NOTAS DA SEMANA-08-02-19

0
161

O NAUFRÁGIO DO CAIS

Há 7 anos a população de Porto Alegre acompanha o desenrolar da trama daquilo que sempre foi desejo de todo porto-alegrense, ter o Cais da Mauá recuperado e com atividades comerciais, culturais e de lazer que reaproximariam as pessoas do Rio Guaíba. Houve de tudo nessa novela, demora nas licenças, ambientalistas xiitas, IAB, caranguejos de sempre, espanhóis de meia tigela, políticos aproveitadores, enfim…uma longa lista daquilo que tradicionalmente atrasa nossa cidade. Pois bem, desde o ano passado a empresa Cais da Mauá tem finalmente o projeto aprovado e as licenças nas suas mãos e o que ocorre…NADA! Exatamente, a empresa não movimentou uma palha da obra, POR QUÊ? Nesta semana, foi anunciada a parceria entre a empresa e dois parceiros que irão prover uma parte da área com estruturas de lazer, cultura e gastronomia, além de um estacionamento para 600 carros, seria ótimo se não fosse um porém, não foi esse o projeto aprovado! E se fosse para terceirizar áreas, sem fazer um único investimento, qual a necessidade de ter essa empresa como intermediária? A empresa Cais da Mauá, precisa explicar muita coisa, mas na nossa opinião, o que seria melhor para a cidade seria rescindir o contrato com essa empresa e conceder o espaço a empreendedores mais responsáveis e que poderiam inclusive serem os que ora estarão operando através da Cais da Mauá. Os porto-alegrenses merecem uma solução definitiva e boa para a cidade.

REPÚDIO COMPARTILHADO

Nessa semana houve um episódio revoltante envolvendo nosso mercado. Um painel de outdoor colocado na Estrada do Mar foi tombado em um ato criminoso.

São práticas da Idade Média que ainda acontecem em nosso Estado.

Algumas entidades se manifestaram e se posicionaram a respeito desse ato covarde: AGEPAL – Associação Gaúcha das Empresas de Propaganda ao Ar Livre, SINAPRO-RS – Sindicato das Agências de Propaganda no RS e Clube de Criação RS.

Não dá para permitir que atos assim continuem acontecendo, justamente em um momento em que a propaganda precisa ser a propulsora do desenvolvimento do nosso Estado.

Vergonhoso para o mercado conviver com atos desse tipo.

O prejuízo causado é imensurável e causado por uma forma criminosa e covarde.
Não podemos conviver com tais atitudes que só denigrem a mídia exterior como um todo.
Ao emprestar o nosso apoio a empresa exibidora deixamos registrado o nosso mais veemente protesto, esperando que tais atos terroristas não venham mais a acontecer.

  • Confira no DESTAQUE dessa coluna fotos desse ato de vandalismo.
  • A CHARGE DA SEMANA também faz alusão ao assunto

EMPRESAS

As ameaças das grandes industrias em saírem do RS por tributos exorbitantes, logística do século passado, mão de obra mais cara e outros argumentos, fortificam-se cada vez mais e se passar da ameaça, partindo para o concreto, viraremos pó.

UM FENÔMENO

As lojas Renner mais uma vez supera a crise e faz de 2018 um ano excepcional crescendo em tudo, acima de tudo.

PÓS FEEVALE

Mais um pós graduação que a Feevale lança com o tema Direito para startup.

Vale muito alguém tratar e se preocupar com o tema. É fácil falar em abrir ou investir em startup, mas quais os riscos e preocupações que devem ser levadas em conta, isso normalmente se deixa de lado.

Quem quer aprender e já fazer certo, busca mais informações e se inscreve pelo site www.feevale.br/cursoseeventos.

AUDIÊNCIA DIGITAL

A Plataforma do Grupo RBS – GaúchaZH bateu recordes de visualização no mês de janeiro com mais de 80 milhões de acesso.

A aposta em ter um jornalismo de qualidade e com informações regionais está trazendo frutos.

INNOVATION WEEK

Já foi disponibilizado a grade de programação do evento promovido pela ARP junto do Grupo de Marketing.

Confira a programação completa no site: https://www.innovationweek.poa.br/.

E a partir de amanhã (09-02) já está disponível para todos os interessados adquirirem seus ingressos.

Não dá para perder esse evento.

NEM TÃO SUPER ASSIM

O Super Bowl é o segundo mais caro para anunciar na TV Americana e bateu recorde em arrecadação de propaganda em seus intervalos.

Por outro lado, foi a audiência mais baixa nos últimos 10 anos. Só não foi pior porque houve a migração de telespectadores da TV para as plataformas de streaming.

Novos tempos exigem novos formatos.

FRANCICE/JC COMUNICAÇÃO

Francice Luz começou a fazer parte da equipe comercial da JC Comunicações, desde final janeiro. A executiva fica responsável para atender as plataformas digitais e de tecnologia, como UOL, Adglow, Áudio.Ad e alguns produtos off/on.

Com grande experiência no mercado gaúcho, Francice é formada em Publicidade e Propaganda pela PUC e especializada em Marketing pela FGV, está há 20 anos no mercado de comunicação, tendo passado por agências como Competence, Dez, GH, Paim e Publivar. No último ano, atuou ainda na área comercial do Canal Rural.

NOVO CAMPUS ESPM

A ESPM inaugurou em São Paulo no Jardim Paulista um novo campus para tratar de assuntos de inovação e atender uma demanda crescente por uma educação cada vez mais especializada e continuada.

A Escola continua a investir em novos formatos, para atender a uma demanda de atualização constante de executivos de grandes empresas.

De 2017 para cá a ESPM já investiu mais de R$ 20milhões na modernização de seus campus, inclusive na sede de Porto Alegre.

TOP SER HUMANO

As inscrições para os Prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania vão até o dia 15 de março. Mas o envio do case tem um prazo diferente.

período de inscrições vai até o dia 15/03;
Depois de inscrito, o envio do seu case deve ser feito até o dia 07/05, conforme o regulamento.
Aproveite o prazo e se inscreva! http://bit.ly/inscricao-top

ARP e SHARE

A ARP oferece aos seus associados descontos nos cursos oferecidos pela SHARE no mês de fevereiro.

Vale conferir os temas e colocar o modo de atualização profissional para funcionar.

Confira os cursos em https://www.tudodeshare.com.br/, e escolha qual é do seu interesse e coloque o código ARP20

VIDA DIGITAL

Segundo a pesquisa de comportamento MY TEEN LIFE realizada pela Viacom em mais de 30 países o perfil do adolescente é muito parecido globalmente e em torno de 90% desses jovens compartilha tudo da sua vida através das redes sociais. É a forma mais usada para mostrar seu dia-a-dia, se posicionar e compartilhar sua visão de mundo.

Geração quase totalmente plugada.

MEGA AMAZON

Não há crise, nem números pequenos quando se fala na AMAZON. Para se ter ideia disso a empresa divulgou alguns números de sua performance em 2018:

– Faturamento de U$ 10 bilhões em propaganda em sua plataforma. Mais do dobro do que sua projeção inicial para o ano.

– O lucro da empresa foi de U$ 3 bilhões, quase o triplo em relação ao ano anterior

– U$ 72 bilhões foi a cifra de vendas do site

– 3 maior empresa que fatura em publicidade no mundo atrás apenas do Google e Facebook.

O céu não é mais o limite.

RECORDE DO FACEBOOK

Se a Amazon vai muito bem obrigado, imagina o Facebook que bateu recordes em seus números de 2018.

A companhia apresentou seu balanço no dia 30 de janeiro e teve um lucro recorde de U$ 6,8 bilhões e um crescimento de receita de 30%.

Além disso, houve um crescimento de 9% de usuários ativos em suas plataformas

Após o anúncio seus papéis se valorizaram mais de 9% em um dia.

Mesmo em meio a crises judiciárias o gigante não para de crescer.

DIGITAL PERFORMANCE

Aconteceu no dia 30 de janeiro em São Leopoldo o evento 1º DIGITAL PERFORMANCE SUMMIT organizado pela TRINTO e a E-commerce Brasil.

Na edição de estreia do Digital Performance Summit estiveram em pauta temas como branding na jornada do consumidor, o papel da indústria no e-commerce e as novas tendências em marketing de performance.

Outras nova edições estão programadas em fevereiro na Serra Gaúcha e em março em São Paulo.

PERFIL DO TELESPECTADOR

Saiu uma pesquisa realizada pelo IBOPE em São Paulo, falando sobre o perfil do telespectador de TV.

O interessante a se ressaltar é que o SBT se caracteriza por ser a emissora da família, pois abrande mais públicos de diferentes idades.

E GLOBO e RECORD ficam com públicos mais interessantes para as marcas das classes AB e C1.

Cada um com seus diferenciais e há espaço para todos.

AGÊNCIA GAÚCHA CONQUISTA CAMPEÃO MUNDIAL O sucesso do e-Sports mundial respinga também no mercado gaúcho. Em 2019, será a agência de comunicação NOOKE, de Porto Alegre, a responsável pela gestão de marketing, imagem e carreira de Gabriel “FalleN” Toledo, nada menos do que um dos 30 mais influentes jogadores profissionais de CS:GO (Counter Strike: Global Offensive) nos Estados Unidos, segundo levantamento da Revista Forbes americana.

Sob o comando dos publicitários Antônio Nunes e Stefania Curti, a NOOKE terá pela frente tarefas ligadas em ações que darão para Toledo melhores resultados na divulgação e compreensão sobre o cenário da indústria de jogos no Brasil.

Para o diretor comercial da NOOKE, Lucas Conceição, o ambiente de negócios de e-Sports superou a fase de bolha tecnológica há tempos e é, de fato, um mercado consolidado e em expansão: “As estimativas de diferentes organizações internacionais de campeonatos de e-Sports indicam que em 2019 mais de 420 milhões de pessoas ao redor do mundo vão assistir algum tipo de esporte eletrônico”, diz ele. É com base nessa e em outras informações que a NOOKE tem uma expectativa de R$ 500 mil de faturamento somente no segmento e-Sports.

Ao contrário do que se imagina, o e-Sports não é só uma forma de divulgação de produtos (os jogos e os consoles). A popularidade dos jogadores cria também movimentos em que a comunicação profissional é exigida. Recentemente, Gabriel “FalleN” realizou uma maratona de jogo com o objetivo de arrecadar fundos para doação à uma equipe sul-africana. “Entendemos que o desejo era incentivar e ajudar a equipe daquele país para que pudessem competir em condições de igualdade nos próximos eventos mundiais, provavelmente nos Estados Unidos. Ações desse tipo estão entre as ideias que a Nooke deverá planejar”, comenta o diretor.

XVIII MOSTRA DE COMUNICAÇÃO AGRO ABMRA 

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) realizará, em maio, a XVIII Mostra de Comunicação Agro ABMRA, a maior premiação da publicidade, comunicação e do marketing do agro no país, que contribui para o constante aprimoramento das técnicas e gestão da comunicação em marketing do setor produtivo, por meio do reconhecimento de profissionais, empresas e instituições. “A Mostra tem grande importância por reconhecer o ineditismo e a inovação das ações de marketing voltados ao agro. Este evento é um dos mais conceituados e esperado pelas agências e empresas do agronegócio brasileiro”, diz Jorge Espanha, presidente da ABMRA. As inscrições das campanhas começarão em março.

Para mais informações, acesse www.abmra.org.br

OLHE O QUE VEM AÍ NA EDIÇÃO DE MARÇO.

PARA ANUNCIAR: OPEC@ARMAZEMDEMIDIA.COM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here