NOTAS DA SEMANA-30-11-18

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QUEM INVENTA É…..

A deputada Joice Hasselmann, a mais votada do país, eleita pelo partido do Presidente Jair Bolsonaro, o PSL, quer aplicar a mesma lei que o deputado Marcel Van Hattem tentou criar aqui no RS e depois foi convencido que seria impossível na prática, qual seja, colocar os preços pagos por cada anúncio do governo, seja em qual for o meio de comunicação. Essa ideia, embora possa parecer num primeiro momento algo justo e uma atitude de transparência, na realidade engessa as negociações de governo, dificulta a locução e veiculação de filmes em rádio e televisão, respectivamente. Inviabiliza a negociação de patrocínios onde há um pacote de aproveitamento, enfim, são tantas as complicações e prejuízos que transformam a proposta em algo que só prejudicaria a veiculação de campanhas governamentais, as tornando quase que inexequíveis e certamente mais caras. O pior é que pensam que esta atitude é transparência e realidade…só que é absurda e genuinamente inviável.

RENOVAÇÃO

Após estas eleições, vale destacar o trabalho de um quarteto de gaúchos que fizeram nada mais, nada menos que 2 governadores além das fronteiras do RS: Amazonas e Rio de Janeiro. Estava mais do que na hora de haver uma renovação do marketing político que vinha sendo feito pelos mesmos profissionais de sempre.

ADRIANA CALLAI

A excelente e experiente profissional Adriana Callai que ocupava a Gerencia de Comunicação e Marketing do Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região, está no mercado à procura de novos desafios. Contato: (51)985752400.

LICITAÇÃO

A prefeitura de Porto Alegre está esperando um grande número de agências que deverão se apresentar no dia 04 de janeiro para se habilitarem entre duas que serão escolhidas e terão uma das maiores verbas do RS em dois anos.

Aviso importante: Entrem! Participem! Mas, aquelas agências que estão acostumadas a melarem e não sabem perder, não tentem fazer isso, pois quem perderá é o mercado de agências. O Governo Municipal pode muito bem anunciar e fazer de forma direta. Pensem bem!!! O Edital foi feito de comum acordo com o Sinapro e revisado pelos jurídicos.

NOMES

Existem nomes muito bons para ocupar a secretaria de comunicação do Governo eleito, assim como de outras funções na Secom. Não precisa procurar longe, tudo está muito perto.

SENAR/IBRAVIN
A licitação do Senar feita na época da Expointer, tem uma enxurrada de recursos, mas a comissão julgadora resolveu que abrirá na semana que vem os outros envelopes. Enquanto isso a IBRAVIN, que por seu departamento jurídico anulou a licitação, não decidiu nada sobre a data da nova licitação, prejudicando em muito quem participou do certame.

COMPRA BILIONÁRIO

Está praticamente fechado o negócio de U$ 71 bilhões para que a Disney compre a Fox.

Todos os órgãos reguladores já deram o ok para que esse mega conglomerado de entretenimento se concretize.

CRIANÇAS

Há três anos os alunos do 5º ano do Colégio Israelita Brasileiro editam um livro com direção e tutoria dos professores e um escritor. Este ano o livro “Alguém como Eu” teve um capitulo de uma neta minha, Mariana Gregol Zimmermann. Realmente é uma atitude meritória e espetacular que orgulha as crianças, no caso 51 alunos de 11 anos. Além de estimular a leitura, leem e aprendem muito, também escrevem e contam com muita habilidade.

ENCOLHENDO O MERCADO

Após anos difíceis para a marca de carros alemã por conta do escândalo em seus produtos por conta das emissões de poluentes, o diretor global de marketing traça uma nova estratégia de marketing que reduz de 40 para 3 agências de publicidade em todo o mundo. O Grupo WPP atenderá a América do Norte, a Omnicomm (que já era a agência no Brasil) atenderá toda a América Latina e Europa e a coreana Cheil ficará com a China. Essa é uma das ações que quer tornar os investimentos da marca mais eficientes. O investimento global vai girar em torno de 1,5 bilhões de euros anual e vai passar de 25% no digital em 2017 para 50% do investimento no próximo ano. E para registrar esse novo momento a marca terá um redesenho para rejuvenescer sua percepção junto ao seu público.

Movimento global que tem impacto local.

Mais uma grande marca deixa de usar os serviços das agências regionais, encolhendo o mercado de publicidade e de seus fornecedores.

PROJETO

Um grande projeto que hoje está funcionando, tinha um dono e este foi prá cima do apropriador que fez com que sua Empresa pagasse as arquitetas e o dono do projeto. Portanto segundo a verdade, os caras que receberam não ficaram satisfeitos apesar de terem recebido, méritos e glorias prá quem não era dono da ideia.

INNOVATION WEEK

Palestras, workshops, oficinas e hackathons – que visam construir conteúdo inteligente sobre marketing, business e tecnologia –, farão parte da programação da Innovation Week, evento que ocorrerá de 1º a 5 de abril de 2019, na ESPM-Sul. A atividade substituiu a Semana da Propaganda que, até 2017, antecedia o Salão da Propaganda, realizado recentemente e agora chamado de Salão ARP Night. A ideia de dividir os eventos visa dar mais foco em dois dos objetivos da ARP: gerar conexão e estimular conhecimento.

Idealizada pelo Grupo de Marketing da ARP, a Innovation Week será estruturada em torno de cinco temáticas centrais – publicidade, tecnologia, estratégia, negócios e design – e com diferentes tipos de interação, assim tangibilizando o formato interativo e descentralizado de disseminação de todos os conhecimentos pela lente da Inovação. “A Innovation Week será uma atividade com conteúdos de qualidade profunda no qual todos os palestrantes serão profissionais de bastante conhecimento tanto científico, quanto prático”, salienta o presidente do Grupo de Marketing, Juan Pablo Boeira.

Além das atividades de conteúdo, o evento contará com a “innovation awards”, uma premiação para o melhor projeto de inovação do Estado, no qual serão avaliadas inovações em produto, serviço, processos e modelos de negócio. Juan antecipa que o projeto vencedor será contemplado com dois MBAs de livre escolha na ESPM, duas viagens para o Web Summit – maior evento de tecnologia do mundo, que ocorrerá em Portugal –, além de outros benefícios que ainda estão sendo definidos. A inscrição no prêmio é gratuita.

CLIENTE NOVO

Trussardi é a grande marca de luxo nos segmentos de cama, mesa & banho no Brasil.
Adquirida pela Karsten há cerca de 5 anos atrás, a marca manteve intacto seu apelo de produto de posicionamento premium.

Para manter e consolidar cada vez mais este posicionamento a Trussardi contratou a e21 como sua agência de comunicação, envolvendo propaganda, gestão de Redes Sociais, análises de métricas e planificação da ativação do e-commerce da marca, além de ações de trademarketing (treinamento, showrooms, eventos, promoções, merchandising, etc.).

RBS/CANTA 2019

Prepare a voz: nesta sexta-feira (30) estreia a nova campanha de fim de ano do Grupo RBS, que promete colocar todo mundo para cantar. Embalada por acordes alegres e alto-astrais, a letra da música Vida é a estrela do filme. A partir da crença de que todos os gaúchos têm uma conexão emocional com a canção – feita a pedido da RBS em 1985 e utilizada em grande parte das campanhas de Ano-Novo da empresa desde então –, a nova campanha convida o público a cantar o jingle em um grande karokê, ilustrado por meio de momentos que fazem parte do dia a dia de quem vive no Rio Grande do Sul. Com cenas e cores vibrantes, a produção mobilizou mais de 80 profissionais – entre elenco, equipe de filmagem, agência e equipe de comunicação da RBS – para levar aos gaúchos uma emocionante despedida de 2018 e uma mensagem de otimismo e esperança para dar as boas-vindas ao ano que está por vir.

RESPOSTAS CAPITAIS

Atuante em um dos setores mais afetados pela crise – com quedas de mercado que chegaram a 60% –, a Randon tem uma história de trabalho e superação. Hoje, a companhia vive um momento de retomada, refletindo o novo ânimo do polo metalmecânico da serra gaúcha. Para contar as lições dessa trajetória, o Grupo RBS convidou o CEO David Randon para o Fórum Respostas Capitais, realizado na manhã desta quinta-feira (29), em Porto Alegre.

Na entrevista conduzida pela colunista Marta Sfredo, o executivo detalhou o contexto que levou o segmento a uma das piores recessões da história. Segundo Randon, o estímulo às vendas e a ampla oferta de crédito do início da década fez surgir uma bolha.

– Como trabalhamos com bens de capital, fomos atingidos logo no início. No setor de implementos, a queda foi muito grande. Nossa vantagem foi trabalhar também com o setor de reposição, área que não sentiu tanto – contou, destacando que as exportações também ajudaram a empresa a passar pelo período.

Quebrar paradigmas – Auxiliaram na travessia da crise as lições aprendidas em outro episódio de dificuldades: o processo de concordata vivido pela empresa nos anos 1980. De acordo com Randon, é preciso garantir giro de caixa e estimular processos internos de aperfeiçoamento.

– Quando uma empresa cresce e o mercado está muito bem, ela vai agregando coisas que não têm valor ou necessidade e acaba queimando dinheiro. Na hora da crise, é preciso olhar o todo e ver o que não precisa. Esse é o aprendizado: ter mais foco, ver o que existe de desperdícios, reestruturar e quebrar paradigmas.

A inovação também teve um papel importante. O CEO do grupo detalhou o projeto Hélice, idealizado pela Randon e outras três empresas: Florense, Marcopolo e Soprano, todas da Serra. A proposta é desenvolver soluções com startups para necessidades de toda a indústria.

– São novas ideias em recursos humanos, serviços e tudo o que as empresas têm em comum – salientou, adiantando que a segunda fase da iniciativa começa em março de 2019.

Diversidade da economia — Completando sua 18ª edição, o Fórum Respostas Capitais é promovido por Zero Hora. Trata-se de uma extensão da coluna +Economia, com publicação de conteúdos no site GaúchaZH, no jornal impresso e em vídeo.

– Ver quantos empresários já passaram por este palco é uma prova da diversidade da nossa economia e de como essas empresas conseguiram passar por um período tão difícil – pontuou a jornalista.

Desde 2015, o encontro trouxe convidados como José Galló, presidente da Lojas Renner, Ricardo Vontobel, sócio da Neugbauer, Clovis Tramontina, presidente da Tramontina, Nelson Eggers, diretor-presidente da Fruki, Julio Mottin Neto, do Grupo Dimed, entre outros.

JURADOS

O Clube de Criação está participando do júri de premiação do Colunistas Região Sul. Após participar da etapa online, Cado Bottega, representando o CCRS estará em Curitiba nos dias 14 e 15 de dezembro para o julgamento presencial das peças que ficaram no short list. Esta Coluna já pode adiantar que o brilhante trabalho desenvolvido para a Apae pela DEZ com a criação dos IncluMojis, já está na final. Na ficha técnica um conselheiro do Clube de Criação, Beto Schmidt.

IMPACTO DA INTERNET

Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o acesso à Internet tem impacto direto na geração de riqueza. O estudo mostrara que cada 1% de aumento na penetração do acesso à rede, gera um crescimento de até 0,19% do PIB (Produto Interno Bruto).

A questão é popularizar o acesso à internet para colhermos os frutos logo ali na frente.

O percentual da densidade em alguns estados ainda é baixo. No Maranhão, 14,4% dos domicílios possuem banda larga; Piauí 18,9%; Pará com 16%. Já na grande metrópole, São Paulo, esse número aumenta para 65,7%. Comparando a países desenvolvidos esse índice bate em 84% da população.

O desafio é continuar investindo em estrutura de comunicação para que esse desenvolvimento seja ampliado em todo nosso país.

IMOBI

O Grupo Imobi, Veículo do Ano de 2018 pelo Grupo de Mídia, realizou nesta Terça-Feira seu 15º almoço para o mercado publicitário gaúcho. A empresa realiza um encontro mensal com o mercado por mês onde os próprios membros do Grupo cozinham para os convidados. Dessa vez, a novidade foi que a Imobi propiciou também uma carona para o evento com um de seus produtos exclusivos: o Bustour. Com novidades neste produto para o final de 2018 e também 2019, a empresa provocou uma experiência divertida com os parceiros que adoraram o passeio.

MARKETING POLITICO
Os principais profissionais do Marketing Político brasileiro estarão reunidos com autoridades e especialistas de diversas áreas debatendo as eleições de 2018 no “1º Seminário do CAMP: Estratégia, Comunicação e Democracia”, que será realizado no Kubitscheck Plaza, em Brasília (DF), nos dias 12 e 13 de dezembro.
O evento terá seis painéis, com a participação de 30 profissionais, entre eles, coordenadores das campanhas aos cargos mais importantes deste pleito, coordenadores jurídicos, cientistas políticos, jornalistas especializados, representantes de redes sociais, agências de fact check e de movimentos de renovação política.
Os painéis irão abordar temas como “Eleições 2018: uma análise de conjuntura de País, candidatos e eleitorado”; “Fake news e a onda das campanhas negativas no Brasil”; “A campanha eleitoral para Presidente da República de 2018”; “Reforma política-eleitoral: regras mais claras e democráticas, o papel da mídia e compliance eleitoral”; “A TV e o rádio frente o poder das novas mídias na política” e “Renovação Política em 2018: Conjuntura ou participação cívica?”. Saiba mais: http://campbrasil.com.br

NOVO CONCEITO

A nova loja de 6 andares inaugurada pela Nike em Nova York é o que há de mais moderno no varejo.

A proposta da loja é viver uma experiência com a marca e fazer parte de uma comunidade digital que integra a relação do consumidor com a marca não só no momento de compra, mas em seu dia a dia.

Quem entra na loja, vai vivenciar e interagir com a marca através de seu celular e essa relação está trazendo resultados impressionante para impulsionar não só o consumo, mas a interação quase que diária com a Nike.

Não é à toa que a marca Nike é considerada uma das mais inovadoras nesse novo mundo que unifica experiência real e digital.

ESPM/SUL

 

A ESPM- Porto Alegre está com as inscrições abertas para os Cursos de Férias 2019/1. São cursos de curta duração que visam aprofundar conhecimentos de forma direta, para pronta aplicação no ambiente de trabalho. E para você aproveitar, disponibilizamos um desconto especial de 10% no valor total do curso, basta utilizar o código promocional no ato da inscrição: RW1MASXVY7.

Para mais informações e inscrição, acesse: www.espm.br/cursosdeferias

A ESPM também está com as inscrições abertas para os Programas de MBA e Pós-Graduação 2019, que iniciarão em março/2019, sendo assim, convidamos você para o Lounge de MBA, que acontecerá no dia 11/12 e que tem o objetivo de apresentar o portfólio de 2019, juntamente com um coquetel e bate-papo com os coordenadores de cursos.

BOLA FORA

Em matéria publicada na Folha de São Paulo a CBF teria licitado os espaços estáticos nos estádios de futebol junto a uma empresa que até pouco tempo atrás era uma loja de móveis e que por “competência” irá administrar um contrato de mais de R$ 550 milhões, deixando grandes players com grande experiência que atuam no setor no chinelo. Os clubes vivem atrás de craques e a CBF acha um que vale milhões num passe de mágica.

FOX SPORTS

Havia uma especulação de que o canal renovaria os direitos apenas em canal fechado e perderia o direito da transmissão digital que seria comercializado para o Facebook.

Com a conclusão da negociação, a Fox mantém seus direitos de transmissão do principal campeonato sul americano até 2022 e a Globo detém o direito em TV aberta.

ARP/ENCONTRO DE GRUPOS
A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) promoverá no dia 6 de dezembro (quinta-feira), às 18h30min, o 3º Encontro ARP de Grupos que, neste ano, tem o SBT-RS como patrocinador. Na ocasião, serão apresentados os resultados da pesquisa “Fotografia do Marketing do RS 2018”, feita pelo Grupo de Marketing da entidade, com mais de 300 profissionais do segmento no Estado. Na sequência, os Grupos do Mercado debaterão os principais tópicos do resultado da pesquisa. O evento, que ocorrerá na ESPM-Sul, tem inscrições limitadas e destinadas a sócios da ARP, grupos, clientes e empresas do setor de marketing.
A atividade inicia-se às 18h30min com um Happy Hour, oferecido pela ARP e pelo patrocinador, SBT-RS. A pesquisa será apresentada às 19h30min e às 20h30 será realizado o painel de debate com os Grupos. O Encontro é realizado anualmente, mas essa é a primeira vez que as discussões são abertas para o mercado, visando fazer com que as soluções e a evolução surjam por meio de um esforço multilateral. A ideia é elencar os principais problemas do setor de comunicação do RS e discutir entre todas as partes envolvidas – clientes, agências e veículos – sugestões de melhorias.
“Nosso objetivo é planejar um 2019 mais promissor a todos. A expectativa é de que, no final no encontro, todos os participantes saiam motivados a rever processos, modelos, a fim de promover mudanças nas suas áreas de atuação”, salienta a vice-presidente do Grupo de Atendimento RS, Melissa Garate.
O Grupo de Marketing foi formado neste ano sob a liderança de Juan Pablo Boeira. Ele se junta ao time que já era composto pelo Grupo de Planejamento, Grupo de Mídia, Grupo de Produção, Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo de Atendimento e Clube de Criação.

RAINHA DAS NOIVAS

Desde 2011, quando os publicitários William Mallet e Ike Becker foram convidados para reorganizar a comunicação da Rainha das Noivas, um novo momento foi marcado, tanto para a rede de lojas como para o próprio mercado de publicidade local. Como mudar a comunicação de uma empresa tradicional, trazendo um novo público, mas sem perder os clientes de sempre? E mais: como fazer a comunicação evoluir, quando os investimentos de hoje já não são mais os mesmos de passado?

Os desafios são diários e extensos. A premissa é de que não dá para querer mudar tudo de uma vez, principalmente quando a verba é reduzida. Nesse caso, a evolução é gradual e constante. Foram revistos todos os processos internos, a comunicação da marca com os franqueados e fornecedores, passando pela renovação das campanhas, até a linguagem de persona para as redes sociais.

O facilitador foi a união da criatividade estratégica dos publicitários, com a experiência de negócio do Fabiano Wainberg, atual diretor e sócio/familiar da Rainha. “Com toda essa relação de proximidade, de amizade, de família e de muito profissionalismo, fundamos a Agência 3 Comunicação, para continuar trabalhando intimamente com a Rainha das Noivas e também para ampliar os negócios, com demandas que novos clientes exigem,” comenta Mallet.

Rebatizada como 3.ag Comunicação e sob único comando do próprio Mallet, a agência segue próxima, ágil e com a qualidade criativa aprimorada, que sempre foi a sua essência. Ao longo de oficiais seis anos de mercado, a parceria entre a 3.ag e a Rainha rendeu muitos frutos de trabalho, como filmes institucionais, centenas de campanhas de varejo, entre outros.

ESCALA CITY 

As respostas necessárias para que um negócio encare o futuro estão dentro da própria empresa. Mas as perguntas que podem impactar nas mudanças decisivas não são tão óbvias. Esta é a mensagem da Escala City em sua campanha de final de ano. A agência, que acaba de se reinventar, unindo-se à City, provoca o mundo corporativo a olhar mais para as pessoas. Com um criativo time que tem coragem para direcionar este olhar a cantos recônditos, a agência está pronta a desenvolver estratégias a fim de dar suporte na elaboração de novas perguntas. No mundo da tecnologia, falar de pessoas é, sim, uma atitude de coragem, aponta a campanha.

Com uma mídia multiplataforma entre elas o impresso Zero Hora; os portais Gaúcha ZH e Coletiva Net; as rádios Antena 1, Alegria, Mix, Bandeirantes, 88,7 e Jovem Pan; a revista Press; além de painéis e outdoors pela Capital gaúcha, uma série de mensagens da Escala City deverão impactar milhares de gestores e estimulá-los a buscarem as perguntas incômodas e não as respostas prontas. A campanha, que já está na rua, ficará no ar até fevereiro de 2019.

SPR CONQUISTA

A SPR conquistou o 7º Prêmio Bornancini de Design 2018 na categoria Design Gráfico / Visual – Identidade Visual (1º lugar) pelo trabalho realizado para a Raiz Vasos Autoirrigáveis. A premiação foi entregue na noite desta segunda-feira (26 de novembro), no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Bianual, o Prêmio Bornancini de Design é conferido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (APDesign) e tem por meta reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. A premiação possui diversas modalidades, entre as quais produto, gráfico/visual, de superfície, digital, de interfaces, embalagem, ambientação, moda e acessórios, ponto de venda, estratégico, eco-orientado e universal: tecnologias assistivas e design for all.

O projeto da nova identidade visual da Raiz foi idealizado pela SPR buscando traduzir uma empresa que oferece inovação, tecnologia e respeito ao meio ambiente com uma linha de produtos desenvolvida pensando nas pessoas, na decoração das casas e na natureza. A marca é responsável por desenvolver de forma pioneira no mercado brasileiro uma solução inovadora para o segmento de jardinagem, que traz praticidade, segurança e higiene ao cultivo de jardins e hortas urbanas: os vasos autoirrigáveis.

A criação da SPR buscou um símbolo de fácil aplicação nos vasos da empresa, além de construir uma identidade imaginativa de acordo com o Brand Sun da marca e conversar com mulheres e homens urbanos que desejam reconectar-se com experiências naturais. “Para retomar o contato com essas experiências, optou-se por abordar já no símbolo essa visão. Para se chegar à representação da raiz, partiu-se do fim, ou seja, da planta. Esse caminho inverso permitiu que o símbolo assumisse diversas conotações, afirmando o seu caráter imaginativo. Além de possibilitar uma extensão do símbolo nos materiais institucionais, a marca também apresenta pequenos detalhes que referenciam seu vínculo com o verde e a natureza, como a folha oculta na letra A e o pattern presente em alguns produtos”, explica o designer Rafael Ternes.

AUTOCONHECIMENTO

O coach de vida, carreira e empreendedorismo James Marcelo Steigleder participa neste sábado, dia 1º de dezembro, das 14h às 17h, na loja Profana da Cidade Baixa de um encontro sobre autoconhecimento. Em uma conversa descontraída, ele vai abordar também como podemos transformar nossas vidas e a importância de um propósito de vida. No final do encontro, ele responderá perguntas do público e vai sortear entre os participantes dos testes perfil comportamental DISC.

DISC é a sigla que mapeia quatro perfis de comportamento: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Com esse teste, é possível identificar qual padrão é mais predominante na personalidade de cada pessoa. Essa teoria foi criada a partir de estudos do Dr. William Moulton Marston, um psicólogo americano que buscava entender como as pessoas são influenciadas de acordo o ambiente em que se encontram

PLIN DIGITAL

Mariana Petek, publicitária e sócia da Plin Digital está em Dubai realizando uma imersão na cultura, na tecnologia e na inovação nos Emirados Árabes. No último domingo, ela participou de um workshop de Social Media avançado com o Ian Chong, expert em conteúdo orgânico para web. A masterclass foi feita na chamada área 2071, uma aceleradora de startups financiada pelo governo local.

Entre os pontos que já estão sendo trabalhados na Ásia e devem emergir como tendências no Brasil em 2019, despontam a cada vez maior importância do conteúdo orgânico e o monitoramento de hashtags. “No Instagram, o ano será do IGTV para conteúdo audiovisual. Além de aceitar mais informações, a plataforma notifica mais seguidores”, destaca Mariana.

A especialista em markting digital relata também que novas ferramentas de SEO devem sugir na busca de palavras-chave relevantes para que os negócios sejam encontrados na internet. O conteúdo também deve ganhar atenção, e escrever de forma única e particular será essencial para que os clientes identifiquem a linguagem da empresa. “O algoritmo muda todo o dia, a linguagem própria não, por isso ela vai ajudar a determinar a relação do público com a marca nas redes sociais”, alerta Mariana.

Para 2019, pode-se esperar também que a plataforma de vídeo do You Tube se consolide com novidades para editar vídeos, recurso ainda indisponível no Brasi. No Facebook, a busca é pelo estabelecimento do messenger como plataforma de comunicação de grupos e comunidades.

CIDADE MELHOR 

Uma ação que sonha engajar quem ama Porto Alegre, para fazer nossa cidade melhor, despertando um movimento pró-cidadania onde somente os cidadãos que amam Porto Alegre podem mudar nossa cidade.

A Rádio Unisinos FM criou uma ação de branded content para Melnick Even que se baseia em transformar a comunicação da marca em atração.  Durante a programação da rádio são entrevistas, ações de conteúdo com locutores com foco no incentivo a cultura e a arte, ativações nas redes sociais e uma série de programetes diários (três vezes ao dia) com Miltinho Talaveira, um amante de Porto Alegre.

Ação consiste da seguinte forma: São obras de arte de nove artistas que se transformaram em nove letreiros #ILOVEPOA, expressando sua relação com a cidade através da arte, tendo como tema o amor incondicional por Porto Alegre. Estas obras foram pintadas no Parque Pontal num evento organizado pela Melnick Even, recentemente e neste dia o Comunicador Porã e Miltinho Talaveira, estavam presentes compartilhando a ação em suas redes sociais e nas da emissora para que na semana seguinte começasse a ação dentro da programação da Unisinos FM, a rádio oficial da ação.

Foram selecionados oito artistas, levando em consideração a diversidade dos perfis, afinidade com a proposta da ação e estilo de cada um. O nono artista foi selecionado através de convite feito a todos os clientes da Melnick Even. Todos têm em comum o amor incondicional pela cidade transmitido através da arte. Como eles enxergam a cidade, um lugar especial, um primeiro ponto de contato, o bairro onde vivem, aquele cantinho que se sentem em paz. São eles: Heloisa Crocco, Patrick Rigon, Jotapê Pax, Tiago Berao, Ane Schutz, Bruno Schilling, Kelvin Koubik, Henry Lichtmann e Jean Ettienne.

Os letreiros já foram colocados nos seguintes pontos: Praça Ernst Ludwig Hermann – Lindóia, Praça Japão – Boa Vista, Praça Tenente Costa – Travessa Professor Tupi Caldas – Petrópolis, Praça Bela Vista – Bela Vista,  Praça Carlos Simão Arnt(Encol) – Bela Vista, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Parque Pontal Melnick Even, Praça Mem. dos Eucaliptos, R. Silveiro, 178 – Menino Deus e Praça Mauricio Cardoso – Moinhos de Vento

A ideia inicial é multiplicar a adesão ao movimento através das redes sociais, levando as pessoas a postarem e compartilharem selfies com os letreiros celebrando o amor e orgulho que sentem por Porto Alegre. E a partir daí potencializar uma grande corrente de solidariedade, provocando uma reflexão do que cada cidadão pode fazer pela capital dos gaúchos. É fazer despertar o grito da sociedade de #ILOVEPOA. Contando com o engajamento da sociedade e seus representantes.

Não é uma ação comercial ou institucional. É uma onda positiva para o bem da cidade, um movimento apolítico e apartidário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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