NOTAS DA SEMANA-28-09-18

0
254

LICITAÇÕES
IBRAVIN: uma vergonha, está sentada em cima da decisão e não evolui para dar o resultado

SENAR-RS: era para divulgar na época da Expointer e até agora nada diz, outra vergonha.

PREFEITURA POA: lançará o edital para contratação de agência de propaganda no início de outubro, assim que passar o primeiro turno. Edital foi finalizado, ajustado e está passando por todos os trâmites internos. Orientações do SINAPRO-RS foram muito bem recebidas e devem estar contempladas.

ÚNICO

Apesar de ter o título de Jornal do Comércio, mas ter editorias de todos os segmentos, o impresso da família Tumelero tem fechado suas edições mais tarde e noticiando as últimas. Exemplo: Foi o Jornal que publicou os classificados da Copa Brasil na quinta-feira…os outros não.

ANUNCIANTE

A W3house não será mais agência do Grupo Sinosserra a partir de 01 de outubro.

PERPETUAÇÃO

Um presidente que fica 20 anos no poder, por mais que não queira, vai se acostumando com as mordomias, com as vantagens do cargo, com a presença na mídia e por fim acaba tendo lados protegidos e formando um cartel isolado e vira o “dono do mundo”, por um preço muito alto.

As últimas notícias e gravações colocadas contra o ex presidente do SIMERS são assustadoras e mexem com uma classe, cuja missão e juramento, é cuidar da saúde e lidar com a verdade.

Com viés político e cores partidárias uma entidade não pode colocar isso como plataforma.

GAV/PAULO QUEIROZ

Esteve em Porto Alegre falando sobre: “MÍDIA: UMA VISÃO POSITIVA E CONTEMPORÂNEA SOBRE A MÍDIA BRASILEIRA COM PERSPECTIVA GLOBAL”, a convite do GAV (Grupo de atendimento de veículos do RS), que realiza palestras e eventos pertinentes ao mercado global e que tem no seu corpo de associados profissionais que estão sempre em busca de conhecimento e que possam alavancar os negócios e dar uma base e sustentação aos seus projetos.

O evento que aconteceu no auditório da ARP nesta terça-feira (27) foi uma aula de mídia ministrada por nada mais, nada menos que Paulo Queiroz, experiente e respeitado profissional do mercado da propaganda. Paulo é simples, descontraído e sabe como fazer a mente humana pensar. Pensar. Afinal, nos dias de hoje, o que é pensar? A pergunta é… No que pensar?

Paulo contou como foi a sua jornada no Vale do Silício e nos contou como a inteligência das empresas estão transformando o jeito de viver/aprender da humanidade.

“O modo de ensino das escolas tradicionais já é algo que está ultrapassado” diz Paulo. Segundo ele, precisamos redefinir o nosso papel no mundo como um todo.

Aí que vem a ideia de Crowdlearning. De crowdculture.

Crowdculture: Cultura que se baseia no aprendizado em conjuntos. Ou seja, todo conhecimento é passado para várias pessoas ao mesmo tempo. Fazendo com que seja mais fácil todo o processo criativo. O crowdlearning seria uma derivação de ensino dentro do Crowdculture. Hoje, existem cantos do mundo que experimentam o crowdlearning. A maioria com sucesso. Bom irmos nos acostumando.

“Performance é fundamental, mas valor é o diferencial” deixou claro Paulo Queiroz em sua palestra. As marcas devem pensar em performance com a seguinte proposta: Visibilidade. Já valor é diferente, é tudo aquilo que você juntou durante a caminhada e fez com que se tornasse um atrativo da marca, por exemplo, você ajudou as pessoas a assistirem filmes sem ter que sair de casa, e ainda mais: deu para elas conteúdos de qualidade atuais. Você está sendo muito útil e gerando valor percebido no consumidor. A cada filme (de produção original) que você assiste no Netflix, é a própria empresa falando com você.

Perguntas elaboradas por Paulo que nos fazem pensar:

– Como as empresas de mídia podem obter mais valor com o seu conteúdo no mundo digital?

– Como atrair novas linhas de negócio, novos clientes?

– Como obter maior relevância comercial no mercado?

– Como ter mais segurança nos negócios?

SICREDI

O Encontro Nacional de Jornalistas, alusivo ao Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, promovido pelas 5 Centrais do Sicredi, que acontecerá no próximo dia 10 de outubro, terá na abertura, às 9 horas o painel: ”O Mundo cada vez mais Fazendo Junto – o Passado, o  Presente e o Futuro são Cooperativos”,  com a participação de João Tavares, presidente-executivo  do Banco Cooperativo Sicredi (História do Cooperativismo de Crédito e a Transformação);  Harold Paquete Espíndola Filho, chefe de departamento de supervisão de cooperativas e instituições não bancárias do Banco Central (Panorama do Cooperativismo de Crédito no Brasil) e Peter Kronstrom, diretor para a América Latina do Copenhagen Institute for Future Studies e fundador do Future Lounge (Tendências da Sociedade e das Organizações).

COMUNICADO ITAÚ

O Itaú Unibanco comunica ao mercado que a partir de 2019 passa a concentrar sua conta publicitária em duas agências: Africa e DPZT. Essa decisão visa à simplificação dos processos e ao fortalecimento da gestão dos ativos de marca do banco. Ao longo de mais de 25 anos, Itaú e DM9 construíram uma reconhecida história de sucesso na publicidade brasileira – pautada não somente por campanhas memoráveis, mas, sobretudo, por uma relação de ética e respeito mútuos. A parceria em vias de se encerrar mantém intactos os valores que sempre nortearam essa relação. O Itaú agradece imensamente à DM9 e todas as pessoas que, ao longo de suas trajetórias, emprestaram seu talento para a construção dessa marca que é hoje uma das mais valiosas do País. 

BAND RS

A série especial de reportagens “Caminhos da safra: uma corrida de obstáculos”, exibida em rede nacional no Jornal da Band, é finalista na categoria Televisão da 25ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. A equipe percorreu estradas, ferrovias e hidrovias do Rio Grande do Sul para entender os desafios dos produtores para escoar as maiores safras da história do país. A reportagem de Filipe Peixoto também foi a portos do Pará, que recebe grande parte da produção do Centro-Oeste brasileiro. “Foi um trabalho duro de muita apuração e de se fazer presente nos lugares onde os problemas de infraestrutura são mais graves. Ser finalista deste prêmio tão relevante nos dá ânimo como jornalista para seguir batalhando pela reportagem especializada e de profundidade”, comenta Peixoto.

Ao todo, 30 finalistas disputam a premiação, distribuídos nas categorias Impresso, Televisão, Rádio, Internet, Fotografia e Meio Ambiente e Transporte. O resultado final será anunciado no fim de novembro, e a premiação acontecerá em Brasília no dia 5 de dezembro.

A produção é de Isadora Jacoby e Juliano Zarembski, com imagens de Cristiano Melo e edição de Tiago Carnevale. A equipe conta ainda com o apoio do motorista Odacir Brito.

SINAPRO

GUIA REFERENCIAL

O SINAPRO-RS já está formatando o novo Guia Referencial de Valores 2019 e abriu consulta às agências do Estado para quem quiser contribuir com sugestões.

As agências que quiserem sugerir novos itens e serviços a serem incluídos nessa ferramenta poderão fazer até meados de outubro.

As contribuições serão recebidas, validadas com a diretoria e poderão fazer parte do próximo Guia. Quem quiser participar envie suas ideias para o e-mail: helen@sinaprors.com.br

REAJUSTE

O Sinapro resolveu, em vista do impasse com o sindicato dos profissionais de propaganda de não aceitarem o reajuste das agências, liberar as agências para corrigirem a folha de pagamentos pelos índices propostos pelo Sinapro enquanto a pendenga continuar.

E-SOCIAL

As novas regras que já estão valendo pelo E-SOCIAL é o tema do próximo evento E-SOCIAL PARA AGÊNCIAS que deverá acontecer na primeira quinzena de outubro para as agências do mercado.

Haverá uma Assessoria Contábil e uma Jurídica falando todas as implicações que o E-SOCIAL trará para o dia-a-dia do negócio.

O que já se sabe é que cada vez mais a gestão do negócio e das pessoas terá que estar muito ajustada para estar em dia com todas as obrigações com o Estado.

A data será confirmada até início da semana e as agências associadas ao Sinapro poderão participar sem custo algum.

Demais agências interessadas poderão saber como participar falando com o SINAPRO-RS pelo fone 51.3395.1063.

SABER DIZER NÃO

A 2ª edição do evento “A INCRÍVEL ARTE DE SABER DIZER NÃO!”  está no calendário da FAROL HUB e tem a parceria do SINAPRO-RS que cede o espaço para que diversos temas sejam desenvolvidos. Informações: https://www.sympla.com.br/a-incrivel-arte-de-saber-dizer-nao-2-edicao__368198

SBT

Com o objetivo de desenvolver novos formatos de branded content, além de soluções inovadoras para seus parceiros, o SBT acaba reestruturar sua área de Criação e Produção Comercial. Para isso, a emissora anuncia a contratação de Djeimes de Paula, que assume a coordenação de produção e criação de merchandising e branded content, e Paula Bottesi, que integra o time de roteirização das ações comerciais, ao lado de Kaique Ribeiro e Karen Vasconcellos. Ambos os profissionais passam a responder para a área de Merchandising, liderada por Denise Mota.

A reformulação se dá em um importante momento comercial para a emissora, que está com mais de 100 ações comerciais negociadas somente na temporada atual do Bake Off Brasil. Assim, surgiu a necessidade de ampliar o portfólio de soluções para integrar ainda mais as marcas anunciantes ao conteúdo da programação.

“O Merchandising no SBT é uma área com números consolidados no mercado, e agora enxergamos um momento oportuno e estratégico para crescermos com inteligência nesse segmento que atrai a atenção dos patrocinadores e anunciantes”, afirma Denise Mota, gerente de Merchandising do SBT.

Com ampla experiência no setor, Djeimes conquistou o prêmio Maximídia 2016, desenvolveu cases de sucesso no ambiente digital e teve uma passagem pela Band, onde criou e coordenou ações para diversas marcas em programas como CQC e Pânico na Band. Além disso, também foi responsável por desenvolver uma linguagem inovadora para as ações do MasterChef Brasil, na TV e no Digital, durante nove temporadas.

ARP

  1. Com a proposta de construir uma voz coletiva e forte dos jovens para dialogar com o mercado, a Associação Riograndense de Propaganda (ARP) realizou o Manifesto Young, no dia 27 (quinta-feira), às 19h, na Eyxo. O evento teve o propósito de desenvolver o manifesto da modalidade de sócio a partir de um bate-papo sobre qual a mensagem que eles gostariam de passar para o mercado. O texto foi publicado no formato de zine ilustrado e distribuído para o mercado. “Muito se fala sobre os jovens, mas pouco se escuta. É muito legal possibilitar esta oportunidade a eles de falarem com o mercado de forma efetiva e transformarem a realidade”, afirmou a embaixadora da modalidade, Greta Paz. Para ela, os millennials podem trazer uma contribuição importante nos novos modelos de negócios e na estrutura do mercado.
  2. A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) anuncia que o processo de indicações para o Salão da Propaganda 2018 começará no dia 04 de outubro. Neste ano, são 17 categorias, incluindo as novidades desta edição: Young do Ano e Professor do Ano. Os participantes têm até o dia 16 de outubro para indicar os finalistas.

Esta etapa tem a participação dos Sócios da ARP Físico e Jurídico, grupos de mercado (Grupo de Atendimento-RS, Clube de Criação-RS, Grupo de Atendimento de Veículos-RS, Grupo de Mídia-RS, Grupo de Planejamento-RS, Grupo de Produção e Grupo de Marketing), Diretoria ARP, colunistas do trade e entidades (Associação Brasileira de Agências de Publicidade-RS, Associação Brasileira dos Agentes Digitais-RS, Associação Latino-Americana de Publicidade e Sindicato das Agências de Propaganda-RS). Um e-mail com link, login e senha será enviado aos envolvidos nesta primeira parte do processo.

Os vencedores serão conhecidos durante o Jantar da Propaganda, que acontecerá no dia 14 de novembro, no BarraShoppingSul.

Informações: http://www.arpnet.com.br/regulamento_arp_2018.pdf.

30 ANOS

Nesta sexta-feira (28), a RBS TV Santa Cruz completa 30 anos. Fundada em 1988, a emissora carrega uma trajetória de jornalismo, esporte e entretenimento, com conteúdo de relevância que estimula a conexão com os gaúchos. Com o propósito de fortalecer ainda mais essa relação, uma programação especial de aniversário será exibida no Jornal do Almoço local, com as principais coberturas e momentos históricos vividos pela equipe ao longo desses anos.

A RBS TV Santa Cruz cobre 64 cidades da região dos Vales, incluindo o Vale do Rio Pardo, o Vale do Taquari e Cachoeira do Sul. Durante esses 30 anos, a emissora realizou importantes reportagens, como a revelação de um esquema criminoso na Pronaf e a duplicação da BR-386, no Vale do Taquari. O entretenimento é marcado pela cobertura de eventos, como o Expoagro, a Oktoberfest de Santa Cruz, a tradicional Festa das Cucas e o Enart, que acontecem anualmente em Santa Cruz.

FEEVALE 

  1. A campanha alusiva aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, produzida pelo grupo de pesquisa Criança na Mídia, da Universidade Feevale, será apresentada para a imprensa na próxima terça-feira, dia 2. A atividade acontecerá às 14h, na sala 1 da Reitoria (4º andar do prédio Lilás, no Câmpus II, em Novo Hamburgo), com a presença do reitor Cleber Prodanov e da professora e pesquisadora Saraí Schmidt.

Os integrantes do grupo de pesquisa produziram um conjunto de estratégias que integram os preparativos para anunciar o V Seminário Criança na Mídia: Tempos de Discriminação e Direitos Humanos, que acontecerá no dia 17 de outubro, no Câmpus II. A campanha inclui adesivagem nos banheiros da Universidade com os 30 artigos da Declaração, cartaz para distribuição nas escolas públicas, mobilização nas redes sociais e exposição fotográfica na Rua Coberta do Câmpus II.

Numa primeira etapa foram convidados 30 estudantes das redes estadual, municipal e privada de Novo Hamburgo para representar os 30 artigos dos Direitos Humanos. O grupo de estudantes participou da produção do material de divulgação em uma sessão de fotos com o fotógrafo e bolsista de iniciação científica Alisson Brum, no estúdio da Feevale. A exposição de fotos irá percorrer espaços públicos e privados do município após o evento. A direção geral da campanha é do publicitário Wagner Rech, bolsista de aprimoramento científico. “Considerando o contexto de discriminação da sociedade contemporânea, a Universidade Feevale propõe, de forma inovadora, o compromisso coletivo pela busca da garantia dos direitos humanos no mês dedicado às crianças”, afirma a professora Saraí.

  1. O Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT) da Universidade Feevale, em parceria com a Agência Experimental de Comunicação (Agecom), promove o 12º Madrugadão Feevale. Entre as competições que integram o evento, está o Madrugadão Pro, que recebe estudantes do curso de Publicidade e Propaganda de diversas instituições de ensino rio-grandenses para aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula e elaborar uma campanha publicitária para um cliente real durante oito horas. O evento acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições para o Madrugadão Proestão abertas e podem ser realizadas até o dia 18 de outubro, pelo link www.feevale.br/madrugadao.

RESPOSTAS CAPITAIS

Leonardo Melnick, CEO da Even, será o palestrante no “FÓRUM RESPOSTAS CAPITAIS” que acontece no próximo dia 02 de outubro, das 8h30 às 10h, no Grupo RBS – Espaço Clientes

SISTEMA DEZ

Em 1997, a Dez Propaganda criou a campanha “Difícil mesmo é a vida” para o Universitário. A série de comerciais tornou a agência a primeira gaúcha a figurar na Lürzer’s Archive, publicação que é referência global no mercado publicitário. Agora com o projeto IncluMojis e o nome Sistema Dez, é a primeira a figurar na categoria Digital da Archive.
A ideia foi lançada em 17 de julho para a instituições APAE Porto Alegre e APABB, virando notícia em todo o Brasil. Trata-se de uma série de emojis inspirados em pessoas com síndrome de Down, disponíveis no Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter. Para usar, basta pesquisar “Inclumojis” entre os GIFs de cada rede social.
A equipe de criação inclui o redator Pedro Vidor, os diretores de arte Roberto Schmidt e Mariane Niedhardt, além do diretor de criação Carlos Saul Duque. O projeto é assinado pelas organizações APAE Porto Alegre e APABB, que prestam atendimento a pessoas com síndrome de Down e outros tipos de deficiência. Confira o videocase: https://vimeo.com/290794665

UNISINOS

1.Começou nesta segunda-feira, 24, na Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 – Boa Vista), em Porto Alegre, a ‘Semaníssima Luis Fernando Veríssimo’. O evento, que se estende até hoje, sexta-feira, 28, homenageia o escritor, jornalista e cartunista Luis Fernando Veríssimo.

Além de exposições, palestras e workshops, a programação do evento contempla dois concursos para os estudantes aplicarem conhecimento e criatividade. O ‘Me divirto lendo LFV’ escolherá 10 selfies enviadas pelos alunos lendo as obras do autor e os presenteará com livros autografados. A segunda competição ‘Minha capa para LFV’ seleciona 24 artes gráficas que serão exibidas durante a ‘Semaníssima’.

A caricatura oficial dos 80 anos de LFV foi criada por Cado Bottega.

  1. Na segunda-feira a Unisinos abriu sua Semana Acadêmica com Cesar Paz que organizou um talk show para os alunos da Publicidade e Propaganda para falar sobre o futuro e os desafios da comunicação.

Cado Bottega, Juan Pablo Boeira e Letícia Perroni reuniram grande número de alunos para falar sobre o palpitante assunto.

Entre os temas estavam o atual modelo das agências de propaganda, as novas funções que surgiram dentro do mercado, diversidade e o momento atual do mercado para os novos profissionais.

COMCAST LEVA SKY

A Sky foi comprada pela Comcast por 39 bilhões de dólares.

Foi uma má notícia para a Walt Disney, que chegou a um acordo separado de 71 bilhões de dólares para comprar os ativos de cinema e televisão da Fox, incluindo fatia da Sky, em junho, e teria assumido controle total da emissora britânica, se a Fox tivesse sido bem-sucedida.

A FORÇA DA MULHER

Para Fernanda Gama, gerente de marketing da divisão de beauty personal care da Unilever, existem uma série de fatores diários que podem fazer com que a mulher duvide da sua presença, sendo que alguns tem mais impacto que outros. Não se sentir bem com a sua aparência (77%), receber um retorno negativo (85%), ser ignorada ou não ser ouvida (96%) mexem com a autoconfiança. Ao todo, 74% das brasileiras entendem que o primeiro passo para atingir maior presença é buscar mais informações; e ter acesso a conteúdo voltado para o autoconhecimento e desenvolvimento de novas habilidades.

CENP EM REVISTA

Todas as reportagens, artigos, pesquisas e crônicas da CENP em Revista disponíveis para você!

CENP em Revista é uma publicação trimestral editada para o CENP e tem sua circulação, impressa e digital, auditada pelo IVC – Instituto Verificador de Comunicação.

Para ter acesso faça o cadastro no link: http://www.cenp.com.br/cenp-em-revista

SONHO VS REALIDADE: O ESTADO DO MARKETING OMINCHANNEL CENTRADO NO CONSUMIDOR

Um novo relatório da Econsultancy mostra que os profissionais de marketing entendem a importância comercial de focar na experiência do consumidor em primeiro lugar:

– 91% dos profissionais de marketing reconhecem a importância de colocar o consumidor em primeiro lugar

– 92% dos profissionais concordam que tecnologia e dados integrados proporcionam uma publicidade mais efetiva e orgânica, mas esse nível de integração é realidade para a minoria das empresas entrevistadas.

– 67% dos entrevistados colocam a habilidade de segmentar audiências de forma dinâmica como uma das top 3 competências desejadas.

– 82% dos anunciantes e 86% das agências afirmam que o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia) teve algum impacto em suas atividades de marketing.

– 46% dizem que suas empresas têm uma solução de privacidade de identidade.

– 36% das empresas estão “muito satisfeitas” com suas tecnologias atuais.

– 53% dos anunciantes veem a integração de tecnologia entre mídia paga, mídia espontânea e mídias próprias como “muito importante”.

– 88% concordam que a inteligência artificial permitirá que eles se tornem mais eficientes.

PARA TRANSFORMAR É VITAL TER UMA AGENDA – BY GIL KURTZ

O título desse post não diz tudo ou melhor diz pouco.

Mas, é uma reflexão sobre como podemos iniciar uma transformação.

No campo empreendedor temos muitos exemplos nesse sentido.

Dezenas de entidades empresariais.

Hoje faço um registro para a Agenda 2020.

Começou em 2006.

Mais de 800 voluntários que dedicam, desde aquele ano, suas competências para propor a construção de um novo Estado para o Rio Grande do Sul.

Hoje participei do evento, na PUC RS, quando foi entregue aos candidatos a governador do estado o caderno de propostas construídas pela Agenda 2020.

Registro que todos candidatos presentes, independente de aspectos ideológicos, fizeram registros reconhecendo a contribuição.

Parabéns ao Presidente Humberto, conselheiros, Valdir, time de profissionais da Agenda aos líderes dessa Instituição e aos seus incansáveis voluntários.

Um exemplo, como esse, me faz renovar a crença que temos luz no fim do túnel.

Fé na vida, nós podemos mais.

Escolhi uma trilha que embala, certamente, a turma da Agenda.

Vamos lá fazer o que será.

ESCALA 

Assim como no cultivo de jardins, os sinceros relacionamentos entre empresas rendem sempre belos frutos. É desta forma que a agência Escala City, que também acaba de se reinventar, por meio da incorporação da City, especializada em inteligência estratégica, declara seu orgulho por fazer parte do Jardim de Ideias da STIHL. Líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, a empresa recebeu, na noite desta terça-feira (25), o Top de Marketing 2018, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), nas categorias Estratégias Digitais e Indústria. Durante a cerimônia, realizada na Casa NTX, a STIHL conquistou também a categoria Especial Ouro, por obter a maior pontuação dentre todos os premiados. O premiado case trata de toda a estratégia comercial para a aproximação e penetração da marca STIHL no segmento de jardinagem ocasional no Brasil. As ações são fruto da parceria entre as agências Escala City, BRA e Inventa Eventos. É por tudo isso que, na construção desta história, esse carinho e dedicação só cresceram: foi para outras redes sociais, se tornou eventos presenciais e, mais recentemente, tornou-se uma websérie. Ações que trouxeram visibilidade de marca e grandes resultados, promovendo produtos e abrindo um novo canal de venda para a STIHL, no seu infinito Jardim de Ideias.

TV BARRIGA VERDE VAI A LEILÃO

Já está divulgado publicamente que a estrutura física – prédio e terreno – onde opera a TV Barriga Verde, também denominada Catarina TV, no bairro Pantanal, irá à leilão, segundo decisão da 9ª. Vara Federal de Florianópolis. A Mazzolli Leilões irá coordenar a sessão pública, às 14h, do dia 15 de outubro, no auditório da Justiça Federal. O lance inicial será de 15 milhões de reais.

As dificuldades econômicas da Barriga Verde vêm ocorrendo há bastante tempo e se agravaram no segundo semestre do ano passado, quando foram demitidos 30% dos funcionários por falta de pagamento dos salários e obrigações. Os demitidos até agora não receberam os direitos legais, até porque as contas bancárias do Grupo estão bloqueadas. Depois de alguns meses com a produção local fora do ar, a emissora retomou há poucas semanas em condições precárias a programação do meio-dia com o mínimo de pessoas. Apesar do acionista dizer internamente que tem solução imediata para os problemas, eles só aumentaram levando agora a esse leilão.

COMP X

A COMP X, empresa de realidade virtual e aumentada do Grupo G5, do CEO João Satt, que nem chegou a completar seu primeiro ano de atividade e já foi protagonista na área de tecnologia aplicada com o case duplamente vencedor do SENAC RS no prêmio Top de Marketing ADVB/RS.

Parabéns para todos que fazem parte desse timaço do G5!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here