MARI PETEK-FINAL-25-01-19

0
35

Conexão Dubai – Recurso de Voz

Por Mari Petek – Diretora da Plin Digital

Nos Emirados Árabes a tecnologia pulsa. Da parada de ônibus aos grandes festivais de inovação, tudo está envolto em uma aura futurista. Entre os meses de novembro e dezembro de 2018, pude vivenciar essa realidade de perto. Foram mais de 40 dias dedicados a compreender o que o mercado asiático tem desenvolvido e pensado acerca do universo digital. Foram muitos aprendizados e tendências observadas, mas uma delas desponta por meio da ação de diferentes players e pelo entendimento de que deve ser encarada como fator estratégico: 2019 e 2020 serão marcados por um forte aprimoramento dos recursos de voz em diferentes aplicações.

Em eventos como o Google Developers Festival, o efeito desse movimento é tido como certo. A voice biometrics (reconhecimento de voz) já está transformando o marketing digital. Exemplo disso é a boa aceitação de dispositivos como o Google Home ou o Amazon Echo, através do assistente visual Alexa, ou mesmo o Google Assistant, todos ativados por voz. Um dos principais objetivos do uso da voz é permitir que o usuário acesse informações ou funcionalidades sem perder a mobilidade.

Para os próximos dois anos, devemos esperar uma proliferação desses dispositivos. E com ela, será necessário um esforço para que as marcas vençam o desafio de se posicionar frente ao reconhecimento de voz. Além da operacionalização de agregar esses recursos para a oferta de produtos e serviços, empresas também precisarão adaptar as estratégias de SEO. Afinal, muitas vezes falamos de modo diferente do que escrevemos. Se hoje as técnicas de SEO são aplicadas majoritariamente para conteúdos escritos, a voz deverá entrar no planejamento para que os sites mantenham sua relevância no Google.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here