NOTAS DA SEMANA-09-11-18

0
253

DIFÍCIL

Com o relacionamento que tem no mercado e dificultando sempre os diálogos, a Record TV/RS não consegue ser uma emissora de convencimento e enquanto tiver esta conduta arrogante e prepotente estará sempre obtendo resultados que não são condizentes com sua programação nacional e de outras afilhadas no Brasil, como por exemplo, SC e PR. A participação com o mercado é zero, não faz e nem realiza eventos que possam gerar informações e conteúdo.

SHARE

Essa coluna conseguiu com exclusividade o share das emissoras de TV no Rio Grande do Sul.

RBS-39,20, SBT-12,35, Record-9,39, BAND-2,84, PAMPA-1,93.

GLOBO/SUL

O evento realizado pela Globo/Sul na última quinta-feira dia 8, no Auditório da ARP, com o tema o “JOVEM BRASILEIRO” produzido pelo Marketing e Pesquisa da Globo, é uma verdadeira aula atualizada de como devemos lidar com os jovens no presente e no futuro. A TV Globo investigou a fundo e realizou um estudo com mais de 5.000 jovens em todo o país para desmistificar a juventude brasileira e mostrar que há muito mais diversidade do que se imagina.

PALESTRA GLOBO -APRENDIZADO

“Viver é isto: Ficar se equilibrando, o tempo todo, entre escolhas e consequências”.

Jean-Paul Sartre

ESPM/SUL

Tem chegado a este colunista várias queixas sobre o sistema de cobrança da entidade de ensino, tais como valores absurdos, não registros de pagamentos, cobrança por participação em eventos que o aluno nunca esteve. A administração a distância, São Paulo, está provocando esse efeito?….

VERA BAVARESCO

Profissional, executiva comercial e hoje gerente de negócios da RBS, já foi presidente do GAV e é atual diretora, escreveu e foi publicado na Coletiva Net um artigo que revela a verdade sobre o momento atual, onde impera o individualismo e o descaso do mercado que está em decomposição aguda. Vale a pena ler e que todos façam e participem para a união e progresso do nosso negócio.

PRÊMIO PRESS 2018

A grande festa de premiação nas áreas de comunicação e jornalismo acontece na próxima segunda-feira dia 12 de novembro.

Confiram os premiados após a festa em nossa edição extra.

Sucesso no evento Júlio Ribeiro.

MÍDIA

Camila Dadalt que estava de executiva de mídia na Moove desempenhará essa função no GrupoG5, trata-se de uma excelente contratação e que trará muitos resultados. Desejamos sucesso a Camila.

BAND/DISNEY

A Band negocia com a Disney o mesmo contrato que a Disney tinha com o SBT, cessão de conteúdo. Com esse contrato a Band já começa a tirar do ar algumas atrações que tinham custos altos e não geravam audiência, demitindo assim mais de 40 profissionais, e que deve chegar a 200. Essas novas deliberações estão em estruturação e para 2019 teremos novidades maiores na Band.

LICITAÇÃO

Em um golpe certeiro e de falta de respeito com todos que se envolveram na licitação, a Ibravin anulou a licitação das agências de publicidade sem dar satisfação nenhuma a não ser um comunicado sem dó nem piedade. Cabe ao SINAPRO-RS interpelar esta empresa para saber como, onde e por que tomou esta atitude arrogante e prepotente.

VISITA ILUSTRE

O Instituto Ver, que tem o apoio das entidades de comunicação e a ALAP-Associação latino-Americana de Publicidade, receberam nessa quarta-feira (7/11) a visita de Ivan Novello, Gerente de Comunicação e Marketing do Sicredi. Ficou estabelecido um possível convênio com o Instituto Ver para realização do Teste do Olhinho nas cidades onde o Sicredi está presente e também a participação no “1º Prêmio de Propaganda Ética e Social Internacional de Porto Alegre” que a ALAP vai promover, nos dias 23 e 24 de março no aniversário da cidade sorriso.

AUDIÊNCIA SBT

O programa ‘Masbah!”, apresentado por Mônica Fonseca no SBT Rio Grande do Sul, garantiu, pela primeira vez desde a estreia, a liderança no último domingo, 4 de novembro.

A reprise da atração, exibida das 10h24 às 10h59, obteve 7.4 pontos de média, contra 5.3 da RBS TV/Globo e 1.8 da Record TV RS.

No sábado, a edição inédita, exibida das 12h30 às 13h00, registrou 8.0 pontos de média, contra 22.0 da RBS TV/Globo e 2.2 da Record TV RS.

Cada ponto equivale a 15,4 mil televisores sintonizados na Grande Porto Alegre. Os dados são consolidados da Kantar Ibope Media.

Com direção de Clayton Yukio, o “Masbah!” vai ao ar aos sábados, às 12h30, com reprise aos domingos, às 10h25, no SBT RS.

MELNICK/PARQUE PONTAL

Neste sábado, 10/11 a partir das 10h até o final da tarde, a Melnick Even estará lançando oficialmente no Parque Pontal, um movimento inédito no RS estimulando os porto-alegrenses a declararem seu amor, orgulho e solidariedade pela cidade.

Nove artistas estarão customizando letreiros ILOVEPOA que posteriormente serão distribuídos por Porto Alegre.

O evento já tem mais de 5mil pessoas que confirmaram presença ou demonstraram interesse pelas redes sociais.

BAND/NOVO PROGRAMA

Quarenta pessoas e um novo desafio: desenvolver um produto para uma grande empresa no Brasil. Esse é o mote de 1 Por Todos, formato original criado e produzido pela Endemol Shine Brasil, em parceria com a Band e o empresário Alê Costa.

O reality show estreiou , dia 5 de novembro, às 22h30, na tela da Band. Ao longo de sete episódios semanais, os competidores serão divididos em coletivos multidisciplinares, mas apenas uma delas será a vencedora e verá o produto lançado no mercado, recebendo royalties pelas vendas. O programa será comandado pela apresentadora e modelo Caroline Ribeiro, terá como mentor Alê Costa e como jurados os empresários Fabrizio Fasano e Mônica Burgos.

“Fazer negócios virou entretenimento, assim como cozinhar ou espiar a vida alheia. Hoje, o mundo dos negócios está cheio de adrenalina: nunca sabemos de onde surgirá a próxima criação ou qual será o novo hit”, explica Juliana Algañaraz, diretora geral da Endemol Shine Brasil. “Realities de empreendimento são uma tendência vindo com força. No 1 Por Todos, vamos ter muito entretenimento enquanto criamos um novo grande produto para o mercado”, completa.

O novo reality envolve parceria com grandes empresas: a primeira temporada será realizada na Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo. Guiados pelo mentor Alê Costa, fundador e presidente da empresa, os participantes trabalharão no interior da fábrica e terão que desenvolver do zero uma ideia para uma linha inédita de produtos.

“É incrível participarmos em primeira mão desse projeto inédito no Brasil e buscarmos um coletivo de alta performance para criar um produto exclusivo, que poderá ser vendido nas mais de 2,2 mil lojas espalhadas por todo o país. Esperamos coisas intensas e incríveis”, afirma Alê Costa.

Assim como numa seleção de emprego, os profissionais terão de provar que sabem trabalhar sob pressão, enfrentando desafios que testarão a criatividade, habilidade e capacidade de empreendedorismo e gestão – características fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. “Apostamos nesse formato porque a superação de desafios e a demonstração de talentos mobilizam a audiência. O público também se envolve com as tramas que surgem no decorrer da competição, diz José Emílio Ambrósio, diretor artístico e de conteúdo da Band.

MARKETING DE INFLUÊNCIA 

Na próxima terça-feira, 13, a Spark, empresa especialista em marketing de conteúdo e influência digital, vai inaugurar sua operação no Estado sob a liderança dos publicitários Luiz Cruz e Carlos Henrique Piccoli. O lançamento da afiliada gaúcha será no Instituto Ling e contará com a presença da jornalista e professora Liliane Ferrari, já considerada uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo Instagram.

Pioneira no setor, a Spark desenvolve e gerencia projetos de ativação de marcas por meio das redes sociais de personalidades e influenciadores digitais. A empresa trabalha baseada em três pilares: excelência em execução, criatividade e tecnologia, que combinados, entregam as melhores soluções em campanhas de marketing de conteúdo e influência digital.

A Spark faz parte do Fluvip, o maior grupo da categoria no mundo, com presença em oito países e 15 cidades entre as Américas e Europa. O grupo vem liderando a profissionalização do segmento na América Latina, tendo como principal driver o desenvolvimento de tecnologias proprietárias aplicadas ao segmento de marketing de conteúdo e influência digital.

A empresa conta com uma plataforma tecnológica proprietária que baseada em inteligência artificial e preditiva, ampara todas as etapas do processo de uma campanha, garantindo assertividade desde a escolha dos influenciadores – com base em sua audiência e o tipo de conteúdo-, até a geração de relatórios de resultados.

A plataforma conta com 175 mil contas ativas de influenciadores no mundo todo, entre eles, youtubers, chefs, blogueiros, celebridades, atletas, esportistas e artistas tais como Ana Maria Braga, Vanessa Camargo, Alexandre Pato, Gabriela Pugliesi, Danilo Gentili, entre outros. “Além dos top influenciadores, a Spark entende a importância do fenômeno da regionalização e estratégias voltadas para os microinfluenciadores, por isso, a inauguração da operação no Rio Grande do Sul”, explica Luiz Cruz, um dos sócios da filial gaúcha.

No Brasil, a Spark já conta com operações em seis cidades: São Paulo, Brasília, Curitiba, Manaus, Vitória e agora Porto Alegre. Em quatro anos, a empresa contabilizou mais de mil projetos com cerca de dois mil influenciadores para anunciantes como Universal Pictures, Reckitt Benkiser, Grupo Petropolis, Itaú, Mastercard, Nestlé, Unilever, Johnson & Johnson’s, BRF, Ambev, entre outros.

FEEVALE 

Com o objetivo de oferecer uma participação ativa à comunidade escolar da rede municipal de Novo Hamburgo e promover atos comunicacionais com os alunos da rede municipal da rede, a Universidade Feevale tem um novo projeto social, intitulado Cidade Viva: Intervenção Urbana como Ato Comunicacional. As atividades acontecem nos bairros em que os alunos moram e estudam e, por meio de ferramentas do campo da comunicação social, possibilitam a participação ativa da comunidade escolar em questões relacionadas à vida em sociedade, e, com isso, desenvolvem estratégias que promovam os exercícios da cidadania.

PLANETA ATLÂNTIDA 2019

O tão aguardado line-up do Planeta Atlântida 2019 acaba de sair do forno com 26 atrações que vão fazer o público cantar e dançar nos dias 1º e 2 de fevereiro na maior festa do verão gaúcho. Na 24ª edição, o festival mantém sua pluralidade e traz shows para todos os gostos.

A principal aposta desta edição são as atrações na música eletrônica. Entre os headliners estão três grandes nomes que vêm despontando nesse cenário: o grupo britânico Clean Bandit, formado por Grace Chatto, Jack Patterson e Luke Patterson e famoso por hits como Rockabye e parcerias com artistas como Demi Lovato; e os brasileiros Alok e Vintage Culture, eleitos recentemente como os dois melhores DJs do Brasil pela revista House Mag, além de estarem no Top 20 maiores DJs do mundo da revista DJ Mag.

Outro grande destaque do Planeta Atlântida 2019 é a cantora Anitta, que subirá ao palco do festival pelo quarto ano consecutivo, desta vez trazendo novos sucessos como os singles em espanhol Indecente e Medicina, que aumentaram ainda mais a força da carioca em países latinos, além da recém-lançada música Perdendo a Mão, parceria com Jojo Todynho e o duo Seakret.

Confira a lista completa das atrações: Clean Bandit, Alok, Vintage Culture, Anitta, Henrique & Juliano, Thiaguinho + Atitude 67, Wesley Safadão, Slightly Stoopid, Capital Inicial, Ferrugem, Pitty, CPM 22, Armandinho, Vitor Kley , 1Kilo, Oriente, Nenhum de Nós, Zeeba, Chemical Surf, Melim, Braza, Filipe Ret, Ponto de, Equilíbrio , Seu Cuca, Zullu.

VIVIAN MATTUELLA

As 100 marcas mais valiosas do mundo, conforme lista publicada em maio deste ano pela InfoMoney, juntas somam U$ 4 trilhões. Sabe-se que a grandiosidade dessas organizações foi construída não apenas por seus modelos de negócios inovadores, mas também com o apoio de um marketing estratégico e forte. E é com foco na geração de resultados por meio do marketing, que a empresária Vivian Mattuella lança nesta terça-feira, 6 de novembro, a Solv.

Unindo seus mais de 15 anos de experiência em marketing a parceiros especializados de todo o Brasil, Vivian traz para o mercado nacional um modelo de consultoria customizada, que constrói soluções para os mais complexos desafios das empresas.

A empresária diz ainda que, por ter atuado com gestão de marketing por longo período, entende que o fluxo de trabalho diário muitas vezes dificulta o papel dos gestores, os quais ficam sem tempo para buscar alternativas para seus desafios.  “A Solv chega para somar e contribuir com um marketing mais inspirado, que resulte em novos negócios para as companhias”, completa.

SUN MOTORS

Neste mês de outubro, a Sun Motors abriu as portas de suas mais novas concessionárias Kia Motors em Porto Alegre. Na avenida Ceará, 370, na Zona Norte e na avenida Ipiranga, 8113 Zona Leste, ao lado do pós-venda. Com a inauguração, a Sun Motors passa a contar com três concessionárias Kia no Rio Grande do Sul, sendo uma em Gramado, na avenida das Hortênsias, 3999 e duas em Porto Alegre. Além, é claro da Concessionária da marca Chinesa Lifan Motors no nº 8049 ao lado da Kia da Ipiranga.

Para a Sun Motors, inaugurar essas concessionárias em um ano de tantos desafios como 2018 é ainda mais representativo. A Sun Motors sempre teve grande participação no mercado de automóveis importados no país. Sendo a segunda concessionária de veículos importados mais antiga do Brasil. O atendimento ao cliente, feito nas concessionárias, é um dos pilares de atuação e representa muito do crescimento obtido nestes 25 anos desde a sua aquisição pela família Furstenau.

No novo show-room da Avenida Ceará, hoje matriz, visa-se a otimização: há um melhor aproveitamento dos espaços e um fluxo de trabalho inteligente – o que significa melhor retorno sobre o investimento. A capacidade de veículos novos mais que dobrou e o local conta ainda com boxes para reparos na área de pós-venda onde o objetivo principal é oferecer agilidade e qualidade na realização dos serviços como: revisões periódicas programadas, reparos e instalação de acessórios originais que são executados por profissionais treinados pela Kia Motors do Brasil.

A Sun Motors é administrada por Jefferson Furstenau, gestor principal do grupo familiar que possui experiência no mercado de automóveis há 25 anos e atualmente, além das três concessionárias Kia Motors no estado e da Lifan Motors a Sun Motors conta também com uma concessionária em Montevideo no Uruguay. Juntos esses locais empregam mais de 90 pessoas.

A Sun Motors funciona das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 18h, aos sábados.

DUPLA DINAMICA

Momentos que gerem relacionamento não são fáceis de serem planejados e, muito menos, executados em um mundo voltado ao digital. Essa é, justamente, a abordagem da Storia Eventos e Projetos.

Criada por Beatriz Moraes e Karine Morais, a empresa se propõe a pensar em todas as fases de um evento corporativo. Da busca de investidores para que a ocasião realmente aconteça até as ações posteriores ao encontro, como acompanhamento de posts em redes sociais e na imprensa. E os contratantes ainda podem escolher por fechar o pacote completo ou por etapas. Entre elas, está a formulação do projeto, a venda e a realização.

“O evento é o momento em que a marca presencia a interação, prepara um cenário, desperta sentidos ao vivo”, destaca Karine. A empreendedora, inclusive, ressalta que, atualmente, o público é multiplicador de tudo que enxerga, graças ao Facebook e Instagram. “As pessoas comunicam ao mesmo tempo em que estão vivenciando”, diz ela.

E que marca não quer deixar uma boa impressão na internet? O evento, hoje, garantem as fundadoras da Storia, é potencializado para além de quem está presente. É um conteúdo que se dissemina. “A gente entrega ao cliente uma verdadeira ‘história'”, enfatiza Beatriz, ao se referir ao significado do nome.

A dupla trabalha com feiras, congressos, palestras, ativação de marcas e design de estandes. Elas definem o perfil da Storia como uma “realizadora” de projetos.

Sucesso para essas duas novas empreendedoras do nosso mercado.

OS 20 CANAIS MAIS VISTOS EM OUTUBRO

1-Globo: 16,01 pontos; 2- RecordTV: 7,13 pontos 3- SBT: 6,42 pontos 4- TV Band: 1,53 pontos 5- RedeTV: 0,61 pontos 6- Cartoon Network: 0,45 pontos 7- GloboNews: 0,42 pontos 8- SporTV: 0,40 pontos 9- TV Cultura: 0,40 pontos 10- Discovery Kids: 0,39 pontos 11- TV Brasil: 0,37 pontos 12- AXN: 0,31 pontos 13- Megapix: 0,27 pontos 14- Gloob 0,27 pontos 15- TNT 0,26 pontos 16- Rede Vida 0,24 pontos 17- TV Aparecida 0,23 pontos 18- Viva 0,23 pontos 19- Fox 0,22 pontos 20- Nickelodeon 0,22 pontos.

Fonte: Dados consolidados de audiência, PNT (Painel Nacional de Televisão)

DADOS SERASA

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 1,5% em outubro. Quando comparado com outubro/17 houve alta de 7,9%. Com estes resultados, no acumulado do ano de 2018 até outubro, a atividade varejista cresceu 6,8% frente ao mesmo período de 2017.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a melhora dos níveis de confiança dos consumidores, proporcionado pelo fim das incertezas relacionadas ao período eleitoral, e a data comemorativa do Dia das Crianças ajudaram a impulsionar a atividade varejista durante o mês de outubro.

O destaque do varejo em outubro foi o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática que cresceu 2,1% no mês. O movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças avançou 0,7% em outubro, seguido de perto pela alta de 0,6% do segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Também o segmento de material de construção cresceu no mês passado: 0,3%. Por outro lado, dois segmentos varejistas registraram recuos em outubro: combustíveis e lubrificantes (-1,3%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,4%).

ESCALA CITY/FECOMERCIO

Em evento aberto ao público, a Escala City e a Fecomércio-RS promoveu um encontro para ajudar no planejamento dos negócios. Passadas as eleições, o momento pede clareza sobre as realidades do País e do Estado. No dia 9 de novembro, hoje, das 08h às 11.30h, no Teatro do Sesc em Porto Alegre, economistas, empresários, convidados e demais interessados se encontraram para ouvir pontos de vista qualificados, que nos ajudarão a olhar mais à frente.

O evento teve inspiração criativa no formato apelidado carinhosamente de “Limonada”, que consiste de uma série de encontros com o propósito de provocar as imaginações e as novas ideias, para diferentes áreas, como saúde, ensino, cenários econômicos e tecnologia. Nesta edição para o momento pós-eleições, teve as participações do consultor econômico da Fecomércio-RS Marcelo Portugal e do assessor parlamentar da entidade Lucas Schifino. Além dos especialistas, líderes do trade participaram com suas visões executivas para o novo ambiente que se forma. A moderação contou com o apoio da colunista de economia do jornal Zero Hora Marta Sfredo.

A concepção do Limonada tem por objetivo proporcionar uma curadoria inspiradora das novas tendências do mundo dos negócios e, a partir disso, propor uma troca criativa de soluções e de desafios de mercado. Os economistas Marcelo Portugal e Lucas Schifino fizeram suas exposições em torno de assuntos relevantes e norteadores do cenário econômico. Com foco nos temas centrais em discussão na sociedade, foram desenvolvidos temas como a reforma da previdência, responsabilidade fiscal, sistema tributário, serviços públicos e governança pública.

HELP/DONNALU

A noite de 07/11 foi agitada para a DonnaLu e a atriz e autora Suzana Pires, que brindaram em grande estilo ao lançamento da Coleção-Cápsula #DONADESI. O mix de bolsas, lançado em collab entre a marca e a estrela, que está à venda com exclusividade pelo site www.donnalu.com.br, foi apresentado em coquetel que ocorreu na Lu Home, em São Paulo/SP, quando convidados, VIPs e globais celebraram e confraternizaram.

A coleção-cápsula conta com a licença #DonadeSi, projeto do Instituto Dona de Si, presidido pela atriz Suzana Pires, que consiste em estimular por meio de projetos regionais, o aumento do número de mulheres em cargos e carreiras nas quais são minoria, como tecnologia, narrativas (roteiristas e diretoras) e mercado financeiro. As novidades em bolsas, carteiras e acessórios trazem uma boa dose de arte abstrata e moderna, trazendo formas geométricas como linhas retas e círculos de forma conceitual, aliadas a texturas e padronagens que ilustram telas de pintura de forma nada óbvia. Confeccionadas em materiais nobres como o couro, as peças trazem shapes estruturados como as estilo tote e box, além de opções maleáveis como as bucket bags, em nuances sóbrias, como o preto, branco, cartela de terrosos e tons como vermelho e azul-marinho, dividindo espaço com cores mais abertas e perfeitas para a temporada quente, representadas pelo laranja, azul e amarelo.

Única mulher a exercer duas funções na TV Globo, Suzana tem um talento estratégico e trilhou sua trajetória dentro do set de filmagem exercendo variadas funções, do roteiro à produção, da direção à atuação. E toda essa multiplicidade da estrela fica evidente tanto na campanha que tem inspiração no universo do cinema, em uma homenagem a todas aquelas que fazem a diferença no mundo das artes e na direção de suas próprias vidas, quanto na coleção, composta por modelos de bolsas, pochetes, carteiras e clutches de shapes variados, que exibem um mood clean e versátil, perfeito para acompanhar a rotina do público feminino atual, dentro de sua pluralidade de estilos e momentos.

HOME OFFICE

Ocorreu nesta semana o Welcome Tomorrow 2018 (WTM), evento que reuniu alguns dos principais executivos e autoridades do País no segmento de mobilidade. Realizado pelo Instituto Parar, o congresso contou com um programa bastante ampliado em relação às cinco edições anteriores, indo além do debate de modais de transporte, mas falando também sobre questões como gestão corporativa, qualidade de vida e tecnologia organizacional.

Um dos insumos para a curadoria do WTM deste ano foi uma pesquisa produzida junto à Mind Miners, que apontou índices reveladores sobre a relação das pessoas com a mobilidade urbana em seu dia a dia de deslocamento ao trabalho. Entre os dados, 49% dos entrevistados sacrificariam até 10% do salário se pudessem trabalhar mais perto de casa e 44% trocariam de trabalho, ganhando até 20% menos, desde que pudesse gerenciar o próprio tempo.

MENOS 20

A Saraiva, empresa de 104 anos que opera em 17 estados e no Distrito Federal, anunciou o fechamento de 20 lojas em todo o País como parte de um “esforço da companhia em obter rentabilidade e ganho de eficiência operacional, dentro de uma estrutura mais enxuta e dinâmica. Nesse sentido, as medidas adotadas pela companhia incluem o fechamento de algumas lojas. Com este movimento, a empresa dá continuidade ao seu plano de transformação, que inclui aberturas, reformas e fechamentos de unidades, a fim de manter sua operação saudável e cada vez mais multicanal. A empresa inaugurou neste ano quatro lojas dentro do novo conceito nas cidades de Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ) e Olinda (PE)”, diz o comunicado que emitiu ao avisar sobre o encerramento das lojas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here