NOTAS DA SEMANA-14-09-2018

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CURIOSIDADE
O número de eleitores em 2010 no exterior era de 208 mil, em 2014 de 285 mil e agora em 2018 de 500 mil.

ASHUA

Semana passada a Lojas Renner inaugurou a primeira loja física da marca Ashua Curve & Plus Size. Ainda para esse mês eles vão lançar mais dois espaços físicos em São Paulo.

A Ashua é uma marca que surgiu no e-commerce há dois anos atrás. A proposta é oferecer opções diversificadas e fashion para as pessoas com perfil plus size. A marca também tem um blog onde passa dicas de moda para essas pessoas.

Confira um trecho da entrevista para o Meio & Mensagem onde Paula Martins de Oliveira, gerente geral de Marketing Corporativo da Lojas Renner, explica a expansão da loja online para lojas físicas:

“O investimento é de cerca de R$ 1 milhão por loja, otimizando a sinergia de sistemas e processos da Renner.

Acreditamos no potencial do mercado plus size no Brasil, que ainda não está consolidado. Entendemos que a evolução da Ashua, com a abertura de lojas físicas, contribui para o amadurecimento deste mercado. Fazemos o possível para entregar peças com muita informação de moda, qualidade e preços competitivos, estando sempre próximo da cliente, ouvindo ela e entendendo o que ela quer, para proporcionar a melhor experiência de compra. Mas é importante frisar que, independentemente do potencial do mercado, nós fizemos este movimento de apostar nas lojas físicas da Ashua porque percebemos que as clientes da marca estavam sedentas por um espaço exclusivo. Então dar este passo foi, acima de tudo, uma tentativa de encantar estas consumidoras.”

DEZ ANOS

O programa “Alma dos Negócios”, apresentado pela jornalista Ana Cássia Hennrich, completa 10 anos de veiculação na Band do Rio Grande do Sul. Em um formato de bate-papo, com muita informação, o espaço aborda comunicação, negócios e pessoas em suas múltiplas facetas e manifestações. “A expressão “alma dos negócios” tem uma dualidade porque parece que negociar, ou lidar com dinheiro, uma das associações feitas pelo senso comum, remete a um certo calculismo e dureza, mas a palavra alma empresta um significado universal e holístico de humanizar as relações. E é isso que procuro fazer, ouvindo o entrevistado e dando a oportunidade de compartilhar sua história”, conta Ana,  que tem especialização em Marketing e Comunicação Empresarial e atua no jornalismo há três décadas, período no qual também foi apresentadora de TV e professora universitária.
O “Alma dos Negócios” é veiculado todos os sábados, às 20h30min, pela Rádio Bandeirantes e tem pílulas distribuídas ao longo da semana pela BandNews FM. “Um espaço que valoriza os bons negócios do Rio Grande do Sul e do país, com o objetivo de compartilhar experiências, vivências e conquistas sempre com o carisma e a maneira leve de conduzir a entrevista, com algumas pitadas de provocações, características da Ana. E vem mais novidades por aí.”, termina Ciça Kramer, gerente de jornalismo da Band RS. A partir de setembro Ana Cássia será colunista do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, trazendo o universo dos negócios para dentro de um dos mais importantes programas do Rádio gaúcho.

VEJA

A revista Veja está completando 50 anos. Hoje, possui uma circulação média semanal de 849,5 mil exemplares (impresso e digital), segundo dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

A revista teve edições censuradas, ficou conhecida por criar a seção de entrevistas Páginas Amarelas, capas especiais e noticiou eventos que marcaram a história nacional.

Até hoje a Veja patrocina o Comer e Beber, um dos prêmios mais importantes que contempla os restaurantes e bares de São Paulo.

Parabéns!

EMPRESA

Você não constrói uma empresa. Você constrói um time. E o time constrói a empresa.

TEMPO

Tempo é dinheiro, dizem muitos, mas a melhor definição é que tempo é vida.

AO PÉ DO OUVIDO

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância” (Sócrates)

PESQUISA

A primeira edição da pesquisa Oldiversity, realizada pela Croma Solutions, foi divulgada nesta semana e traz as 10 marcas mais lembradas pelo tema diversidade na propaganda. Num momento em que parte do público cobra cada vez mais variedade na comunicação das empresas, é importante analisar quais já estão se dando bem neste quesito.

Segundo a pesquisa, no topo da lista aparece O Boticário (25%), seguido pela Samsung (10%), Natura (10%), Avon (8%), Globo (4%), Coca-Cola (4%), Dove (2%), Itaú (2%), Renner (1%) e Skol (1%). A pesquisa ouviu mais de 1.874 pessoas em todo o País.

“No Brasil, o uso do tema diversidade como estratégia para propaganda ainda é novo, mas em outros países a publicidade ‘friendly’ já é uma realidade”, opina Edmar Bulla, CEO da Croma Solutions.

As marcas relacionadas aos segmentos de Beleza e Cosméticos são as que trafegam melhor com a diversidade: 44% dos entrevistados associam marcas Oldiversity com o setor. Em segundo lugar aparecem Alimentos e Bebidas, com 12%.

No estudo, 53% também afirmaram não consumir marcas com comportamentos preconceituosos.

Apesar da lembrança, outro dado chama a atenção:72% não acreditam na autenticidade das marcas quando falam sobre o tema. Ou seja, as marcas “desconstruídas” ainda precisam construir muito se desejam que o público realmente leve a sério seus esforços em prol da diversidade.

PERFIL DO CONSUMIDOR ONLINE

A quarta edição da pesquisa “Perfil do Consumidor Online”, levantamento foi realizado pela PayPal em parceria com a Ipsos, onde foram ouvidas mais de 34 mil internautas em 31 países e mostrou que o cenário é promissor para os players de publicidade online. Nos primeiros quatros meses, o país superou a marca de um smartphone por habitante, são 220 milhões. Num total de 92% da população que prefere navegar pelas redes sociais e fazer compras online pela telinha.

Do valor total gasto online (últimos 12 meses):

  • 62% foram em sites brasileiros por meio de app ou website
  • 16% em market places via app ou website
  • 13% em sites estrangeiros por meio de app ou website
  • 9% via redes sociais

Participação dos gastos online por tipo de dispositivo (últimos 12 meses):

  • 65% se deram via desktop, notebook e laptop
  • 14% via smartphone
  • 5% via tablet

Motivos para projeções de aumento dos gastos online (próximos 12 meses):

  • Conveniência na hora de comprar online (63%)
  • Mudança no rendimento disponível (46%)
  • Aumento no número de plataformas de comércio online (32%)
  • Mudanças na economia (25%)

Top 5 das categorias de produtos adquiridos online (últimos 12 meses):

  • 65% calçados e acessórios
  • 55% equipamentos eletrônicos, computadores/tablets/smartphones
  • 51% eletrodomésticos, utensílios domésticos e móveis
  • 50% produtos de beleza e cosméticos
  • 44% ingressos para cinema, teatro, shows e eventos esportivos

FEST’UP TENDÊNCIAS

Com o propósito de promover a qualificação dos profissionais de comunicação, em especial, àqueles que estão nas faculdades de publicidade de todo o Brasil, a APP apresenta o FEST’UP TENDÊNCIAS no dia 29 de setembro, um sábado e contará com 24 palestras de 50 minutos cada, em três auditórios simultâneos na ESPM de São Paulo.

O evento apresentará as tendências do mercado de comunicação por profissionais de diferentes áreas de atuação que hoje enfrentam o desafio de decifrar os novos modelos de negócio que orientam a relação entre as marcas e os meios de difusão das mensagens, bem como os novos padrões de comportamento dos consumidores.

Informações: atendimento@appbrasil.org.br

FRONTEIRAS GERACIONAIS

Ricardo Ribeiro, head de inovação da Rapp Brasil, explica a visão dele em relação ao cenário da transformação digital:
“O mindset de uma criança já é direcionado a essa nova forma de pensar. E, neste contexto, existe um choque entre gerações sobre a diferença entre o mundo digital e o analógico. Crianças não vão diferenciar o futebol de rua de um jogo de futebol no videogame, porque para elas, não faz sentido essa diferenciação. O digital já veio embarcado nessa nova era geração e distinguir diversão real do virtual não muda nada. O que precisamos é nos adaptar para compreender a conexão que deve ser construída agora. Como estamos lidando com os pequenos que nos surpreendem e aprendem mais rápido o que sofremos para entender. Estamos preparados para a nova era? Não é mais ser digital first, mobile first ou AI first? A onda agora é a voice first, que acontece sem as mãos e que vai gerar interações ainda mais personalizadas. Você viu tudo isso acontecer? Cada dia que passa, tudo fica mais rápido, tem sempre algo novo e você já está desatualizado. Agora você precisa pelo menos, aceitar as mudanças e tentar acompanhar como puder as transformações digitais.”

 

VAREJO

De acordo com os dados lançados pelo IBGE nesta quinta-feira, o volume de vendas do mercado varejista caiu pelo terceiro mês consecutivo.

Comparação com 2017:

A média do trimestre encerrado em julho, de -0,8%, intensifica o ritmo negativo em relação ao trimestre encerrado em junho, de -0,2%.

As vendas recuaram 1,0% em relação a julho do ano passado.

Combustíveis e lubrificantes tiveram recuo de 9,2% no volume de vendas em relação a julho de 2017.

Já tecidos, vestuário e calçados, tiveram variação de -8,4% em relação a julho de 2017.

O setor de livros, jornais, revistas e papelaria apresentou um recuo muito grande no volume de vendas de 10,1% frente a julho de 2017.

Os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria contaram com aumento de 5,5% nas vendas frente a julho de 2017.

PAULO QUEIROZ

O Grupo de Atendimento de Veículos do RS (GAV/RS), em parceria com a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), promoverão uma palestra com o publicitário Paulo Queiroz para debater o mercado de Mídia e o momento que estamos passando, com suas transformações profundas e rápidas e consequentemente como está afetando os negócios.

Paulo traz o tema: Mídia: Uma visão positiva e contemporânea sobre a mídia brasileira com perspectiva Global.

O evento será dia 25 de setembro (terça-feira), às 18 horas, no Auditório da ARP (Rua Tobias da Silva, 120 – sala 401 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS).

Inscrições devem ser feitas através do Sympla, com valor do ingresso R$ 35,00. (Sócios do GAV não pagam e sócios da ARP tem 50% de desconto).

BRANDPEOPLE

Não é agência de propaganda. Não é agência digital. Não é produtora de vídeos. Não é bureau digital. Mas é tudo isso, junto e misturado. Ou melhor, integrado.

Esta é a BrandPeople, grupo criativo que atua em comunicação e marketing de forma ampla, numa visão 360 graus, porém sempre com foco em marcas e pessoas.

Muito bem instalada na Rua Dom Pedro II, em Porto Alegre, a empresa possui uma equipe de profissionais multidisciplinares, formando equipes de Inteligência, Planejamento, Criação e Divulgação.

A frente da empresa está a equipe de Inteligência, composto por profissionais de diversas áreas da comunicação: Bernardo Machado, CEO; Daniela Palermo – COO; Guilherme Zollim – Film DIrector; Marcos Azevedo – Head Technology; Rafael Wagner – Head Digital.

Entre os Jobs que estão na mesa atualmente, a empresa está trabalhando na produção do novo vídeo do Sabonete Senador, para a Memphis Perfumaria.  BrandPeople – Grupo Criativo. Simples assim!

 

VOZ

Amazon, Google, Alibaba, entre outros fizeram movimentos importantes para chegarmos no patamar que estamos quando o assunto é serviço por voz.

Hi Alexa! ou Hey Google! São expressões cada vez mais presentes na casa dos americanos.

Cleber Paradela, VP de planejamento da Sunset Comunicação, explica que ainda existem barreiras no Brasil para as interfaces de voz:

“Desde junho de 2006, o Google anuncia que irá lançar o Google Home em português do Brasil, mas ainda não o fez. Além disso, a maioria dos serviços para a plataforma está restrita ao território americano. Ou seja, ainda é um brinquedo para geek, que fale inglês, e se contente com comandos simples como apagar as luzes, ouvir música e ativar meia dúzia de objetos conectados”, explica Paradela.

Alessandro Cauduro, CEO do Huia, ressalta que mais que uma narrativa de voz as marcas que forem relevantes para a vida do consumidor serão as que terão mais atenção. “Ser relevante pode significar muitas coisas: desde descobrir como chegar em algum lugar, chamar um Uber, tocar uma música ou descobrir qual música que está tocando, descobrir a previsão do tempo, pedir uma pizza ou buscar um vídeo sobre um assunto de interesse” finaliza Cauduro.

 

 

 

 

 

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