NOTAS DA SEMANA-06-09-18

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LICITAÇÃO

Dois modelos para novos relógios de rua serão postos para aprovação da opinião pública pela prefeitura da capital. O processo segundo parecer das entidades de propaganda está em um nível que atende todos os requisitos de modernidade e anseios do governo da capital. O processo deverá ter seu final concluído somente no fim do ano se correr tudo bem e se principalmente tiverem contendentes. Em 2019 teremos Relógios de Rua.

Outro fator importante é que os outros processos de mobiliário urbano contemplarão a todos os players do mercado, não privilegiando somente uma Empresa.

CRIAÇÃO EM MIDIA EXTERIOR

É mais do que importante todas Empresas de mídia exterior participarem do seminário de criação no dia 13 de outubro. ATIVA, IMOBI, H MIDIA, LIFE, NL, SINERGY, 360, EL, PDV, VIVA MIDIA, FRANK MIDIA, JC DECAUX, SETDOOR, SULDOOR, SULPLAC, GR MIDIA e outras tantas do interior participarem com o Senhor Antonio Aquino, no dia 11/9, em uma reunião no SINAPRO RS. O seminário é de todos e não de uma só empresa, que têm um perfil autoritário e pensa que tudo se resolve na força e no grito.

Vivemos tempos de instabilidade e vários problemas de ordem financeira e política, mas nada justifica manter essas posições por toda existência, fazendo mal para o mercado como um todo.

PARÁBOLA

Diz uma parábola que certo dia a mentira e a verdade se encontraram.

A mentira disse para a verdade:

– Bom dia, dona Verdade.

E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia. Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que realmente era um bom dia, respondeu para a mentira:

– Bom dia, dona mentira.

– Está muito calor hoje, disse a mentira.

E a verdade vendo que a mentira falava a verdade, relaxou.

A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio. Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse:

-Venha dona Verdade, a água está uma delícia.

E assim que a verdade sem duvidar da mentira tirou suas vestes e mergulhou, a mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora.

A verdade por sua vez recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar na rua.

E aos olhos de outras pessoas era mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua.

MAIS SAÍDAS

De uma pessoa que se dedicou 22 anos a RBS e que sempre o fez com muito talento, Lele Santos, uma pessoa incrível e muito profissional. Outra que não teve tempo de mostrar suas qualidades em quase 4 meses de SBT com uma carteira de clientes que já era, Juliana Motinho que tenho certeza vai desempenhar suas funções em outro local. Felicidades e sucessos para duas grandes amigas.

BAND RS

  1. Sempre em movimento, a Band RS abre espaço para um dos maiores eventos internacionais de moda. A jornalista Cris Barth já está em Nova York para trazer todas as informações da Semana de Moda da cidade, a primeira do circuito internacional. “Vamos acompanhar cada detalhe, muita informação ao vivo e reportagens especiais, direto do evento.”, define Barth. Enviada especial para gerar conteúdo de moda, comportamento, turismo e outros eventos, Cris Barth estará no Band Mulher e no Band Cidade na Band TV e nas Rádios Bandeirantes e BandNews FM, com entrevistas especiais no 90 Minutos e Happy Hour, respectivamente. Além de cobertura especial nas redes da Band RS e no portal na internet, sempre com #BANDemNYC.
  2. A Band RS também vai acompanhar as notícias da Seleção Brasileira, que estará em NYC para jogar contra os Estados Unidos, no dia 7 de setembro. Esse será o primeiro amistoso depois do Mundial. A cobertura completa será transmitida em Os Donos da Bola.
  3. A partir de agora as equipes de conteúdo de rádio e televisão da Band RS estarão juntas, dentro do projeto de integração. “É um movimento importante de sinergia e foco no mesmo objetivo, assim como já implementamos na área comercial e engenharia, a partir de agora na área de conteúdo.”, afirma Sérgio Cóssio, Diretor Geral da Band RS. No Grupo desde 2014, Ciça Kramer, que já coordenava o telejornalismo, passa a responder também pelas rádios, além da área de esporte. “ É um desafio que enche de alegria pelo excelente time que temos, mas também, pela oportunidade de criar um modelo inovador, que faça sentido para o púbico e para cada colaborador.”, acredita Ciça Kramer, gerente de conteúdo da Band RS.
  4. Guilherme Baumhardt assume, ao lado de Diego Casagrande, a apresentação do Primeira Edição da BandNews FM e do Rádio Livre da Rádio Bandeirantes. “Nos últimos 12 anos minha vida se dividiu entre gestão e microfone. Estou muito feliz com o novo desafio. E seguirei auxiliando a gestão em projetos especiais. Já foi assim na Expointer e está sendo com a cobertura das eleições”, afirma Baumhardt. Caco da Motta vai se dedicar ao novo projeto do programa Os Donos da Bola, além de novos espaços na Rádio Bandeirantes.  “Vou completar 30 anos de jornalismo e queria agradecer muito a confiança da equipe e da direção da Band RS. É ótimo poder colaborar agora nesta integração como comunicador da Rádio, TV e no digital.”, diz Caco da Motta. “Ainda teremos muitas novidades pela frente. Eles farão parte de um dos melhores times de comunicadores do Brasil.”, termina Ciça Kramer.

#TBTSBT

Para celebrar os 37 anos do SBT, a emissora lançou o projeto digital #tbtSBT, que toda quinta irá relembrar momentos marcantes da programação da emissora. Para apresentar o formato ao mercado publicitário, a emissora criou uma dinâmica que envolve a visita da Narcisa Tamborindeguy, interpretada pelo ator Tiago Barnabé. A ação levará para a área de mídia das agências o icônico “Foguetinho do Sim ou Não”, para os publicitários das agências participarem de uma das brincadeiras do SBT.

A dinâmica nas agências contempla a entrega de monóculos para os times de Mídia, sendo que apenas alguns deles darão a oportunidade de entrar no Foguetinho. Os participantes sorteados poderão levar prêmios que foram ícones no passado, como Attaris, vitrolas retrô, óculos Ray Ban retrô e o famoso jogo Genius (em versões fabricadas hoje).

Além disso, a agência que mais postar fotos da ação em suas redes sociais em tempo real, sempre utilizando a #tbtSBT e a hashtag da agência, vai ganhar um frigobar retrô customizado com cervejas internacionais.

ARP E MAIS ARP

  1. Inovação e qualidade são fundamentais na hora de criar peças mais eficientes de mídia exterior –– e a criação é um ponto essencial e estratégico para o sucesso das campanhas publicitárias. Esta ideia é a chave do “Mídia exterior: a verdade está lá fora”, que acontecerá no dia 13 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h30min, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Bourbon Country, em Porto Alegre. Realizado em uma parceria entre Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Clube de Criação do Rio Grande do Sul e o marketplace Anunciarooh.com, o evento promoverá uma conversa pela valorização criativa da mídia exterior e um debate técnico para quem trabalha com criação publicitária, direção de arte, design e redação publicitária voltada para a mídia out of home.

Quais as consequências da boa ou má criação nos  resultados das campanhas? Que impacto tem para a imagem dos veículos que as exibem? Estas serão algumas das perguntas que Fábio Piucco, um dos criadores da campanha Nordestão da Skol, e Antônio Carlos Aquino de Oliveira, diretor do marketplace Anunciarooh.com e CEO da Rime (Rede Internacional de Mídia Exterior), tentarão responder no encontro, durante um bate-papo aberto, construtivo e profissional, que será moderado pelo jornalista Ico Thomaz.

Os palestrantes irão abordar o tema por meio de duas perspectivas: o Clube de Criação trará os aspectos técnicos, estéticos, éticos e profissionais que envolvem a temática de criar para a mídia exterior; enquanto o Anunciarooh.com desenvolverá o amplo universo de possibilidades da mídia out of home a ser explorado pelas agências, anunciantes e profissionais que trabalham no setor. Tudo isso dentro do entendimento que a mídia exterior consiste de vários meios, com diferenças de uso, formatos, dimensões e segmentos, como a publicidade em ônibus, o mobiliário urbano, o painel urbano ou rodoviário, o outdoor, as placas identificadoras de rua e os painéis eletrônicos.

Além disso, o marketplace Anunciarooh.com pretende, ao fim dos eventos que fará pelo país — o Rio Grande do Sul é o segundo estado a realizar este debate —, divulgar e disponibilizar um manual de criação para Mídia Exterior.

O “Mídia exterior: a verdade está lá fora” tem apoio do Sindicato das Agências Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul (Sinapro), da Associação Brasileira de Agências de Publicidade do Rio Grande do Sul (Abap/RS) e da Band RS, assim como o apoio nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), da Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro), da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e da Federação Nacional das Empresas de Publicidade Exterior (Fenapex).

As inscrições são gratuitas, e as vagas limitadas. Mais informações pelo telefone (51) 3233-3354.

2. Sócio, a ARP quer criar uma comunidade de novos líderes criativos no nosso mercado. Por isso, acontecerá, no dia 11 (terça-feira), às 19h, no Gaúcha Sports Bar, o lançamento da categoria Free Pass. No evento, que será realizado no Gaúcha Sports Bar, serão apresentadas as embaixadoras da modalidade. Não perca!

GALPÃO RBS

Entre os dias 7 e 20 de setembro, regionalistas de todo o Estado estarão reunidos para celebrar a maior festa popular do Rio Grande do Sul: a Semana Farroupilha. Em paralelo com o início das festividades, nesta sexta-feira (7), o Galpão RBS abre as portas para proporcionar diversas atrações aos tradicionalistas. A partir da crença de que “A paixão por nossa terra nos conecta”, o Grupo RBS lançou ainda uma campanha institucional que reforça a relação de proximidade entre a empresa e os gaúchos.

A programação do Galpão RBS, localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conta com transmissões ao vivo de programas da Gaúcha, da 92 e da Farroupilha, shows especiais e contação de histórias. Paixão Côrtes, uma das personalidades mais marcantes do Estado, recebe um tributo em homenagem ao seu falecimento, que ocorreu dia 27 de agosto. Comandada por Pedro Ernesto Denardin e convidados, a ação ocorre neste sábado (8), às 20h.

No outro sábado, 15 de setembro, acontece o Show Farroupilha, apresentado pelo comunicador Gugu Streit. O show traz atrações como Mano Moraes e banda, Gaúcho Fontana, Vaine Costa, Gaúcho Gonçalvinho e Antônio de Souza & Elisa Mara. Quem visitar o Galpão poderá, ainda, conhecer os perfis de gaúcho mapeados pelo estudo “Persona – Quem são e o que pensam os gaúchos?” e descobrir com qual perfil mais se identifica.

O Acampamento Farroupilha ocorre em alusão ao início da Revolução Farroupilha, em 1835, que durou dez anos. O evento proporciona momentos de diversão e lazer àqueles que apreciam as atividades típicas do RS, com centenas de piquetes que recebem o público para confraternizar a data com chimarrão e churrasco. O Galpão RBS está localizado na parte central do Acampamento. Neste ano, o projeto conta com o patrocínio de Big, Nacional e Schin, além do apoio de 3 Corações, Isabela, Uber e Net Claro.

Veja abaixo a programação do Galpão RBS:

Sábado (08/09)

12h – Amigos da Farroupilha (Farroupilha)

15h – Transmissão do programa Show de Bola (Rádio Gaúcha)

20h – Tributo a Paixão Côrtes

Segunda-feira (10/09)

14h – Transmissão do programa #TardeMais (92)

Terça-feira (11/09)

10h – Contação de histórias Isabela

Quinta-feira (13/09)

13h – Transmissão do programa Sala de Redação (Rádio Gaúcha)

Sexta-feira (14/09)

10h – Contação de histórias Isabela

16h – Gravação do programa Galpão Crioulo (Rádio Gaúcha)

Sábado (15/09)

8h – Transmissão do programa Supersábado (Rádio Gaúcha)

14h30 – Show Farroupilha

Terça-feira (18/09)

10h – Contação de histórias Isabela

Quarta-feira (19/09)

19h – Cardápio do Zé (Rádio Gaúcha)

Quinta-feira (20/09)

8h – Desfile Farroupilha (Rádio Gaúcha, Farroupilha e 92)

OGILVY

Após sete anos na carteira da Leo Burnett Tailor Made, a cerveja Schin passa a contar com a Ogilvy como parceira de publicidade.

A agência foi definida após uma concorrência promovida pelo anunciante. Caberá à Ogilvy o desenvolvimento de todas os trabalhos de publicidade para a marca de cerveja nos ambientes digital e off-line.

Além da concorrência para a Schin, a Heineken também promove uma seleção para definir o novo parceiro de publicidade da Cerveja Devassa, que também está na carteira da LBTM.

FEEVALE  

Marcos Santuario, professor e pesquisador da Universidade Feevale, estará no Festival Internacional de Cinema (TIFF) 2018, em Toronto, no Canadá. Santuario participará de atividades voltadas para o Jornalismo Cultural, a Crítica Cinematográfica e discussões sobre a indústria do entretenimento e tecnologia. O professor pretende compartilhar conhecimentos sobre a Indústria Criativa do Cinema e do Jornalismo Cinematográfico Mundial. O evento ocorrerá até o dia 16 de setembro e reúne profissionais da indústria do audiovisual do mundo inteiro.

Como curador do Festival de Cinema de Gramado, Santuario acompanhará a organização do evento canadense, em encontros com programadores e realizadores. “A cada ano se ampliam as discussões, os debates e os novos olhares sobre a indústria do cinema. O TIFF é palco para o intercâmbio necessário na construção do hoje e do amanhã, desta indústria que só cresce com os olhos voltados para o mercado, para as tecnologias e para as questões humanas, sociais e políticas do mundo todo”, disse. Segundo o professor, os filmes que serão exibidos no evento poderão estar em competição no Oscar 2019.

SINERGY SEMPRE INOVANDO

O inverno se despede do Sul do Brasil e a Sinergy Novas Mídias apresenta um projeto de Out Of Home inovador, que promete contribuir para uma melhor experiência aos veranistas das praias de Florianópolis.

Com a crença de que a mídia OOH pode contribuir para melhorar a vida das pessoas ao mesmo tempo em que projeta grandes marcas, a Sinergy investe agora na Bio Ducha. Trata-se de uma cabine para banho com sistema exclusivo de drenagem de água e areia, o qual evita o entupimento e o empoçamento na beira da praia. A duração do banho pode ser ajustada e não necessita de ligação elétrica, pois painéis solares garantem o acionamento da ducha.

A cabine traz ainda quatro faces para exposições de marcas que queiram se associar a esta proposta de oferecer uma melhor experiência – e sustentável – aos banhistas. “Queremos fornecer um serviço útil e relevante para a população de Floripa, além de um impacto positivo às marcas anunciantes. Nesse produto, temos o conceito de sustentabilidade, por meio da economia de recursos naturais, e ainda a possibilidade de monetizar os banhos por vouchers, cartões ou aplicativos para celular”, observa Edu Ferreira, CEO da Sinergy.

Ele acrescenta que a Bio Ducha permite acoplar outros tipos de serviços como Wi-Fi zone, paraciclos, sistema de bike sharing, lixeiras seletivas, entre outros. “O mobiliário estará distribuído em 22 das 40 praias de Floripa e é uma oportunidade para grandes empresas divulgarem suas campanhas em um espaço funcional, com tecnologia, contemporâneo e que contempla o usuário”, completa o executivo.

GLOBAL

Está no ar a segunda fase da campanha institucional do Sebrae RS, reforçando o novo posicionamento da organização: EMPREENDEDORISMO QUE TRANSFORMA.

A proposta de sustentação da campanha é mostrar a importância da transformação gerada pelo empreendedorismo na vida das pessoas, na sociedade e na economia. O filme de 60″ veiculará em emissoras de TV aberta e pay TV.

 

Em paralelo, ocorrerá um projeto inédito e 100% customizado. Serão entrevistas com os empreendedores e técnicos do Sebrae, afim de mostrar a relevância do Sebrae na vida dessas micro e pequenas empresas. Ele terá o mesmo nome, Empreendedorismo que Transforma, nas emissoras SBT, Record e Band, dando um forte senso de unidade, empregando eficiência e consistência à campanha de sustentação. “Iremos aprofundar o conceito Empreendedorismo que Transforma e criar conexões tangíveis com os produtos do Sebrae RS“, diz Daniel Skowronsky, CEO da Global.

FUTEBOL 2019

Há uma semana, a Globo convidou representantes dos patrocinadores de suas transmissões de futebol – e suas respectivas agências de publicidade – para apresentar os detalhes do plano comercial da cobertura esportiva de 2019. Considerado o mais valioso pacote comercial da TV brasileira, o Futebol da Globo prevê a inserção de seis patrocinadores nas transmissões dos campeonatos nacionais e internacionais exibidos na TV aberta (como Brasileirão, Copa do Brasil, Estaduais e Libertadores da América), além da exibição das marcas na cobertura jornalística e em outros programas da grade que mencionam os torneios esportivos.

Para 2019, o valor de cada cota de patrocínio oferecida pela emissora é de R$ 310 milhões e contempla a inserção dos anunciantes em 95 partidas transmitidas ao longo do próximo ano. Somadas as seis cotas, o plano comercial do futebol alcança o montante de R$ 1,8 bilhão.

MOOVE

De olho na transformação digital cada vez mais presente na vida das pessoas e, especialmente, no dia a dia dos jovens, a Moove criou a ‘Fala Ae, Geração’ – uma websérie composta por seis episódios, apresentados pelo comunicador, youtuber e DJ Capu.

O projeto faz parte do Geração Cooperação, plataforma coletiva de construção de conhecimento sobre o cooperativismo, que busca estabelecer um canal de comunicação com as novas gerações no ambiente em que elas passam a maior parte do tempo: a internet.

A websérie foi desenvolvida pela Moove, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), com conteúdo audiovisual da Cuentos y Circo. São seis episódios quinzenais, lançados às terças-feiras, às 20 horas.

O assessor de Imprensa da Ocergs-Sescoop/RS, Luiz Roberto de Oliveira Junior, conta que a ‘Fala Ae, Geração’ nasceu para reforçar a comunicação com o público jovem. “A websérie aborda temas pertinentes ao cotidiano dos jovens e leva esses assuntos para o universo cooperativista. Assim, os jovens podem conhecer o projeto, se interessar pelo o cooperativismo e interagir conosco”, afirma.

Para engajar as novas gerações e popularizar o cooperativismo junto ao público jovem, a série aborda os seguintes temas: A cooperação entre nós, Mercado de trabalho, Empreendedorismo digital, Receita cooperativista, Inovação e Sustentabilidade.

Além da criação dos episódios, a Moove desenvolveu a marca ‘Fala Ae, Geração’, bem como a estratégia de mídia que envolve impulsionamentos no YouTube e no Facebook.

Resultados surpreendentes

Os dois primeiros episódios somaram mais de 50 mil views e a retenção (percentual médio do tempo assistido de cada vídeo) tem surpreendido – mais de 60%, acima da média nacional do YouTube, especialmente para vídeos com mais de 10 minutos de duração.

“Isso nos deixa muito satisfeitos, pois é o maior indicativo de que o público está realmente interessado no que está vendo, gerando notoriedade para a ação e, consequentemente, para o Geração Cooperação”, afirma Calvin Wallau, do setor de Inteligência Digital da Moove.

“Somos uma agência que busca atuar cada vez mais forte no ambiente 4.0. Desenvolver um projeto como o ‘Fala Ae, Geração’ é uma forma de trabalhar Marketing de Conteúdo como um diferencial estratégico frente aos nossos públicos-alvo. Esse é um dos caminhos definitivos para a publicidade do futuro. Afinal, para vender também é preciso entreter”, diz Calvin.

Fala Ae, Geração

O projeto utiliza o canal no YouTube para discutir temas atuais e cotidianos, como mercado de trabalho, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo digital e a relação com o universo do cooperativismo. A ideia é mostrar aos jovens o modelo de negócios, caracterizado por um espírito colaborativo da cultura digital.

Saiba mais em:
http://geracaocooperacao.com.br/fala-ae-geracao-cooperacao/

Primeiro episódio:
https://www.youtube.com/watch?v=UXuPqL0-KDM
Como o cooperativismo impacta na nossa vida

Segundo episódio:
https://www.youtube.com/watch?v=r5xwQ9irvD0
QUIZ Jovens e Mercado de Trabalho

Terceiro episódio:
https://www.youtube.com/watch?v=Tg5-ADG05f0
Cooperativismo, Inovação e Música

Quarto episódio:
https://www.youtube.com/watch?v=1yhHziz0OwQ
Ação Social Sustentável – O Toquinho

PABLLO VITTAR

As redes sociais encurtaram a distância entre marcas e consumidores. Por isso, o espaço para ruídos ou posicionamentos contrastantes é cada vez menos aceito. Com um contato mais próximo entre público e donos de marcas, muitos discursos pessoais podem repercutir diretamente em seus empreendimentos.

A última demonstração dessa necessidade por coerência foi protagonizada por Pabllo Vittar e o empresário Victor Vicenzza. Dono de uma marca de sapatos homônima, voltada, surpreendentemente, para o público LGBTQ, o executivo começou na sexta-feira (31) a seguir e curtir publicações de Jair Bolsonaro em sua conta no Instagram.

Com repercussão imediata na internet, a cantora que era uma das patrocinadoras da companhia compartilhou em seu Stories porque cancelaria a parceria.

POLÊMICA

A Nike anunciou uma campanha com o quarterback Colin Kaepernick nas comemorações dos 30 anos do slogan “Just do It”. O jogador de futebol americano não tem contrato com um clube desde 2016, quando virou destaque ao se ajoelhar dur… – Veja mais em http://navitrine.blogosfera.uol.com.br/2018/09/04/nike-poe-atleta-que-se-ajoelhou-em-hino-em-campanha-e-causa-debate-na-web/?cmpid=copiaecola

GOOGLE

Vindo de encontro à questão da proteção de dados, o Google se envolveu numa recente polêmica acerca de dados de usuários. Segundo a Bloomberg, depois de quatro anos de negociações, o Google comprou uma grande quantidade de dados de transação da Mastercard para fornecer à anunciantes uma ferramenta chamada “medição de vendas da loja”.

A suposta plataforma tem capacidade de rastrear como anúncios online influenciam compras no mundo real. Por sua vez, os dados fornecidos servem como informações extra para tornar as propagandas que aparecem no Google mais atrativas.

O anúncio da ação foi feito em um post em um blog no ano passado, embora não tenha mencionado em nenhum momento a participação da Mastercard, mas, anunciantes já possuíam acesso aos dados de transação há pelo menos um ano.

 

 

 

 

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