NOTAS DA SEMANA-01-11-18

0
228

OOH 2019

A Sinergy Novas Mídias e Otima promovem no próximo dia 12 de novembro: OOH 2019: o ano do encontro do digital com o mundo real.  O evento acontecerá, no Pier X do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre.

Será uma oportunidade para as empresas apresentarem novidades e falarem um pouco mais sobre o mercado da comunicação.

Entre os convidados estão agências e anunciantes, além de entidades do setor e formadores de opinião.

PLANETA ATLÂNTIDA

Começou nesta segunda-feira (29), em todo o Rio Grande do Sul, a campanha publicitária do Planeta Atlântida 2019. A campanha é uma co-criação entre agência Ogilvy e o time de comunicação do Grupo RBS e aposta na evolução do conceito “só quem vai sabe”, utilizado nas últimas duas edições do festival, para “só quem vai sente”. A campanha foi planejada e criada a partir dos aprendizados da ampla pesquisa que realizamos com planetários e não planetários. O Planeta está na memória afetiva de milhares de gaúchos acima de 25 anos, mas também é o grande evento para os adolescentes, que esperam ansiosamente o dia em que poderão vivê-lo. Planeta já é mais do que um festival de música, é a grande festa do verão gaúcho. Só quem vai sabe, mas mais do que isso, só quem vai sente. E nossa intenção é ressaltar essa explosão de sentimentos na nossa campanha – destaca Priscila Barbosa, gerente de Comunicação do Grupo RBS.

Com uma paleta de cores vibrantes, as peças publicitárias remetem às experiências do Planeta Atlântida e provocam os planetários a traduzirem seus sentimentos vividos no festival. O projeto traz ainda uma série de novidades na estratégia de conteúdos e conexões digitais, com o objetivo de contemplar a jornada de contato com o evento que começa antes da venda de ingressos e só termina após o compartilhamento das experiências vividas lá.

Prova disso é a escolha de um casal de comunicadores que serão a voz e a cara do festival em todas as frentes. De outubro a fevereiro, Juju Massena e Arthur Gubert apresentam o Estúdio Planeta, plataforma com vídeos semanais divulgadas nos canais da Atlântida, e marcam presença na cobertura da RBS TV e nos demais meios de comunicação da RBS.

A campanha também tem o grande desafio de abordar o ingresso solidário, que é a grande novidade do Planeta Atlântida 2019 e está disponível para todos. A categoria especial oferece descontos de até 45% e doará R$ 10 de cada ingresso vendido para instituições selecionadas pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) que trabalham a música na inclusão social de adolescentes e jovens.

A 24ª edição do festival, marcada para os dias 1º e 2 de fevereiro, na Praia de Atlântida, é uma realização do Grupo RBS e da DC Set Promoções e tem patrocínio de Schin, Renner, Agibank e Coca-Cola. Os ingressos já estão à venda no site www.planetaatlantida.com.br e também nas Lojas Renner da Av. Otávio Rocha e do Shopping Iguatemi, ambas em Porto Alegre, e do Bourbon Shopping em Novo Hamburgo.

PRIMEIRA HORA

A Rádio Bandeirantes apresentou nesta segunda-feira (29/10) um novo programa, que terá a apresentação do jornalista Alex Bagé.  Com foco no ouvinte que precisa de muita informação para sair de casa, seja sobre como será o tempo, a situação do trânsito, mobilidade urbana, aeroportos ou as principais notícias do dia que começa.

Vai trazer também muito conteúdo sobre a dupla Gre-Nal. “O Primeira Hora chega com a proposta de informar e descontrair ao mesmo tempo, vamos fazer um programa em conjunto com nossos ouvintes, queremos melhorar o seu dia.”, afirma Alex Bagé, apresentador do programa. “A Rádio Bandeirantes sempre foi referência em jornalismo, com informação e opinião. O Primeira Hora vem contribuir com uma mistura perfeita de esporte e news. Além disso, será a largada para a nossa programação”, termina Ciça Kramer, gerente de jornalismo da BAND RS.

QUEM É O JOVEM BRASILEIRO?  

Longe de ter uma resposta fácil, essa questão de fundamental importância para o mercado publicitário será abordada no dia 8 de novembro (quinta-feira), no Auditório da ARP, em uma palestra promovida pela Globo em parceria com a ARP. “Conteúdo essencial para conhecer os jovens” será a abordagem do encontro que terá como palestrante a gerente de Pesquisa de Comportamento da emissora, Flávia Toledo. Durante o evento, que começa às 18h45min, serão apresentados dados que a Globo coletou durante anos de pesquisas voltadas ao comportamento do jovem brasileiro de diferentes classes sociais, gêneros, idades e regiões do País. A situação da educação e do trabalho, o relacionamento com a família e questões relacionadas à fé, sonhos, medos e expectativas de futuro são alguns dos aspectos que serão trazidos por Flávia.

FEEVALE

Os professores Alisson Coelho e Marcos Santuario, da Universidade Feevale, tiveram o trabalho A qualidade do jornalismo no Rio Grande do Sul: uma análise dos dois jornais mais lidos do Estado utilizando o sistema Qavalia aceito no 16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). O artigo será apresentado na sessão coordenada Jornalismo, qualidade e transparência editorial: teoria e pesquisa do evento, que será realizado de 7 a 9 de novembro, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM-FAAM) e na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

O principal eixo do trabalho, que apresenta parte dos resultados da pesquisa Jornalismo e Accountability no Brasil, desenvolvida no âmbito da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), é a qualidade do jornalismo praticado pelos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho, que têm duas das principais redações do Rio Grande do Sul. Os docentes da Instituição também fazem parte da Renoi, que une várias universidades do país e realiza pesquisas referentes à crítica de mídia, em projetos que são apresentados e publicados no Brasil e no exterior.

INTERNET DAS MARCAS

As novas ferramentas de marketing digital têm proporcionado às empresas análises precisas acerca de suas publicidades e de seus clientes. Se o resultado de uma propaganda veiculada na tevê não consegue medir com exatidão o número de interessados – mesmo que se saiba que o alcance é grande – na internet o relatório é completo e detalhado. Com as ferramentas de monitoramento, pode- se saber quem viu, se interessou pelo produto e por quanto tempo se manteve atento à publicidade precisamente.

Também é possível analisar o perfil consumidor que interage com a campanha, o público alvo da marca. As críticas e elogios ao produto, relacionando todos os dados com o faturamento de determinada ação. Como todos esses fatores, o investimento de empresas em publicidade nos meios digitais é constante e tende a crescer ainda mais.

“A relação entre marca e consumidor mudou drasticamente na web, foi de vertical para horizontal. Se antes éramos apenas receptores, agora a comunicação com as marcas está muito mais fácil, principalmente dentro das redes sociais”, diz Ana Maria Bicca, coordenadora de mídias sociais da Cadastra, que atua no monitoramento e performance de mídias sociais de empresas como Samsung e Unilever.

INFLUENCIADORES

Além de empresas que buscam um lugar de protagonismo no ambiente visual, a corrida de pessoas físicas que adquirem relevância entre os milhares de usuários nas redes sociais no Brasil também é um fenômeno latente e uma forma promissora para ganhar dinheiro. Pouco a pouco, os influenciadores tornam- se as novas figuras publicitárias, pessoas que falam para pessoas sobre produtos, serviços e estilo de vida. O destaque para esta nova gama de usuários na web ganha força entre as marcas, justamente, pelo poder de persuasão e humanização que as figuras digitais podem trazer ao produto, além da impessoalidade que eles proporcionam.

Isso acontece porque a busca por propósito está maior. Os clientes buscam cada vez mais a missão e valores das marcas em geral, o que elas estão fazendo pela representatividade, pelo ecossistema e outras pautas antes não abordadas: “ Dentro disso, o influenciador como papel de figura publicitária é menos intrusivo do que um comercial padrão na tevê. Dialoga melhor com os possíveis clientes”, explica Andressa Griffante, CEO da RS Bloggers, empresa especializada na capacitação de influenciadores, e no agenciamento destes para com as empresas.

Para Andressa, um bom influenciador digital tem que produzir um conteúdo de nicho, frequente espontâneo para incentivar a criação de comunidade – seguidores – e de empresas, consecutivamente. Seja para marcas ou pessoas físicas, o protagonismo na web passa por saber identificar o potencial de cada rede social. O Instagram e o Pinterest é muito uma rede de inspiração e visual, então segmentos como gastronomia, moda, beleza e viagens caem muito bem para nesses espaços. Facebook está com os acessos em queda, mas ele ainda é muito importante para eventos e anúncios.

NOVAS FORMAS DE PUBLICIDADE NA REDE DE VÍDEOS

Atrás do Google, o segundo maior buscador do mundo é o YouTube, que faz parte da mesma empresa. Atualmente, a rede recebe mais de 1,9 bilhão de acessos mensais, tornando esse ambiente exclusivamente de vídeos um terreno fértil para as marcas explorarem novas formas de publicidade. Porém, diferente da linguagem dos comerciais na tevê, nesta rede é a legitimidade que importa.

“ O conteúdo tende a ser mais real no YouTube, as marcas devem ser mais próximas, diálogos informais. Não é vender um carro e dizer que ele é 100% perfeito. É uma coisa mais autêntica, até por isso incentiva a criação de comunidades”, considera Greta Paz, CEO da Eyxo, empresa especializada ´no processo de comunicação das marcas através de vídeos na web.

Cerca de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis, e o formato de vídeo é uma linguagem constante nas linhas do tempo do Facebook,  a rede social mais acessada no Brasil. Por isso, a comunicação publicitária tem que usar o formato de vídeo, acompanhado de uma nova linguagem para impactar na web, munindo- se das outras redes para repercutir esse conteúdo. Contudo, explica Greta, mesmo assim, essa não é a receita para o sucesso: “ Uma campanha de impacto no YouTube, que repercute também em outras plataformas, passa por uma boa estratégia. A empresa tem que definir os KPIS – Indicadores do Desempenho. Tem que saber qual a motivação daquele conteúdo e entender seu público”.

Além disso, a rede dispõe de anúncios pagos, a partir de cinco segundos, que interrompem ou antecedem os vídeos, e que carregam o papel fundamental de frisar o visual da marca com a frequência com que esses pequenos anúncios surgem. Embora cerca de 30% dos usuários da rede usem sistemas que bloqueiam as publicidade interruptivas, fixar o nome de determinada empresa neste espaço de tempo pode trazer conversão de vendas. “ O YouTube é a plataforma em que as pessoas estão mais dispostas a assistir e por mais tempo”, ressalta a CEO da Eyxo.

MICKEY MOUSE

Passaram-se 90 anos desde sua criação e Mickey Mouse continua vivo na memória de crianças e adultos ao redor do mundo, e é a franquia número 1 da The Walt Disney Company.
Em seu nonagésimo aniversário, confira algumas curiosidades do personagem mais icônico do mundo:

O primeiro nome de Mickey Mouse, na verdade era Mortimer! Após a reunião com os investidores de Oswald, Walt Disney e sua esposa voltaram a Los Angeles em um trem onde, Walt passou o tempo criando um ratinho alegre e com grandes orelhas redondas.

O nome “Mickey” foi sugerido por outra pessoa Lillian, esposa de Walt, achou o nome Mortimer muito pretensioso e sugeriu Mickey. A partir daí, nascia um astro!

Nem tudo foi sucesso no começo!
Após criar o personagem, Walt Disney começou a trabalhar imediatamente no primeiro desenho animado de Mickey Mouse: Plane Crazy. O entusiasmo desapareceu quando nenhum distribuidor quis comprar o filme. Em sua segunda tentativa, Walt produziu outro desenho animado mudo intitulado Mickey, The Gallopin’ Gaucho, porém a Warner Bros. havia iniciado os filmes falados.

As primeiras palavras de Mickey foram…
“Hot Dog! Hot Dog!”, a fala faz parte do curta-metragem The Karnival Kid (1929). Daquele momento em diante, na maioria dos curtas de Mickey durante a Segunda Guerra Mundial foi o próprio Walt Disney que deu voz a Mickey.

Mickey Mouse chegou à televisão em 1950. Nesta década, Walt produziu um especial de Natal para televisão chamado One Hour in Wonderland. O desenho clássico Relojoeiros das Alturas (1937) também foi apresentado como parte das comemorações de fim de ano.

Mickey Mouse foi o primeiro personagem de desenhos animados a ser amplamente licenciado.

SPR / UERGS

Transforme você. Transforme o mundo” é o conceito e a provocação da campanha do vestibular de verão 2019 da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) criada pela SPR. Lançada na última semana em todo Estado, a ação publicitária provoca e chama atenção para a transformação que o conhecimento gera nas pessoas e no mundo ao redor delas. Para representar esses ideais, a agência criou um layout que mostra a ebulição de pensamentos e ideias na cabeça das pessoas, porque são essas ideias e descobertas que transformam a realidade em algo novo.

Nas peças, a campanha conversa com os cursos dos três institutos de ensino da UERGS, despertando o interesse do público em fazer parte da transformação que a instituição provoca nas pessoas. Diversos cartazes falam, individualmente, com cada uma das áreas de ensino da UERGS e, juntos, transmitem o ideal de transformação da instituição. Além disso, foram criadas peças digitais para reforçar ainda mais a mensagem da campanha e aumentar o seu alcance e engajamento.

PRÊMIO PRESS

Mais uma grande festa do Prêmio Press, o “Oscar da Imprensa Gaúcha”.

Vai ser no próximo dia 12 de Novembro (2ª feira), a partir das 19h00.

Neste ano, os homenageados serão o jornalista e empresário PAULO GILVANE (Troféu Sistema Fiergs) e o diretor de Marketing da Ipiranga, Jeronimo Santos (Troféu Advertising).

Será uma oportunidade para rever os colegas e amigos da imprensa, colocar a conversa em dia e celebrarmos a vida.

TRUE GEN: A GERAÇÃO DA VERDADE

Foi publicado a pouco um estudo desenvolvido pela Box 1824 falando sobre a nova geração de jovens e traçando um perfil profundo de suas características, sonhos, motivações e comparando com as gerações passadas. Um pequeno resumo dessa pesquisa está disponível no link abaixo. O estudo usou técnicas qualitativas e quantitativas e se baseou em estudos semióticos em todo o território nacional no ano de 2017. Confira.

http://pontoeletronico.me/2018/true-gen-a-geracao-da-verdade/?fbclid=IwAR1OU_iVbsNOZzJzVm4MnoM1tFrMb3nyLSDTFY83ewkEcgoq_mLCP-H5dKQ

AÇÕES DA WWP

Após a divulgação de resultados financeiros muito abaixo do esperado, relativos ao terceiro trimestre a holding WPP teve queda na Bolsa na ordem de 20% e foi a pior queda desde 2012, o que a tira da posição de maior grupo de comunicação do mundo – hoje, a Omnicom ocupa o topo do ranking.

IBM

Com compra da Red Hat, IBM dá canelada poderosa na Amazon, Microsoft e Google.

Com a aquisição, a companhia vira player mais pesado no mercado de cloud computing e líder de um segmento chamado nuvem híbrida, estratégico no futuro. Isso tem tudo a ver com Inteligência Artificial e o futuro da Internet das Coisas.

PREMIAÇÃO DO GOOGLE

Nesta segunda-feira, (29), em um evento nos Estados Unidos, o Google revelou um novo projeto de incentivo ao uso de inteligência artificial. A companhia contribuirá com US$ 25 milhões em prêmios para empresas e organizações que tiverem boas aplicações para IA.

Os melhores planos capazes de impactar positivamente a sociedade de alguma maneira serão premiados e também receberão assistência de engenheiros do Google para melhor desenvolver suas ideias e aplicações.

Os criadores também ganharão treinamentos e créditos de uso do Google Cloud Platform, para processar todas as suas informações na nuvem.

Os vencedores serão anunciados na Google I/O 2019.

FAKE NEWS

Nesta terça-feira, (30), foi plantado em Nova York, uma banca de jornal que só vende fake news. Na esquina da 42º com a Sexta Avenida. O estabelecimento conta com publicações pouco conhecidas, porém, valorizadas pelo público.

Todas as manchetes são chamadas preocupantes, como a denúncia que as estrelas de Hollywood estão bebendo sangue de bebê e a venda do estado do Texas para o México. Apesar das notícias serem falsas, não são inventadas, mas foram tiradas da internet onde tem popularidade.

A banquinha foi criada pela TBWA/Chiat/Day New York, para a campanha “Real Journalism Matters” do Columbia Journalism Review, uma ação criada para as pessoas evitarem as fake news durante o período eleitoral nas eleições norte-americanas para governador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here