Mariana Turkenicz-31-08-18

0
156

DESTAQUE
O destaque dessa semana é uma das mulheres mais relacionada do mercado e que faz tudo com muita garra e competência. Sua empresa de assessoria de comunicação, a Enfato Multicomunicação Empresarial, é um exemplo para todo o Brasil. Sua performance junto com sua sócia é impecável e sempre que lida com o cliente, com a mídia, com jornalista, sempre está à disposição com um sorriso e um atendimento que dá e colhe resultados.

Mariana Turkenicz

Sócia diretora da Enfato Multicomunicação

Escrever sobre mim não é algo tão familiar quanto pensar em estratégias de comunicação para clientes. Busquei avaliar o caminho profissional que percorri até aqui. Arrisco dizer que sempre soube que iria ter o meu próprio negócio. Essa era a minha maior vontade. Acredito que empreender seja herança do meu avô paterno – que veio da Polônia, fugido da Segunda Guerra Mundial, com minha avó e meu pai, com apenas cinco meses, para recomeçar sua vida aqui no Brasil – e de minha avó materna que tinha a Boutique Mariana, em minha homenagem, e com quem convivi diariamente por muito tempo acompanhando a sua dedicação e a forma como atendia suas clientes.

Empreender sempre me proporcionou caminhos para resolver meus problemas, soluções para inquietudes e alternativas para as conquistas. Fui emancipada aos 17 anos para poder comprar tecidos em atacado. Com uma amiga, criava roupas de cotton e vendia para ganhar o meu próprio dinheiro. Em seguida iniciei o curso de jornalismo na PUCRS sem saber exatamente se esta seria a escolha certa.

Me relacionar bem e ter a escrita como aliada para entender e externar minhas ideias não bastava. Por isso, desde o primeiro semestre busquei estágios que pudessem comprovar minha decisão e abrir novos horizontes. A faculdade era direcionada para a formação de repórteres para grandes veículos de comunicação. Foi quando passei a questionar minha escolha.

Tranquei a faculdade e fui viajar sozinha, aos 21 anos. Passei três meses estudando em Londres e mais três viajando pela Europa. Uma experiência que lembro de cada detalhe e que contribuiu para quem sou hoje. Empreender no jornalismo passou a ser meu desafio e então direcionei meus estudos para a comunicação empresarial. Busquei referências em São Paulo, me envolvi com a Associação de Jovens Empresários (Aje Poa) e em seguida fui diretora de comunicação da Federação das Ajes. Cursei MBA em Comunicação e Marketing, pela ESPM, para completar lacunas deixadas pelo curso de jornalismo.

Ainda na faculdade, me identificava muito com a minha sócia até hoje, Raquel Boechat. Cruzávamos nossa visão empreendedora em diversos momentos e o resultado colhemos até hoje, no dia a dia, na parceria e cumplicidade, nas diferenças e no objetivo comum que nos fez criar a Enfato, que completará 20 anos em 2019. Iniciamos com foco em publicações e assessoria de imprensa, mas hoje somos uma agência de comunicação corporativa que atua no fortalecimento da imagem e reputação de marcas e de pessoas. Buscamos gerar conexões que agregam valor para nossos clientes, parceiros e equipe. Criamos relacionamentos sólidos e de confiança, sustentados por planejamento, atitude, gestão e monitoramento.

Ao longo dessa trajetória acompanhamos a evolução da comunicação, da era digital. Introduzimos novos serviços e tecnologias, gerenciamos crises, capacitamos porta-vozes em cursos de media training e atuamos na comunicação de eventos de todos os portes e abrangência. Os reconhecimentos conquistados ao longo dos anos mostraram a melhor direção.

Atendi e atendo clientes nos mais diversos segmentos, alguns estão entre as maiores empresas do Rio Grande do Sul e organizações que são referência em suas áreas de atuação e no país. Com eles mergulho em outros mundos, estudo cenários, formatos e mercados que me fascinam pela diversidade. Tenho um perfil corporativo, sou encantada pelo meio empresarial, o grande propulsor de uma economia forte.

Apesar de não ser muito atenta a signos, sempre escutei que virginianos são racionais, perfeccionistas e críticos. Sou tudo isso, mas creio que o tempo tenha me ajudado a entender meus defeitos e buscar um equilíbrio com minhas qualidades. É um desafio diário, mas tenho o privilégio de ter ao meu lado, há 27 anos, uma pessoa incrível que me faz evoluir constantemente, o Daciano Peruffo, com quem construí meu maior bem, minha família. A maternidade é indescritível. Sou mãe de uma dupla que me ressignificou e me ensina todos os dias como ser uma pessoa melhor.

Trabalhar com comunicação é um eterno aprendizado. Nunca saberemos tudo. Cada entendimento muda a cada nova ferramenta. A exigência de adaptação é permanente. Atuar com comunicação é ter a capacidade de trocar o pneu com o carro andando, inovar constantemente e, principalmente, mudar de ideia sempre que necessário.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here