VALE DO SILÍCIO 2018 – POR FERNANDO ROHSIG

0
203

VALE DO SILICIO 2018

Por Fernando Rohsig, Mestre em Controladoria pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Especializações em “Managing a Global Business” pela HEC (Paris/França) e Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Custos e Produção, todos pela UFRGS. Também é pós-graduado em Gestão da Qualidade pela Unisinos. Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS. Certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Realizou cursos complementares pela FIERGS na Stanford School of Business e pela Fundação Dom Cabral na Kellogg School Of Management (Northwestern – Chicago/EUA). Professor de Graduação, Pós-Graduação, In Company na UFRGS, ESPM, La Salle e Univatese de Governança Corporativa para Conselheiros de Administração e Fiscal para Sicredi e Unicred. Conselheiro Independente para Conselho de Administração, Consultivo, Fiscal e de Família. Serviço voluntário para Clube Tiro Caça (CTC),  Junior Achievement(RS), ABAP e Sinapro/RS. Atuação como executivo por mais de vinte e cinco anos em Finanças e Operações.

Amanhã inicio a Jornada Técnica ao Vale do Silício com o IBGC, um período de imersão na cultura e governança de empresas numa região específica dos Estados Unidos. A visita será ao Vale do Silício, nos EUA, entre os dias 13 a 17 de agosto. Depois desta etapa fico para o Summit da Singularity University (20 a 22 de agosto).

 

Durante essa semana teremos visitas orientadas a empresas como Oracle, Google, Linkedin, Netflix, Plug and Play, Tesla, Salesforce, também Stanford e Berkeley University e palestras e discussões sobre práticas de governança corporativa para conhecer melhor o principal polo de tecnologia e inovação mundial. A parceria do IBGC com a empresa Laiob, Latin America Institute of Business, tem como objetivo realizar missões corporativas nos principais hubs de inovação do mundo, como o Vale do Silício, Israel e China. A Laiob será responsável pelos 3 dias da programação em Palo Alto e San Francisco, enquanto o IBGC terá apoio da Deloitte, EY, KPMG e PwC e da Comissão Internacional para preparar 2 dias de programação, sobre governança corporativa, em San Francisco.

 

Alguns dados sobre a região:

“Silicon Valley is a mindset, not a location”. Reid Hoffman (Fundador do Netflix);

O Vale do Silício está localizado na Baía de São Francisco, no Estado da Califórnia, na costa oeste dos EUA;

População: 3.000.000 (estimativa Vale do Silício) 805.235 (2017 – cidade de São Francisco);

PIB: (São Francisco): 301 bilhões USD, (EUA): 18,06 trilhões USD (2017);

Nacionalidades: 50% da população é de outro país;

Idiomas: Aproximadamente 180 idiomas;

Estímulo a diversidade;

Diversidade + conhecimento + rebeldia + capital formou um ecossistema inovador.

 

O que encontramos na região:

39 das 1.000 empresas mais valiosas dos Estados Unidos;

Metade dos investimentos de venture capital do país;

1/4 dos trabalhadores com tecnologia dos EUA;

A região tem um dos maiores índices de concessão de patente do país;

A média salarial daqueles que trabalham com tecnologia no Vale do Silício é uma das mais altas: US$ 145 mil dólares/ano;

A maior taxa de milionários e bilionários per capita do país.

 

Universidades na Região:

Carnegie Mellon University;

San Jose University;

Santa Clara University;

Berkeley University (não é da região do Vale, mas é importante no ecossistema);

Stanford University;

Singularity University;

42;

Draper University of Heroes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here