NOTAS DA SEMANA-27-07-18

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LOJAS COLOMBO

Não durou 6 meses a gestão da nova presidente das Lojas Colombo, Gissela Franke Colombo Berlaver, que é neta do Senhor Adelino Colombo, que por sinal voltou ao cargo com um novo consultor ao seu lado. Esperamos que esse ícone do Rio grande e que já foi muito grande e um dos maiores anunciantes volte com toda a força.

TIM
Depois de convocar em fevereiro 6 agências, e depois mais outras tantas, a TIM desistiu da concorrência de agências e seu marketing informou que por hora, ou para sempre, continuam a WMcCann e Z+. Isso sim é decidir….não decidindo.

CAMPANHA
O que a ARP (Assossiação Riograndense de Propaganda) está fazendo para termos mais profissionais, empresas que compõem o trade de comunicação do RS e aumentar o quadro de sócios e ter uma entidade mais pujante e também saber e poder contar com mais forças para termos presença relevante, sem dúvida nenhuma, merece registro e reconhecimento com méritos.

Só que, entendo eu, devemos ter uma união mais forte para termos a Fenapro, Sinapro, Abap e Alap engajadas nessa luta que é de todos.

Exemplos não faltam em recursos humanos, em representatividade junto ao Conar e Cenp, código de ética e postura, acento nos conselhos de grandes realizações para o Estado, em fim, de podermos todos reivindicar e postular os direitos de uma profissão digna e empresas de negócios que geram impostos e contribuem para o PIB.

SINAPRO RS

O Sinapro quer reunir Dani da Ativa, Daniel da Imobi, Eduardo da Sinergy, Norberto da NL, João da H Mídia, Jefferson da JCDecaux, Leonardo da Zigon, Marcos da LZ, Andre da Sul Door, Lefa da Sulplac, Norton da PDV e outros nomes, para junto com o Sinapro construir uma única força que represente os interesses da OOH. Os interessados devem falar com o presidente do Sinapro, Fernando Silveira. Esse colunista acha essa ação meritória e muito necessária.

DADOS

O envelhecimento da população é uma realidade. Segundo o IBGE, em 20 anos vamos dobrar a população de idosos.

O que estamos fazendo para enfrentar a velocidade do envelhecimento populacional?

Ficamos nas picuinhas políticas e não prestamos atenção nessa gravidade. Estamos há 20 anos discutindo a reforma da previdência, em 3 governos e o mesmo congresso.

ENTRE AMIGOS

O programa “Entre Amigos com Alejandro Malo”, da Band, que vai ao ar neste sábado, 28, às 10h, é sobre notícias falsas e conta com a participação de Nenê Zimmermann, da editora do portal Coletiva.net, Gabriela Boesel, José Luiz Prévidi, do Blog do Prévidi. O jornalista Ricardo Boechat, da Band SP, também deu seu depoimento sobre o assunto por Skype.

ROAD SHOW 2018

O maior festival de criatividade do mundo está na estrada — e no cinema! Sinapro-RS e Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) levam, para todo o País, o Cannes Lions Road Show. E a próxima parada desta turnê será Porto Alegre. Desta vez, direto do conforto da sala de cinema do Cinemark do Bourbon Ipiranga. Em parceria com a ARP, o evento ocorrerá no dia 31 de julho, às 19h. O executivo da Fenapro Alex Pagliarini, e o sócio da SPR, Juliano Brenner Hennemann, serão os responsáveis por apresentar cases, tendências e insights que foram destaque no festival francês.

O evento tem apoio da Flix e do Estadão. Leve um agasalho e ajude a quem precisa!

Para confirmar presença, envie e-mail para helen@sinaprors.com.br.

VICE-LÍDER

O SBT Rio Grande do Sul marcou excelentes índices e apresentou o melhor mês de junho desde 2008. Na média das 24 horas, das 6h às 30h, o SBT é vice-líder pelo 12º mês seguido e marcou 4,5 pontos, contra 3,8 da terceira colocada e 16,8 da primeira.

No período matutino, no ar das 6h às 12h, conquistou a vice-liderança pelo 19º mês consecutivo. Marcou 3,9 pontos, contra 2,8 da terceira colocada e 10,9 da primeira. No período da tarde, o SBT prossegue na vice e no mês de junho cravou 5,7 pontos, contra 5,5 da terceira colocada e 20,5 da primeira.

Já na faixa noturna, o SBT manteve a vice-liderança pelo 11º mês consecutivo. Cresceu 6% em relação ao mês anterior, atingindo a maior média dos últimos 114 meses (dez/2008). Em junho, marcou 6,3 pontos, contra 5,7 da terceira colocada e 29,1 da primeira.

A emissora gaúcha permanece na vice-liderança na faixa horária da madrugada, das 24h às 30h. Nesta faixa, o SBT obteve 2,4 pontos, contra 1,4 da terceira colocada e 6,7 da primeira colocada. Vale lembrar que, em junho de 2018, a emissora atingiu 3,0 milhões de telespectadores.

Na programação local, os destaques do mês foram:

– Anonymus Gourmet conquistou a vice-liderança isolada com 5,4 pontos, contra 2,8 da terceira colocada e 23,6 da primeira. O programa alcançou 586 mil telespectadores neste mês.

– O Masbah! manteve a vice-liderança com 6,2 pontos, contra 1,5 da terceira colocada e 25,5 da primeira. O programa atingiu, em junho, 633 mil telespectadores.

– SBT Rio Grande 2ª edição alcançou 776 mil de telespectadores no mês de junho e obteve 3,9 pontos de audiência.

– Já o SBT Rio Grande deu um banho na concorrência e marcou 6,1 pontos, contra 4,7 da terceira colocada e 20,1 da primeira. O jornal alcançou 1,3 milhão telespectadores em junho.

– O SBT Esporte atingiu 1,0 milhão de telespectadores em junho e cravou 5,4 pontos de audiência. Fonte: Kantar Ibope Media

MARKETING ESPORTIVO

No dia 4 de agosto, o marketing esportivo é tema de palestra com ferramentas práticas para a alavancagem de eventos, projetos, personalidades e marcas esportivas. O evento será ministrado com a parceria da Livia Esportes pela assessora de imprensa, especialista em marketing e coach de autoridade, Aline Wolff. Ocorre das 8h30 ás 12h30 com certificado aos participantes. Informações: contato@liviaesportes.com.br ou WhatsApp 51 99204-9331.

LANÇAMENTO

Maior emissora do mundo no Youtube, o SBT tem entre sua base de telespectadores, o público jovem como um de seus principais entusiastas. Atento ao carinho que os mais novos têm pelo canal, a emissora lançou na quarta-feira, (25), uma nova atração pensada especialmente para quem já nasceu ligado digitalmente.

Fruto de uma parceria entre Disney e Formata, a série Z4 chega com 26 episódios e um elenco que mescla artistas de sucesso na web e atores famosos da televisão, como Manu Gavassi, Pedro Rezende (mais conhecido como Rezendeevil no Youtube), o ator Apollo Costa, além dos ex-Chiquititas Matheus Lustosa e Gabriel Santana.

Momento certo

“De acordo com pesquisas do TGI, era o momento ideal para o lançamento. Dentro de um período de 30 dias analisados, 3,4 milhões de pessoas assistiram séries nacionais, sendo que 38,2% (1,3 milhão) também assistiram o SBT durante a semana. Outro ponto do levantamento que reforça o momento estratégico da estreia é em relação ao público alvo: considerando os jovens de 12 a 18 anos (11,5 milhões), observa-se que 4,3 milhões assistiram ao SBT”, destaca Murilo Fraga, diretor de programação do SBT.

Marco dos anos 1990, o formato das boy bands ganha uma releitura mais moderna, por meio da história do produtor musical Zé, interpretado pelo ator Werner Schünemann, famoso no passado e que deseja voltar às paradas de sucesso ao formar a Z4.

Diante desse contexto, o empresário, com a ajuda de sua filha – coreógrafa da banda, terá que lidar com os desafios de unir personalidades tão distintas, mas com um sonho em comum: lançarem-se para o universo musical.

A emissora que fala com a Geração Z

“Toda história da Z4 gira em torno da música, mas a série também traz situações comuns à juventude, como amizade, relacionamentos amorosos e conflitos na família. Essa amplitude representa uma boa oportunidade comercial para anunciantes que se enquadram em um contexto mais macro, pois ainda segundo o estudo do TGI, avaliando a audiência dos decisores de compra, quase 36% deste público esteve sintonizado no SBT entre segunda e sexta-feira do período analisado”, finaliza Fernando Pelégio, diretor artístico do SBT.

O SBT é a emissora de TV aberta que fala com a Geração Z quase de maneira isolada. Sucessos como As Aventuras de Poliana, atualmente no ar com altos índices de audiência no horário nobre, Chiquititas, Cúmplices de Um Resgate, Carrossel, entre outras, consolidaram o engajamento da emissora com essa geração e com a família brasileira, tanto na TV quanto no digital.

COCA/CAFÉ

Segundo lugar no ranking de países que mais consomem café no mundo, de acordo com a Embrapa, o Brasil será um dos primeiros países a lançar Coca-Cola Plus Café Espresso, logo depois de mercados como Japão, Austrália e Vietnã.

Em latinha de 220 ml, a novidade também contempla outro objetivo da empresa, que é ter embalagens menores, mais adaptáveis ao estilo de vida e à ocasião de consumo de cada pessoa

PET CONCURSO

A tarde de sábado, 21 de julho, foi cheia de estilo com o Pet Concurso Hercosul que ocorreu no I Fashion Outlet, em Novo Hamburgo/RS. Patrocinado pela Hercosul Alimentos S/A, o evento reuniu cães, gatos e outros animais para um desfile com adereços, fantasias e acessórios que encantaram os petlovers.

A segunda edição do evento foi dividida entre três categorias, cães, gatos e outros pets, sendo esta última dedicada a coelhos, tartarugas ou pássaros. Foram premiados os vencedores, com kits Hercosul e brindes da Studio Pet.

Além do concurso, o evento também foi palco para uma feira de adoção de animais coordenada pela ONG Onda, espaço de adestramento e expositores de alimentos e acessórios para pets, e brinquedos infláveis para as crianças se divertirem.

FEEVALE

O núcleo de estudos Criança na Mídia da Universidade Feevale será representado por três pesquisadoras no XVI Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), até o dia 1º de agosto, em San José, na Costa Rica. As integrantes do núcleo, Marina Mentz e Vitória Brito dos Santos, acompanhadas pela coordenadora do grupo, professora e pesquisadora da Instituição, Saraí Schmidt, apresentarão suas pesquisas no evento, que tem como temática Comunicação em sociedades diversas: horizontes de inclusão, equidade e democracia.

Saraí apresentará uma pesquisa recentemente realizada pelo núcleo sobre criança e consumo. “Estaremos levando o resultado de nossas pesquisas sobre a relação criança e mídia tendo como foco a problematização da cultura do sucesso. Esse é um trabalho coletivo que discute o impacto da mídia na constituição das identidades infantis contemporâneas”, diz.  Essa pesquisa conta com o apoio da Universidade Feevale e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

A jornalista e mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale, Marina Mentz, explanará um estudo sobre a violência sexual contra crianças e jornalismo. “Muitas vezes, temas que nos causam desconforto ou tristeza são aqueles dos quais mais precisamos falar. A violência contra crianças, em minha área específica, a violência sexual, é uma coisa que provoca diversos sentimentos e dúvidas, mas que, justamente por isso, deve ser debatida”, defende.

Já a doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade, Vitória Santos, vai falar sobre o casamento de crianças no Brasil, que foi o tema de sua dissertação de mestrado. “Estou levando um recorte da pesquisa, em que falo sobre mídia, pobreza infantil e Direitos Humanos. É a primeira vez que vou participar da Alaic e estou com uma expectativa muito boa.  Poder debater um pouco mais sobre a conjuntura da América Latina vai ser muito importante para minha atual pesquisa de doutorado”, explica.

NOVO CONCEITO

Encontra-se em fase de testes, apenas nas bancas da Grande São Paulo, um novo conceito, quando as bancas de revistas passam a oferecer os principais serviços bancários por meio do Banca e-Fácil. A iniciativa da distribuidora de revistas Total Publicações em parceria com a Nexxera – empresa especializada em sistemas de pagamento e responsável pela plataforma e-Fácil – permitirá facilidades como pagamento de contas, transferência bancária e contratação de microcrédito, além de outros serviços de conveniência, como venda de convites para eventos e venda de passagens.

COLETIVA DEBATES

A edição especial do Coletiva Debates acontece no próximo dia 4 de agosto das 9 às 13 horas na Embaixada Bairrista, rua marquês do Pombal, 1111, com a presença dos craques do tema que irão debater e apresentar as tendências da área do jornalismo esportivo.

SADIA

A Sadia, marca da BRF, deixou de ser atendida pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para ser atendida pela Africa, que já atende a Qualy, outra marca da BRF, e será responsável por produzir uma campanha para a categoria de frangos, prevista para setembro e outubro, e a campanha de Natal. A BRF decidirá o destino da conta após medir os resultados desses projetos apresentados pela Africa.

JORGE ADIB

Adib foi uma figura muito importante no mercado publicitário, por ter sido ele quem trouxe pela primeira vez o merchandising para dentro da televisão brasileira.

Jorge Adib, foi diretor de merchandising da TV Globo entre as décadas de 70 e 90. Desde a última sexta-feira ele estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de janeiro, onde morreu vítima de um câncer aos 89 anos.

VAREJO

Warren Buffett, afirmou que a morte da loja física está para acontecer e que em 10 anos o varejo vai estar completamente diferente.

Uma das coisas que ele tem feito é sair de empresas de varejo tradicional que estejam atrás de seus rivais.

Em fevereiro do ano passado, a Berskshire Hathaway já havia vendido US$ 900 milhões em ações do Walmart, o principal afetado por essa mudança.

A companhia foi ultrapassada pela Amazon no posto de principal varejista do mundo nos últimos anos em valor de mercado e está tentando combater a rival online, incluindo comprando startups para tal – o que tem inserido grande ânimo na companhia.

Por isso, investidores espertos (como Buffett) estão optando por ficar de fora do setor de varejo físico neste momento, enquanto lojas investem cada vez mais em suas presenças online.

“Eu acho que o setor varejista é muito duro para mim, geralmente”, afirmou.

Ele já não tem praticamente ações da Walmart, um dos símbolos do capitalismo norte-americano por décadas por conta dessa transformação.

As lojas físicas fecham conforme o número de e-commerces crescem e as pessoas passam a acreditar mais neles, além das mudanças no comportamento dos consumidores.

Uma tendência nos últimos anos foi o aumento dos gastos com entretenimento e tecnologia contra roupas e acessórios.

Enquanto o varejo físico vai morrendo, a Amazon vai florescendo.

A companhia inclusive pretende juntar o varejo online com o varejo offline (comprou o Whole Foods para tal e vem inserindo seu modo de pensar nela), criando novas formas dos consumidores fazerem compras através da internet e buscarem seus produtos fisicamente sem terem que pagar frete por isso e esperar chegar.

É a revolução que está em curso. A StartSe está promovendo a maior conferência de novas tecnologias para varejo do Brasil – um evento imperdível que vai ajudar o seu negócio a reduzir custos, aumentar vendas e melhorar todo o processo.

Ao longo do evento, você conhecerá as maiores empresas e as startups que estão revolucionando a área do varejo no Brasil, com diversos cases.

INOVADOR

A Juventus resolveu entrar em campo contra a poluição marinha lançando seu terceiro uniforme para a temporada 2018/19, que será feito a partir de resíduos de plásticos coletados dos oceanos.

Todas as peças são feitas de poliéster 100% reciclado que contêm Parley Ocean Plastic. O material é resultado da colaboração entre a Adidas e a organização Parley for the Oceans, programa que visa contribuir para a redução da poluição marinha por lixo plástico.

“O uniforme combina linhas e cores modernas com tecnologia de ponta”, escreve a Juventus em seu site. “Vencedor, inovador e atento ao meio ambiente”.

 

 

 

 

 

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