 de julho às 9h30min em Porto Alegre. Não sabemos ao certo quem são os membros, mas essa coluna gostaria que fossem julgada as Farmácias São João que usa no seu slogan “Cuidar da sua saúde é nossa missão”, o que não é verdade.

LICITAÇÃO
Ficou para o dia 19 de Julho, às 9h30min, a apresentação das agências que irão concorrer a conta do SENAR, vinculado ao Sistema Farsul. Verba: 2.210.000,00.

BAIRRISTA
O programa no facebook do Bairrista está atingindo uma audiência fantástica, provando que o que é feito com capricho e bom gosto dá resultado. Em Setembro entrará no ar no SBT, programetes diários e bem possível a volta do Jornal diário impresso. Prova de que o público e o mercado aceitam o que pode ser contado e visto com competência.

EFEITO DOMINÓ?

Parece que o efeito dominó da derrocada dos chefes executivos das maiores agências globais está só começando. Enquanto Martin Sorrell saiu do WPP por duvidosa gestão financeira, Tham Khai Meng e Jeremy Perrot, CCO global da Olgivy e CCO global da McCann Health, respectivamente, tiveram suas saídas baseadas em alegações de abusos no ambiente corporativo.

Perrot ainda não se pronunciou sobre o assunto.

ESTRATÉGIA DIGITAL/BAND

Frente às demandas do mercado e na busca de um trabalho ainda mais integrado e estratégico a Band RS, a partir da próxima semana, integrará a área Digital com a equipe de Planejamento e Comunicação, que se expande e passa a ser chamada de “Inteligência de Mercado”.

“A mudança tem como objetivo principal unir forças de dois setores que se complementam para desenvolver uma área estratégica, atendendo às crescentes demandas por conteúdos conectados” afirma Natália Ledur, líder de Inteligência de Mercado.

Emanuelle Silveira, que já atuava no núcleo, assume oficialmente como analista digital, com o apoio das estagiárias Janaina Rauber e Isadora Osório. O trio se une à Camille Pias, Izadora Andrade, Luccas Góes, Renata Guimarães e Tatiana Simundi, todas integrantes do time de Planejamento e Comunicação. A nova equipe de Inteligência de Mercado será liderada por Natália Ledur, que responde diretamente à diretora de Mercado, Neca Hickmann.

“A integração ocorre com o objetivo estratégico de promover maior conexão entre os setores, pensando no desenvolvimento de projetos integrados e na geração de novas oportunidades de mercado” afirma Neca.

As plataformas digitais continuarão a exercer seus papéis de comunicação, conteúdo e prestação de serviços, agora com um olhar mercadológico, vindo da equipe de Planejamento Comercial. Trabalhando lado a lado, o novo time conseguirá potencializar resultados por meio da entrega de conteúdos atualizados, sempre acompanhando as tendências do mercado.

SBT/BAIRRISTA

Nesse domingo (15-07) acontece o último evento do SBT/BAIRRISTA para assistir e confraternizar nos Jogos da Copa na casa da Marques do Pombal com todas as mordomias, comida, recepção, local arejado, bem decorado e com muito calor humano. Foi sem dúvida nenhuma o grande acontecimento do mercado de comunicação durante a copa, que reuniu publicitários, comunicadores, autoridades e anunciantes. Mais uma vez, parabéns SBT e O BAIRRISTA.

PROTARGET 36

Quem trabalha em comunicação não pode reclamar de tédio. O mercado de propaganda muda de forma acelerada. Anunciantes, Veículos e Agências vêm passando por muitas transformações. Há 36 anos no mercado a Protarget, com sede em Novo Hamburgo, vem se reinventando e fazendo valer que a mudança é permanente e que hoje ela é perceptível no dia-a-dia.

Baseado nessa complexa experiência, Maria Helena e Osvaldo construíram uma agência que tem no seu DNA desafios e performance, se adaptando às modernas agências do mundo off e on-line.

Maria Helena e Osvaldo estão hoje com mais de 30 profissionais que ocupam um espaço amplo e absolutamente livre e encantador.

Dentre estes profissionais, para deixar bem claro que “o fruto não cai longe do pé”, os dois filhos do casal tem um DNA meio camaleônico, capaz de acompanhar rapidamente as transformações sem se desesperar, porque ambos tem convicção de que não há previsão alguma de que essa revolução da comunicação esteja perto de terminar.

Annie e Ricardo Muller compactuam de que conteúdo tem que ser relevante, que convergência é a palavra chave, empreendedorismo é necessário e que a multidisciplinaridade é o diferencial.

Nessa quinta-feira (12-07), com um evento onde convidados, clientes e veículos aconteceu um Flash que passou rápido demais em uma tarde de muito conhecimento com palestras de Fabiano Goldoni da Alright Media, Daniel Zimmermann do Armazém de Mídia e Paulo Kucenko da Globo Sul.  A Protarget deu um show de atendimento, mostrando que tem capacidade de inovar e enfrentar desafios em tempos difíceis.

IMPRENSA GAÚCHA

O lançamento do 4º volume do NOMES QUE FIZERAM A IMPRENSA GAÚCHA vai ser dia 18/07 (quarta-feira), às 11h00min, no Salão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini.

Os dez biografados desta edição serão: Bira Valdez, Celito de Grandi, Clóvis Duarte, Danilo Ucha, Jayme Copstein, Jose Abraham, Paulo Sant’Ana, P.F. Gastal, Plínio Saraiva e Tatata Pimentel.

CANNES/SPR/ESPM-SUL

Casa cheia e auditório lotado, apesar da fria noite desta quarta-feira, Na capital gaúcha. Esse é o resultado da palestra “Por dentro de Cannes: dissecamos o maior festival de criatividade do mundo”, proferida pelos sócios da SPR, Juliano Brenner Hennemann, diretor executivo, e Gustavo Ermel, diretor de estratégia e inovação, na noite desta quarta (11 de julho), na ESPM-Sul, para um público atento formado por acadêmicos e profissionais da área da comunicação, gestão de marcas e marketing.

A dupla fez uma imersão no 65º Festival Internacional da Criatividade – Cannes Lions, realizado em junho, na França, e trouxe um apanhado do que viu por lá, compartilhando com o público as principais tendências, highlights de palestras, cases premiados e impactantes, além dos grandes ensinamentos.

A alta adesão do público, que lotou o auditório I do Prédio B da ESPM-Sul, superou as expectativas dos organizadores e demonstra a relevância do evento, conforme pontua o diretor de pós-graduação e extensão da ESPM-Sul, Genaro Galli: “Esse evento sobre o Festival de Cannes, em parceria com a SPR, já entrou na agenda do calendário da ESPM-Sul, visando trazer para os estudantes, em especial de pós-graduação e MBA, e para profissionais de comunicação e anunciantes um olhar diferenciado sobre o Festival. Um olhar que traz uma reflexão sobre os principais caminhos da indústria da criatividade. O Gustavo e o Juliano abordaram de uma maneira técnica e rica em conteúdo, mas ao mesmo tempo muito agradável e palatável para o público essas referências mundiais, ilustrando com algumas peças e cruzando com as tendências que retratam os movimentos contemporâneos da indústria de comunicação e da criatividade. Tivemos um público altamente qualificado formado por estudantes e profissionais de mercado de diversas agências, anunciantes e entidades do setor” disse Genaro.

A presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Liana Bazanela, prestigiou o evento e deixa suas impressões: “Muito bacana a visão que o Juliano e o Gustavo trouxeram. Foi uma palestra dinâmica, com conteúdo relevante, provocativo e inspirador. Iniciativas como essa, que trazem para a academia profissionais que se destacam no mercado, são fundamentais para o desenvolvimento do nosso ecossistema criativo”, afirmou o diretor da ESPM SUL.

LANÇAMENTO

Lançado no dia 28/6, o livro “É o que parece!” reúne em suas 240 páginas, 41 autores e 65 casos narrados pelos mais consagrados profissionais do mercado publicitário, da promoção, da produção publicitária, de veículos de comunicação, jornalistas e advogados. As narrativas contam experiências vividas durante mais de cinco décadas, em um dos períodos mais significativos da atividade publicitária no Brasil. Essa obra é de iniciativa do Clube dos 100 Amigos, que este ano estará comemorando o seu 20º aniversário. O Clube foi fundado por alguns profissionais, mas que com o tempo foi agregando novos e formando um grupo de amigos que cuja finalidade é manter as raízes históricas do mercado da comunicação. Os encontros desses amigos são realizados periodicamente durante almoços festivos, onde temas atuais são discutidos sem pressa e livres de qualquer compromisso. Esse Clube, com o passar do tempo transformou-se num case de marketing, como se diz no meio publicitário, porque cada vez mais agrega amigos e sempre revela novas facetas do vasto mundo da comunicação. A origem do Clube é contada no livro por José Francisco Queiroz, que conta com passagens por grandes agências como Norton, J.Walter Thompson e mais recentemente pela ESPM.

“É o que Parece!” é prefaciado por Roberto Duailibi, que faz um resgate histórico  desde os anos de 1955 até os nossos dias, destacando o quanto a propaganda tem contribuído para a economia de livre iniciativa. Além disso, lembra também de como surgiram entidades de defesa do setor como a Abap (Associação Brasileira de Propaganda), o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, a APP (Associação dos Profissionais da Propaganda), o Grupo de Mídia e a criação da ESPM. Em certo trecho, Duailibi escreveu em seu prefácio: “ Olho a lista dos membros do Clube dos 100 e vejo só amigos pessoais – e concluo que eles também são amigos entre sí”.

A Carta ao Leitor, assinada pelo editor e jornalista Antoninho Rossini, apresenta a obra esclarecendo sobre a forma peculiar das narrativas, visto que os autores são os seus próprios atores (os casos são contados na primeira pessoa). Vale ressaltar que apesar da descontração e irreverência, as revelações feitas são verdadeiras – daí o nome “É o que parece!”

Como demonstração de apreço pelo Clube dos 100 Amigos, o livro recebeu apoiadores como o Cenp (Conselho Executivo de Normas Padrão), APP, agência Lew´Lara/TBWA, Rede Globo, Grupo de Mídia e Editora Referência.

MAGIA TEEN/MIDIA HELP

Marca queridinha das teenagers, a Magia Teen retornou ao mercado com a Coleção Summer 2019, e para apresentar suas novas criações em calçados e acessórios, produziu uma campanha de moda cheia de estilo com a carismática Júlia Gomes, que é a atriz, cantora e modelo que encantou o Brasil em novelas e programas da Rede Globo e SBT.

A estrela protagonizou o shooting que ilustra um passeio ultracool entre amigas desfilando pelas ruas com as novidades da marca, confeccionadas para atender aos desejos das garotas da geração millennial entre 11 e 18 anos, que são conectadas com o universo fashion e que não têm medo de ousar. As peças apresentadas na campanha são guiadas pelas trends do streestswear das décadas de 80 e 90, prezando pelo conforto e estilo em modelos que variam de tênis, sapatilhas, sandálias e flatforms, e também pochetes e bolsas à tiracolo.

ABRP RS/SC

Após a edição do CongregaRP, a Associação Brasileira de Relações Públicas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ABRP RS/SC) prepara uma nova capacitação para seus associados na quinta-feira, 19 de julho, das 18h30min às 22h30min, na Associação Comercial de Porto Alegre (Largo Visconde de Cairu, 17 – 5º andar). O workshop “Empreendedorismo e Precificação de Serviços” será ministrado por Gabriel Suminski, publicitário, diretor de Criação da Evolução Comunicação e Marketing e Diretor de Design da Bio Tecnologia.

O curso vai abordar empreendedorismo, o desenvolvimento de ideias, planos de negócio, o mercado e seus desafios, e também design thinking. O investimento é de R$ 80,00 e as vagas são limitadas. Associados da ABRP RS/SC, registrados no Conrerp/4ª região, estudantes e grupos de três pessoas ou mais têm desconto. Se você se encaixa em uma das categorias acima, solicite por e-mail o código para desconto: cursosabrp@gmail.com.

Para saber mais informações sobre as formas de associar-se à ABRP RS/SC e sobre a agenda de cursos e eventos previstos para o segundo semestre deste ano, basta acessar o site http://www.abrprssc.com/agenda.

ARP

A partir desta terça-feira (10/07), a Associação Riograndense de Propaganda começou a entregar para seus sócios as novas credenciais de acesso ao calendário de eventos da entidade. O badge substitui a antiga carteirinha e é uma das marcas do processo inovador que a ARP vem realizando com sucesso nos últimos meses.

Esta entrega faz parte de uma ação de marketing direto que apresenta também em primeira mão aos associados a nova marca da ARP. Após um trabalho de lifting desenvolvido pelo núcleo de design DeBrito Sul, o resultado é um logotipo mais leve e atual, privilegiando suas principais características gráficas (formato e paleta de cores).

“Muito mais do que uma ação, esta é uma entrega que representa a ampliação de escopo de atuação da ARP. Criamos novas categorias para contemplar diferentes perfis, que são igualmente importantes para o futuro do nosso mercado. E vem muito mais por aí”, afirma a Presidente da entidade, Liana Bazanela.

Outra novidade são as modalidades de associação. Agora, para pessoa física, são três opções: Platinum, novo nome para a categoria de associação que sempre existiu, garante presença em todas as atividades e eventos regulares da ARP; Free Pass, modalidade especial que, além de todas as atividades regulares da entidade, dá acesso a eventos e conteúdos exclusivos; e Young, novo modelo criado para quem tem até 30 anos, que permite acesso a todas as atividades regulares e eventos direcionados para quem está neste momento da carreira. Para pessoa jurídica são quatro modalidades: mantenedora, patrocinadora master, patrocinadora e apoiadora.

CENP

Para ampliar o repertório de conhecimento e informação a respeito do modelo brasileiro de publicidade, o CENP preparou mais um vídeo : “A Visão Econômica do Modelo Brasileiro de Publicidade”, que trata de maneira objetiva de uma questão que todo o publicitário deve saber responder: Como é possível que o modelo brasileiro de publicidade continue gerando prosperidade após tanto tempo e tantas transformações na atividade?
O vídeo foi produzido pela Grato Visual Content a partir de estudos recentes da LCA Consultores e FA Estudos Econômicos. Informações: http://www.cenp.com.br/avisaoeconomica.

STABILO

A campanha “Realce do Notável”, da Stabilo, marca alemã que fabrica produtos para lojas de papelaria, utiliza fotos antigas e “marca” (caneta marca texto Stabilo) com destaque algumas mulheres que nem sempre são lembradas como deveriam.  As mulheres apresentadas nos anúncios incluem Edith Wilson, uma ex-primeira-dama dos Estados Unidos que assumiu o cargo presidencial depois de ficar paralisada, Katharine Johnson, a matemática da NASA cujos cálculos resultaram no retorno seguro da Lua e Lise Meitner, importante pesquisadora nuclear.

LGPD

Durante a semana foi aprovado pelo Senado Federal o Projeto de Lei da Câmara n. 53/2018 – Projeto de Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD) e segue para a sanção do Presidente.

Em maio foi aprovado na Europa o GPDR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), recente regulamento que passou a ter sua eficácia plena em 25 de maio desse ano e que acabou servindo como base para a Lei brasileira, assim como já é utilizado em fundamentação para decisões por tribunais brasileiros. Essa norma estabelece regras de como as empresas deverão garantir o uso correto e seguro das informações dos usuários.

TV PAGA NO EXTERIOR

A Fox e a Comcast estão numa briga pela compra da Sky, principal grupo de tv paga do Reino Unido. Com uma nova proposta de US$ 32,5 bilhões, a Fox pretende desbancar a concorrente.

A batalha dura entre Comcast e Fox pela Sky, portanto, faz parte de um contexto muito maior.

Em paralelo, há uma disputa entre a Disney e a própria Comcast (falamos sobre isso nas últimas edições) pela própria Fox que já está na casa dos US$ 85 bilhões.

A Sky britânica é um criador de formatos de programas, com canais de esportes, notícias, cinema, entretenimento, e diversos outros, com uma presença muito forte na Europa.

Quem levar a melhor nessa disputa ampliará significativamente a sua presença no continente Europeu.

TV PAGA NO BRASIL

Segundo os dados mais recentes (referentes ao mês de maio) divulgados pela Anatel, hoje há 17,855 milhões de assinantes no país. Quatro anos atrás eles eram 20 milhões. Perda de mais de 10% de sua base de assinantes.

Pelos dados divulgados é possível observar que a TV por assinatura perdeu mais de 53 mil assinantes. Esses assinantes de maio foram eliminados da base de uma operadora específica: a Sky.

A inadimplência ou desistência pura e simples do serviço foram os motivos pelos quais a maioria dos usuários deixaram de assinar.

Na comparação com o mesmo período em 2017, ela já perdeu em torno de 12% em pontos de audiência e 15% em share.

MULHER

A Disney está com um novo projeto onde as protagonistas serão as mulheres. Foram chamadas 21 garotas de diferentes partes do mundo para produzirem curtas-metragens sobre mulheres que são consideradas líderes nas suas áreas de atuação profissional.

Os conteúdos produzidos pelas meninas irão ajudar para o levantamento de doações para o movimento “Girl Up”, da UN Foundation (organização internacional que busca e visa a capacidade de solucionar problemas globais), até atingir o valor de 1 milhão.

Falando um pouco mais sobre a necessidade de termos mais mulheres em posições de liderança hoje no mundo nós podemos destacar uma seleção que vem fazendo uma copa espetacular e que domingo é finalista do maior torneio do futebol mundial.

Há 27 anos atrás a Croácia se tornava independente, um país que brigou pela sua separação da Iugoslávia. Um país que hoje tem uma das economias mais fortes das ex-repúblicas jugoslavas. Não é só no futebol que a Croácia vem batendo um bolão, na questão de igualdade de gêneros os croatas também estão dando uma aula de como podem existir lideranças mulheres. Como é o caso da ex-tenista Iva Olivari, de 49 anos, que é quem toma as decisões no time da seleção croata fora das quatro linhas. De saia longa e terno, ela é figura presente nos estádios da Rússia e já fez história. Iva é a primeira mulher a ficar no banco de reservas no torneio da Fifa.

Iva não é a única mulher croata que está chamando a atenção. Fora de campo, uma outra apaixonada por futebol se destaca. Trata-se da presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, a primeira mulher a ocupar o cargo no país.

Kolinda tem 47 anos, pagou sua própria passagem em vôo comercial, teve concedido alguns dias de licença sem salários na Rússia e sentou-se na arquibancada com os fãs de seu pais.

A Croácia nos ensinou bastante coisa nessa Copa…

JOVEM EMPREEDEDOR 

Cerca de dois mil jovens moradores de comunidades periféricas de todo o Brasil foram capacitados para empreender em um negócio partindo do zero, com a metodologia By Necessity, da Agência Besouro. Destes, 30 finalistas concorrem ao Prêmio Inova Jovem Empreendedor, que será entregue na sexta-feira, 13 de julho, em Brasília. Todos participaram de programas da Secretaria Nacional de Juventude, do Governo Federal, ao longo do primeiro semestre de 2018. Além de aulas, os alunos permanecem incubados por 30 dias, com suporte presencial e online, para a garantia da continuidade dos empreendimentos.

Vidas foram modificadas com a possibilidade de geração de renda, e histórias emocionantes tomaram conta do País. Diante deste retorno positivo, a Secretaria Nacional lançou a premiação. Trinta novos empreendedores foram selecionados para as finais nas categorias: a) Performance financeira: aumento do percentual da renda obtida no período; b) Histórico social: mudança social ocorrida, afastamento da criminalidade e da drogadição, busca por alfabetização; c) Inovação: desenvolvimento de uma área de negócios ainda não explorada no entorno.

Porto Alegre tem uma finalista na categoria Histórico Social. Bruna Silva, que passou parte da infância entre abrigos e as ruas da capital gaúcha, hoje é dona de um brechó. Bruna já colhe resultados do seu esforço e empreendimento na construção de uma melhor condição de vida. (Conheça, abaixo, a história de Bruna.)

“O aluno, em condições de vulnerabilidade social, completar 30 horas de estudo em sala de aula e sentir-se preparado para, contrapondo o cenário econômico, abrir as portas de um empreendimento, sem suporte financeiro, já é cenário passível de recebimento de premiação, independente dos resultados imediatos obtidos”, salientou o criador do método e diretor-presidente da Agência Besouro, Vinicius Mendes Lima.

O ato de premiação aos três primeiros lugares em cada categoria e homenagem aos demais 21 selecionados ocorre no próximo dia 13, na sede da Secretaria Nacional de Juventude – Pavilhão das Metas, Via VN1 – Leste – s/nº – Praça dos Três Poderes – Brasília/Distrito Federal.

Bruna do Brechó: das ruas para os negócios

Uma jovem resolve abrir o próprio negócio, junto a amiga. Nada diferente do que vemos diariamente, nessa geração empreendedora que emerge – de uma classe assim também denominada. A diferença aqui é que falamos da Bruna – de sobrenome tão brasileiro e periférico quanto a sua história: Silva.

Até os 6 anos morou com a mãe entre ruas e abrigos de Porto Alegre. Estabilizaram-se no bairro Mario Quintana. Hoje a mãe, ex-doméstica, está aposentada. Quem sustenta a casa? A Bruna, oras, empresária, dona do Brechó La Vie em Rose. O diferencial dela? Garra, determinação, superação da adolescência conturbada e um certo besouro.

A Agência de Fomento Social Besouro, chamada assim numa brincadeira semântica com os milhares de empreendedores de comunidades carentes que sobrevivem a todas as intempéries, hoje executa capacitações em todo o Brasil para a abertura de negócios partindo da ideia, a baixo ou zero custo, até o plano de negócios apto a execução no dia seguinte. Um canvas das favelas, podemos chamar.  Essa metodologia, intitulada como By Necessity, possui índices de abertura de negócios e renda superiores aos demais sistemas e programas vigentes justamente por ter sido concebida e testada nesses locais.

Porto Alegre é uma das 80 cidades brasileiras que recebeu a By Necessity, selecionada em um Programa Nacional que atinge as localidades com mais altos índices de vulnerabilidade juvenil – IVJ.

Bruna iniciou as aulas na segunda semana de abril, em 5 dias saiu com a nova marca do negócio – feita por designers do projeto -, um planejamento financeiro, de vendas e marketing e noções gerencias e administrativas que ela jamais imaginava que existiam – e que eram fundamentais.

“Meu sonho estava parado. Já na aula de pesquisas, descobri que meu público-alvo era outro, simplesmente por instrução de ir pra uma lista de transmissão falar com possíveis clientes por WhatsApp. Até a numeração das peças que comprava eu alterei. Resultado, vendi mais”, exemplificou.

Com uma nova estratégia para redes sociais, até um e-commerce nasceu. “Fui aos Correios para ver a lista de valores, pra agora fazer do jeito certo, cotar, incluir a taxa, ver tempo de envio. Já atendemos a Santa Catarina! Antes, eu não compreendia porque não tinha a margem de lucro mínima, até que me dei conta que não cobrava preço de entrega nos produtos de Porto Alegre, eu tirava do meu lucro sem saber”, comemora e reflete.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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