JORNADA VALE DO SILÍCIO 2018 – POR FERNANDO RÖHSIG

0
24

(Na foto: Palestra com Martin Spier, Arquiteto de Performance Sênior na Netflix)

O quarto dia da Jornada iniciou na KPMG, uma das big four em auditoria no mundo. Evan M. Epstein, iniciou a palestra falando sobre as caraterísticas das startups com, geralmente, até dois fundadores no negócio, com um ou dois investidores e em alguns casos com um diretor executivo independente na gestão. Enquanto isso, nas 500 maiores da Fortune, 85% delas são dirigidas por diretores independentes – muita diferença. Hoje no Vale do Silício temos 260 empresas unicórnios (cada uma delas vale mais de um bilhão de dólares) que somadas valem oitocentos e quarenta bilhões de dólares.
Alertou para as questões sobre a governança corporativa nestas empresas, trouxe exemplos sobre os tipos de conflitos, seja na gestão com ou sem investidores, nas classes de votos (A, B, C), no tempo de permanência, no valuation, nos aumentos de capital, nas aquisições e etc. Recebemos informações sobre a governança corporativa em empresas como Nike, Facebook, Uber, Theranos e etc. Importante destacar a presença chinesa no mercado global de startups. Citado pela primeira vez na palestra do Evan.
Em seguida, Susan Angel, Director, KPMG Board Leadership Center, complementou os temas reforçando a importância de termos nas pautas dos conselhos os temas referentes a riscos com a segurança cibernética e sobre as tecnologias disruptivas, numa perspectiva “top down” (de cima para baixo).

 

IDEO

Tipo: Empresa privada
Indústria: Consultoria, Design Thinking
Fundação: San Francisco, California (1991)
Fundadores: David Kelley, Bill Moggridge e Mike Nuttall
Pessoas-chaves: Tim Brown (CEO), Tom Kelley (Sócio), David Kelley, Bill Moggridge, Mike Nuttall e Dave Strong (CFO).
Valuation: N/A
Faturamento: N/A
Empregados: 700+
Website: https://www.ideo.com

Sobre a IDEO

A IDEO é uma empresa internacional de consultoria de design e consultoria fundada em Palo Alto, Califórnia, em 1991. A empresa possui locais em Cambridge (Massachusetts), Chicago, Londres, Munique, Nova York, Palo Alto, São Francisco, Xangai e Tóquio. A empresa usa a metodologia de pensamento de design para projetar produtos, serviços, ambientes e experiências digitais. Além disso, a empresa tornou-se cada vez mais envolvida em consultoria de gerenciamento e design organizacional, mais precisamente design thinking.

A IDEO emprega mais de 700 pessoas em várias disciplinas, incluindo: Ciência do Comportamento, Branding, Design de Negócios, Design de Comunicação, Pesquisa de Design, Design Digital, Educação, Engenharia Elétrica, Design de Ambientes, Ciência da Alimentação, Serviços de Saúde, Design Industrial, Design de Interação, Engenharia Mecânica, Design Organizacional e Engenharia de Software.

A IDEO trabalhou em projetos nas indústrias de alimentos e bebidas, varejo, informática, medicina, educação, móveis, brinquedos, escritórios e indústrias automotivas. Alguns exemplos incluem o primeiro mouse da Apple, o Palm V PDA e a cadeira Leape da Steelcase. Os clientes incluem Air New Zealand, Coca-Cola, ConAgra Foods, Eli Lilly, Ford, Medtronic, Sealy e Steelcase entre muitos outros.

 

NETFLIX

Tipo: Empresa pública, listada na NASDAQ
Indústria: Entretenimento
Fundação: Scotts Valley, California (1997)
Fundadores: Reed Hastings e Marc Randolph
Pessoas-chaves: Reed Hastings (Chairman e CEO) e Ted Sarandos (COO)
Valuation: $ 73 bilhões (2017)
Faturamento: US$ 11.692 bilhões (2017)
Empregados: 5.400 (2017)
Website: https://www.netflix.com/

Sobre o Netflix

Fundada em 1997, a Netflix surgiu como um serviço de locação de filmes, evoluindo ao longo dos anos para assinaturas mensais com recomendações para seus assinantes. Em 2007, a Netflix inicia o serviço de transmissão online, que permite aos assinantes assistir a séries e filmes instantaneamente no computador. A Netflix é o principal serviço de entretenimento por internet do mundo. São 130 milhões de assinaturas em mais de 190 países assistindo a séries, documentários e filmes de diversos gêneros e idiomas. O assinante Netflix pode assistir a quantos filmes e séries quiser, quando e onde quiser, em praticamente qualquer tela com conexão à internet. O assinante pode assistir, pausar e voltar a assistir a um título sem comerciais e sem compromisso.

 

PALESTRA COM HENRIQUE DUBUGRAS

Henrique Dubugras é um empreendedor de tecnologia de 22 anos, co-fundador e CEO da Brex, a primeira empresa de cartão de crédito corporativo para startups. Ele fundou e escalou sua primeira empresa, a Pagar.me, um processador brasileiro de pagamentos semelhante ao Stripe, e vendeu em 2016 antes de se mudar para os EUA para fundar a Brex em 2017. Henrique passou seus primeiros meses no Vale do Silício navegando pelo ecossistema com as figuras mais proeminentes em tecnologia – alguns dos quais são investidores na Brex hoje. Ele passou a levantar US $ 57 milhões em duas rodadas de investimento lideradas pela Y Combinator em menos de um ano.
[09:34, 16/8/2018] Nenê: Esse estudante tem 40 investidores. Um deles colocou 30 milhões de dólares, do total de cinquenta e oito milhões. O que menos investiu colocou-se dez mil dólares. O caixa ainda tem 51 milhões de dólares. Eles têm um ano e meio de empresa e mantém o controle. Aqui os bancos são lentos e eles muito rápidos. Essa é a principal vantagem competitiva. Aqui tem muita competição, muita ideia é muito dinheiro. Um engenheiro de TI de 26 anos ganha 200 mil dólares por ano e tem Stock Options.

 

DRAPER VENTURE NETWORK

Fundador: Tim Draper
Website: http://drapernetwork.com/

Criada em 1990, a Draper Venture Network é uma organização autogovernada de fundos de capital de risco independentes que coopera em investimentos, inteligência de marketing, relações corporativas e co-investimentos.

 

STARTUPS BRASILEIRAS

O levantamento exclusivo da Bay Brazil sobre como as startups brasileiras crescem no Vale aponta que elas já faturam juntas US$ 100 milhões por ano, mesmo com poucos funcionários. A maioria – 19 startups, incluindo a Prefer – tem menos de dez colaboradores. Sete tem até 50, uma tem entre 50 e 100 e só cinco empresas tem mais de 100 empregados.

Vantagens: Acesso a capital.

Desafio: Fazer bons contatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here