PAULO QUEIROZ-28-09-2018

0
128

APRENDENDO COM O RIO GRANDE DO SUL

Por Paulo Queiroz, CEO da PQ Consultoria

 

Nesta última terça feria estive em Porto Alegre para uma palestra sobre o mercado de mídia brasileiro, com uma perspectiva global. A idéia principal era dividir com amigos do Rio Grande do Sul os meus estudos e projetos para o desenvolvimento dos negócios de mídia no Brasil. Na minha bagagem trazia muitos conceitos como o entendimento do Crowdculture e como o marketing de causas tem movimentado o mundo. A cadeia colaborativa de valor da economia criativa e a forma inteligente e fluida onde inimigos de mercado se unem para inovar. As estratégias de “growth hacking” para crescer em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Eu tinha bastante conteúdo para discutir com os amigos do Rio Grande, pois tenho estudado muito e conversado com muitas pessoas do mercado de tecnologia e comunicação.

Mas a parte mais surpreendente e revigorante da viagem foi o que eu aprendi com o sentimento de união com o qual os profissionais de veículos de comunicação trabalham ali em Porto Alegre. Existe em Porto Alegre o GAV.RS que é o Grupo de profissionais de atendimento de veículos de comunicação, uma ONG que trabalha unida em prol do desenvolvimento dos profissionais de venda e marketing dos veículos de comunicação do RS. Em torno do GAV.RS unem-se associações como ARP – Associação Rio Grandense de Propaganda. Fui recebido no almoço por amigos da RBS, empresa e pessoas que tenho longa relação e admiração e depois durante a tarde fui conversar com empresários da midia do Rio Grande do Sul. Meu guia e padrinho nesta empreitada foi o Nene ZImmermann.

O GAVRS , promotor do evento é um gripo de profissionais de empresas de midia concorrentes, de todas as idades, mas que trabalham em harmonia e colaboração, pata melhorar a formação do grupo e a qualidade do trabalho no Rio Grande do Sul. Fiquei impressionadíssimo com a amizade a cordialidade e a tranquilidade com que eles discutiram os melhores caminhos para o mercado de midia. Encantadora maturidade civil e comercial que serve de lição para muitos mercados e segmentos onde o egoísmo e a concorrência predatória impera.

Vou precisar atualizar a minha palestra, incluindo o GAV e o mercado do RS como sendo um polo de pensamento moderno e construtivo. Quis ser o professor e acabei como aluno dos GAV.RS. Parabéns a todos, que não vou citar um por um, pois eram dezenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here