NOTAS DA SEMANA–03-08-18

0
174

RESPOSTAS CAPITAIS

O evento da Zero Hora com o patrocínio da Iesa e comando da editora de economia Marta Sfredo com Otelmo Drebes, presidente das lojas Lebes, foi outro marco de entrevista elucidadoura e transparente.

Otelmo, depois de 30 anos nos vários setores de uma empresa familiar comandada pelo seu pai Otelio Drebes, foi surpreendido há três anos atrás por uma decisão do seu pai de que não desejava mais ser operacional e que queria ir para a presidência do conselho. Sendo Otelmo o filho mais velho, foi nomeado sucessor e assumiu a presidência de uma empresa com 59 anos e que hoje tem 62 anos de um histórico sem dividas e empréstimos.

O presidente quebrou paradigmas como de buscar talentos de fora e abrir a diretoria para executivos fora da família.

A loja do Centro histórico aberta em 2017 onde funcionou a loja Guaspari foi uma necessidade de alavancar a marca e a presença da Lebes na capital, já que as lojas em bairros não davam a grandeza desejada. Uma colocação interessante: ”A empresa na sua solidez era maior que a marca, precisávamos equilibrar isso, e conseguimos”.

Hoje com 160 lojas se prepara para abrir em novembro uma Loja na Restinga, com funcionários e gerente da Restinga (25), uma em Passo Fundo, outras 2 em Sombrio e Criciúma, rompendo o Mampituba.

Um exemplo de empresa e empresário com “E” maiúsculo que cresce e enfrenta a crise com energia e inovação.

UBER

O Uber continua enganando seus clientes com práticas nada recomendáveis para um aplicativo multinacional: Cobra multa por cancelamento de corridas pequenas, que o usuário não cancela e é cobrado.

Avisa o usuário que esse sujou o carro que o transportou e cobra uma multa violenta de parada e limpeza do carro.

Que formato desonesto e fácil de ganhar dinheiro!!!

ARP
A ARP estará fazendo uma super investida no mercado para trazer mais sócios para seus quadros, que já aumentou em 25% durante o mês de agosto. Quem se associar já poderá participar da votação na semana da comunicação, tornando assim um voto mais equilibrado e justo.

LIDERANÇA

Foi ao ar, na última terça-feira, a grande final do MasterChef, um grande sucesso na tela da Band.

O programa atingiu a liderança por aproximadamente 20 minutos e, na média da faixa horária, permaneceu na vice-liderança.

A final registrou uma média de audiência de 5,7 pontos de audiência, com um pico de 7,9. Conquistou uma média de 11,6% de share domiciliar com um pico de 22,5%.

A campeã da quinta temporada do programa foi a gaúcha Maria Antônia, que trouxe o grande troféu MasterChef 2018, o primeiro do Estado.

GLOBAL/CONTRATA

A diretora de arte Carolina Weber tem trajetória pela Ogilvy Argentina, Escala e Matriz. Esse ano venceu o Young Lions e representou o Rio Grande do Sul no Festival de Cannes. A redatora Ani Tondin tem passagens por agências como  e21, DCS, JWT e Matriz e criou para clientes como BASF, Hipermercados Zaffari, Tramontina, Piá, Bourbon Shopping e Usaflex.  É a Redatora do Ano do Prêmio Colunistas Sul e finalista do Profissionais do Ano com a campanha Leite Fresco, da Piá.

Leonardo Schmitt, finalista do Young Lions Mix, iniciou carreira na Dez e foi dupla de Junior Silveira quando atuava como Diretor de Arte Jr na Escala. Juntos,  já atenderam clientes como Umbro, STIHL, Zero Hora e Grupo RBS e, mais recentemente, lançaram o inusitado projeto Rato de Pasta, que reúne mais de 600 portfólios de criativos de todo mundo.

A Head de Conteúdo Morgana Laux traz a sua experiência para a Global após passar pelas agências Fabulosa Ideia, Cadastra e pelo Grupo RBS.  Jornalista com MBA em Marketing Digital pela ESPM, atendeu clientes como Smiles, Lojas Lebs, Lojas Colombo e Insper.

ARP/SHARE

Mantendo a parceria já estabelecida com o Share, no mês de agosto, os associados da ARP – Associação Riograndense de Propaganda, têm benefícios em dois cursos que serão oferecidos em Porto Alegre. Nos dias 18 e 19, acontecem os cursos de Social Design, com o publicitário Andrey Dutra, da W3haus, no Atum Workstyle, e a segunda turma do Arena Digital, com o professor Jessé Rodrigues, no camarote da Arena do Grêmio.
Mais informações pelo e-mail cris@tudodeshare.com.br.

SINAPRO-RS

Em parceria com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) o Sinapro trouxe o Cannes Lions Road Show para Porto Alegre.

O evento ocorreu nesta terça-feira, dia 31 de Julho, no Cinemark do Bourbon Ipiranga, contou com a colaboração da FlixMedia, da Associação Riograndense de Propaganda e do Estadão. Houveram ações do Instituto Ronald, divulgando e arrecadando fundos para o McDia Feliz e arrecadação de doações para a Campanha do Agasalho do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. As arrecadações foram um sucesso diante do público.

Alexis Pagliarini, executivo da Fenapro, percorre o Brasil para compartilhar com o mercado de Comunicação sobre o que viu, insights, tendências e os principais cases do maior festival de criatividade do mundo. Os Lions são os prêmios mais estabelecidos e cobiçados para o setor de publicidade e de marketing.

O Road Show Iniciou com a fala de Fernando Silveira, presidente do Sinapro-RS, junto ao diretor da ARP Cado Botega, logo após houve uma apresentação de cases da FlixMedia, que levaram o público às gargalhadas. A fala de Alexis foi introduzida por Alberto Meneghetti, sócio diretor da agência Moove, ambos expuseram suas experiências no festival. Posteriormente o executivo da Fenapro apresentou as principais peças premiadas no Cannes Lions junto a seus comentários. Estudantes, publicitários de agência e de veículos, jornalistas e clientes prestigiaram o evento, totalizando 110 pessoas na sala de cinema.

ESCALA/IBRAVIN

O Brasil é reconhecido internacionalmente pela qualidade dos vinhos e espumantes que vêm produzindo nos últimos anos. No entanto, a bebida nunca foi associada diretamente à cultura brasileira. Para mudar essa realidade e conquistar novos públicos – ainda resistentes às muitas regras tradicionais do universo vitivinícola – a Escala propôs ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) uma campanha que quebra os paradigmas do consumo. “Seu vinho, suas regras” se conecta, principalmente, com um público millennial, desprendido de rituais.

A campanha está embasada em pesquisas da SocialMetter Analysis que apontam o consumo de vinhos crescente entre pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990. “Esse grupo de consumidores está pautando uma série de mudanças na forma como vemos o mercado e os símbolos associados ao vinho.

HUGO LA ROQUE

Resenha Gastronômica do Futebol. Um encontro de craques da comunicação com as personalidades e com as relações do mundo do futebol e players de mercado! Domingo 5-8 às 18hs, no Barranquinho. E tudo isso ao vivo nas redes da Hincha.final, Twitter e YouTube.

Sob o comando do comunicador Hugo La Roque.

DEZ MAIORES

Posição Agência Investimento
1 Y R 2.249.957
2 AFRICA 1.723.532
3 MY AGENCIA 1.507.821
4 LEO BURNETT TAILOR MADE 1.481.444
5 PUBLICIS PBC COMUNICACAO 1.463.284
6 OGILVY 1.439.913
7 TALENT MARCEL 1.371.206
8 JWT 1.347.760
9 DPZ E T 1.341.632
10 ALMAP BBDO 1.220.636

PRÊMIO COLUNISTAS

Está entrando no ar esta semana a campanha do Prêmio Colunistas 2018, que chega ao seu 51º ano, promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp).

Desenvolvida pela agência carioca Onzevinteum, a campanha destaca o grande diferencial do Prêmio Colunistas em relação aos demais concursos publicitários, que é, como lembra o texto das peças, juntar nos júris “a qualidade dos melhores profissionais do mercado com a isenção da imprensa especializada”.

O Colunistas 2018 será realizado este ano mais uma vez através de seis versões regionais — Norte-Nordeste, Brasília, Centro-Leste, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul, cujos trabalhos premiados com Medalha de Ouro disputarão, ao final, o Colunistas Brasil.

As inscrições para a premiação já estão abertas, com o regulamento no site colunistas.com.br.

WMCCANN

A WMcCann criou uma campanha para as filiadas do SBT nas seguintes capitais: Porto Alegre, Brasília, Belém e Rio de Janeiro. (Capa)

Com um plano de mídia que contempla anúncios em outdoor, spots de rádio, painéis  indoor, envelopamento de ônibus, abrigos e relógios de rua e também comerciais de TV, a campanha destaca apresentadores e talentos da programação local, reforçando as particularidades de cada região.

Ainda tem mais! A agência foi escolhida para atender a conta da Estácio, instituição de ensino superior privada brasileira fundada em 1970, que antes era atendida pela Artplan.

Além da da WMcCann e da Artplan, também concorreram no processo agências como a NBS, Talent Marcel, entre outras.

“Assim como a Estácio é parceira dos seus alunos, nós queremos ser o seu parceiro, tanto na comunicação como no desenvolvimento do negócio”, disse Hugo Rodrigues, CEO da WMcCann.

ZECA HONORATO

Maria Antonia Russi Martello vencedora do MasterChef Brasil 2018 e Silvino Marcon autor da autobiografia “Minha Vida Deu um Livrio” são clientes da ZK Imagem e Conteúdo, consultoria que cuida da imagem e carreira de artistas e personalidades do mundo dos negócios e do showbiz.

PROMOÇÃO

A Agência 96, especializada em marketing promocional e live marketing, realizou uma pesquisa onde entrevistou 800 consumidores para saber sobre as suas motivações quando participam de ações de live marketing de marcas.

90% declaram na pesquisa que compram mais produtos relacionados a uma promoção. 70% trocam de marca para participar de uma promoção, ampliação de 27% sobre a última pesquisa. E 41% dizem que a oferta promocional é elemento essencial de adesão

O live marketing pode ser usado para os eventos, promoções, programas de incentivo e diretamente no ponto de venda.

A Ampro (Associação de Marketing Promocional), em recente pesquisa, detalhou as ferramentas de live marketing que são mais utilizadas hoje: 77% para eventos, feiras e congressos; 62%, para ações promocionais; 56%, para projetos de marketing de incentivo; 47%, para ativação; 38%, para trade marketing; e 9%, para outras atividades relacionadas à brindes. O encolhimento econômico aumenta a necessidade de ações de incentivo, porém com um novo formato.

“Os novos profissionais buscam fazer parte de algo maior de verdade e esse é o novo jeito de fazer comunicação. Quando construímos uma campanha de incentivo, primeiro criamos a comunidade, ou seja, angariamos os participantes. Para que esta primeira etapa tenha sucesso, precisamos entender o que esta comunidade busca, quais são seus gostos, hábitos, preferências etc. O próximo passo é fazer a comunidade interagir e acompanhar o passo-a-passo dessa interação para aumentar o engajamento. Isto dá muito mais resultado para uma campanha do que simplesmente premiar, além de reduzir o custo para o cliente em mais de 50% se comparado ao investimento em uma campanha tradicional com foco em premiações”, disse Cristiano Miano, CEO da agência Digi e vice-presidente de convergência da Ampro.

FATO OU FAKE

Com toda polêmica gerada ao redor das notícias falsa, o G1, TV Globo e Globo News criaram em conjunto a seção “Fato ou Fake”, o serviço contará também com o apoio dos jornalistas de O Globo, Extra, Época, Valor e CBN. Com isso, a editoria que exercia papel semelhante anteriormente, “É ou não é”, será extinta.

Veja como vai funcionar:

FATO: Quando o conteúdo checado é totalmente verídico e comprovado por meio de dados, datas, locais, pessoas envolvidas, fontes oficiais e especialistas.

NÃO É BEM ASSIM: Quando é parcialmente verdadeiro, exagerado ou incompleto, exigindo um esclarecimento ou uma maior contextualização para ser totalmente compreendido.

FAKE: Quando não se baseia em fatos comprovados por meio de dados, datas, locais, pessoas envolvidas, fontes oficiais e especialistas.

Globo agora é a detentora da verdade. “Pode isso Arnaldo?”

COOPERATIVAS E FINTECHS

As fintechs, startups que trazem inovações profundas para o mercado de serviços financeiros, se uniram às cooperativas financeiras do país para expandirem suas atividades no mercado financeiro. A estratégia será positiva para os consumidores, ampliando seu poder de escolha.

A finalidade é que as cooperativas e as fintechs possam fazer integração de plataformas, com compartilhamento de informações e dados dos clientes. “O que as fintechs querem é que, dentro dos aplicativos, elas consigam se integrar, se conectar pelos APIs, que são esses protocolos de comunicação seguros, para que o cliente possa abrir uma conta, emprestar, consultar extrato ou a fatura do cartão de crédito”, disse o diretor executivo do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Empresas no Rio de Janeiro, Eduardo Diniz.

Outro negócio que pode ser fechado entre as cooperativas e as fintechs é compartilhar uma plataforma que permite fazer simulação e contratação de crédito consignado. “Por essa parceria, o cliente vai conseguir fazer tudo online, com contrato assinado digitalmente. Vamos fazer um projeto-piloto com funcionários de um supermercado”, contou Diniz.

Neste ano, o Conselho Monetário Nacional (CMN) editou norma que permite dois modelos para fintechs operarem, sem necessidade de parceria com instituição financeira, no mercado de crédito. São a sociedade de crédito direto (SCD) e a sociedade de empréstimo entre pessoas (SEP). No primeiro sistema, as empresas emprestam recursos próprios por meio de plataforma eletrônica. No segundo, empresas ou pessoas físicas entram numa plataforma para emprestar dinheiro a outras pessoas.

“No caso das fintechs de investimento e de câmbio, ainda é necessária a existência de parceria com uma instituição financeira. Com as cooperativas, ampliamos a possibilidade de parcerias para as fintechs”, destacou Bernardo Pascowitch.

PEPSICO

A PepsiCo está de portas abertas para um “Papo Aberto” com os universitários dos cursos de administração, economia, marketing, contabilidade, finanças, engenharias, direito, psicologia, entre outros, de diferentes universidades da Grande São Paulo. A PepsiCo procura jovens brasileiros que estejam interessados em saber mais sobre a cultura organizacional da empresa e o ‘Jeito Único’ que valoriza a criatividade e a diversidade.

Os eventos do “Papo Aberto” acontecem no Único (a nova sede da PepsiCo) mensalmente até o final do ano e cada um tem duração de cerca de 2 horas.

O processo ocorre por meio da plataforma “Seja Único” e conta com três categorias: First Gen (estagiários), Next Gen (trainees).  No início do ano, a empresa abriu 50 vagas para o First Gen e um novo recrutamento está previsto para acontecer até o final desse ano.

APPLE

Ontem (2-8) a Apple atingiu por volta das 13h a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado após as suas ações superarem 207,04 na Nasdaq.

A companhia norte-americana vale mais que a soma do valor de mercado de todas as mais de 360 empresas brasileiras listadas na B3, segundo dados da Economatica. No final de julho, as companhias brasileiras valiam, somadas, US$ 847 bilhões nesta quinta-feira, segundo dados da Economatica.

Com esse feito, o valor da Apple é superior ao PIB do Estado de São Paulo, que representa 35% do PIB brasileiro.

“Ficamos felizes em anunciar o melhor trimestre concluído em junho da Apple e o quarto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos na receita”, disse seu CEO, Tim Cook.

Em 2007 a PetroChina já havia conseguido atingir esse valor, porém viu se em maus lençóis com a mudança da política econômica da China.

Donald Trump está criando barreiras nas relações entre os Estados Unidos e a China. Vale lembrar que os iPhones são fabricados na China. Ruim para a Apple?

WHATSAPP

Após o lançamento de novidades para a versão business, o Whatsapp divulgou algumas estratégias para incrementar os lucros. De acordo com entrevista ao The Wall Street Journal, os executivos da empresa afirmam que querem incluir anúncios a plataforma. Seguindo ainda essas informações, a marca diz que não serão banners e, sim, publicidade inclusa nos Status.

O intuito é seguir o mesmo formato de Stories do Instagram, com anúncios entre as postagens dos usuários. O CCO da empresa, Matt Idema, não forneceu muitos detalhes, porém pode-se imaginar que o Status será uma opção de posicionamento no Gerenciador de Anúncios do Facebook. O porta-voz não especificou datas, mas confirmou que a novidade virá em 2019.

STARTUPS/GRAMADO SUMMIT

Proporcionar um networking de qualidade e possibilidades de concretização de negócios para novos empreendedores é o objetivo do Gramado Summit, maior evento de startups do Brasil, que será realizado entre 08 e 10 de agosto na Serra Gaúcha. Com a parceria da ARP, a ação coloca jovens empreendedores com ideias escaláveis em evidência. Em sua segunda edição, o evento contará com 40 palestras, 80 investidores, atrações artísticas e a Batalha de Startups — competição que premia o melhor pitch. A presidente da ARP, Liana Bazanela, é presença confirmada no time de palestrantes. Liana apresentará a palestra “Empreendendo e Convencendo”, no segundo dia do festival, às 17h30min.

A primeira edição do Gramado Summit, em 2017, reuniu mais de duas mil pessoas, com 36 palestrantes e exposição de 72 empresas para mais de 50 investidores. Este ano, o evento será realizado na Expogramado RS (Av. Borges de Medeiros, 4111 – Centro, Gramado). Saiba mais: www.gramadosummit.com

ENDOMARKETING

Será realizado no dia 21 de agosto na sede da Happyhouse o Seminário ENDOMKT ESTRATÉGICO – Como conquistar o engajamento do público interno, com Analisa de Medeiros Brum, autora de oito livros de endomarketing. Informações: joice@happy.net.br

RAFITTHY

Traduzindo a elegância da mulher real em suas criações, a Rafitthy pela segunda temporada consecutiva elegeu a atriz, modelo e apresentadora Fernanda Lima como a embaixadora da marca. A estrela desfila sua beleza com a nova coleção de bolsas e carteiras da label pelo Zoëtry Paraiso de la Bonita Riviera Maya, resort em uma das mais paradisíacas praias do Caribe.

A produção retrata a beleza natural da mulher em clima tropical e cosmopolita, majestosamente representada pela personalidade multifacetada, leve e contagiante de Fernanda, que coleciona talentos e conquistou o Brasil com seu jeito único de equilibrar os papéis de mãe, mulher e profissional. Clicado pelas incensadas lentes do fotógrafo italiano Claudio Carpi, parceiro de longa data da estrela, o editorial tem produção de moda assinada por Rodrigo Grunfeld. O resultado é uma campanha em mood refrescante, requintado e sutilmente sensual, que vai gerar identificação com o público da marca e fazer as fashion lovers suspirarem com a brisa exuberante da Coleção Verão 2019.

NEYMAR

Após exatos 23 dias da eliminação do Brasil na Copa da Rússia, a Gillette investiu no intervalo do Fantástico, na noite deste domingo, 29, para veicular um comercial em que o jogador Neymar rebate as críticas que sofreu durante o torneio e comenta os desafios e as lutas que já viveu. Neymar é embaixador da Gillette desde 2015.

O jogador narra uma carta pedindo apoio dos brasileiros reconhecendo que “irritou muitas pessoas com suas quedas e falta de maturidade”. Em segundos da exibição, o Twitter já estava tomado de comentários, na maioria negativos, em relação à postura do jogador e também da marca. A ação foi criada pela Grey Brasil e é fruto dos resultados de uma pesquisa global feita pela Ketchum com mais de cinco mil homens de dez países.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here