NOTAS DA SEMANA–07-12-18

0
274

O GRINGO SEMPRE TEVE CERTO

Pela ousadia de se submeter à matemática, o Governo Sartori começou a colher as reações costumeiras diante de iniciativas desse tipo, num país em que o debate público ainda é muito pobre. O apoio sempre ocorreu de jeito comedido e um tanto cético dentro daquela parcela pequena da população que faz contas, entendeu os limites do Estado, achava necessário fazer planejamento de longo prazo e viu boas iniciativas de governo sufocadas nos labirintos da política. A oposição, ao contrário, espalhou-se como um incêndio, numa onda de pânico que envolve grandes grupos. Entre eles misturaram-se má-fé, apego a boquinhas públicas, ignorância quanto à realidade aritmética das contas do governo, visão de curto prazo e uma indignação ideológica antiquada, que esperava do Estado muito mais do que ele podia oferecer. O apoio foi discreto e a oposição foi barulhenta. Sartori levou vaias de manifestantes que se aglomeraram diante do Palácio do Piratini, atrasou os salários pagando por faixas (Não parcelou como falam os extremos) os funcionários públicos, mas nunca deixou de pagá-los e criou oportunidade de que o Banrisul adiantasse para os mesmos a juros subsidiado e devolvidos.

Sartori era o candidato improvável nas eleições de 2014. Nas primeiras pesquisas eleitorais, aparecia com apenas 7% nas intenções de voto. Os favoritos eram Ana Amélia, do PP, e Tarso Genro, do PT. Na reta final do primeiro turno, conseguiu emplacar a imagem de homem do povo e via alternativa aos políticos tradicionais. Ganhou o apelido de “gringo”, dado aos descendentes de italianos da Serra Gaúcha. As pesquisas feitas na véspera do pleito mostravam que Sartori havia ganhado mais de 20% das intenções de voto em apenas dois dias. No segundo turno, com apoio da maioria dos partidos derrotados no primeiro turno, manteve-se à frente de Tarso. Foi eleito com 61% dos votos.

O governador faz parte de uma geração muito especial de políticos – todos os que ocupam posições de poder hoje. São especiais não porque demonstrem mais capacidade, ética ou dedicação que os políticos em geral no Brasil. Mas porque desabou sobre a cabeça deles o resultado de décadas de irresponsabilidade com as contas públicas. E ele soube reagir sem um escândalo em seu governo, sem um ato de corrupção. Daqui a décadas, historiadores olharão para trás, para este período em que o país atravessou a recessão mais severa de todos os tempos, e saberão quais desses políticos fizeram o que era preciso. Sartori será incluído nesse grupo. O Gringo sempre teve certo.

*Na próxima semana estaremos publicando a opinião no novo governo

CICLO

A admiração pelo Sicredi como cooperativa e como instituição financeira que nos últimos 20 anos cresce e cresceu como um gigante sólido e abrindo lojas físicas em mais de 1.500 pontos entre RS, SC, MT, PR, MG, SP1 e SP2, AM, PA e em outros locais deste país, muito se deve aos processos pelas áreas administrativas e pelo correto desempenho da comunicação.

Colocamos esta nota para evidenciar a capacidade e a inteligência do Gerente de Marketing e Comunicação Ivan Novello que na quinta-feira 07 encerrou um ciclo dentro da Instituição.

Não cabe a nós conhecer os motivos, mas desejamos que ambos, Sicredi e Ivan, sigam fortes e com muita intensidade nos novos conceitos e caminhos.

ARP/MARKETING/PESQUISA/OPINIÃO GRUPOS
Apresentação da Pesquisa do Grupo de Marketing e analise dos Grupos de Midia, Criação, Atendimento de Veículos, Atendimento de Agências e Planejamento foi uma demonstração de força da entidade comandada por Eliana Bazzanella. (A pesquisa e a opinião dos grupos está publicada no ”ESPECIAL” dessa Coluna) Duas considerações importantes: Os clientes e seus marketings, principalmente os mais de 200 que participaram da pesquisa, deveriam estar presentes com um número bem maior para assistir a apresentação, ouvir as críticas e também a opinião bem abalizada das agências e veículos. Outra, é de que surpreenderam as respostas da pesquisa e deixaram o conjunto da obra com várias indagações, que voltamos a afirmar era muito importante a presença do cliente.

Encontros como estes dignificam a INTELIGÊNCIA do mercado de propaganda e marketing.

CARLA GOLBERT

Com nove anos de vivência na área de marketing somados a 11 anos de experiência em agências de propaganda. Super dedicada, de ótimo relacionamento, buscando sempre contribuir com as empresas para as quais trabalhou, a excelente profissional Carla Golbert deixou esta semana a equipe de comunicação e marketing da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e está procurando novas oportunidades.

(51) 98427.4449 – Email: cgolbert@gmail.com – linkedin.com/in/carla-golbert-4562b931

QUEM MENOS CORRE, NAVEGA!

O Grupo RBS promoveu uma maratona de desenvolvimento no processo de transformação digital e migraram 18 sites da empresa em 36 horas ininterruptas.

Foi um mutirão de equipes multidisciplinares que deram apoio a 9 times da TI para que novas soluções fossem entregues aos consumidores.

Foi muito trabalho, mas unindo diversão, entretenimento e interação entre as equipes.

ZECA HONORATO

Acontece nesse sábado, (8/12) a última edição do ano do workshop de marketing político eleitoral. Você pode ser Eleito na Próxima ou Eleger Alguém. Ainda restam duas vagas!

ENCONTRO DO BEM

Na manhã dessa quinta (6 de dezembro), a Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP) realizou uma nova edição do Encontro do Bem no auditório da Receita Federal em Porto Alegre. No evento, idealizado pelo presidente do Instituto Ver, João Firme, e apresentado pelo radialista e publicitário Dorotéo Fagundes, o cinquentenário da Receita, celebrado no último dia 20 de novembro, foi lembrado pelos presentes.

O superintendente adjunto da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Ademir Gomes de Oliveira, foi o primeiro a palestrar, lamentando que apenas 6% do imposto arrecadado seja destinado para projetos sociais, com o número subindo para 8% em alguns casos. “Depois de 28 de dezembro, a porcentagem pode diminuir para 3%”, alertou, enaltecendo as entidades beneficiadas como as Apaes e o projeto WimBelemDon, que ensina tênis para crianças na Zona Sul de Porto Alegre. O delegado da Receita Federal, Alexandre Rampelotto, acrescentou que 400 milhões poderiam ser destinados, o que não ocorre. “O potencial de pessoas para destinar é muito grande, mas não se aproveita”, lamentou.

ATIVA/ONIBUS NATAL

Ônibus especial de Natal da Carris, com produção da Ativa, já pode ser visto pelas ruas de Porto Alegre durante o mês de dezembro.

Em homenagem ao natal, a Ativa juntamente com a Carris, parceira comercial da empresa que comercializa seus busdoors, finalizam o ano com mais este envelopamento de ônibus.

A ideia é ter alguns ônibus especiais nas ruas em datas importantes. São quatro envelopamentos ao longo do ano para poder divulgar algumas datas especiais como aniversário da Carris, outubro Rosa, Novembro Azul e o Natal.

“ Esta é mais uma maneira que temos de participar da vida do Porto Alegrense, divulgando campanhas institucionais e também de conscientização para a população “, afirma Dannie Dubin, Presidente da Ativa.

GUIA DE VALORES

Já está pronto o novo Guia Referencial de Valores editado anualmente pelo Sinapro-rs.

Todo ano o guia é atualizado conforme o índice acumulado do INPC sobre os itens que já constam no Guia.

Além disso, foram incluídas algumas novidades na parte digital que vem para facilitar a precificação de alguns serviços e peças ainda não contemplado nas versões anteriores.

As agências associadas ao Sinapro-rs tem acesso gratuito a ferramenta. As demais agências do mercado podem entrar em contato através do fone: (51) 3395.1063-email: sinaprors@sinaprors.com.br.

FEEVALE 

Estão abertas as inscrições para o vestibular agendado da Universidade Feevale. Os cursos de Engenharia Biomédica e Design de Animação são as novidades desse processo seletivo, que tem duas datas de provas agendadas neste mês: dia 15 (sábado), às 9h, e dia 19 (quarta-feira), às 19h. Os candidatos que optarem pela primeira data deverão se inscrever até as 22h do dia 13 e os que escolherem a segunda data até as 22h do dia 17.

O curso de Engenharia Biomédica é oferecido no turno da noite, com aulas nos câmpus II (Novo Hamburgo) e III (Campo Bom). O curso forma profissionais aptos a propor, pesquisar, desenvolver e gerenciar projetos de dispositivos, equipamentos e instrumentos médicos, com foco na tecnologia e na inovação. Com isso, auxiliam no diagnóstico, na prevenção, no tratamento e na reabilitação de pacientes, contribuindo para o bem-estar e os avanços da pesquisa na sociedade. O engenheiro biomédico pode atuar, por exemplo, em hospitais, clínicas especializadas, setores industriais e de serviços, trabalhando com tecnologias assistivas, instrumentação e equipamentos biomédicos, processamento digital de sinais e imagens e vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Já o curso de Design de Animação, que tem duração de três anos, prepara profissionais para o mercado de animação e para a indústria criativa, qualificando-os em ilustração, arte conceitual, modelagem 3D, roteirização, animação 2D e 3D, edição de vídeo, áudio, efeitos visuais, pós-produção e gestão de processos criativos. Com foco nas práticas existentes no mercado, o curso aborda as técnicas e processos da arte da animação desde o primeiro semestre, proporcionando ao estudante a atuação em situações de produção encontradas em empresas de entretenimento.

PROFANA/BATE PAPO

Moda e a relação com a sustentabilidade são a pauta do bate papo da Profana da Cidade Baixa, neste sábado, dia 08 de dezembro das 14h às 17h, na loja que fica localizada na Rua Lima e Silva, 552 em Porto Alegre. A publicitária Andréia Marin Martins, que é especialista em Gestão do Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Formação de Pessoal do Sistema das Nações Unidas para falar da relação da moda com a sustentabilidade, vai encerrar a programação cultural da marca deste ano com uma conversa animada e informal.

ARP/APOIO

Depois de receber cerca de 5 mil participantes em suas edições anteriores, a Maratona Digital chega em sua 11ª edição com 18 workshops de Marketing Digital Avançado em 03 dias de evento imersivo, de 14 a 16 de dezembro, em Porto Alegre. O evento inicia na sexta com duas palestras que apresentam as principais tendências de negócios, marketing digital e mídias sociais para 2019.

O sábado e o domingo seguem com 16 aulas focadas em dicas práticas. Entre os assuntos abordados: Anúncios no Linkedin, Mudanças no Google, Lançamentos Digitais, Stories que Vendem, YouTube, Funil de Vendas, E-mail Marketing, Loja no Instagram, Automação de Marketing Digital, Facebook Avançado entre outros. Ao fim dos workshops há espaço para perguntas aos professores. Queremos que você saia do curso cheio de ideias, mas sobretudo: dominando novas ferramentas e estratégias!

Confira a programação completa em https://www.sympla.com.br/11-maratona-digital-em-porto-alegre__400696

MENOS TV PAGA

Desde 2015, auge de assinantes da TV paga no Brasil, mais de 2 milhões de telespectadores cancelaram suas assinaturas.

Grande parte já está revendo seu modelo de entrega e aderindo o On Demand.

Não dá para perder o controle.

VICE-LÍDER CAMPEÃO

“Estamos juntos, rubro-negros. Depois de mais um ano de muito suor, assim como vocês, agora é a vez de o SBT comemorar. Somos vice-líderes por antecipação – só que no nosso campeonato. E, assim como vocês, temos muito orgulho do nosso time, que deu muita alegria para milhões de brasileiros.”, diz a postagem da Emissora SBT, aproveitando o tema de futebol e ironizando o vice-líder do campeonato.

O Flamengo encerrou o Brasileirão na segunda posição, atrás do Palmeiras, campeão de 2018.

EXPERIÊNCIA NA VITRINE

Dois projetos da empresa Vimer – Visual e Merchandising para as marcas Marisa e Hering compartilham suas vitrines para que seus clientes se fotografem e postem em suas redes sociais.

Mais do que nunca as marcas estão entendendo que o consumidor quer fazer parte de uma experiência diferenciada até na hora de comprar na sua loja preferida.

PEDRADA NOS PATROCINADORES

Toda a confusão da Final da Libertadores causada pela violência e desorganização da Conmembol atingiu em cheio as marcas que mantém o mais importante campeonato da América do Sul.

Não temos o campeão definido e provavelmente poderemos ter mais indefinições em quem irá continuar patrocinando um campeonato tão questionável.

EU x ROBÔ

Conforme o livro “Sociedade.com” de Abel Reis, sociedades como a brasileira poderão ser as mais atingidas pelo desemprego, pois a baixa qualificação profissional irá acelerar a substituição do homem pelos robôs.

Ou a gente se prepara, ou vai parar no ferro-velho.

JOGO DURO NA TV

Futebol continua sendo um dos principais produtos a serem televisionados. E a disputa vai ser cada vez mais acirrada em 2019.

Novos competidores estão chegando para movimentar a disputa por quem detém os diretos de transmissão dos campeonatos.

Esperamos que quem o grande vencedor seja o telespectador. Confira:

Libertadores da América
TV Aberta: Globo
TV Paga: Fox Sports e SporTV (algumas partidas sublicenciadas)

Sul-Americana
Streaming: DAZN

Campeonato Brasileiro – Série A
TV Aberta: Globo
TV Paga: SporTV e Turner (TNT e Space)

Campeonato Brasileiro – Série B
TV Paga: SporTV

Copa do Brasil
TV Aberta: Globo
TV Paga: SporTV e Fox Sports

Champions League
TV Paga: Turner (TNT e Space)
TV Aberta: Facebook (a rede social foi a vencedora na negociação dos direitos e exibe as partidas na página do Esporte Interativo, em acordo firmado com a Turner)

Europa League
TV paga: Fox Sports

Premier League – Campeonato Inglês
TV Aberta: RedeTV
TV Paga: ESPN

La Liga – Campeonato Espanhol
TV Paga: ESPN e Fox Premium

Seria A TIM – Campeonato Italiano
Streaming: DAZN

Ligue 1 – Campeonato Francês
Streaming: DAZN

Bundesliga – Campeonato Alemão
TV Paga: Fox Sports

Nations League
TV Paga: Turner
Streaming: Esporte Interativo

Copa América 2019
TV Aberta: Globo
TV Paga: SporTV

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here