Sônia de Paula-19-10-2018

0
186

DESTAQUE

O destaque dessa semana é Sônia Maria de Paula, uma mulher que entrou na propaganda começando como secretária de agência e veiculo. Na Revista Veja, sua paixão por longos anos, foi fazendo cursos, MBA e mais cursos. Não resistiu a um convite da RBA e foi ser atendimento de grandes clientes o que lhe deu a experiência do outro lado do balcão. Seu primeiro amor e suas andanças lhe mandaram de volta para Porto Alegre e aí assumiu as revistas femininas do Grupo Abril. Finalmente, mais do que reconhecida pela sua fidelidade, hoje tem sua empresa, a Plano Comunicação que representa a Editora Abril. Nessas andanças e mudanças Sonia de Paula é uma vencedora.

PERFIL

Minha trajetória na publicidade começou lá em 1986, em uma rápida passagem como recepcionista na Proptop, pois três meses depois, minha “mestre e musa” Angela Blauth estava abrindo o escritório do Grupo Abril em Novo Hamburgo e me convidou para ser telefonista e secretária dela. Eu adorei a ideia!!!

Foi então que minha “escola” na publicidade teve seu início, em paralelo a faculdade de Propaganda, que cursei por inspiração e referencia em minha irmã Silvia de Paula, que já fazia o mesmo curso e atuava na área. Não por coincidência, meu trabalho de conclusão foi sobre a revista Veja e seu processo gráfico, orientado pela competente e querida Sonia Haas.

A Angela Blauth e a Cláudia Kruse vendiam e eu aprendia tudo sobre “os bastidores” e o processo interno da Abril. As “professoras” foram tão boas, que mais tarde eu me tornei contato publicitário. No entanto, após vários planos econômicos, o escritório da Abril em Novo Hamburgo fechou e a estrutura que era de doze executivos, passou para apenas dois.

Eu fiquei na Abril e minha área de atendimento eram as regiões do Vale dos Sinos e Serra, que me trouxeram inúmeras relações comerciais e amizades maravilhosas que tive o prazer de manter até hoje.

Após 11 anos de Grupo Abril, o Afonso Cardoso da RBA, meu professor, chefe e amigo, me convidou a aceitar o desafio de trabalhar na agência, com o papel de abrir novos mercados. Fui! Em pouco tempo, estávamos com uma unidade em Caxias, com clientes conquistados na Serra, o que era um novo segmento para a agência e uma enorme realização pessoal para mim.

Meus maiores aprendizados no dia a dia de uma agência podem ser resumidos em como “vender ideias e soluções” e não somente páginas, também sobre participar de convenções, viajar para pesquisas com clientes, discutir a respeito de desenvolvimento de produtos, participar de feiras no exterior. Sobre dividir idéias e trabalhar em equipe, porque ninguém faz nada sozinho! Não tenho dúvidas, foi o período mais rico da minha vida profissional.

Era também o momento de reciclagem e de mais estudo, resolvi então, fazer um MBA em Marketing na FGV, em Caxias do Sul, que também acabou se tornando cliente da agência.

Estava indo tudo bem, mas sempre pode melhorar! Foi então que, oito depois, eu fui indicada pela diretora das revistas femininas da Abril, a assumir a gerência do escritório do Rio Grande do Sul. E aí, já em meu terceiro casamento e com uma filha do coração, vi que eu precisava “aquietar” um pouco, aceitei o desafio e voltei.

De novo na Abril, mas agora com a visão do outro lado, do cliente e agência, foi muito bom! Tive uma equipe fantástica neste tempo: Paulo Trindade, Rodrigo Menna Barreto, Ricardo Menin, Clea Chies, Paola Fischer, Denilson Souza que foi nosso administrativo durante uma vida e Luciano Souza meus braços direito e esquerdo.

Neste período, tivemos o grande desafio de aprender e rentabilizar os canais digitais, aquela “coisa diferente” que ninguém sabia muito bem como era, nem onde ia dar… Mal sabia o quão mergulhada nela eu estaria hoje em dia.

Neste novo período de Abril, voltei a estudar e cursei um Pós MBA em Negociação na FGV e me vi solteira novamente. Foram doze anos de constantes mudanças, um período de focar nas pessoas, no mercado, tempo de olhar muito para a empresa; mas quando não é, não é mesmo?

Veio 2018 e o grupo Abril terceirizou sua operação no Rio Grande do Sul e aqui estou eu, junto ao Gustavo Fávero, com a Plano Comunicação e Marketing, empresa que representa a Abril, na venda nacional e regional de suas marcas, para os clientes do Rio Grande do Sul. Ou seja, virei empresária!

Embora eu tenha trabalhado em poucas empresas, o movimento, a erupção e a ebulição dentro delas sempre foram uma constante. Isso me tornou uma pessoa preparada para mudanças. Na minha vida pessoal, nem se fala. Tem uma empresa de mudanças de Novo Hamburgo que já fez nove das minhas, quer indicação?

P.S. – devo confessar que toda essa trajetória foi “facilitada” nos últimos sete anos, por meio de cursos e convenções que tenho participado pelo Brasil, para um trabalho paralelo que eu amo e, como boa virginiana, que tenho desenvolvido na minha casa e para meus familiares, ainda… é o de Personal Organizer, que não é tão diferente do que fazemos com as marcas com as quais trabalhamos e atendemos J

Sônia Maria de Paula

sonia@planocomunicacao.com.br

(51) 99912.7648

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here