KATIA BAUTISTA-19-09-18

0
383

DESTAQUE
O destaque dessa semana é de uma guria que começou aprendendo, se surpreendendo e conquistando sua importância no mercado. De aprendizado em aprendizado e vencendo etapas com conquistas cada vez mais valorizadas por todos é hoje uma executiva de comercialização das mais conhecedoras e admiradas por seus anunciantes/clientes. Ela é a Turquinha prá mim (sou parecido com o seu tio, segundo ela), Katia Bautista é seu nome que faz história.

 

Querido Nenê!

Quando me convidaste para escrever sobre a minha história fiquei imensamente feliz.

Espero que não repares no tamanho do textão, porque a história é longa … risos

Mas então segue lá:

Começo minha história na propaganda numa agência house chamada More Publicidade, que pertencia ao Grupo Arca Consórcios, e ficava ali no início da Feliz da Cunha quase esquina com a Farrapos.

Iniciei lá como secretária do diretor Roberto, um publicitário baiano e muito amigável que dizia que eu tinha futuro nesse negócio de propaganda…. Naquele tempo eu estava cursando Ciências Contábeis na PUCRS e só um tempo depois fiz nova opção para Publicidade e Propaganda.

Eu pouco conhecia sobre a rotina de uma agência de propaganda e achava muito curioso o fato do diretor Roberto receber tantas visitas de veículos de comunicação, como a Rádio Gaucha, Radio Guaiba, Correio do Povo, Zero Hora, TV Gaucha, etc.

Lembro que eu pensava assim:

– Esse Roberto deve ser um cara bem importante já que está sempre dando entrevistas…risos

Mas como tudo nesse nosso mercado aprendemos fazendo, fui entendendo o papel dele e dos profissionais de veículo que o visitavam.

Após algum tempo e já mais madura na função, tive a oportunidade de conversar com os atendimentos de veículo e aprender com eles também.

Lembro de um fato curioso e até hilário, quando um dia estavam juntos na sala de espera os atendimentos da Rádio Gaucha (Lazzaroni) e o da Rádio Itapema (Augustão).

Eles aguardavam a reunião com o Roberto e ficávamos ali conversando sobre possibilidade de mídia com os demais clientes da agência.

Foi quando, por iniciativa deles, publicaram num informativo da Rádio Atlântida o meu perfil e por conta dessa publicação, acabei sendo promovida a assistente de mídia e ainda recebi um aumento no salário.

Pensa numa pessoa feliz por isso …risos !!!

Passaram-se uns meses e fui indicada por eles para a vaga de assistente de mídia na agência Martins e Andrade.

Agora sim, eu estava numa agencia profissional, mais capacitada e ali se iniciava o tempo de novas oportunidades, de conhecer e viver mais plenamente a função de mídia.

A partir daí, foram 08 anos dedicados a função de mídia, onde trabalhei em outras agências de propaganda também bem bacanas: Estagio Propaganda (hoje E21), Escala, Modulo Propaganda e pôr fim a Expressão Brasileira de Propaganda.

Nesse período, também fui integrante da diretoria do Grupo de Mídia e tive a sorte e a chance de conviver com colegas de função que me ajudaram muito a crescer como pessoa e como profissional, e que por isso possuem um significado muito especial na minha vida (Flavio Franco, Lessa, Marcos Zani, Miriam, Paulo Lucas, Irenita!!).

Em 1991 trabalhava na Expressão Brasileira de Propaganda, e prá quem é meu contemporâneo neste período irá recordar, que esta era a agência da Varig, Tramontina, Vinícola Aurora, Móveis Todeschini… importantes clientes que muitas alegrias proporcionaram ao nosso mercado Gaucho de Propaganda…

E foi na Expressão que tive o prazer de ser agraciada pela ARP com o prêmio de Mídia do Ano (Nunca esquecerei: Suzana Leonardis era a presidente do GAV e teve papel especial neste episódio…)

Saber que havia ganho esse prêmio, também vale um roteiro de novela!….risos:

Um dia antes do Salão do Propaganda, recebi por engano um arranjo de flores e um cartão da Sonia de Lorenzi (Jornal do Comércio) que me parabenizava pelo referido prêmio.

Liguei pra ela para entender do que se tratava (não era o meu aniversário!).

Ela ficou muito surpresa e ao mesmo tempo furiosa com a floricultura.

A Sonia me respondeu que a floricultura havia se enganado na data e entregou um dia antes aquele buquê, pois fui indicada ao Prêmio de Midia do Ano.

Tenho uma lembrança muito feliz daquela noite. Quem me entregou o prêmio foi aquele cara que fazia os comerciais da Bombril. Foram muitas fotos, tudo muito lindo também…

Passados uns 30 dias do meu prêmio no Salão, recebi um telefonema do Luis Carlos Cardias e do Rogério Cucchiarelli, me convidando a integrar o novo time de atendimentos da TV Bandeirantes, juntamente com Diorges Oliveira que seria meu colega na emissora.

Passados dois anos da contratação fomos reconhecidos e brindados com o prêmio de Veículo do ano pela ARP.

Foram 9 anos de TV Bandeirantes divididos em duas etapas, após esse período fui para a TVCOM, e lá também mais uma nova etapa profissional se abriria em minha vida.

Fui uma das primeiras executivas de contas desta nova emissora que surgia com um sobrenome forte e a promessa de ser uma importante opção de mídia local.

E, como sempre aparece uma nova emoção na minha trajetória, no primeiro ano que estava lá, recebi do meu gerente o desafio de trazer o cliente Governo do Estado como anunciante para a TVCOM.

Essa história renderia um livro ou um filme, em resumo foi o seguinte…..

A agência de propaganda responsável por esta campanha e conta na ocasião era a Centro. Liguei pra lá e pedi uma reunião com o Tadeu Viapiana que me atendeu prontamente.

Então criamos uma ideia de um programa especial na TVCOM, onde seria inserida a campanha. O programa teve uma ótima repercussão, com excelentes resultados e isso me rendeu um convite de emprego no Governo do Estado, na SECOM.

Eu aceitei o desafio e trabalhei lá por quase um ano e meio.

Inclui novas experiências e mais amadurecimento para o meu currículo.

Naquele Governo a SECOM não era uma Secretaria de Comunicação, mas uma Diretoria de Publicidade, onde tive o prazer de conviver e me movimentar junto a pessoas de diversos órgãos do Governo, Assembleia Legislativa, Prefeituras, autarquias, agências de publicidade e quase todos os veículos de comunicação do País. Os meus chefes, por ordem foram: Fernando Lemos e depois José Luis Monteiro Fuscaldo.

Depois desse tempo, recebi um convite para ir trabalhar para o SBT, e me fui prá lá!

Trabalhei por 3 anos na emissora do Silvio Santos e após esse tempo, retornei para a TV Bandeirantes, agora para trabalhar com o Rigoberto Gruner.

Passado o segundo momento na TV Bandeirantes, e na sequência de meu auto desafio continuo, tive a grata experiência de trabalhar com mídia exterior na empresa Ativa, da família Dubin.

Novo veículo, novas pessoas, novas experiências!!!

Lá fiquei por 5 anos e aprendi muito sobre esse eficiente canal de mídia. E em 2005 recebi o prêmio de atendimento do ano no Top off Mídia.

Em 2007, a convite de Sandra Schilardi, comecei como gerente da Rádio Itapema FM. Novo projeto, nova programação local e equipe comercial de primeira linha, que continuam na minha memória mais querida!!

Tivemos momentos maravilhosos na Itapema, e esta continua sendo a minha rádio do coração.

Após 3 anos na Itapema e a pedido da diretoria do Grupo RBS, acumulei a função de gerente comercial da Rádio Atlântida FM (uma honra!!!), já que Ciro Vives, meu antecessor neste veículo, foi promovido a gerente comercial da Rádio Gaucha.

Deixei a RBS Rádios em 2010, pois tive um problema sério familiar (falecimento repentino do meu irmão) que me fez repensar várias coisas na minha vida, e por conta disso necessitava   reorganizar algumas questões particulares.

Mas, como dizem “Deus fecha uma janela mas escancara uma porta” surgiu a oportunidade através do convite da Maria José Hickmann (Neca) de fazer parte do seu time comercial na RBS TV.

Após um ano na RBS TV, importante contribuição a minha carreira, e na qual considero meu MBA na propaganda, recebi uma proposta do Augustão para fazer parte da equipe comercial da TV Record.

Foram 5 anos na Record RS, onde pude exercitar conhecimentos adquiridos, aprender mais ainda e superar desafios.

Em 2017, a convite do Carlão (Carlos Toillier), passei a integrar a valorosa equipe comercial do SBT RS. O convite me oportunizou vivenciar novas formas de trabalho, através de projetos multicanal, que me atualizaram e adequaram aos novos tempos da mídia eletrônica.

Dentro desse roteiro todo, criei ao longo destes vários anos de trabalho no mercado gaúcho, vínculos de amizade por onde passei e um tremendo sentimento de gratidão por todos os profissionais, colegas e clientes que cruzaram o meu caminho, e que me ajudaram ser a pessoa e profissional que sou hoje.

A todos vocês o meu muito obrigada!!                                    POA, 18/09/2018.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here