NOTAS DA SEMANA-10-08-18

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ARTIGOS

Tenho lido vários artigos publicados em Jornais e nas redes sociais de gente coerente e que mexe com a opinião pública defendendo com ênfase o voto consciente. Nos textos dizem que tem que estudar o candidato, ver seus prós e contra, suas experiências, suas plataformas e por aí à fora….Pergunto: Como votar em pessoas diferentes com o atual sistema de voto? Como fazer para controlar a reeleição de 70 a 80% dos candidatos? Ficam as perguntas que eu não tenho respostas, mas a certeza de que nada mudará e que tudo permanecerá igual com esse sistema frágil e manipulado de eleição.

As delações colhidas pela Lava Jato exibem as mazelas partidárias e confirmam a condição das empreiteiras e do mercado como fiadores do poder. Algo, porém, é ainda mais espantoso: a ausência de justiça e o comportamento da mídia.

O cenário é especialmente delicado porque não dá mais para empurrar a fatura para os bodes de sempre. As delações das empreiteiras e industrias demonstram que a corrupção no Brasil é sistêmica e capilarizada, e não um produto ou privilégio da força tarefa da Lava Jato que tem uma planilha com os nomes de 182 políticos que teriam recebido doações ilegais de campanha, via caixa 2, entre 2008 e 2014, em troca de contrapartidas esperadas pelas construtoras e outras empresas. A lista atinge praticamente todos os partidos, nas três esferas de poder: União, estados e municípios.

Na verdade, muito além de eleições, inclusive para renovar os parlamentos, precisamos colocar em pauta uma mudança profunda do sistema político, radicalizar a democracia.

É preciso garantir o financiamento público e exclusivo de campanhas eleitorais para acabar com essa captura do Estado pelo interesse privado, ampliar os mecanismos de participação popular, fortalecer os plebiscitos, trazer o povo para decidir sobre as questões fundamentais do País diretamente.

Ou viramos de vez e ficamos com os parlamentares, governos e presidente que queiram e tenham vontade de ter um País melhor, ou ficaremos devendo para os nossos filhos e netos.

ET: um milhão de jovens em todo o país que não tem obrigação de votar aos 16 anos, mas poderiam, não se inscreveram para tirar o título de eleitor, pois não confiam nos candidatos que se apresentam.

SBT/37 ANOS
O SBT fez uma edição especial contando em livro a vida de seu fundador Silvio Santos, cujo título é ”Silvio Santos VEM Aí”.

NOVAS

– A Federação Unimed/RS é conta total da Selling.

– A Fundação Escola Superior do Ministério Público FMP é a nova conta da Bonaparte.

BRABÃO

Um dos nomes que constava no Front Light da Nilo Peçanha, da campanha da ARP para novos sócios, ficou brabinho porque o seu estava ali e pediu para retirar imediatamente o que foi feito em menos de 24 horas, causando uma mão de obra e despesas para a empresa exibidora contratada pela ARP. Um dia o “filhinho de papai” vai aprender a ser mais humilde e compreensivo.

IGUATEMI
Essa semana aconteceram mudanças na área de Marketing do maior Shopping do mercado gaúcho. Saiu Marcia Ferla que estava na gerência.

COLOMBO
A conta digital das lojas Colombo encontra-se em concorrência. Foram chamadas até agora 4 agências.

GRUPO DE MARKETING

Para conectar as pessoas e fomentar a troca entre os profissionais de marketing com todo o ecossistema criativo, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) lança o Grupo de Marketing. O objetivo é desenvolver métodos, proporcionar estudos e premiar as melhores práticas.

“Vamos contribuir com conteúdos cada vez mais profundos e eficazes em toda a área de concentração, fomentando espaço para os muitos profissionais qualificados que temos aqui”, destaca o presidente do grupo, Juan Pablo Boeira. A diretoria do Grupo de Marketing é formada, ainda, pela vice-presidente de Marketing de Indústria, Maria Eduarda Bastos, do Grupo Dimed; pela vice-presidente de Marketing de Varejo, Graciele Grando, do Sindilojas; pelo vice-presidente de Marketing de Serviços, Ivan Novello, do Sicredi; e pelo vice-presidente de Marketing de Produto, Genaro Galli, da ESPM-Sul.

O Grupo de Marketing já tem grandes ações no seu planejamento. A principal delas é a Innovation Week — uma semana de palestras, workshops e oficinas para construir conteúdo inteligente sobre marketing. O evento acontecerá de 1º a 5 abril de 2019 na ESPM-Sul. Além disso, o grupo está desenvolvendo um grande concurso que vai valorizar as iniciativas de inovação do Rio Grande do Sul. O melhor projeto ganhará dois MBAs na ESPM-Sul e ainda duas viagens para o Web Summit, maior conferência de tecnologia da Europa, que acontece em Portugal.

“A criação deste grupo segue o nosso propósito de ampliar o diálogo e aproximar as pessoas que fazem acontecer a indústria da comunicação no Estado. Entendemos que os profissionais de marketing são peça fundamental nesta engrenagem e estamos abertos para receber todos aqueles que quiserem colaborar, debater novas ideias e contribuir com suas experiências para o crescimento do mercado como um todo”, comenta a presidente da ARP, Liana Bazanela.

SPORTS BAR NO INTERIOR

Desde que foi lançado, em junho de 2016, o Gaúcha Sports Bar vem aproximando ainda mais a Gaúcha do seu público. Passados dois anos, a iniciativa ganha uma versão itinerante por três cidades do Rio Grande do Sul e reforça a crença da RBS, de estar permanentemente conectada com os gaúchos. Até fevereiro do ano que vem, os moradores das cidades de Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria estão convidados para conferirem jogos de futebol ao lado dos comunicadores, assistirem transmissões de programas ao vivo e vivenciarem um pouco do clima da rádio.

A ideia é, a partir de peças visuais, desembarcar em bares já tradicionais das cidades e dar a eles uma identidade semelhante à do Gaúcha Sports Bar de Porto Alegre, deixando os torcedores à vontade para se divertirem e confraternizarem em um espaço feito para apaixonados por esporte.

O modelo itinerante ficará em cada cidade por dois meses. Caxias será primeira da temporada, durante os meses de agosto e setembro. Após, em outubro e novembro, será a vez dos moradores de Santa Maria conhecerem a novidade. Devido ao término do calendário esportivo anual e as comemorações de final de ano, o projeto fará uma pausa em dezembro. A rodada se encerra em Pelotas, onde o modelo itinerante do Gaúcha Sports Bar estará disponível para os torcedores durante janeiro e fevereiro.

Primeiro bar temático esportivo de uma rádio no sul do país, o Gaúcha Sports Bar recebeu a visita de aproximadamente 150 mil pessoas ao longo dos dois anos de atuação em Porto Alegre. Desde junho de 2016, mais de 260 transmissões ao vivo foram realizadas no bar. Entre elas, estão a presença de repórteres durante as transmissões de jogos da dupla Gre-Nal e da Seleção Brasileira e programas que foram ao ar diretamente do local, tais como: Esportes ao Meio-Dia, Sala de Redação, Hoje nos Esportes, Show dos Esportes, Sábado Esporte, Show de Bola e Planeta Bola.

A iniciativa é uma das apostas do Grupo RBS em espaços de experiência, cujo objetivo é expandir a marca para além das plataformas originais, gerando novas interações para o público e oportunidades para as marcas se relacionarem com os gaúchos. A exemplo do Gaúcha Sports Bar, outros dois projetos estendem o universo das marcas Donna e Atlântida.

O Donna Beauty Pompéia, espaço de experiência com foco em moda, beleza e interação, é um empreendimento localizado no Espaço Unisinos que materializa conceitos contemporâneos de varejo e comunicação e oferece conveniência e interação aos clientes. Já a ATL House une inovação e interatividade no Campus da PUCRS. O projeto de extensão da marca Atlântida é focado em três pilares principais – humor, música e geek – e oferece ao público uma série de atrações, como estúdio para conferir programas externos, ações exclusivas com os comunicadores, pocket shows, eventos inspirados na grade de programas e projetos acadêmicos direcionados aos estudantes.

— O Gaúcha Sports Bar é um grande sucesso em Porto Alegre há dois anos. Nesse espaço, conseguimos levar para o bar a alma do esporte da Gaúcha, com a emoção do ao vivo, o calor dos debates e a irreverência das brincadeiras que o esporte permite. Assim, nada mais natural do que levar essa mesma fórmula para mercados tão importantes do nosso Interior, em um modelo de negócio que construímos em parceria com empreendedores locais, que conhecem a realidade e o público de cada cidade, para gerar uma experiência ainda mais relevante e única. Estamos muito entusiasmados e convictos de que será também um grande sucesso — destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.

SINERGY

A Sinergy Novas Mídias descobriu uma forma especial de anunciar marcas valorizando o hábito mais amado pelos gaúchos: o chimarrão. Com a crença de que mídia exterior pode conectar marcas e pessoas de uma forma mais positiva e respeitando a cultura da cidade, o ChimaHot acaba de ser relançado no bairro Moinhos de Vento com uma nova roupagem, mais tecnológica, sendo o primeiro MUPI (Mobiliário Urbano para Informação) digital do mundo com água quente. Além desse ponto, o ChimaHot também está presente no Parque Germânia e no Shopping Total.
O plano da empresa agora é ampliar o equipamento de mobiliário urbano com design inovador que há oito anos fornece água quente aos amantes do mate. Estima-se que em todo período e pontos de operação já foram servidos cerca de 1 milhão de chimarrões.

“O mundo mudou e a mídia OOH precisa acompanhar essa evolução”, afirma Edu Ferreira, CEO da Sinergy. O projeto está alinhado ao modelo de comunicação do futuro, que segue o conceito de Smart Cities, entregando à população experiências que vão além da propaganda.

FIGURINHAS

O SBT é um canal tão querido para uma parcela do público que ele chegou até a referir os entusiastas da emissora como SBTistas. Para presentear esse grupo e outros adoradores, o grupo lançou o “Livro Ilustrado Oficial SBT”, parceria entre SBT Licensing e Editora On Line, já disponível nas bancas de jornais e livrarias de todo o Brasil por R$ 9,99.

O álbum de figurinhas de 67 páginas conta com 480 cromos para que os fãs da emissora possam reviver a trajetória canal – que completa 37 anos no próximo dia 19 de agosto -, através de páginas ilustradas, com fotos raras e inéditas de atrações que marcaram a história da TV brasileira.

O álbum reúne, entre outras coisas, momentos do Programa Silvio Santos desde a década de 1960, assim como a sua trajetória até o nascimento do SBT. Os programas infantis que alegraram gerações e os sucessos da programação como Casa dos Artistas, Topa Tudo por Dinheiro, Show do Milhão, A Praça é Nossa e Viva a Noite, trazem ao público saudosas memórias.

ARP/ABRADi-RS

Os conceitos básicos do Inbound Marketing e as formas de suas aplicações, do planejamento a mensuração são o tema do F5, realizado pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais RS (ABRADiRS). Com o apoio da ARP, o evento acontecerá no dia 22 de agosto, em Porto Alegre, e 23 de agosto, em Caxias do Sul.

O F5 Inbound Marketing terá a participação de dois especialistas no assunto: Carolina Branchi, diretora de Integrações da Dinamize, maior empresa de e-mail marketing do Brasil, e Erick Formaggio, CEO da Whip, agência de inteligência digital, e presidente da ABRADiRS. Os palestrantes falarão sobre a construção e definição de personas, as diferentes etapas do funil de vendas e a aplicação do Inbound Marketing em campanhas de comunicação.

Em Porto Alegre, o F5 será realizado no auditório da Rua Mostardeiro, 777, às 19h. Para mais informações, acesse: www.sympla.com.br/f5.poa. Já em Caxias do Sul, ocorrerá às 18h30min, na Avenida Itália, 288. Saiba mais sobre o evento na Serra: www.sympla.com.br/f5.serra. Associados ARP têm 10% de desconto no ingresso.

PROVOCAÇÃO

Uma semana após a repercussão polêmica do comercial da Gillette com Neymar, sobre suas atitudes durante a Copa, a Clear, marca de shampoo da Unilever, concorrente da P&G, decidiu provocar indiretamente o jogador. Em um post no Facebook de Clear a mensagem: “se você tem problema com queda não precisa pedir desculpas. É só usar Clear Queda Control” acompanhada de uma imagem do jogador Cristiano Ronaldo. Vale lembrar que Neymar já foi garoto-propaganda de Clear.

PRÊMIO SHARE

As inscrições para o Prêmio Share Social Media 2018 foram prorrogadas até o próximo dia 20 de agosto e podem ser feitas, gratuitamente, pelo site http://www.tudodeshare.com.br/premio-share-2018. Em sua terceira edição, o evento irá premiar profissionais e cases que se destacaram pela qualidade e relevância de seus trabalhos em 13 categorias. São válidos os trabalhos realizados entre 01 de junho de 2017 e 01 de junho deste ano.

Logo após o encerramento das inscrições, os trabalhos serão analisados numa primeira etapa por cinco jurados do mercado: a editora da Meio&Mensagem, Barbara Sacchitiello, o editor do PropMark Renato Rogenski, o editor-chefe do Huffpost, Diego Iraheta, o CEO da Torus, Gustavo Nogueira, e a fundadora do Passa, Ana Paula Passarelli. Num segundo momento, os cases serão abertos para voto popular.

O evento de entrega do Prêmio Share 2018 acontece, junto à edição do Share Talks SP, no dia 3 de outubro, na Unibes Cultural. Dúvidas relacionadas à premiação podem ser esclarecidas pelo e-mail atendimento@tudodeshare.com.br.

FEEVALE

O projeto social da Universidade Feevale Pró-fábrica – Sapateiros do Bem, realizou a entrega de, aproximadamente, 400 pares de calçados à Fábrica da Cidadania. O ato aconteceu na sala 104 da Oficina Tecnológica – prédio 10, no Câmpus II da Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo) e contou com a presença do coordenador do projeto e professor de Engenharia da Produção, Roberto Affonso Schilling, bem como do coordenador da Fábrica, José Márcio Pereira.

Os sapatos, que foram consertados durante o módulo de Reparos em Calçados, foram coletados internamente pela Instituição e por meio de campanhas do agasalho realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Novo Hamburgo. Empresas calçadistas também doaram, ao projeto, sapatos para conserto.

PEPSICO

A PepsiCo está em processo de mudança e traz novidades tanto para as suas atividades externas, quanto para atividades internas.

A PepsiCo anunciou mudanças internas no comando da companhia. Indra Nooyi foi a primeira mulher a ocupar o cargo de CEO da companhia. E após 12 anos no cargo e 24 anos na companhia ela deixa o comando da PepsiCo para Ramon Laguarta que acumula 22 anos de empresa.

Indra permanecerá no cargo até 3 de outubro e continuará como presidente do conselho de administração até o começo de 2019.

Indra Nooyi ficou na 2ª posição do último ranking da revista norte-americana “Fortune”, atrás apenas de Mary Barra, residente-executiva da General Motors.

ABRIL

Hoje comandada pela Alvarez & Marsal, a editora Abril se vê forçada a despedir-se de alguns dos seus títulos, sendo eles: Cosmopolitan, Elle, Boa Forma, VIP, Viagem e Turismo, Mundo Estranho, Arquitetura, Casa Claudia, Minha Casa e Bebe.com.

Restam dúvidas sobre o futuro de Superinteressante e Quatro Rodas.

(Tic, Tac, Tic, Tac, …)

COMUNICADO GLOBO E CBN

“As rádios do Sistema Globo de Rádio buscam, constantemente, o mais lato padrão de qualidade e a contínua evolução dos seus produtos, o que já não é mais suportado pela frequência AM. As emissoras Globo e CBN seguem firmes na missão de levarem aos ouvintes conteúdo de alta qualidade e a melhor experiência de consumo, através do FM, digital e da rede de afiliadas em todo o Brasil”.

FRUKI

A Fruki vai lançar as suas cervejas para o mercado no sábado (11) na Cervejaria Imigração, em Campo Bom. O plano é botar as cervejas nos mercados do RS e de SC após a Expoagas.

Como já havia avisado, a Fruki está prestes a se tornar um player importante do mercado cervejeiro.

A tradicional empresa gaúcha de refrigerantes vem se reinventando quando o assunto é produto. Além de vender suco, a Fruki vai lançar 5 tipos de cerveja: Premium Lager (popular), Weiss, Witbier, IPA e Belgian Blonde.

Inicialmente, as cervejas serão fabricadas de forma terceirizada, como já fazem com os sucos.

SETOR DE MÍDIA

Com os cortes das agências no setor de mídia: perdem os clientes, perdem as agências…

Para Mario D’Andrea, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), clientes e agências sempre estão atrasados em relação ao consumidor. “Por isso, o mídia deveria ser mais valorizado. Mas, em vez disso, o profissional que se valoriza agora por aí é o que fica atrás de números: quantos ‘views’, quantos ‘likes’, quantas impressões. E isso não quer dizer nada” afirma.

O atual presidente da ABAP diz que a crise do setor de mídia nas agências brasileiras não reflete o cenário do mercado internacional. Lá fora, segundo ele, a experiência é valorizada. “A publicidade deixar de lado o líder do departamento de mídia é como um banco abrir mão de suas lideranças e deixar o gerente iniciante cuidar da fortuna do cliente”.

Agências como Young & Rubicam e WMcCan tiveram mudanças nas estruturas dos setores de mídia. A Y&R extinguiu o cargo de vice-presidente de mídia, os de diretores gerais e os de diretores de grupo, segundo Gláucia Montanha, que assumiu há um ano como diretoria-geral de mídia. Já a WMcCan busca um novo perfil que deve entender também de análise de dados e de ferramentas de tecnologia.

Segundo Ricardo Armbrust, ex-profissional de mídia de agências como Africa, Dentsu, Fischer America e atual executivo da Johnson & Johnson, a crise nas agências afetou mais os departamentos de mídia. “Os clientes – e não falo só por mim – estão preocupados. As agências perderam muito tempo quando colocaram os profissionais de criação na liderança. Agora, estão perdendo o foco novamente ao dilacerar a área de mídia”.

CRESCIMENTO

A TV aberta teve crescimento de 7% em relação ao ano anterior, segundo levantamento do Kantar Ibope Media. Esse crescimento foi reflexo da Copa do Mundo, movimentando cerca de R$ 36 bilhões em valores brutos nos primeiros seis meses do ano.

Canais por assinatura tiveram aumento de 22% e as ações de merchandising realizadas em televisão cresceram 8%.

Os setores econômicos que apresentaram melhor desempenho foram: Comércio (18% dos investimentos em mídia), seguido por Serviços ao Consumidor (13%) e Financeiro e Securitário (8%). A empresa de monitoramento do Grupo WPP calculou mais de 33 mil anunciantes no período, 9% a mais que no primeiro semestre do ano passado. As farmacêuticas Genomma (R$ 2 bilhões) e Hypera Pharma (R$ 1,5 bilhão) lideram os investimentos, seguidas por Ambev (R$ 1 bilhão), Unilever (R$ 944 milhões) e Claro (R$ 826 milhões).

A Y&R ficou em primeiro lugar entre as agências, gerindo cerca de R$ 2,2 bilhões, seguida por Africa (R$ 1,7 bilhão) e My Agência (house da Hypera Pharma, com R$ 1,5 bilhão). Todos os valores são brutos.

UNILEVER

Nove andares, 13 mil m² e capacidade para acomodar até 1.500 pessoas. Essa será a nova casa da Unilever, tornando visível os três pilares que norteiam a empresa: sustentabilidade, inovação e diversidade.

O objetivo é promover a criatividade, a inovação e uma comunicação mais horizontalizada.

Destaque para a Garagem de Inovação, que disponibilizará impressoras 3D, óculos de realidade virtual, entre outros gadgets que estão à disposição dos colaboradores.

Os andares são divididos por segmentos de negócio (Alimentos, Cuidados Domésticos, Cuidados Pessoal e Sorvetes), porém, os funcionários podem ocupar qualquer estação de trabalho. Para viabilizar essa logística, todos os andares contam com armários para que os pertences pessoais possam ser alocados, deixando as mesas livres.

“É um desafio presente no DNA da companhia, ela surgiu da fusão de uma empresa de sabão com uma empresa de margarina. Talvez para outras empresas não seja assim tão fácil. Nós temos isso dividido em três categorias: Uma de alimentos e sorvetes, uma de cuidados pessoais e uma de homecare, e elas operam numa mesma estrutura de companhia e de vendas, mas cada uma estruturada em sua área” disse        Eduardo Campanella, VP de Marketing da Unilever em entrevista ao Meio & Mensagem.

Não há mais telefones físicos nas mesas já que toda a comunicação é feita via Skype.

A Unilever torna-se uma empresa do futuro.

FACEBOOK X WHATSAPP

Abalos financeiros pressionam o Facebook.

A empresa se vê forçada a monetizar suas outras plataformas.

O aplicativo da vez é o Whatsapp, que já utiliza a ferramenta Whatsapp Busness para empresas que tem o interesse de usar a plataforma para estar cada vez mais perto do consumidor.

Em consequência disso, o Facebook lançou as opções de gerenciamento de mensagens para grandes empresas no Brasil no Whatsapp, em parceria com a empresa de mensagens Take. Também haverá um mecanismo de compra de anúncios: marcas poderão comprar anúncios no Facebook que direcionam usuários diretamente para uma página de chat no WhatsApp.

ELON MUSK

Não precisou mais de um tweet para o presidente da Tesla disparar as ações de sua empresa em 11%, levando um dos principais índices da bolsa a bater um recorde histórico.

“Estou considerando em fechar o capital da Tesla em US$420 (por ação). Financiamento garantido” foi o tweet de Elon Musk que gerou toda essa polêmica.

Ele ainda acrescentou: “Minha esperança é que todos investidores atuais

 

 

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