NOTAS DA SEMANA-11-10-18

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NOTAS DA SEMANA-11-10-2018

 

LICITAÇÃO

Terminamos o primeiro turno das eleições, terminamos a semana e a Licitação de agências de propaganda da prefeitura da capital não foi publicada. Segundo informações obtidas, a Câmara de Vereadores tem que aprovar o orçamento para poder ser lançado o edital. Então vamos ter que aguardar mais um tempo, que esperamos não seja longo.

INTERNACIONALIZAÇÃO

O Sócio do Grupo Imobi Daniel Costa embarcou para Lisboa, Portugal, onde desenvolverá um negócio com sócio Europeu.

AMAZONAS

Os Gaúchos que participaram das campanhas de governo no estado do norte do Brasil, o marqueteiro político Martinelle e o criativo Marcelo Pires, que faziam a campanha de Amazonino Mendes que liderava, mas foi para o segundo turno com poucas chances contra Wilson Lima, foram dispensados. Segundo a mídia do Amazonas, não estarão na comunicação da campanha do segundo turno.

MARKETING

Em seu depoimento sobre as novas conquistas dos estudos dele e de sua equipe, entendo que o professor Juan Pablo ao colocar que criaram um novo algoritmo para analisar “volume, velocidade, variedade, variabilidade, veracidade, valor e visualização” de dados em escalas gigantescas, não precisava colocar que era o marketing evoluindo da “criatividade das regrinhas e dos modelos” para o pragmatismo da lógica.

Mais uma vez entendo que o cliente tem que aceitar isso, aplicar isso e demonstrar para seus consumidores. Estão evoluídos para aceitarem, é a grande pergunta? Exemplo de prática no nosso mercado seria interessante. Uma coisa é estudo e a perseguição do melhor com identidade e dedicação, outra coisa é a aceitação e a prática.

De qualquer forma, que venham mais Juans para provocar e mudar!!!

NOVO RUMO

Querido Nenê,

Faço um agradecimento especial pra ti, por todo apoio, parceria e carinho em todos esses anos que atuo como mídia.

Estou indo pra um novo rumo profissional, em outro lado do balcão: Segunda começo na RBS, na área de Projetos Especiais e Eventos. Feliz com o novo desafio!

Mas independente de não termos mais o dia-a-dia perto, quero continuar em contato contigo, pois tenho muita admiração e carinho por ti.

Um beijo grande!

Milena Bitencourt

SICREDI

O FUTURO É AGORA: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL!

Neste momento de prosperidade, é importante também ressaltar a estratégia que o Sicredi coloca em prática voltada para a sua transformação digital. A instituição financeira cooperativa está dando passos importantes nesse sentido para ser cada vez mais conectada com os associados de todos os perfis e regiões.

O projeto de transformação digital, que vais além de questões tecnológicas e passa também por mudanças culturais, vai trazer ainda mais benefícios aos associados ao tornar suas experiências de interação com o Sicredi ainda mais próximas e personalizadas, seja qual for o canal de relacionamento escolhido.

A bandeira do cooperativismo tem forte influência nessa jornada de transformação. Além das melhorias que estão sendo implementadas no âmbito organizacional, também nos produtos oferecidos, com sua participação mais ativa no ambiente digital, o Sicredi apresenta o cooperativismo de crédito a novos públicos. Como parte desse processo, a instituição financeira cooperativa lançou recentemente o Woop Sicredi, conta 100% digital desenvolvida para ser uma solução complementar, voltada para o autosserviço e baseada no novo core bancário (sistemas que processam os produtos e serviços), além do alinhamento com os rumos do negócio.

Com uma linguagem simples e descomplicada, o aplicativo visa atender pessoas conectadas, jovens de espirito, por meio da oferta de serviços financeiros digitais na plataforma. Nele é possível associar- se e criar uma conta digital, sem papel, ter acesso à conta corrente com pagamentos de contas de consumo e transferências; poupança, limites e créditos; cartão 100% digital; autenticação digital; programa de fidelidade e organizador financeiro

Paralelo ao processo de transformação digital, o Sicredi também segue investindo na abertura de novas agências em âmbito nacional estando, assim, alinhada ao conceito de presença nacional com atuação regional, valorizando a proximidade com os associados e com as comunidades.

De junho de 2017 a junho de 2018, o Sicredi registrou um aumento em seu número de agências, passando de 1.534 a 1.611 agências em todo o Brasil. Este ano, foram inauguradas 71, entre elas, as agências no Distrito federal e em Minas gerais, marcando a entrada do Sicredi nessas duas unidades federativas. A previsão entre fim de 2018 e durante 2019 mais 60 agências.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados * e no Distrito federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

O Sicredi não para de crescer em cima de um conceito inovador, sólido e baseado em um sistema de colaborativismo hyper ágil e com visão na educação, na gestão de pequenos empreendedores e nas pequenas comunidades, onde reinveste a poupança e gera resultados.

Mais informações: www.sicredi.com.br.

SBT RS

No próximo dia 24/10 (quarta-feira), às 9hs no Auditório da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), será realizado o SBT RS Conecta com a participação de Giuliano Chiaradia – Digital SBT, Denise Mota – Merchandising SBT, Chris Flores e Carlos Bertolazzi – Apresentadores do SBT.

FEEVALE/EMOÇÃO 

Aconteceu na última segunda-feira, dia 8, no Câmpus II da Universidade Feevale, o 9º Força na Peruca. A iniciativa visa arrecadar mechas de cabelo a partir de 15 cm e fazer perucas para crianças e adolescente com câncer.

A organizadora do evento e professora do curso de Estética e Cosmética, Katia Regina de Lima e Silva Smaniotto, ressaltou a relevância da doação das mechas. “O evento é bem importante para contribuir para a conscientização do quanto a doação de cabelo pode auxiliar na melhora de crianças e adolescentes que estão com câncer”, afirmou.

O acadêmico de Estética e Cosmética, Everson Ribas, contou a importância do voluntariado no evento. “É uma causa linda, já estou na minha sexta edição como voluntário. Cada evento é uma emoção diferente e é muito bom ver que a comunidade adere à causa, que confia no nosso trabalho, disse”.

A Universidade Feevale tem um ponto permanente de coleta de mechas no Centro de Estética, localizado no prédio Branco, Câmpus II. Também podem ser doados bonés e lenços. O espaço recebe as doações de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h.

BAND DE IDEIAS

No dia 31 de outubro, a Band TV RS estará realizando o 4º Fórum CIEE BAND de Ideias em parceria com o CIEE-RS, com palestra do Professor Gil Giardelli, que abordará o tema “O futuro inteligente além da inovação”.

NOVA SÓCIA

A Opinião Produtora, uma empresa com 25 anos de existência e com uma extensa lista de eventos realizados, nacionais e internacionais, no Rio Grande do Sul e também no exterior e que representa duas das casas de shows mais importantes do sul do país, o Bar Opinião com 35 anos de história e o Pepsi on Stage com mais de uma década de existência, é a mais nova membra da ARP.

ESCALA/MÃE DE DEUS 

Clientes da Escala City, o Hospital Mãe de Deus e as Lojas Pompéia unem forças pelo Outubro Rosa em uma ação de co-branding desenvolvida pela agência. A campanha evolui em torno de um bate-papo que acontecerá no próximo dia 16, às 18h30min, na loja Donna Beauty Pompéia no Espaço Unisinos, em Porto Alegre. Mediado pela jornalista Pati Rocha, editora da Revista Donna, o evento é aberto ao público e trará uma conversa entre a especialista em câncer de mama, dra. Andrea Barleze da Costa Nossa e a paciente Juliana Kreling, criadora do projeto Camaleão.

Projeto Camaleão: Iniciado em 2014, o Projeto Camaleão: Autoestima contra o câncer tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a doença. É sabido atualmente que o câncer e seu tratamento causam danos físicos, emocionais e isolamento social. É muito comum a pessoa não se reconhecer, perdendo sua identidade – nosso objetivo é ajudá-la a se redescobrir, adaptando-se a esse novo contexto para continuar vivendo.

MARCELO BILLES

O publicitário Marcelo Billes morreu na tarde desta quarta-feira, 10, aos 54 anos, vítima de câncer. Ele estava em sua residência, em Porto Alegre. Billes era casado com Patrícia Delacroix dos Santos e deixa duas enteadas e a filha Cassandra Martins Billes, fruto do primeiro casamento.

Nascido em 28 de janeiro de 1964, Billes estava aposentado e seu último trabalho foi na agência Moove, onde foi redator de 2014 a 2018. O publicitário também passou por diversas agências no Rio Grande do Sul, como DCS Comunicação, Branco, Selling – Outlier Thinking, e também em Santa Catarina.

PRÊMIO ABERJE 2018

A organização do Prêmio divulgou nesta terça-feira, dia 9, a lista dos vencedores regionais. Na sua 44ª edição, o reconhecimento, organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, selecionou 63 cases de organizações e profissionais que se destacaram na área. A Região Sul teve oito projetos ganhadores que passam, agora, para a próxima etapa para concorrer nacionalmente na Audiência Pública.

Na próxima fase, que acontece em 24 de outubro, os vencedores deverão apresentar seus trabalhos no Radisson Paulista (Alameda Santos, 85 – Paraíso), em São Paulo. Em quatro salas simultâneas, em que ouvintes interessados podem acompanhar a apresentação, os selecionados demonstrarão seus cases na presença da Comissão Julgadora do Prêmio Aberje.

Dentre a lista de selecionados, há quatro projetos gaúchos. São eles: ‘Open Campus PUCRS’, da PUC; ‘PUCRS 360º’, também da universidade, mas em parceria com a Agência Morya; ‘A Gente Abraça Tudo que faz’, feito pela equipe interna da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; e ‘Projeto Trilhando a Brado’, da Ação Integrada para a Brado Logística, de Esteio. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 26 de novembro, durante cerimônia de premiação na Casa Bisutti (Rua Casa do Ator, 642 – Vila Olímpia), na capital paulista.

Confira os projetos gaúchos selecionados abaixo:

Comunicação de Marca

PUC – PUCRS 360º – Estratégia de Marca para uma Universidade em Transformação – Agência Morya

Comunicação e Organização de Eventos

PUC – Opens Campus PUCRS – Dois dias de uma experimentação universitária completa

Comunicação e Relacionamento com o Público Interno

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – A Gente Abraça Tudo que faz – equipe interna

Mídia Impressa

Brado Logística – Projeto Trilhando a Brado – Ação Integrada

PRECONCEITO

O primeiro turno das eleições deste ano gerou grandes revoltas na internet. Poucas horas após o resultado de domingo, o debate político entrou de vez no cenário do mercado publicitário. Isso porque profissionais de grandes agências se posicionaram em suas redes sociais, engrossando discursos preconceituosos contra nordestinos.
A população da região Nordeste, que em grande escala elegeram o PT, foi alvo de comentários desrespeitosos (e criminosos). Após a apuração dos votos, não faltaram críticas aos eleitores, inclusive, de profissionais do próprio mercado de propaganda e marketing. Um deles foi José Boralli, diretor geral de atendimento da agência Africa. O executivo postou em seu Instagram a seguinte mensagem: “Nordeste vota em peso no PT. Depois vem pro Sul e Sudeste procurar emprego”.
A mensagem teve repercussão imediata na internet, onde o texto foi compartilhado e criticado por colegas da Africa e de outras agências. O executivo chegou a apagar a mensagem e publicar um pedido de desculpas. No começo desta tarde, um comunicado interno assinado pelos copresidentes Marcio Santoro e Sergio Gordilho recriminou a postura do executivo, destacando a origem diversa da agência, bem como a de suas lideranças. A Africa foi criada pelos baianos Nizan Guanaes e Guga Valente, além de ter sua criação liderada por Gordilho, também baiano.

MENINAS PODEROSAS

A Barbie quer mudar o cenário global com nova propaganda, mudando estereótipos culturais, preconceitos implícitos e representações midiáticas. Nos primeiros anos de vida, as crianças podem ser o que quiserem, porém, com a idade avançando, as meninas começam a perder confiança.

Como iniciativa do projeto ‘’Brecha do Sonho’’, a marca financiará pesquisas e destacará exemplos femininos positivos para mobilizar e apoiarem a causa.

“Desde 1959, a Barbie inspira todas as garotas a atingirem seu potencial ilimitado e acreditamos que empodera-las desde cedo é muito importante para que isso seja possível”, diz Lisa McKnight, diretora geral e vice-presidente sênior da Barbie.

Como o projeto ainda está no começo, a empresa está colaborando com o professor Andrei Cimpian, da Universidade de Nova York, financiando bolsas de pós-doutorado de dois anos de duração, focando em meninas de 5 a 7 anos. Mundialmente a Barbie trabalhará com pesquisadores locais para auxiliar nos estudos e conhecer as garotas ao redor do mundo.

“Nossa pesquisa é somente o início – precisamos dedicar maiores recursos a este assunto tão importante, para que possamos entender melhor como apoiar as meninas”, diz Cimpian.

MIDIA HELP/HERCOSUL

Há quase duas décadas na produção de alimentos secos e úmidos para cães, gatos e outros animais domésticos, a Hercosul é referência em qualidade e inovação de seus produtos, apresentando um portfólio variado que atende a diversas demandas do setor. Um de seus diferenciais é a equipe qualificada e o apoio a instituições e causas que buscam a melhora na qualidade de vida dos pets. Neste contexto, a empresa é Patrocinadora Diamante da XIX Semana Acadêmica da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ocorre entre 15 e 19 de outubro em Porto Alegre/RS.

O evento tem como tema “Medicina Veterinária: uma profissão multidisciplinar – o conceito de One Health” que neste ano, faz parte dos eventos comemorativos dos 95 anos da FAVET, e contará com mais de 160 palestras, abrangendo temas relevantes sobre animais de companhia, silvestres, animais de produção e também sobre o papel fundamental do médico veterinário na saúde pública. Além disso, haverá palestras abertas para a comunidade também participar e a Hercosul integrará a ação distribuindo amostras de seus produtos entre os participantes. Informações sobre inscrições e a programação podem ser conferidas no site da Semana Acadêmica da FAVET: semanaacademicafavetufrgs.com.br.

SINDILOJAS POA

O núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre preparou quatro e-books com os principais conteúdos apresentados nas palestras da 6ª edição da FBV.

O evento contou com a participação de mais de 40 palestrantes renomados que abordaram temas como empreendedorismo, inovação digital e gestão de pessoas, trazendo para o varejo inspiração e um novo olhar sobre o mercado atual.

Neste e-book, você poderá saber mais sobre estratégias de sucesso para o seu negócio a partir de depoimentos sobre gestão, inovação e tecnologia de grandes players do mercado.

SPR

FECOMÉRCIO

O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (PME), celebrado anualmente em 5 de outubro, ganhou um vídeo da Fecomércio-RS para homenagear esses micros e pequenos negócios que são um importante motor da economia gaúcha e brasileira. Quem assina a criação da peça é a agência SPR.

Com o mote “Mais do que fazer a economia girar, fazer ela crescer”, o vídeo reforça o conceito da Fecomércio “Com você, a gente faz a economia girar”, usando um recurso simples e criativo: uma moeda girando. No filme, enquanto a moeda gira, ela vai gradativamente aumentando de valor.

FEIRA DA LOUCURA

É tanta oferta que as consumidoras vão se jogar. Esse é o mote da campanha que a SPR assina para a Feira da Loucura por Sapatos – edição Verão 2019. Com o conceito “É muita oferta”, esta edição da feira das apaixonadas por sapatos começou no dia 4 e vai até 14 de outubro, nos pavilhões da FENAC, em Novo Hamburgo, trazendo os lançamentos da próxima temporada e descontos imperdíveis que podem chegar a 70%.

Alegre, colorida e ao mesmo tempo sofisticada, a campanha convida o público – especialmente o feminino – a explorar a feira para encontrar grandes preciosidades e ofertas com preços convidativos.

“Splashes em cores chamativas embalando uma campanha de moda seria algo improvável o resultado final, mas com essa dobradinha de clichês é contemporâneo e surpreende”, afirma Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.

O nome Feira da Loucura por Sapatos também é criação da SPR. A primeira edição, em 2011, foi batizada pela agência tendo como inspiração criar um paraíso para as mulheres apaixonadas por calçados. Sucesso de público desde então, o evento é realizado em duas edições anuais, uma antecipando as coleções de verão e outra de inverno, com liquidações de produtos da estação anterior.

MAXIMÍDIA

Dono do hit internacional “Ai Se Eu Te Pego”, Michel Teló completou nove anos de carreira solo este ano, mas seus primeiros passos no sertanejo começaram há mais tempo. Desde os doze anos toca em festas e já chegou a fazer parte do Grupo Tradição, de 1997 a 2008. Do início daquela fase para cá, muito mudou, principalmente na indústria musical. “Antes todo mundo queria ter um LP. Logo depois veio o CD e o CD pirata, que, sinceramente, foi como a maioria das bandas regionais começaram a fazer sucesso, foi como um vírus, todo mundo fazia cópia. Agora, eu tive a alegria de cantar em diversos países do mundo por conta da internet”, Michel Teló fez sucesso como palestrante do painel: “A voz do Brasil “ no Maximídia 2018.

FAUSTÃO

Quatro décadas de contribuição à mídia brasileira. Esse foi o motivo da homenagem recebida por Fausto Silva, em ocasião ao aniversário de 40 anos de Meio & Mensagem. No palco do #MaxiMídia2018, onde foi celebrado, Faustão lembrou de sua trajetória na mídia e sua relação com a publicidade.

“A propaganda brasileira tem força intelectual, mesmo com todos os problemas atuais, e ela vai se reinventar, sobretudo, com as novas gerações que estão assumindo a liderança das agências”, ressaltou.

FACEBOOK

A partir de 2019, os confrontos da Libertadores serão transmitidos em toda a América Latina pelo Facebook. Após meses de especulações sobre negociações, a Conmebol e a rede social enviaram nesta sexta-feira, 5, um comunicado à imprensa informando que o Facebook passa a ter os direitos de transmissão da competição continental entre os anos de 2019 e 2021.

Segundo o comunicado, a negociação com a rede social garante a exibição – ao vivo e com exclusividade – de todas as partidas realizadas às quintas-feiras em dez países da América do Sul membros da Conmebol: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Também está prevista no contrato a transmissão de uma partida por semana na terça-feira ou na quarta-feira, mas não com exclusividade. Nesse caso, o jogo também será exibido em outro veículo que assinar o contrato com a Conmebol. Todas as partidas serão exibidas pela plataforma de vídeos Facebook Watch.

ABA

Associação Brasileira de Anunciantes lançou a “Carta Global de Mídia”. O documento publicado durante o ABA Mídia adota princípios dos anunciantes para boas práticas no ambiente de publicidade digital. Ele propõe, inclusive, que agências empresas de adtech, veículos e plataformas criem um ambiente mais seguro, transparente e favorável ao consumidor.

NOVO FORMATO

Em sua 11ª edição, o Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato da modalidade no País, apresenta um novo modelo de transmissão de suas partidas. Como ocorre em vários torneios americanos, incluindo a NBA — sua principal fonte de inspiração —, a liga brasileira dividiu os direitos por dia da semana e ela própria vai gerir imagens ao vivo e entregar o sinal pronto para as emissoras que ganharam os direitos. Desta forma, o Facebook vai transmitir as partidas às segundas-feiras; a ESPN às terças; o Twitter às quartas; o BandSports às quintas; a Fox Sports às sextas; e a Band aos sábados.

 

 

 

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