NOTAS DA SEMANA-05-10-18

0
266

PEQUENO TAMBÉM PODE VENCER

JORNAIS EXPRESSO EXPOINTER E EXPRESSO VERÃO COMPROVAM SUCESSO DE PLANEJAMENTO COMERCIAL BEM ALINHADO COM CONTEÚDO EDITORIAL

Ambos os jornais são criações do Publisher Nenê Zimermann, diretor da Armazém de Mídia, circulam por temporada e se consolidam pelo terceiro ano consecutivo com sucesso junto ao público-alvo. 

No final da tarde do dia 31 de agosto, faltando somente o sábado e o domingo para acabar a 41ª edição da Expointer 2018, o mais importante evento agropecuário da América Latina, uma jornalista circulava no pavilhão destinado ao artesanato campeiro e carregava nos braços alguns exemplares do jornal Expresso Expointer. Abordada por um expositor, foi questionada: “Tu estás distribuindo, moça? Me dá um, por favor!”. Ao receber o exemplar, cuja capa estampava um belo chimarrão cevado por mãos femininas, este mesmo expositor admirou-se e sorriu. “Bah, lá na minha cidade – perto de Ijuí – vão gostar de ver que eu apareci no jornal e essa Expointer foi ainda mais legal que as outras. Tá tudo aqui, tchê!”.

Essa foi apenas uma das inúmeras reações que a equipe do jornal Expresso Expointer vivenciou ao longo do intenso período em que produziu, editou e circulou com o projeto 2018. E é por esse motivo que esse produto editorial e comercial merece um olhar além dele mesmo. Em plena era da virtualidade, conexão 24 horas por dia, todos os dias, há, sim, um veículo de comunicação formatado para ser somente em mídia impressa. E ele é um sucesso. O número necessário de anúncios para o período, foram efetivados antes mesmo da primeira edição. E isso não ocorreu somente em 2018. Já em 2017 e em 2016 (ano de seu lançamento), havia uma aceitação impressionante.

Será o Expresso Expointer um dos bastiões da resistência da mídia impressa? Não há resposta exata, mas há fatos. O planejamento comercial da Armazém de Mídia, a empresa dirigida pelo publisher do jornal e uma das maiores empresas gaúchas especializadas na área, previu que seria possível ousar.

Nos verões de 2017 e 2018, a publicação irmã, alto astral e ainda mais colorida, chamada de Expresso Verão, encantou a orla entre o Km 1 da Estrada do mar, BR 101, Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa. Também em 16 páginas no formato tabloide, o jornal passou a ser esperado nos finais de semana agitados do Litoral. Nesse caso, com uma edição semanal. A equipe de jornalistas teve de selecionar dezenas de pautas que eram sempre imperdíveis e funcionavam como um roteiro de atrações de lazer, utilidade pública e serviços para turistas e moradores da região.

O sucesso deve se repetir este ano. Vem aí o Expresso Verão 2019 com uma equipe de jornalistas, incluindo um profissional designer editorial, qualificados e mobilizados para comunicar verão, praia, sol e chuva, agenda, passeios, cultura, arquitetura, gastronomia, moda, natureza local, turismo, comércio e serviços. Junto dessa equipe, publicitários, assessorias de imprensas, fotógrafos e outros profissionais de comunicação se relacionam profissionalmente ao projeto.

O Expresso Verão e o Expresso Expointer têm circulação gratuita e uma tiragem de, 20 mil exemplares por publicação. Ambos os jornais são distribuídos nos principais pontos de circulação dos leitores, potencializando o alcance das notícias e anúncios. Seja na Expointer, seja na beira da praia, anunciantes veem suas marcas na mão dos leitores e se pronunciam em campanhas alinhadas às demandas de seus públicos para cada temporada. Do varejo ao serviço, da indústria ao governo, instituições públicas e privadas possuem um canal de comunicação para qual podem olhar, pegar e guardar. Viva a internet, sim. Mas viva o papel também.

Por tudo isso, gostaríamos de ser indicado ao Prêmio ARP 2018!

RUMORES

  1. Um dos maiores grupos de Dois Irmãos está em negociação com um também grande grupo de Farroupilha para aquisição.
  2. Não existe agência à venda nesse atual momento. Nem em Porto Alegre, nem em Novo Hamburgo.

PUBLICITÁRIO DO ANO

O nome que no entender desse colunista deve ser o publicitário do ano é o de Fernando Silveira, um jovem que está à frente do Sinapro-rs e que vem fazendo uma administração única para unir esse mercado e que com empenho e dedicação vem conseguindo e dando uma amplitude importante e mais que relevante ao Sindicato. Além disso, Fernando participou ativamente na indicação do nome de Liliane Bazanella para a presidência da ARP, mostrando e bancando essa excelente profissional que vem também desempenhando um grande papel. Chegou a hora de termos um jovem sócio de um negócio pequeno/médio que mostra a cada dia sua capacidade de gestão.

GRANDE EVENTO

O Brasil de ideias, com as mulheres poderosas e não preconceituosas, foi um evento que mexeu com as ideias feministas, homens com alma feminina e que as mulheres são um pouco avessas a política e que precisam participar mais do nosso contexto. Suas posições de mães e gestoras se consagram a cada dia e se sobressai no lar e trabalho.

No almoço lotado do Hotel Sheraton, foi lançada a nova edição da Revista VOTO, que teve como novidade a capa com o nome de VOTE, para que todos se conscientizem o quanto é importante votar. Os temas abordados são profundos e com textos muito bem redigidos

Parabéns Karim, Soraya e palestrantes: Aline Eggers, diretora Adm. e de RH da Bebidas Fruki; Priscila Pereira, CEO do Instituto Millenium e Michele Cohnner, presidente da FM Logistic no Brasil.

SIMERS/PERPETUAÇÃO PERIGOSA

Nas últimas semanas, as eleições ao SIMERS (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) ganharam visibilidade e grande tensionamento, após a divulgação de áudios em que o então presidente, Paulo de Argollo Mendes é flagrado em conversas sobre suposto desvio de R$ 2 milhões da entidade, compra de estacionamento e gado, planos eleitorais, críticas a parlamentares e outras questões.

As conversas entre Paulo de Argollo, membros da direção do sindicato e um advogado criminalista repercutiram de tal forma que a pressão gerada pelas denúncias levou à renúncia de Argollo, após 20 anos ininterruptos no cargo de presidente do maior sindicato médico da América Latina.

Argollo sempre foi conhecido por seu estilo centralizador, não havendo muito espaço ao contraditório dentro de suas gestões no SIMERS. Todas as ações do sindicato eram determinadas por ele, desde pautas políticas, estratégia de marketing e demissões sumárias.

Além disso, repercute muito mal entre os médicos o fato de membros do grupo que comanda o SIMERS há duas décadas serem filiados a partidos de extrema esquerda, grandes algozes da medicina nos últimos anos.

Parece que tudo isso em conjunto forma um descompasso entre a realidade dos médicos gaúchos e movimentos por maior moralização e transparência exigidos pela sociedade em meio às eleições 2018.

Após divulgar oficialmente sua saída, o ex-presidente comunicou que o SIMERS passaria a ser comandado pela sua vice-presidente, Maria Rita de Assis Brasil, e que ele próprio continuaria a ser o cabeça de chapa do grupo situacionista que concorre ao pleito em andamento.

A chapa de oposição, comandada pelo ginecologista Marcelo Marsillac Matias, afirma que trata-se de um ato à completa revelia do estatuto da entidade, o qual determinaria a inelegibilidade de Paulo de Argollo a qualquer cargo sindical por três anos, a partir de sua renúncia.

Será que a atual direção sem presidente e com uma vice sob suspeita, também não deve esclarecimentos convincentes a sociedade gaúcha e pregar, como todos seus anúncios, dizer a VERDADE para por um fim nesse episódio triste para todos????? O otimismo da razão e o pessimismo da verdade, será????

PRÊMIO NACIONAL 

A Band RS conquistou, nesta semana, o 15º Prêmio Abecip de Jornalismo, concedido pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. A reportagem vencedora, produzida pelo núcleo de rede e exibida em rede nacional no Jornal da Band, mostra de que forma os depósitos na poupança podem dar fôlego à economia.

“O jornalismo econômico é um dos pilares do nosso trabalho em Porto Alegre para o Jornal da Band, e esse prêmio é sinal de que estamos conseguindo no dia a dia levar informação clara sobre temas que mexem com o bolso do telespectador”, comemora o repórter Filipe Peixoto.

O anúncio dos 15 vencedores foi feito na segunda-feira (01/10). A premiação avalia trabalhos sobre financiamento imobiliário, fontes de recursos para o mercado imobiliário e educação financeira e responsabilidade social na construção civil.

Além de Peixoto, integram a equipe os cinegrafistas Cristiano Melo e Rodrigo Prado, o editor de imagens Jean Grellert e os produtores Isadora Jacoby, Juliano Zarembski e Leandro Duarte, sob a coordenação de Aline Rimolo, chefe de redação.

Na semana passada, a Band RS também se tornou finalista da 25ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, com a série especial de reportagens “Caminhos da safra: uma corrida de obstáculos”. Os vencedores serão anunciados no fim de novembro, e a cerimônia de premiação acontecerá em 5 de dezembro, em Brasília. Concorrem à premiação o repórter Filipe Peixoto, o cinegrafista Cristiano Melo, os produtores Isadora Jacoby e Juliano Zarembski e o motorista Odacir Brito.

Para Ciça Kramer, gerente de jornalismo, o reconhecimento mostra o resultado das transformações pelas quais a Band RS passa. “Estamos em movimento, realizando mudanças em nossas operações, e isso se reflete na qualidade do jornalismo que produzimos e que entregamos ao nosso público. Sem dúvida, são duas grandes conquistas”, celebra.

PUBLICIDADE LEGAL 

Desde que assumiu a gestão, o prefeito Nelson Marchezan Júnior tem adotado medidas rígidas para enfrentar o déficit e conter o avanço das despesas. Em 2017, a prefeitura conseguiu reduzir gastos com diárias, horas-extras, locação de veículos e também os gastos com publicidade. Agora, por meio de pregão eletrônico, será possível economizar em publicidade legal nos jornais de grande circulação.

Com o último pregão eletrônico, o valor do centímetro coluna nos veículos locais diminuiu 98%. Em julho de 2017, a prefeitura pagava R$ 122,00. Agora, o valor passará para R$ 2,00. A economia também abrange os jornais de grande circulação nacional. Nestes casos, o valor do centímetro coluna baixou de R$ 192,98 para R$ 18,20, representando uma redução de 90%. O vencedor do pregão eletrônico local foi o Jornal do Comércio e do nacional o Valor Econômico. Os contratos foram assinados nesta quinta-feira, 4, com validade até 23 de outubro de 2019.

Há 65 dias no cargo, o secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Jr., explica que, desde que o prefeito Marchezan assumiu, pela primeira vez é feito pregão eletrônico para definir, pelo menor preço, os jornais que recebem a publicidade legal da Prefeitura. Antes havia um rodízio entre todos os jornais locais e nacionais. “É uma iniciativa histórica que traz muito mais economia aos cofres públicos”, afirma Orestes Jr.

LEANDRO MELNICK

Contrariando uma tendência de empresas do Rio Grande do Sul que são adquiridas por grupos nacionais, a Melnick Even fez um caminho inverso. Em 2015, a partir de um fundo majoritariamente gaúcho, assumiu o controle da Even – que já era parceira da construtora desde 2008. As lições e os desafios dessa trajetória foram compartilhados com líderes empresariais e jornalistas na sede da RBS na manhã desta terça-feira (2) por Leandro Melnick, durante o Fórum Respostas Capitais.

Há pouco mais de um mês, o gestor tornou-se CEO da Even, acumulando o comando do grupo nacional e a direção dos negócios locais. Segundo ele, todos os movimentos dos últimos anos – marcados por solavancos nas economias gaúcha, brasileira e global – foram realizados com uma base sólida de gestão e a partir de análise macroeconômica.

– Mesmo quando éramos de pequeno porte, já tínhamos práticas que nos diferenciavam das outras companhias. A meta principal era a rentabilidade do capital. Amadurecemos muito e aí, quando veio a crise, conseguimos aproveitar as oportunidades, porque os ativos ficaram baratos – contou. Explicou também que no meio desse processo foi constituído o Fundo Melpar, formados por famílias com 80% de capital gaúcho: Melnick, Zaffari, Gazola, Grendene e duas de São Paulo, Vidigal e Helio Seibel.

De acordo com Melnick, um dos propósitos da empresa é desenvolver projetos que impactem a vida das cidades. Uma das ações mais recentes foi o empreendimento no Pontal do Estaleiro, em Porto Alegre. O CEO relatou que o receio de uma eventual repercussão negativa foi logo reduzido pelo atual momento vivido pela sociedade, que demanda desenvolvimento.

– Do total da obra, quase 27 mil m² foram destinados para um parque público. A grande demanda da sociedade, que era não “privatizar” a orla, foi contemplada. Será uma obra com alto padrão de equipamentos públicos e um conjunto privado ao lado. Vai ser extraordinário para Porto Alegre – comemorou Melnick.

Este ano, o empresário decidiu passar um período vivendo com a família nos Estados Unidos e viajando uma semana por mês para o Brasil. Segundo ele, isso só foi possível graças ao nível de profissionalização da empresa. E para o futuro, ele garantiu a independência da estrutura nacional e das demais unidades estaduais. A partir de agora é uma semana lá e três aqui, aumentaram as responsabilidades como CEO da Even.

– O setor imobiliário é muito local, não é escalável. Não adianta afastar o negócio de onde ele acontece de verdade – defendeu. Temos as nossas imobiliárias próprias que respondem por 30% das vendas e temos uma rede muito grande de pequenas imobiliárias.

Esse Fórum Respostas Capitais, que tem a maestria de comando da Marta Sfredo, é sem dúvida nenhuma uma das maiores oportunidades de conhecermos os nossos empresários e ficarmos sabendo como são suas Empresas e o que pensam sobre o hoje e amanhã.

PRÊMIO CABORÉ 2018 

O vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco, é um dos executivos que figuram na lista dos indicados à maior premiação do mercado publicitário brasileiro: o Prêmio Caboré. Na edição de 2018, Marcelo Pacheco concorre à categoria Profissional de Veículo do ano. Realizado pelo Meio & Mensagem, o prêmio reconhece os principais profissionais e as empresas que contribuem para o crescimento da indústria da comunicação no país. Os nomes foram anunciados nesta sexta-feira (28), no site do veículo.

Os três indicados para cada uma das 13 categorias são selecionados a partir de análises realizadas por editores do Meio & Mensagem. Após a divulgação da lista, os assinantes do portal são convidados a participar do processo de avaliação e votam nos nomes de sua preferência. A escolha é realizada pela internet e ocorre no período entre 30 de outubro e 30 de novembro.

– Ser indicado ao Caboré é como ser convocado para a Copa do Mundo ou Olimpíadas. É o Oscar da publicidade brasileira, o ápice da carreira de qualquer executivo. Estou muito feliz, primeiro porque é um reconhecimento ao meu trabalho e, segundo, por ser um reconhecimento ao trabalho que fazemos na RBS – ressalta Marcelo Pacheco.

Formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Mauá de Tecnologia, Marcelo Pacheco possui pós-graduação em Marketing na ESPM e participou de diversos programas internacionais de formação em gestão, estratégia e inovação. Somando 16 anos em posições de alta gestão em áreas de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Marcelo foi executivo do Grupo Abril, da ESPN e, até o fim de 2016, atuou como diretor de Negócios do Facebook Brasil, atendendo a clientes de tecnologia, automóveis, telecomunicações, gaming, serviços financeiros, educação e governo.

Esta é a terceira vez que Marcelo Pacheco concorre ao prêmio pela mesma categoria, sendo a primeira no ano de 2009 e, a segunda, em 2012. Instituído em 1980, o Prêmio Caboré já prestigiou mais de 300 nomes que, de alguma forma, se destacaram no mercado da comunicação brasileira. A cerimônia da premiação acontece no dia 4 de dezembro, no Citibank Hall, em São Paulo.

VELOZES E CURIOSOS

Muitas pessoas questionam sua criatividade, sempre que se deparam com ideias inovadoras e incríveis. Com isso, surge a dúvida “Como não pensei nisso antes?”. Mas criatividade é um dom ou uma habilidade?

Após anos trabalhando nas maiores agências de publicidade do estado e do Brasil – recentemente à frente da agência do ano 2017 do Salão da Propaganda, MOOVE – o publicitário Alexandre Assumpção decidiu ensinar técnicas de criatividade e criação em uma série de workshops.

No dia 20 de outubro acontecerá na Cazamata (Rua Mata Bacelar, nº 50, bairro Auxiliadora), o “Velozes e Curiosos”. O workshop tratará de apresentar técnicas sobre a aceleração criativa e a criatividade na prática, por meio de jogos e dicas de como desenvolvê-la.

O curso terá 8h de duração e focará em dois objetivos: storytelling criativa para vídeos e criatividade para negócios. Informações: bit.ly/VelozesCuriosos.

SHAKIRA

Sete anos após sua última turnê no Brasil, a cantora Shakira retorna a Porto Alegre para apresentar o seu mais novo trabalho, “El Dorado World Tour”, em promoção exclusiva do Grupo RBS. O show, que ocorrerá no dia 23 de outubro, na Arena do Grêmio, será ainda mais especial para dois fãs da cantora. Isso porque a Atlântida lançou um concurso cultural que vai proporcionar uma experiência exclusiva para os ganhadores: participar do Meet & Greet (“conhecer e cumprimentar”, em livre tradução) e assistir ao show.

Para participar, é necessário enviar um e-mail para promo@atlantida.com com o título “Quero conhecer meu ídolo”. No e-mail, deve conter um vídeo de 30 segundos contando “por que você merece conhecer a Shakira” (em mp4 ou a partir de um link do YouTube), e os dados de identificação do participante (nome completo, RG, data de nascimento, endereço e telefone). As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 do dia 14 de outubro.

O melhor vídeo será selecionado por uma comissão julgadora composta por dez profissionais da RBS, a partir de critérios como criatividade, originalidade e adequação ao tema. O julgamento ocorrerá entre os dias 15 e 21 de outubro, e os vencedores serão anunciados durante a primeira edição do Pretinho Básico do dia 22 de outubro. O regulamento do concurso cultural está disponível no site da Atlântida.

E21 INOVA PARA VENCER

Segundo, Ubiratan Fontoura, Sócio-Diretor, a E21 está avançando fortemente na transformação do seu modelo de negócios, tanto com uma grande ampliação de serviços, quanto com a incorporação de competências digitais/tecnológicas e com a implementação de uma área de consultoria em estratégia empresarial.

São 4 áreas de serviços de marketing integrado – indo do planejamento comercial ao branding e execução publicitária – todos visando incrementar fortemente a performance negocial de seus clientes.

SALÃO ARP

Chegou a hora de indicar os profissionais e empresas finalistas para o Salão da Propaganda 2018! Para fazer as indicações, entre no link abaixo e use login e senha que você acaba de receber. Neste ano, são 17 categorias, contando as duas novidades: Young do Ano e Professor do Ano. A escolha dos indicados acontece de 04 a 16 de outubro.
Participam desta etapa do processo os seguintes grupos: sócios da ARP Físico e Jurídico, conselho fiscal ARP, grupos do mercado (Grupo de Atendimento-RS, Clube de Criação-RS, Grupo de Atendimento de Veículos-RS, Grupo de Mídia-RS, Grupo de Planejamento-RS, Grupo de Produção-RS e Grupo de Marketing-RS), diretoria ARP, colunistas do trade e entidades (Abap-RS, ABRADi-RS, Alap-RS e Sinapro-RS).
Ainda neste mês, os três nomes mais citados em cada uma das 17 modalidades serão submetidos à votação dos sócios da ARP. Os vencedores serão conhecidos durante o Jantar da Propaganda, que acontecerá no dia 14 de novembro, no Centro de Eventos do

BarraShoppingSul.
FEEVALE

O Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT) realizará, em parceria com a Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Universidade Feevale, o 12º Madrugadão Feevale. Neste ano, o evento tem o conceito PRO,de PROfissional, cujo objetivo é atender às constantes transformações do mercado de trabalho. Para uma experiência completa, os estudantes unem o conhecimento adquirido na vida acadêmica e a possibilidade de atuação no mercado. A atividade ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), e aceita inscrições até o dia 18 de outubro, pelo link www.feevale.br/madrugadao.

O evento, que recebe estudantes de todas as universidades do Rio Grande do Sul, é composto pelas competições Madrugadão Pro, voltada para estudantes de Publicidade e Propaganda,Mídia Pro, direcionada para acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas,e Circuito de Moda, para estudantes de Moda.

OTIMA CONVIDA

No dia 15 de outubro, acontece em São Paulo, no Impact Hub, o primeiro InterativiCidade Talks. O evento promovido pela Otima, empresa de OOH, abre espaço para provocar, inspirar e engajar marcas, influenciadores e cidadãos a repensar nossas cidades.

Este primeiro encontro contará com a participação de Carlos Martins, especialista em economia criativa, turismo e desenvolvimento cultural, co-autor do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Patrimônio Mundial da UNESCO, para apresentar alguns dos maiores cases mundiais de transformação urbana.

BAND/COBERTURA ELEIÇÕES

Realizando cobertura intensa das eleições nos últimos meses, o Grupo Bandeirantes de Comunicação prepara programação especial para este domingo (7), dia da eleição. Desde às 06h nas rádios Bandeirantes e BandNews FM você acompanha todas as informações sobre o dia dos candidatos, além de entrevistas com os postulantes aos cargos em disputa e representantes do Tribunal Regional Eleitoral. Repórteres espalhados por vários pontos trazem muita informação e orientações para os eleitores.

Além disso, cobertura e análise dos resultados da apuração das urnas também acontecem na TV Bandeirantes, com flashes ao longo do dia de repórteres acompanhando o voto dos candidatos e programações locais durante a tarde.

Nas redes sociais da Band você também pode acompanhar nossa cobertura. “O dia da eleição é como a final de uma Copa do Mundo. A equipe toda está mobilizada para levar aos eleitores todas as informações e dicas nos últimos momentos antes do voto” afirma o coordenador da cobertura de eleições, Guilherme Baumhardt.

LANÇAMENTO

Depois de 45 anos de dedicação ao Grupo RBS, Nelson P. Sirotsky decidiu deixar os cargos executivos da empresa que capitaneou a comunicação no sul do país e que ele ajudara a construir com sua família. Em O Oitavo Dia, lançamento da Editora Sextante, Nelson se une à romancista Leticia Wierzchowski, autora da consagrada obra A Casa das Sete Mulheres, e faz um mergulho em seus valores, espiritualidade e reflexões, tanto no âmbito pessoal quanto no empresarial. O resultado é uma história de coragem e de sucesso, uma saga familiar e empresarial, que começa com imigrantes que atravessaram o mundo para tentar a vida na América. Um livro para ser lido por todos os tipos de pessoas, no qual os fatos reais ganham uma emocionante dimensão literária.
Sessões de autógrafo:
24/10 -18h Porto Alegre (Saraiva Shopping Iguatemi)
06/11 -18h São Paulo (Livraria da Vila -Shopping Higienópolis)
20/11 – 18h Florianópolis (Livrarias Catarinense – Beiramar Shopping)

CONQUISTA

A SPR comemora a conquista de duas novas contas no seu portfólio de clientes. A agência gaúcha passa a atender a Rhoma Pelles e a Invisible Aligner, duas marcas com produtos de alta qualidade e de vanguarda em seus mercados de atuação.

Sediado no Vale dos Sinos, o Curtume Rhoma Pelles é reconhecido por desenvolver as principais tendências em couro para vestuário do país e inovar constantemente em novos artigos e processos de produção. A marca busca produzir peças inovadoras e diferenciadas, com novas tecnologias que permitem ampliar o campo criativo dos designers e estilistas para desenvolverem coleções cada vez mais exclusivas e personalizadas.

Já o Invisible Aligner é uma inovação na área odontológica. Trata-se de um alinhador invisível que corrige problemas ortodônticos de maneira confortável, rápida, agradável e muito mais discreta do que os aparelhos tradicionais. Quase imperceptível, o aparelho é transparente, fino e fácil de encaixar, sendo indicado para qualquer situação, com resultados até duas vezes mais rápidos em comparação a um aparelho ortodôntico tradicional.

Em 2018, a SPR já havia anunciado a conquista de outras duas contas: a catarinense Segware e a gaúcha Cooperativa Vinícola Garibaldi. E agora se debruça nos primeiros trabalhos para a Rhoma Pelles e a Invisible Aligner.

“Estamos muito felizes e orgulhosos em atender essas duas empresas, que são referências em suas áreas, reforçando o nosso propósito de conduzir marcas para caminhos ousados e vencedores”, afirma Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.

BALONÊ

Em comemoração aos trinta anos de sua estreia na Rede Globo, a novela “Vale Tudo” está de volta à telinha pelo Canal Viva. Escrita por Gilberto Braga, a trama nunca foi tão atual. Afinal, além de o Brasil pouco ter mudado nessas três décadas, infelizmente ele continua sendo conhecido como o país da corrupção. A novela foi considerada pela Revista Veja como uma das cinco melhores da história da telenovela brasileira.

E neste sábado, dia 6 de outubro a partir das 22 horas a Festa Balonê presta homenagem a esta novela que traz para seu público a edição BALONÊ, VALE TUDO. Nas pick ups os djs Adriana Banana, Tais Scherer, Roger Lerina e JZK prometem animar as pistas com as músicas da trilha sonora da novela. A Festa Balonê anima as noites gaúchas todos os meses com os clássicos e inesquecíveis hits das décadas de oitenta e noventa. Uma das poucas marcas da noite de Porto Alegre com tantos anos de festa sem parar.Ingressos ONLINE: www.sympla.com.br/festabalone
PALESTRA

Silvana Bahia vem a Porto Alegre, na próxima terça-feira (09/10), para falar sobre tecnologia sem medo! Em uma palestra intimista com foco em TI, gênero e raça, será debatido como o medo afasta as mulheres da inovação.
Quem são as mulheres brasileiras que trabalham com tecnologia? Quantas delas são negras? Como a falta de acesso interfere na nossa relação com a inovação? Por que temos medo dessa área tão importante nos dias de hoje?
Essas são apenas algumas das perguntas que serão feitas durante o encontro exclusivamente dedicado ao público feminino. Com início marcado para às 19h30min, a ideia é oferecer um ambiente seguro e confortável para tirar dúvidas e debater as principais dificuldades das mulheres na área de TI.
Pesquisadora, ativista digital e criadora do PretaLab (levantamento sobre a necessidade de incluir mais diversidade na TI), Silvana acredita que a tecnologia é verdadeira linguagem do século 21. “É política, é poder, direitos humanos, cidadania. É fim e é meio. Tem que andar em conjunto com todas as outras causas e pautas, senão estaremos sempre um passo atrás”, ressalta.  Ingressos no local por R$ 70,00 ou pela plataforma Sympla.

WORKSHOP

A Plann Inteligência, que há mais de cinco anos atua com influenciadores e empreendedores digitais, realizará a segunda edição do ‘Me Brand – O Eu como marca’, um workshop sobre negócios baseados em marca pessoal. Com curadoria da diretora de estratégia e projetos da Plann Hub, Patrícia Carneiro, a iniciativa foi criada com o intuito de levar conteúdo e vivências de profissionais que irão relatar seus erros e acertos sobre o tema. O evento será realizado em 27 de outubro, das 9h às 18h, na UFO Space, no ParkShopping (Avenida Farroupilha, 4545), em Canoas.

Estarão presentes no workshop a sócia do Hub de Comunicação Vesz, Bruna Veronezi, a gestora de Comunicação e Marketing Estela Rocha, a blogueira Scheron Pipoca, a publicitária Jéssica Edeiwein, e o artista visual Eric Maekawa. A cada edição, a Plann convida um time de influenciadores para abordar os assuntos relacionados ao processo de construção do ‘Eu como marca’ e a compartilhar em acertos, erros, experiências e auxiliar interessados a navegar neste assunto de forma prática.

Segundo Patrícia, o workshop serve como pontapé inicial para os participantes compreender o universo digital, a produção de conteúdo relevante e um novo formato em ascensão que é a influência 2.0. “O foco da nossa metodologia é desenhar uma plataforma de conceitos autênticos, baseado em histórias verdadeiras e propósitos”, destaca.

As vagas para o evento são limitadas e os ingressos estão disponíveis na plataforma do UFO Space. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99690.8755 ou pelo e-mail patricia@planncb.com.br.

IDOSOS ADIAM SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO

Os dados da Pnad Contínua apontam que, do segundo trimestre de 2017 ao primeiro trimestre deste ano, 46% dos trabalhadores ocupados com mais de 60 anos de idade moravam no Sudeste, 56% eram mulheres e 63% se declararam como chefes de família.

Apenas 27% estavam no mercado formal, enquanto 45% atuavam por conta própria. Entre os setores da economia, o comércio absorveu 17% desses trabalhadores, 15% estavam na agricultura e 10% atuavam no setor de serviços relacionados a educação e saúde. Do contingente de trabalhadores com mais de 60 anos, 67% tem apenas o Ensino Fundamental Incompleto e 25%, escolaridade média ou superior. De acordo com o IBGE, os  idosos devem representar 25,5%,  da população até 2060.

Assim, a participação dos idosos no mercado de trabalho avança, enquanto cai a da população mais jovem. Conforme a Pnad Contínua, nos últimos cinco anos, o contingente dos trabalhadores ocupados com idade entre 18 e 24 anos, recuou de 14,9% para 12,5%, enquanto daqueles com mais de 60 anos passou de 6,3% para 7,9%.

GRÊMIOMAIS

O Grêmio Mais reúne conteúdos históricos exclusivos do Tricolor com sorteios de prêmios com base em títulos de capitalização emitidos pela Icatu Capitalização na modalidade de incentivo e com aprovação da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, são sorteios semanais de prêmios em dinheiro por apenas R$ 10,00, tudo de forma digital.

Por meio do site gremiomais.net, app e site oficial do Grêmio, aplicativos de parceiros e equipamentos de autoatendimento da Saque Pague (a partir de novembro) e milhares de pontos de venda credenciados, tais como bazares, tabacarias, mercados e outros com a devida sinalização do produto, os gremistas terão acesso aos conteúdos e a dois números da sorte para concorrer ao sorteio semanal.

Segundo explica o executivo de marketing do Grêmio, Beto Carvalho: “Grêmio Mais é um produto inovador que mescla conteúdo com premiação, utilizando o ambiente digital em todo o seu contexto funcional. Além disso, o produto já nasce como patrocinador do uniforme, com a marca no calção”. A Global é a agência responsável pela campanha publicitária.

PESQUISA

Na próxima terça-feira, dia 9 de outubro no auditório da Farsul acontece a apresentação da 7ª Pesquisa “Hábitos do Produtor Rural ABMRA, um retrato do consumo de mídia e os hábitos de consumo do campo. Informações: bruna@capacitamais.net.br

REFLEXÃO

A poetisa laureada com o Prémio Nobel, Wislawa Szymborska, escreveu certa vez:

_”O abutre não tem nada a se culpar.

Os escrúpulos são alheios à pantera negra.

Piranhas não duvidam da retidão de suas ações.

A cascavel aprova a si mesmo sem reservas.

O chacal autocrítico não existe.

O gafanhoto, jacaré, triquina, mosca vivem como eles vivem e estão contentes com isso”.

Este poema descreve como toda a Criação ao nosso redor se move quase sem quaisquer questões morais. “E D´s viu que era bom”. Estas palavras são ditas após a criação do mar e da terra seca, a escuridão e a luz, os animais e as plantas. Eles foram todos criados, e é isso. É bom. De agora em diante eles cumprem sua função no mundo. Mas somente uma vez estas palavras “e D´us viu que era bom”, não foram ditas: após a criação do homem, porque esta já é uma história diferente, mais complexa. O homem foi criado à imagem de D’us. Ele tem livre escolha e uma grande responsabilidade para com seu próprio destino e com o destino de todo o mundo. Ele tem um corpo e uma alma, boas inclinações e más inclinações, e está condenado a uma luta sem fim entre eles. Está em nossas mãos. Ao contrário da mosca e do peixe, o homem escreve sobre si mesmo se é bom ou mau. Esta é a nossa escolha.

IA

O Sebrae produziu um relatório sobre o tema “Inteligência Artificial” e projetou um gasto de 182 milhões de dólares com IA no Brasil.

O Brasil é o segundo país do mundo que mais utiliza o Watson, motor da inteligência artificial da IBM.

Como no setor bancário, a BIA do Bradesco. No setor de educação, as universidades Anhembi Morumbi são outro exemplo.

Um dos principais desafios da inteligência artificial é, de fato, a segurança.

Segundo Guto Ferreira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, “A inteligência artificial já aprende visualmente. Então, à medida que ela vai vendo atitudes agressivas, ela pode achar aquilo normal. O Japão, pensando nisto, faz os consumidores de robôs para tarefas domésticas assinarem um termo. A ideia é não ter atitudes agressivas perto deles”. Mas Ferreira também lembra que ela pode ter um papel fundamental num ambiente competitivo, onde se busca cada vez mais produtividade.

AMAZON

A amazona deve fechar o ano de 2018 com uma receita 4,6 bilhões de dólares vinda da venda de anúncios, segundo o eMarketer. Ou seja, representa 4,2% do mercado total de publicidade digital nos Estados Unidos.

De acordo com Monica Peart do eMarketer, Google e Facebook não atendem mais as exigências da jornada do consumidor. Segundo ela: “Os anunciantes estão procurando uma terceira opção que ligue as informações das compras diretamente ao anúncio”.

O relatório mostra que 50% do que é vendido na Amazon vem do marketplace. Para Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network, a grande vantagem da plataforma não é somente o marketplace em si, mas conseguir ter uma experiência customizada de marketplace conjuntamente com o conhecimento de preferências e atitudes do consumidor.

PIRATARIA

Com o aumento do uso dos serviços de streaming quem também teve esse crescimento foram as ferramentas compartilhamento de arquivos, como o Torrent, que entre os anos de 2011 e 2015 teve uma baixa de 52% para 27%, mas que desde 2015 até agora teve uma alta de quase 10%.

Os fatores são: alto custo para manter a assinatura de duas ou mais plataformas para ter acesso a todos lançamentos e produções e também pelo fato das séries serem lançadas primeiramente nos Estados Unidos, fazendo com que o resto do mundo opte por uma segunda alternativa que, infelizmente, é a pirataria.

DATA TRANSPARENCY LABEL

No Advertising Week 2018, realizado em Nova York, foi divulgado o Data Transparency Label que foi desenvolvido pelo ANA Group, o IAB Tech Lab, a Coalition for Innovative Media Measurement (CIMM) e a Advertising Research Foundation (ARF).

A função principal do novo padrão é, justamente, a intenção de ajudar profissionais de marketing a usarem dados de audiência de maneira mais responsável e fornecer anúncios digitais mais relevantes e contextuais, para isso foi adotada uma espécie de etiqueta contendo informações como fonte, coleta de dados, critérios de segmentação, especificações de limpeza de base, etc.

É possível visualizar como o Data Transparency Label será usado através da ferramenta online disponível no site DataLabel.org.

Vale lembrar que o Data Transparency Label acompanha o Data Transparency Framework, proposto pelo IAB Tech Lab em maio, com o objetivo de “tornar a qualidade do segmento de dados consistentemente compreensível, transparente e comparável entre os fornecedores”. Essa “qualidade” faz referência exclusivamente à coleta de dados, correspondência e modelagem, e não ao desempenho desse segmento no mercado.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here