NOTAS DA SEMANA-17-08-18

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(Na foto: Claudio Toigo Filho, CEO do Grupo RBS)

PREFEITURA POA

Quando estava preste a assumir o Secretário de Comunicação do Município, Orestes de Andrade, prometeu que colocaria a licitação de agências de publicidade até o dia 15 desse mês, em função dos gastos diretos em publicidade de mais de 5 milhões, alegando surto para campanha de saúde e etc…o secretário não conseguiu.

Na tarde dessa quinta-feira (16/08), foi entregue para o presidente do SINAPRO, Fernando Silveira, o texto para o departamento jurídico da entidade analisar e já no dia 20 devolver com os reparos, se houverem. O edital será lançado com uma verba bastante atrativa.

A ARP está convidando o Secretário Orestes para ser palestrante de um evento, com o edital publicado terá casa cheia.

COMISSÃO DA COMISSÃO

Os vereadores continuam se reunindo para tratar do mobiliário urbano. Até agora muitas sugestões e nada de concreto. Estamos evoluindo, ou “involuíndo”? Precisamos definições que unam e reforcem essa mídia de grande importância e que gera resultados para todos.

ELETROMIDIA
A empresa multinacional de painéis indoor e outdoor que tinha um representante no mercado gaúcho está se estabelecendo com escritório próprio a partir de setembro na capital. Estão em tratativas com os novos e futuros executivos de vendas e operação.

PALESTRAS

A ARP tem participado com sua presidente de eventos no interior fazendo palestras.

Achamos que essa ação é positiva e ótima para interiorização da entidade.

Como tem profissionais de todos os segmentos na diretoria, no nosso entender, deveriam participar mais profissionais como caravana ARP para não caracterizar a presença de um veículo, de uma agência, de um cliente ou de uma produtora. A intenção é mostrar a força do mercado e da entidade. Isso não é uma crítica, mas já tínhamos levantado em outras administrações, que no nosso entender, temos que agir em cima de muitos nomes e não em um só.

TOIGO

O papel da comunicação nas transformações em avanço na sociedade foi o tema da palestra do CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, durante almoço para lideranças no 19º Congresso Internacional da Gestão. Realizado nesta segunda-feira (13), o evento do PGQP Qualidade RS reuniu executivos no Teatro do Sesi, em Porto Alegre.

Toigo falou para mais de cem representantes dos setores empresarial, público e acadêmico. O CEO abordou a extensão do conceito de comunicação diante dos desafios da atualidade.

— Nós acreditamos na comunicação não apenas porque ela está na essência da nossa atividade, mas especialmente pois é imprescindível para conectar as pessoas, engajar, dar clareza e, com isso, acelerar o processo de transformação necessário às organizações que desejam se manter relevantes no atual cenário — destacou.

Durante o encontro, foi assinado o acordo de cooperação do PGQP e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul à Aliança pela Inovação — iniciativa da PUCRS, Unisinos e UFRGS para potencializar ações em prol do desenvolvimento de Porto Alegre e do Estado, da qual a RBS é parceira. Ainda durante o almoço, o presidente do PGQP, Daniel Randon, apresentou o novo posicionamento da entidade, “Conhecimento para Transformar”, que também busca incentivar, a partir da conexão e da cooperação entre público e privado, novas formas de pensar e de fazer e, com isso, o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

ABAP

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade anunciou a contratação de Alexandre Gibotti para o cargo de diretor-executivo da entidade. O profissional ocupará o lugar que até então era de Décio Vomero, que está há 21 anos na Abap e segue como consultor da associação. Gibotti terá como desafio atuar no processo de modernização que a entidade vem conduzindo nos últimos 12 meses com o objetivo de acompanhar as transformações do segmento e promover as melhores práticas do mercado.

SBT

Após o anúncio do fim do canal Esporte Interativo na TV, o SBT divulgou

um comunicado oficial para esclarecer que a transmissão esportiva da Copa do Nordeste está assegurada em sua grade para o próximo ano. Em 2018, a emissora de Silvio Santos exibiu a Copa do Nordeste por meio de um acordo firmado com o Esporte Interativo. A transmissão foi feita por dez afiliadas do SBT na região.

BRA DIGITAL 
A BRA Digital, uma das principais agências de marketing digital do país, com sedes no Rio Grande do Sul e em São Paulo, é a nova responsável pela comunicação e gestão digital da marca australiana Minelab, líder mundial no fornecimento de tecnologias para detecção de metais para remoção de minas e necessidades militares.
Conforme o Diretor de Novos Negócios da BRA, Thiago Zeni, a Minelab chegou à BRA por considerar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela agência nos últimos anos para a marca STIHL, uma referência no setor. “Ambas as empresas precisam gerar conteúdo e criar uma presença de marca consistente, principalmente no ambiente digital, para um perfil de público muito ligado às zonas rurais do país e ao agronegócio”, completa o head de planejamento, Leonardo Theobald.
A Minelab precisava de um parceiro capaz de encontrar a maneira certa de iniciar uma conversa com o público e que tivesse experiência e inteligência para traçar estratégias de comunicação e marketing, auxiliando na escolha de canais, mensagens, conteúdos que consigam levar seus conceitos, informações, lançamentos de produto, preços e condições de uma forma eficiente.
Neste início de projeto, acertar no tom, no discurso, na forma de se comunicar é muito importante. E, por esse histórico bem-sucedido, a Minelab confiou no trabalho e experiência da BRA para criar um planejamento preciso e ajudar a desenvolver as primeiras ações de comunicação da marca no Brasil, dando um suporte fullservice, desde anúncios em mídia especializada, tradicional e digital, ações de conteúdo em canais digitais e até mesmo a produção de materiais para eventos locais nas mais diversas regiões.

GRUPO RBS

A crença do Grupo RBS na relevância do jornalismo e do entretenimento e o desejo permanente de acompanhar as tendências e as demandas dos consumidores e dos clientes motivaram a criação de um novo modelo de atuação para seus comunicadores na relação com as marcas. Essa é a finalidade do projeto Vozes RBS, uma iniciativa lançada internamente nesta semana e que está sendo trabalhada há pelo menos 18 meses, a muitas mãos, que envolveu várias áreas e que também conta com a inspiração de benchmarking e pesquisas, no que diz respeito à relação do público e das marcas com quem dá voz à comunicação.

– O projeto Vozes amplia nossa oferta ao mercado e coloca a RBS como a mais completa solução de negócios. Com um único ponto de contato os anunciantes terão acesso aos nossos produtos e também aos nossos talentos potencializando seus resultados – aponta o vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco.

A partir do Vozes, profissionais que atuam no Entretenimento e como narradores, apresentadores, comentaristas e colunistas de Esporte na empresa poderão participar de ações publicitárias como, por exemplo, merchandising e novos formatos digitais, nos canais da RBS, ampliando o portfólio de produtos e canais que a empresa oferece a quem deseja se comunicar com quem vive no Rio Grande do Sul. Em setembro, a RBS lançará no mercado o Hub de influenciadores, também parte do projeto.

– Acreditamos muito na convergência e na combinação de diferentes ferramentas de comunicação para que as marcas atinjam seus objetivos junto ao público. O hub irá oferecer aos nossos clientes novas alternativas de personalização, endosso e criação de comunidade. Em conjunto com o alcance, a segmentação e a credibilidade dos nossos veículos, essa ferramenta cria possibilidades muito ricas para a construção de marcas e a geração de negócios – afirma Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing da RBS.

Já no jornalismo de notícias, em áreas como política, economia, segurança, saúde e educação, não haverá mudanças. O objetivo é a preservação dos valores e dos princípios básicos da atividade, que requer independência absoluta. Portanto, os profissionais que atuam diretamente nessa área não serão impactados.

Nas próximas semanas, todos os comunicadores e áreas da empresa envolvidas no projeto passarão por workshops de treinamento, comunicação e mobilização.

ATIVA

A campanha de 40 anos da Ativa, com o tema “Acredite”, será vista na cidade durante os meses de agosto, setembro e outubro e foi criada para motivar a participação da população em temas de interesse geral e também motivando ações positivas.

Os 10 layouts diferentes foram criados pela agência Zebrapop e estarão veiculando em vários canais de mídia como outdoor, front light, bancas, painéis eletrônicos e backbuzz.

“Ao longo destes 40 anos, apoiamos a cultura e também instituições filantrópicas . Com esta campanha queremos motivar as pessoas com temas atuais “ diz Dannie Dubin, Presidente da empresa.

ARP

Um dia inteiro de completa imersão para compreender e fazer parte da Nova Economia, mercado de negócios disruptivos e competitivos que está surgindo. Esta é a proposta do StartSe Day. O evento, que tem o apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), acontecerá no dia 18 de agosto (sábado), no Teatro da PUCRS, a partir das 8h. O objetivo é levar inovação para startups e proporcionar o encontro com investidores, mentores e aceleradoras.

BAND RS

Os Donos do Bola vai mudar. Nova cara, novo cenário, novos quadros com debate, reportagens e interatividade, de segunda à sexta às 12h30 na tela da Band TV. Nesta sexta-feira (17/08) o jornalista Caco da Motta apresentará Cris Barth como a nova atração, ela será apresentadora âncora do programa. A data da estreia oficial de Cris Barth no programa vai ser anunciada em breve pela emissora.

A Rádio Bandeirantes de Porto Alegre 94,9 FM também tem novidades a partir desta sexta-feira. O narrador Marco Antônio Pereira assume a apresentação do Esporte Notícia às 11h e Daniel Oliveira passa a integrar o time do Toque de Bola (12h30) com Alex Bagé, Claudio Duarte e César Cidade

Agradecemos ao Filipe Duarte, Bruno Ravazolli e Mateus Trindade pela colaboração na Band e desejamos muito sucessos aos jornalistas nos novos desafios.

LIVRO

Selfie se tornou a palavra do ano pelo Oxford Dictionary em 2013, que a definiu como uma fotografia que a pessoa tira dela mesma, tipicamente com um smartphone ou webcam, carregada em um site de mídia social. Com a participação de nove pesquisadores de diversas instituições de ensino do País, o livro conta com seis capítulos que refletem a produção bibliográfica sobre o tema, desenvolvida em seis programas de pós-graduação (PPG) brasileiros que abordam questões referentes à Comunicação Digital. Entre os autores, está a também professora da Feevale, Cristiane Weber, que escreveu o capítulo Panorama dos estudos sobre selfies juntamente com a organizadora.

“Meu papel como organizadora foi demarcar essa questão de abrangência do assunto. O livro é o primeiro que aborda o tema em português, e como contempla diversos autores, o aspecto é bem geral e esse foi o objetivo. Identificamos o tema em diversas teses de dissertação de muitas áreas, ou seja, o assunto interessa a muita gente”, disse Sandra.

MAIOR IDADE DA SPR

Descommoditizar as marcas e os negócios através de caminhos ousados. O posicionamento da SPR foi o grande orientador de que é o momento ideal para levar conteúdo diferenciado às pessoas. E é neste clima que a SPR celebra 21 anos de trajetória, completados no mês de agosto. Para comemorar o aniversário de mais de duas décadas, a agência lança um novo site e uma campanha alusiva aos 21 anos, sustentados no conceito DEScommodity-SE.

Entre as principais novidades, o site www.spr.com.br traz uma seção de curadoria de conteúdo com indicações de livros, documentários, filmes e séries. O propósito é indicar alternativas que sejam interessantes, úteis, provocativas e relevantes no meio da imensidão de opções de consumo de conteúdo que todos se deparam no dia a dia. Na estreia, quem escreve são os diretores da agência, Juliano Brenner Hennemann e Gustavo Ermel, o diretor de criação Fábio Henckel, a diretora de atendimento Giorgia A. Lorenz e os planners Fábio Buss, Guilherme Bueno e Renan Algayer. E isso é só o começo, outros integrantes do time da SPR terão participação garantida.

O novo site também traz uma seção de reports e e-books que podem ser baixados. Um e-book com Tendências do Mercado Calçadista, uma edição do Trend Drops e outro Trend Drops especial de Cannes estreiam esse espaço.

O Código de Cultura da SPR, com o manifesto e as oito premissas da cultura da empresa, integram as inovações do novo endereço digital. Além disso, o site tem clientes, cases, publicidade, design, gestão de marcas e muito mais.

“Nestes 21 anos sempre atuamos de forma estratégica, ousada e criativa e o novo site compila e traduz isso de maneira contemporânea e atrativa. Muito mais do que um site de publicidade e de gestão de marcas, o novo endereço digital da SPR foi estruturado dentro da lógica de inbound marketing”, destaca o sócio e diretor-executivo Juliano Brenner Hennemann.

EMPREENDEDORISMO

No #DIAE Dia do Estudante o Publicitário, Diretor da Agência Vossa e uma doçura de pessoa, Gil Kurtz nos presenteou com a sua palestra “Não acredite em determinismo. Acredite em Empreendedorismo”. O evento foi promovido pelo CIEE-RS e realizado no teatro CIEE em Porto Alegre. Estiveram presentes 500 alunos do ensino médio, principalmente de escolas públicas da capital gaúcha. Além de Kurtz, DJ Capu, o comunicador Nego Di, a blogueira JuJu Massena e o empreendedor Felipe Machado.

Precisamos de iniciativas como essa para fazermos com que a sociedade em que vivemos esteja cada vez mais preparada e engajada com novos empreendimentos.

Abaixo o PDF completo da palestra:

Não acredite em determinismo. Acredite em empreendedorismo Gil Kurtz no Dia do Estudante CIEE RS

COMPORTAMENTO

Bancos e varejistas estão coletando e utilizando as informações sobre como você mexe no seu celular para evitarem fraudes. Essa técnica se chama “behavioral biometrics”.

Os ladrões cibernéticos, como são chamados, roubam milhares de senhas por dia por conseguirem hackear o usuário utilizando keyloggers e outros tipos de vírus.

Há dois anos a Royal Bank of Scotland já utiliza o “behavioral biometrics” para proteger seus usuários de fraudes. O software grava mais de 2.000 gestos durante o dia, como o ângulo que você segura o smartphone, os dedos que você usa, a pressão que você aplica e a rapidez que você “rola a página”.

Advogados já estão de olho nessa técnica. Eles afirmam que além de existirem empresas que não admitem usar esses softwares, como vamos saber se a pessoa não está com estado alterado de consciência?

CENP MEIOS

O Cenp Meios foi divulgado essa semana. É um novo indicador de investimento em compra de mídia do País que cobre mais de 60% do investimento total em mídia feito no Brasil, índice estimado comparado com o Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.

O investimento foi de cerca de R$ 1,2 milhão, financiado com recursos próprios e com aprovação das entidades fundadoras ABA, Abap, Abert, ABTA, Aner, ANJ, Central de Outdoor e Fenapro. Para saber mais acesse: http://www.cenp.com.br/cenp-meios

YOUNG

Na última quinta-feira foi realizado o evento da ARP – Associação Riograndense de Propaganda – que divulgou para os alunos da ESPM-Sul o lançamento da nova categoria para jovens e estudantes: a categoria Young. Que tem como embaixadora Greta Paz, fundadora da Eyxo.

O bate-papo foi muito divertido e descontraído. Bem clima YOUNG.

Foram feitas algumas propostas e discutidos alguns pontos cruciais na relação entre os jovens que estão entrando e os mais experientes do mercado da propaganda.

Enfim, deu para perceber que os jovens querem fazer parte da mudança.

Lembrando que esse movimento da ARP e da ESPM-Sul é muito importante para a indústria criativa aqui do RS.

TV ABERTA

A TV Brasil surpreendeu a todos quando viu sua audiência crescer 60% desde o impeachment de Dilma Roussef.

A TV da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) fechou o mês passado como a 10ª emissora mais vista do país, segundo dados do Painel Nacional de Televisão, relatório mais completo sobre TV da Kantar Ibope Media, e que inclui TVs abertas e pagas, sintonizadas por todos os meios (por assinatura ou aberta).

TV PAGA

Segundo dados da medição, “PayTV” (também do Ibope Kantar), a audiência do Discovery Channel cresceu tanto que alcançou a audiência da RedeTV.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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