NOTAS DA SEMANA-15-02-2019

0
168

A FORÇA DA COMUNICAÇÃO

O que a Revista Voto fez em Brasília sob o comando da Sócia Karen Miskulin e da Editora jornalista Soraya Hanna, reunindo os pesos pesados do Governo Federal e Empresários é realmente um fato que não pode passar desapercebido pelo mercado gaúcho, principalmente para aqueles que são céticos em relação a mídia impressa e também a nossa classe política. Outra grande jogada está sendo do SBT que com seu Jornal Bom dia Rio Grande está apresentando desde a última quarta-feira entrevistas com os gaúchos que integram o Governo Bolsonaro, sob o comando de Carlos Toillier e apresentação do talentoso Felipe Vieira.

EDITAL DA SORTE

Ontem teve mais uma sessão do Edital de escolha de agência de publicidade para o SENAR-RS.

A reunião de ontem foi para abrir os envelopes de preço e dar o resultado final das classificadas.

A surpresa foi que 2 agências empataram em todos os critérios no primeiro lugar.

E de forma inédita a escolha foi realizada por sorteio.

As agências que empataram foram a SPR e a Brivia Dez e a sorte ficou com a SPR que ficou com o grande prêmio.

Ainda cabem recursos, mas provavelmente a SPR será a agência que irá atender o SENAR-RS.

Ás vezes a competência se alia a sorte.

EDITAL DOS SONHOS

Na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro acontece mais uma audiência pública do Edital de escolha de agência de propaganda da Prefeitura de Porto Alegre.

Nesse encontro será apresentado o resultado da avaliação da subcomissão técnica com as avaliações das campanhas criadas.

A expectativa é grande pelo resultado e 2 agências terão a grande responsabilidade de administrar uma verba polpuda e a missão de contribuir com a atual gestão na divulgação de suas ações e iniciativas.

Continuamos na torcida para que todos ganhem nesse processo.

CAMPANHA VERÃO

A campanha de verão do Zaffari nas redes sociais é protagonizada pelos influenciadores do Sul. A campanha tem a coordenação da equipe de marketing do Zaffari.

POUPANÇA DO SICREDI

A carteira de poupança do Sicredi cresceu 38,7% em 2018 relação a 2017, o que representou um incremento de R$ 3,7 bilhões de um ano para o outro.

No total, o volume da carteira ficou em R$ 13,3 bilhões.

No Brasil, o incremento da carteira de poupança no mercado financeiro, no mesmo período, foi de 10%, segundo o Banco Central.

O crescimento do Sicredi está associado às ações da instituição para estimular o hábito de poupar e também ao próprio modelo de negócio, que permite aos associados se beneficiarem com o rendimento deste tipo de investimento e com a distribuição dos resultados das cooperativas de crédito, definida em assembleia.

FORA DE MODA

Caiu muito mal o tema da festa de 50 anos da diretora da Vogue Brasil, Donata meirelles.

A repercussão foi imediata e muito negativa de usar o Brasil Escravocrata como pano de fundo para a badalação que ocorreu em Salvador.

Exageros à parte e sendo um tema tão delicado, foi de muito mal tom para uma profissional que é editora de moda de uma das Revistas mais conhecidas no assunto dar uma bola fora dessas.

O respeito ainda é o artigo que nunca sai de moda.

PLANETA ATLÂNTIDA

Mais uma vez foi um sucesso a 24ª edição do Planeta Atlântida no litoral gaúcho.

2 dias de shows e experiências com as marcas patrocinadoras que meche com a economia local e com o coração de milhares de pessoas que participam do festival e que são impactados através da mídia.

E é claro que a 25ª edição no próximo ano deverá trazer novidades e atrações que só esse grande evento sabe realizar.

PATROCÍNIO INFLUENCIADOR

O Programa da Band – O Aprendiz com Roberto Justus terá uma nova versão com participantes que são influenciadores digitais.

E uma mudança interessante é que a atração mudou a cor do seu logotipo por conta de seu patrocinador master.

Em outros países a marca O Aprendiz tem o seu fundo azul e no Brasil a cor principal será o vermelho, já que o Santander será seu principal patrocinador.

Realmente as marcas e seus parceiros estão conseguindo ter uma integração além do que normalmente conhecíamos como “patrocínio” e fazer com que esse aproveitamento seja um ganha ganha nessas relações.

Além do Santander o programa já conta com Vivo, Cruzeiro do Sul Virtual, Hyundai, Magazine Luiza e Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Grandes marcas junto a um grande programa e uma emissora que está se reinventando em seu conteúdo e formato.

HERC/E21

Após uma concorrência entre seis agências e peneirando quatro.

Moove e E21 apresentaram campanha da Indústria Herc de torneiras e plásticos, ficando a E21 com a conta.

CREDIBILIDADE ABALADA

O setor de publicidade no Reino Unido está passando por uma crise profunda de credibilidade frente aos consumidores.

O país reconhecidamente como um dos mais criativos na publicidade mundial precisa repensar sua forma de operar para reassumir seu lugar de destaque não só na criatividade como na geração de negócios.

Essa é uma sinalização que o CENP traz em seu informativo semanal e chama a atenção para que nosso mercado brasileiro continue ligado em boas práticas e principalmente no ditado que diz: “quem quer ir rápido, vai sozinho; quem quer ir longe, vai junto”.

Mais do que nunca precisamos unir forças para manter um negócio que só sobrevive com credibilidade.

MAÇÃ MOFADA

A Apple tem um grande desafio para resolver. O número de pessoas que compra e atualiza seus aparelhos iphone está cada vez menor. Em outras palavras, de um ano para outro a duração média de um aparelho de celular na mão do cliente passou de 3 para 4 anos. Isso está ligado principalmente a questões de evolução dos aparelhos que tem sido pequenas nos últimos lançamentos e o preço praticado é muito caro.

Só para ilustrar, apenas 16% de quem possui Iphone pretende comprar um novo em 2019. É um percentual muito pequeno para o resultado que a empresa e seus investidores projetam, tanto que as ações da empresa estão em queda desde outubro passado.

Que falta que Steve Jobs faz.

MARCAS DIGITAIS

Estudo realizado através da Interbrand para conhecer as marcas mais valiosas no meio digital brasileiro anualmente serve como base para um aprofundamento do estudo e entendimento de como as marcas se posicionam no meio digital realizado pela Zeeng e Blumahub.

Desse estudo nasceu um ranking em diversas categorias que detalha como cada marca fala com seu público.

Vale dar uma conferida no link abaixo com as informações sobre esse estudo:

http://lp.blumahub.com.br/estudo-de-marcas

OUTDOOR SOCIAL/JOVENS COMUNICADORES

A primeira edição do projeto Jovens Comunicadores, lançado pelo Outdoor Social em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), foi encerrada nesta quinta-feira, 14, com uma cerimônia no Centro Cultural Olido, em São Paulo. O projeto ofereceu a 18 jovens, de diversas regiões do país, um curso de formação de influenciadores digitais, com o objetivo de ampliar o potencial de comunicação desse público por meio de um processo de criação de vídeos curtos para a web, investindo na participação cidadã e na diversidade. Além disso, os participantes receberam um smartphone e uma bolsa no valor de R$ 1.000 durante os cinco meses de duração do projeto.

Durante o evento, serão exibidos alguns dos vídeos produzidos pelos jovens. Ao todo, foram elaborados 53 vídeos que abordam questões que envolvem a diversidade da juventude brasileira em temas ligados a questões raciais, gênero, sexualidade e cultural. De acordo com Emília Rabello, fundadora do Outdoor Social, a iniciativa contribui decisivamente para o desenvolvimento intelectual dos jovens. “O objetivo do projeto é dar voz à essa juventude incrível, extremamente atuante nas comunidades e periferias, e contribuir para o fortalecimento do protagonismo desses brasileiros”, afirma. Todos os vídeos dos Jovens Comunicadores podem ser conferidos nas páginas do Outdoor Social no Facebook e Youtube.

BONECA POLITICAMENTE CORRETA

A nova linha da Barbie da empresa MATEL terá uma série de novos modelos com o selo da Inclusão. Serão 3 modelos diferenciados – uma das bonecas vem em cadeira de rodas, outra com perna protética e ainda outra com cabelos trançados e texturizados. A inclusão já começa na brincadeira.

RECEITA “BRUTA”

É impressionante o crescimento da receita das gigantes de tecnologia. Não tem boicote ou vazamento que afete o crescimento do que se fatura em publicidade nas grandes companhias digitais.

Já havíamos falado sobre alguns desses números, mas veja em percentual o crescimento e representatividade de cada uma delas:

FACEBOOK – crescimento de 38% de investimentos em publicidade – a receita total de publicidade equivale a 99% de tudo o que a empresa fatura.

GOOGLE – crescimento de 22% em publicidade, o que representa 85% de toda a receita da empresa.

AMAZON – crescimento de 95% em publicidade e essa receita representa 4% de todo o faturamento da companhia. Só em publicidade foram U$ 10 bilhões.

MICROSOFT – crescimento de 15% em publicidade e representa apenas 6% de toda a receita da empresa.

São números que impressionam e nos fazem pensar para onde caminha os investimentos da nossa indústria.

PONTUAÇÃO PARA RH

Estamos na época de avaliar tudo através de aplicativos e plataformas.

Vale avaliar restaurante, veículos, hotéis, lugares.

Já faz algum tempo que já existem as plataformas para avaliar as empresas como locais positivos ou negativos para se trabalhar.

Quem está interessado em uma vaga de emprego pode saber a avaliação que os funcionários atuais tem do seu local de trabalho.

E, acredite ou não, a avaliação precisa ser a mais verdadeira possível. É uma forma atual de reforçar o marketing das empresas de dentro para fora.

Cada vez mais as marcas precisam ter um olhar 360º do seu negócio.

TRANSMISSÕES EXCLUSIVAS 

A partir desta quinta-feira, 14 de fevereiro, a TV Pampa inicia uma dupla jornada de transmissões exclusivas do futebol internacional na TV aberta: a Copa Sul-Americana e o Campeonato Italiano. A estreia será a partir das 21 horas e 30 minutos, com a transmissão da partida entre Corinthians e Racing pela Sul-Americana. A temporada 2019 seguirá até 9 de novembro, com jogos sempre às quartas ou quintas-feiras.

A Copa Sul-Americana contará com mais de 50 clubes, de 10 países, e entre os participantes brasileiros estão, além do Corinthians, mais cinco clubes. Além disso, Grêmio e Internacional poderão integrar a disputa, caso venham a ser desclassificados da Libertadores da América.

Já o prestigiado Campeonato Italiano, que conta com o craque Cristiano Ronaldo, estará na tela da TV Pampa a partir do mês que vem. Além de Cristiano outras estrelas do futebol mundial e 27 brasileiros, como Douglas Costa, Lucas Paquetá e Miranda, irão brilhar nos campos italianos, com jogos aos sábados, sempre às 16 horas e 30 minutos.

PALESTRA CORE-RS

O Projeto do CORE/RS – Conselho Regional de Representantes Comerciais começa seu ciclo de palestras de 2019 com o tema “Posicionamento – Como fortalecer a imagem de sua marca, da sua empresa de Representação Comercial”, com a curadoria da ADVB/RS, acontece no dia 25 de março no Centro Cultural do CORE/RS com entrada franca e solidária – doação de 1Kg de alimento.

Informações e inscrições no link abaixo:

https://www.sympla.com.br/posicionamento—como-fortalecer-a-imagem-da-sua-marca-da-sua-empresa-de-representacao-comercial__448803

MILTINHO TALAVEIRA
Ainda em clima de verão, e Porto Alegre nas suas mudanças de temperatura, às vezes calor às vezes mais ameno com mais sombra, a festa Blow Up convida pra refrescar com Rodada Dupla de COMBO até meia noite nesse sábado feito no Capricho! E aproveite que o sábado vai ter uma hora a mais, pois se encerra o horário de verão.

Sobre a festa:

A Blow Up é uma festa que acontece há treze anos, sempre a cada terceiro sábado do mês no Bar Ocidente. Cada edição da festa tem uma inspiração diferente que exibe filmes, seriados e/ou novelas no telão e realiza intervenções pelos ambientes do Bar Ocidente. Nestes treze anos já foram realizadas festas com os mais variados filmes e temas, desde com o clássico filme dos anos 60, que dá nome a festa, bem como seriados clássicos e contemporâneos, destaque para duas edições Star Wars onde a festa colocou cosplays diretamente do Conselho Jedi/RS, e já houveram algumas edições baseadas em atores.

Em duas pistas no Bar Ocidente, uma somente com música pop-eletrônica e outra com clássicos de todas as décadas levam alegria e boas energias até amanhecer, para os mais variados gostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here