NOTAS DA SEMANA – 12.04.2024

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ENTREVISTA COM EDUARDO FERREIRA

1. Quem é Eduardo Ferreira ?

Um idealista que acredita nas pessoas e que o universo funciona melhor quando todo mundo está em sinergia. O mais gaúcho dos cariocas. Um apaixonado por Porto Alegre que não vai parar até deixar essa cidade linda.

2. A Sinergy nesse um quarto de século de vida espera inovar muito mais?

Sim. Está no nosso DNA e no nosso nome. Vamos fazer novas todas as coisas com as bênçãos de Deus e com a ajuda dos nossos clientes.

3. O mercado responde a altura do crescimento das mídias OOH?

Sim, Nenê. O Meio não para de crescer a concorrência mais qualificada faz todo mundo subir o sarrafo. Se estamos qualificando os clientes estão vendo e vindo junto conosco.

4. Edu em família, com os amigos e no tempo livre?

Eu gosto do aconchego do lar. Amo minha família e meus amigos. E faço uma coisa bem: cantar karaokê. Se tudo der errado abro um boteco e vou cantar por aí.

Nunca reclamaram do barulho, mas pelo contrário, pediram música.

GRAMADO SUMMIT

Mais de 500 expositores estão presentes na Gramado Summit 2024, uma das principais conferências de tecnologia e inovação do país, que acontece de 10 a 12 de abril. Entre essas 500 marcas, mais de 300 são startups em estágio inicial.

Na categoria de startups, destacam-se negócios nos segmentos de reitailtechs e edtechs, mas também marcam forte presença as healthtechs, fintechs, martechs, RHtechs, govtechs, indtechs, foodtechs e proptechs.

Essas startups são de diversos estados brasileiros, especialmente de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Acre, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já os segmentos de maior destaque entre as startups expositoras estão fintechs, healthtechs, edtechs, martechs, retailtechs, RHtechs, govtechs, indtechs, lawtechs e foodtechs.

Conforme o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, a conferência busca dar destaque para startups, seguindo o propósito de empoderar o pequeno empreendedor. “Trabalhamos com uma série de incentivos para trazer essas startups para dentro do evento e, ao mesmo tempo, também oferecemos ações para viabilizar conexões e investimentos para elas”, explica.

Entre essas ações que as startups podem participar está a Batalha de Startups (a vencedora da competição recebe um aporte de R$200 mil da aceleradora Ventiur, com possibilidade de chegar a até R$1 milhão por meio de co-investimento).

Gramado Summit 2024 em números

• 10 trilhas de conteúdo
• 400 palestrantes
• 500 expositores
• sendo 300 startups e/ou pequenos negócios
• principais estados das empresas: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Acre, Pernambuco e Rio Grande do Norte
• segmentos de maior destaque entre as startups estão retailtechs, fintechs, healthtechs, edtechs, martechs, RHtechs, govtechs, indtechs, lawtechs, proptechs e foodtechs
• 15 mil visitantes
• 23 estados brasileiros
• 70% do público participante é de fora do Rio Grande do Sul
• 500 investidores
• 28 mil metros quadrados de área construída
• R$ 60 milhões de impacto econômico.

PANVEL

Uma empresa que trabalha com marca própria há mais de 30 anos e registra crescimento anual superior a 15% na participação desses produtos nas suas vendas tem muita experiência a compartilhar. Criatividade e agilidade são dois dos pilares utilizados para construir essa história sólida. E será sobre esse legado que a Gerente Executiva da Panvel, Priscila Franzeck, e a Coordenadora de Marcas Exclusivas, Rafaella Webber, vão conversar com o público no palco Push do Gramado Summit 2024.

“Foi um convite que nos deixou muito felizes. Vamos falar sobre a visão de valor da Panvel através da marca própria e como o contexto de velocidade de tendências – ainda mais aceleradas pelas redes sociais – se torna um desafio no desenvolvimento e na inovação dos produtos”, adianta Priscila Franzeck. Ela e Rafaella ainda vão mostrar como fazem a conexão de tudo isso com comunicação, conteúdo e influenciadores, através de um portifólio de mais de 1 mil produtos em diferentes segmentos que carregam a marca Panvel. A participação acontece nesta quarta-feira, 10, às 18h45, no Palco Push do Gramado Summit.

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO Ep. 34 – SINERGY 25 ANOS

Assista o 34º episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo intitulado “SINERGY há 25 anos no visual das pessoas“. Nesse episódio contamos com as presenças de Eduardo Ferreira, (CEO da SINERGY), Dani Schenato (Diretora Comercial) e Katia Bautista (Diretora de atendimento na SINERGY). Nesse episódio nossos convidados falam sobre a trajetória da SINERGY, a gráfica SINERGY PRINT, que a empresa foi a primeira no Brasil a colocar um painel 3D, a importância da sua participação na história do mobiliário urbano OOH, o crescimento gigante do mercado local e nacional com um faturamento acima de um bilhão de Reais, os formatos variados, uma nova empresa chegando, novas contratações, as estratégias e entregas, qual a hora de dizer “Não” para aceitar um cliente, Valor x Preços x Entregas, inteligência artificial e muito mais. A parceria para a produção do canal Coluna do Nenê: Áudio e Vídeo é uma coprodução com a Gorilla ‘s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla ‘s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, SBT, GRUPO RBS , CLEAR CHANNEL e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

SBT

O SBT e a Warner Bros. Discovery acabam de fechar a coprodução da 10ª temporada de “Bake Off Brasil – Mão na Massa”. Um dos realities gastronômicos de maior sucesso na televisão mundial está de volta para sua celebrar dez edições em grande estilo e com novo elenco.

Desta vez, o comando ficará com a carismática apresentadora e atriz Fabiana Karla e, no júri, os participantes terão a avaliação criteriosa e competente da chef confeiteira Carole Crema e do chef André Mifano.

O programa terá seus episódios exibidos pela plataforma de streaming Max, e em seguida pelo SBT e pelo canal Discovery Home & Health, e promete novas e boas emoções na tenda mais doce do país a partir de agosto.

Vale lembrar que Great Bake Off é um formato criado pela Love Productions, licenciado e distribuído pela BBC Studios Distribution Limited, tendo conquistado o público em 33 países.

O SBT também anuncia as listas com os 30 filmes finalistas e os 26 jurados que farão parte da 13ª edição do prêmio O Melhor Comercial do Brasil. Consolidado como referência no mercado, a premiação é destacada por seu rigoroso processo de votação e apuração em todas as suas etapas. Primeiramente, ocorre uma seleção prévia – realizada pela comissão interna do SBT composta por jornalistas e executivos das áreas de negócios e de marketing -, os quais analisam todos os comerciais veiculados nacionalmente pela emissora no último ano.

A seleção dos 30 filmes foi realizada pelo comitê interno do prêmio, que os escolheu entre os comerciais que mais se destacaram nas telas do SBT no último ano. Itaú, O Boticário e Telefônica S.A lideram entre os anunciantes, com Itaú apresentando cinco filmes entre os finalistas, seguido de O Boticário e Telefônica S.A, ambos com três. Já no caso das agências, a Africa lidera a lista com sete filmes entre os mais criativos veiculados na emissora ao longo de 2023. Logo atrás, está a AlmapBBDO, com seis filmes.

Atualmente a premiação está na 1ª fase, na qual o júri composto por profissionais do mercado publicitário realiza uma votação online, resultando na seleção dos dez comerciais mais votados, que formarão a “shortlist”. Na 2ª etapa, esse mesmo júri votará ao vivo para eleger o grande vencedor do ano, em um evento presencial marcado para o dia 24 de abril, em São Paulo, com a presença de jornalistas e executivos da emissora. Os vencedores – dupla de criação e anunciante – serão presentados com uma viagem para França, onde participarão do renomado Festival Cannes Lions, em junho deste ano.
O filme “Discurso 1 de 5”, criado pela AlmapBBDO para O Boticário, foi eleito O Melhor Comercial do Brasil em 2022.

FEEVALE

A Universidade Feevale e o programa RS Criativo, iniciativa da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, promovem, no dia 23 de abril, o lançamento do Relatório de Tendências Comportamentais (Prevers) 2024. O evento acontece a partir das 20h, no auditório do prédio Azul, localizado no Câmpus II, em Novo Hamburgo (ERS-239, 2755). A terceira edição da pesquisa comportamental foi realizada em parceria pelo Centro de Design e pelo Laboratório de Criatividade da Instituição, por meio do trabalho de professores, estagiários, bolsistas e voluntários.

O Prevers tem como objetivo mapear as práticas e os hábitos do comportamento dos consumidores gaúchos a fim de indicar caminhos criativos em tendências e macrotendências. Para tanto, foram feitos mapeamento de evidências locais, análise de relatórios de tendências internacionais, questionários online e entrevistas com profissionais das áreas de educação, governo e mercado.

Essa edição apresentará novidades: moodboards inspiracionais, cartela de cores e cartela de texturas. Esses recursos visuais têm como objetivo ilustrar e decodificar de forma imagética cada uma das macrotendências mapeadas, permitindo uma compreensão prática de como seria um produto resultante desses comportamentos.

INSIDE VIDEO

Em 2023, o consumo de vídeo em diferentes formatos alcançou 99,63% da população brasileira. Na média diária, 5h14min foram dedicadas a televisão linear (TVs aberta e paga), enquanto 2h23min foram desfrutadas por meio de plataformas de vídeo online. É o que aponta o Inside Video 2024, estudo da Kantar IBOPE Media.

É válido ressaltar que, além de ser multiformato, o vídeo se consolida como multiplataforma. Em outras palavras, ele é cross-media. Em 2023, 17,31% da audiência de vídeo em um dia típico ocorreu via televisão (conectada ou não) e smartphones. Inclusive, as TVs Conectadas vêm conquistando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. De 2017 a 2023, sua penetração cresceu 23 pontos percentuais.

A representatividade das TVs Conectadas é tamanha que 43% dos CMOs já consideram investir mais no meio em 2024. Aliás, de maneira geral, os anunciantes demonstram ter perspectivas positivas para este ano, uma vez que 68% dos executivos afirmaram que aumentarão seus investimentos em mídia.

Dentre os formatos disponíveis, os chamados Shoppable Vídeos, que permitem aos consumidores clicarem nos itens mostrados no vídeo e serem direcionados para a página de compra, são apontados como tendência. Isso está relacionado ao fato de que 41% dos usuários de internet no Brasil prestam mais atenção aos anúncios em vídeo na web do que a outros tipos de propagandas no meio.

“Para o anunciante, frente a esse cenário de aumento de verbas, é primordial ter eficiência no planejamento de mídia. Um caminho para isso é o equilíbrio entre os investimentos feitos entre canais online e offline. Nesse sentido, os formatos são complementares e geram resultados mais assertivos – se as marcas souberem explorar as particularidades de cada um, claro”, comenta Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.

O consumo de vídeo, no entanto, não deixa de enfrentar alguns percalços. Principalmente, quando o assunto é conteúdo online. Em 2023, 44% do público de VOD (Vídeo sob demanda, em tradução livre) afirmaram utilizar apenas o período gratuito do provedor e, então, trocar de player.

PUBLICIS

O Publicis Groupe anuncia o lançamento de uma nova operação do grupo no Brasil. O Publicis Groupe Media chega para compor o portfólio que faz parte do conceito “Power Of One”, abordagem que oferece soluções end-to-end para os negócios, passando por dados, estratégia, tecnologia e criatividade.

O Publicis Groupe Media, que já opera em outros países, terá no Brasil uma equipe de especialistas que vai atuar em colaboração com as demais agências do grupo, funcionando como uma vertical para desenvolver as melhores capacidades de mídia, a partir de inteligência da dados, segmentação e tecnologia.

O objetivo do Publicis Groupe Media (PGM) é ganhar escala com consistência e fortalecer as entregas de mídia aos clientes, atuando de forma consultiva e integrada com as equipes dos clientes e das agências do grupo.
PGM será um centro de excelência com especialistas em diferentes disciplinas de mídia e dados, as verticais do grupo que mais crescem e que levaram o Publicis Groupe a um crescimento de +35% nos últimos 4 anos mundialmente.

“Com a criação do Publicis Groupe Media vamos trazer o que há de melhor do grupo: planejamento baseado em audiência de milhões de IDs únicos, ferramentas de eficiência e predição de resultado de negócio, um centro de inteligência, escala de negociação e criação de soluções de mídia além de especialistas em todas as áreas de digital, do search ao retail media”, diz Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe no Brasil.

A nova estrutura, que será liderada pela colombiana Ximena Villamil, conta com o reforço de executivos que já fazem parte do Publicis Groupe. As lideranças de mídia das agências trabalharão em sinergia com esse time central, com o objetivo de entregar soluções integradas aos clientes.

BORDINI 1595

Um condomínio solar. Assim pode ser descrito o Bordini 1595. Localizado na capital gaúcha, terá sua fachada principal totalmente voltada para o norte, o que significa dizer 100% virado para o sol, o qual não bate e sim faz carinho em cada uma das 23 unidades, uma com a tipologia garden, distribuídas nos 11 pavimentos do prédio.

O empreendimento de alto padrão fica em um terreno de 1.068m², o qual 7.690m² serão de área construída, com três andares de estacionamento, sendo um térreo e dois subsolos. Tendo à frente a construtora e incorporadora Tomasetto Engenharia, o Bordini 1595 será integrado ao passeio público e possuirá eficiente e moderno sistema de segurança. Disporá de gerador de energia para atender as áreas condominiais e privativas do prédio, ou seja, as unidades residenciais, com ciclo de 6 horas de autonomia. Em seu interior contará com a curadoria de arte da arquiteta Paula Bohrer.

Antes mesmo de seu lançamento, o prédio já está com quase 50% dos apartamentos comercializados. “Estamos passando por um período de baixa da taxa de juros no Brasil, a Selic, o que movimenta a construção civil, sendo, consequentemente, um momento propício para aquisição de imóveis, já que os financiamentos estão mais acessíveis”, destacou Romeu Tomasetto, diretor da empresa.

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